Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

30 de novembro de 2020 é o último dia para pagamento do 13º salário!

Agenda 30/11/2020 às 23:54

Entenda, a primeira parcela do 13º salário deve ser quitada até HOJE e o pagamento da parcela ÚNICA também deve ocorrer até HOJE.

Com a chegada do final do ano a preocupação dos trabalhadores é sempre a mesma: o pagamento do 13º salário!

No ano de 2020, considerando esse cenário atual de pandemia, suspensão dos contratos de trabalho, redução de salário e jornada, a preocupação ficou ainda maior.

Eu sei exatamente quais são as perguntas que você está fazendo neste exato o momento: “será que tenho direito ao 13º salário?”, ou então “meu contrato foi suspenso, quanto vou receber esse ano?” ou ainda, “meu salário e jornada foram reduzidos, será que meu 13º vai ser igual aos anos anteriores?”.

Eu sou advogada trabalhista e todos os anos são as mesmas dores de cabeça: todo mundo quer saber quanto vai receber do seu patrão.

Esse ano as dores de cabeça aumentaram muito, porque além da preocupação normal, ainda tem a suspensão dos contratos e redução de salário e jornada. Mas eu te garanto que você não vai sair desse texto sem saber exatamente tudo o que precisa.

PRAZO PARA PAGAMENTO

Em primeiro lugar, é importante LEMBRAR que o pagamento do 13º tem data limite e essa data é HOJE, dia 30 de novembro de 2020.

Entenda, a primeira parcela do 13º salário deve ser quitada até HOJE e o pagamento da parcela ÚNICA também deve ocorrer até HOJE.

Não é possível o pagamento do 13º salário em parcela única no mês de dezembro.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Só poderá existir pagamento em dezembro da SEGUNDA PARCELA.

PAGAMENTO DO 13º E SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

Outra dúvida muito comum é sobre o pagamento do 13º salário daqueles funcionários que tiverem o seu contrato suspenso. Nesse caso, a solução é muito simples!

Observe bem, se o seu contrato foi suspenso, você apenas vai excluir da contagem do 13º salário esses meses em que ficou com contrato suspenso e trabalhou menos de 15 dias.

Veja como é fácil de entender: o 13º salário representa 01 ano de trabalho, ou seja, 12 meses. Se durante esse ano houve suspensão de 05 meses, resta apenas 07 meses de trabalho, logo o valor do 13º salário será calculado com base apenas nos meses trabalhados: 07 meses (chamamos de 07/12 avos).

Agora basta só fazer a continha com uma calculadora do seu celular mesmo: primeiro divida o valor do seu salário por 12, depois multiplique pela quantidade de meses trabalhados esse ano. Pronto! O resultado vai ser o valor que você vai receber.

PARA SABER MAIS ACESSE O LINK: https://thaismenezzes.com/2020/11/30/30-de-novembro-de-2020-e-o-ultimo-dia-para-pagamento-do-13o-salario/

Sobre a autora
Thaís Menezes

Advogada formada pela Universidade do Estado da Bahia, Pós-Graduanda em Direito Processual Civil, atuante nas áreas Trabalhista e Cível Empresarial, com experiência no suporte de empresas no Contencioso Trabalhista e também atuante na advocacia consultiva e de prevenção de crises. Experiência em análises e confecções de contratos, dentro outros serviços relativos à assessoria empresarial. E-mail: thaismenezzesadvocacia@gmail.com; Tel.: (71) 9 9969 - 0188; Perfil no Instagram: @advogadaumsonho.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!