Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Cidadania Portuguesa para Filhos Adotados

Agenda 02/12/2020 às 08:14

A cidadania portuguesa por adoção permite que alguém que tenha sido adotado por um cidadão português adquira a nacionalidade portuguesa.

É possível requerer a cidadania portuguesa para filhos adotados por cidadão português.

Tal possibilidade, no entanto, só abrange a adoção plena. Isso significa que a adoção deve ser irrevogável, sendo o adotado considerado filho legítimo dos adotantes para todos os efeitos legais.

Para fins de nacionalidade portuguesa, a adoção deve ter ocorrido na menoridade do adotado.

 

Adoção ocorrida após a vigência da Lei da Nacionalidade (Lei n° 37/81, de 08 de outubro)

As condições e requisitos para adquirir a nacionalidade portuguesa estão previstos nos artigos 5° e 9° da Lei 37/1981, de 03 de Outubro (Lei da Nacionalidade), bem como no artigo 16° do Regulamento da Lei da Nacionalidade (Decreto-Lei n° 237-A/2006, de 14 de Dezembro), abaixo elencados:

 

Adoção ocorrida antes da vigência da Lei da Nacionalidade (Lei n° 37/81, de 08 de outubro)

Tendo a adoção ocorrido antes de 8 de outubro de 1981, alguns aspectos devem ser observados:

 

Ligação efetiva à comunidade portuguesa

O adotado deve apresentar documentos que comprovem a sua ligação à comunidade portuguesa. Tais como residência legal em território português, declaração da Segurança Social, boletins dos filhos nascidos ou registrados em Portugal, declaração de IRS, recibos de vencimentos, contas de água, luz ou renda de casa, entre outros.

 

Ficou com alguma dúvida? Envie-nos um e-mail para cksassoadv@gmail.com.

Sobre a autora
Karina Cavalcante Gomes Caetano Sasso

Advogada inscrita na OAB/SP e na Ordem dos Advogados de Portugal e atuante nas principais cidades do Brasil e em Portugal, com vasta experiência em retificações de registros civis e registros tardios de nascimento, casamento ou óbito, homologações de sentenças estrangeiras no Brasil e em Portugal e cidadania portuguesa. Consultora de proteção de dados e privacidade - LGPD e GDPR Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato diretamente com a autora pelo e-mail: cksassoadv@gmail.com Site: www.cksasso.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!