Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

O divórcio litigioso e suas consequências

Agenda 22/12/2020 às 13:37

Não tenha dúvidas! Um divórcio conturbado só tende a trazer problemas ao ex casal, afinal, as consequências das brigas e discussões não se limitam aos que procuram o divórcio, mas também refletem nos terceiros envolvidos, principalmente nos filhos.

Em um divórcio litigioso, aquele onde as partes não conseguem chegar a um acordo, é comum que ocorra um grande desgaste emocional, resultando em perda da paciência e muitas vezes, estado de desespero.

Certamente, o tempo para resolução de um divórcio litigioso é muito maior do que em um divórcio consensual, podendo levar anos até que o casal tenha uma resolução definitiva.

É importante destacar que não há um tempo mínimo ou máximo para a finalização da ação de divórcio litigioso, entretanto, dependendo da discussão, o tempo pode variar em média de 2 a 5 anos.

Já imaginou viver 5 anos discutindo com um ex companheiro? É muito tempo!

Os efeitos da demora de um divórcio litigioso também dizem respeito aos possíveis prejuízos financeiros decorrentes da disputa judicial. Isso porque, muitas vezes o patrimônio é arruinado por quem fica na administração deste, tudo com o intuito de deixar o outro “sem nada”.

As consequências financeiras também podem ser decorrentes das próprias custas com o processo judicial, afinal de contas, quanto mais complexa e longa for a ação, maiores serão os gatos com despesas processuais e honorários advocatícios.

Por fim, é importante destacar que um divórcio conturbado, é marcado por brigas desnecessárias, e gera uma exposição da intimidade do ex casal e de seus familiares, resultando em sentimentos como culpa, raiva, estresse e falta de habilidade para enfrentar a situação.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Com certeza, a briga nunca é o melhor caminho!

Pelo contrário, as discussões só causam mais transtornos e acabam prolongando um processo que poderia ser solucionado de maneira rápida e eficaz.

Em todo caso, busque o diálogo e fale com o seu advogado para esclarecimentos, há muitas ferramentas disponíveis para viabilizar um acerto.

Se quiser saber mais sobre divórcio e separação, clique aqui e acesse nosso guia completo!

Sobre os autores
Pedro Miguel

Um escritório para a nova economia. Aqui, simplificamos o direito e a forma de comunicação com os clientes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!