Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Nova Lei do Abuso de Autoridade

Abuso de Autoridade Lei nº 13.869/19

Agenda 07/01/2021 às 10:14

Objetivo de esclarecer os termos da Lei de abuso de autoridade Lei nº 13.869/19

Entrou em vigor, em janeiro/2020, a nova lei contra o abuso de autoridade (Lei nº 13.869/19), expandindo a legislação anterior, principalmente em relação às condutas excessivas por parte de autoridades e servidores públicos.

Com a nova medida, que estava “parada” aguardando movimentação pelo Senado desde 2017, novas práticas passaram a ser passíveis de punição, tais como a condução coercitiva de testemunhas antes da intimação judicial, interceptação de comunicações telefônicas sem autorização judicial, entre outras.

Contudo, a nova lei já é alvo de cinco ADIs (ações diretas de inconstitucionalidade) junto ao Supremo Tribunal Federal.

A lei prevê medidas administrativas (afastamento ou perda do cargo), cíveis (indenização) e penais (prestação de serviços, penas restritivas de direitos ou detenção). As penas podem chegar até quatro anos de reclusão.

Algumas das medidas punidas com a detenção de um a quatro anos, são: constranger pessoa detida a se exibir para a curiosidade pública; colocar criança ou adolescente em cela junto com maiores de idade; e deixar de deferir Habeas Corpus, quando cabível.

Sobre o autor
Orlando Junio da Silva

Advogado em Minas Gerais, atuante nas áreas Criminal, Cível e Trabalhista.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!