Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

O que pode acontecer se dirigir alcoolizado?

Agenda 01/02/2021 às 18:10

Alguns aspectos jurídicos sobre dirigir alcoolizado.

De início, ressalta-se que dirigir alcoolizado é uma das atitudes maisperigosas no trânsito, pois o condutor sob efeito de álcool tem suas capacidadespsicomotoras alteradas, podendo causar graves acidentes. Com isso, o Código deTrânsito Brasileiro apresenta infrações e suas respectivas penalidades. O valor damulta é considerável, a CNH pode ser suspensa e o condutor preso.

De acordo com o artigo 165 do CTB, as consequências administrativasaplicáveis são: multa (R$2.934,70); infração gravíssima de trânsito; suspensão dodireito de dirigir por 1 ano; recolhimento da CNH e do veículo (até apresentaçãode condutor em condições de dirigir). Em caso de reincidência em 1 ano o valorda multa é dobrado, e, ainda, segundo o art. 263 do CTB, terá a CNH cassada.

Ademais, o condutor ainda pode responder criminalmente, conformeprevê o artigo 306 do CTB, se for detectado 0,06 ml de álcool por litro de sangueou 0,3 mg de álcool por litro de ar alveolar, com pena de detenção de 6 meses a 3anos. O policial poderá realizar prisão em flagrante e conduzir o condutor até adelegacia, onde o delegado poderá arbitrar fiança.

Nos casos em que há o cometimento de crimes de homicídio culposo elesão corporal culposa causados por motorista com sinais de embriaguez, a penavaria de 5 a 8 anos e de 2 a 5 anos de prisão, respectivamente. Nesse caso, odelegado comunicará a prisão ao juiz e este realizará audiência de custódia,podendo arbitrar fiança.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Caso haja recusa de soprar o bafômetro, também poderá ser punido,conforme prevê o art. 165-A do CTB, sendo que as penalidades são exatamenteas mesmas aplicadas ao condutor que é flagrado dirigindo alcoolizado (o que équestionável).

A constatação da infração poderá se dá por exame clínico, perícia, provatestemunhal ou vídeo (arts. 277 e 306, §2º, ambos do CTB).

Por fim, toda pessoa possui o direito, garantido por Lei, de se defender dequalquer penalidade que lhe é aplicada, por isso, é importante estar atento aosdireitos e procedimentos previstos.

Sobre o autor
Camilo Prates

Advogado e Especialista em Direito Penal e Processo Penal.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!