Como evitar riscos em ações judiciais pela invalidação das provas
É comum que ao ser vítima de algum crime na internet, o usuário faça uma print da tela para registrar a prova do fato ocorrido.
Poucas pessoas sabem, mas printscreen não é forma ideal de se preservar o material como prova para processos. A chance de que as informações coletadas desta maneira sejam consideradas nulas é muito grande na Justiça.
A print é uma imagem da tela, que pode ser feita pelo smartphone ou computador. Ocorre que esta imagem digital pode ser facilmente manipulada por aplicativos de edição, por alguém que não tenha conhecimento aprofundado do assunto.
Por este motivo, print não é prova suficiente: screenshots de tela são provas muito fracas, pois não há como garantir que não houve manipulação do conteúdo, principalmente se o conteúdo original for apagado ou desaparecer da Internet, acarretando na impunidade dos ofensores.
Ainda vale ressaltar que a coleta de provas deverá ser feita sob orientação de um advogado. Se a prova for coletada de forma equivocada, sem contexto ou faltando informações, haverá um grande risco de se tornar inválida em processos futuros.
Sendo assim, a coleta de provas de forma adequada é fundamental na etapa anterior ao processo.
O que fazer então?
A primeira coisa a fazer em casos de crime na internet, como ameaça, calúnia ou outros casos onde a internet foi meio do ocorrido é procurar um advogado especialista na área.
Em seguida, é importante a utilização de uma captura técnica da prova digital, como a da Verifact tecnologia.
A ferramenta permite que você mesmo registre a prova digital para comprovação do fato, sendo a única solução online que faz a preservação da cadeia de custódia do material digital, sendo admitida judicialmente. A vantagem em relação ao meio de coleta convencional, além da preservação da cadeia de custódia) é que também utiliza técnicas forenses da coleta e o preço é bem mais acessível.
A solução tecnológica não utiliza blockchain. Para a mesma função de preservação, utiliza meio de autenticação regulamentado pelo Governo Brasileiro. Este método é usado de maneira consistente por peritos em todo o mundo como forma de evitar alterações posteriores em documentos digitais.
Por fim, é importante coletar as provas digitais o quanto antes, para evitar que sejam removidas definitivamente da internet e a comprovação do fato, perdida.
Talvez você interesse também por:
Fundamentação técnica da solução tecnológica
MP da Bahia assina acordo técnico para registro de provas digitais
Justiça de cinco Estados aceita provas digitais coletadas pela Verifact
10 casos de uso de redes sociais como prova que você NÃO esperava
Colete as provas com a Verifact, é muito mais seguro e confiável que a print.