Advogados ou defensores da marca são aqueles que, uma vez fidelizados, passam a indicá-la espontaneamente ou a sugeri-la quando alguém solicita. Por causa de seu imenso valor, é necessário elaborar uma estratégia para conquistá-los.
Independente do seu nicho de mercado, a qualidade do produto ou serviço não basta, a empresa precisa que as pessoas que dependem deles tomem conhecimento da sua existência.
Sendo assim, o maior benefício de se ter defensores da marca é a divulgação gratuita que eles são capazes de proporcionar.
Para ajudá-lo a conquistar defensores da marca, abaixo listamos uma série de informações para incorporar em suas estratégias.
O retorno do boca-a-boca
Com a era digital, a forma de se fazer propaganda mudou substancialmente. Quando a publicidade era feita somente por meio de mídias de massa como rádio e televisão ou impressa, como revistas e jornais, o consumidor era passivo. A propaganda vinha até ele.
Mas hoje, quando precisa de algum produto ou serviço, o consumidor pode pesquisar várias opções e referências, resenhas críticas, opiniões e até mesmo buscar uma empresa com a qual se identifica a nível pessoal.
É possível encontrar facilmente vários embates sobre marcas na internet, principalmente nas redes sociais. Nestes conflitos, sempre surgem aqueles consumidores que vão defendê-las e reforçar aspectos positivos de cada empresa.
Além disso, um outro fator alterou substancialmente a forma como é feita a publicidade: a imensa concorrência. Nas ruas com outdoors, cartazes, panfletos, por toda a internet, nas redes sociais, blogs e até mecanismos de busca, além da mídia tradicional.
Reflexo disso é que muitas vezes um consumidor é exposto à publicidade velada, escondida atrás de uma “dica” de um influenciador em seu perfil em uma rede. Ou seja, sempre tem uma intenção comercial inserida ali.
Daí nasce a importância de um meio mais antigo e menos sofisticado de reconhecimento: o boca-a-boca. Claro que hoje ele é feito de uma forma diferente, mas não há limites de pessoas e lugares.
Sempre que alguém busca referência de algo, podem entrar em destaque os defensores da marca.
Como conquistar defensores da marca?
Ao entender os benefícios dessa estratégia, logo vem a necessidade de implementar uma metodologia para identificar quais são os seus defensores atuais, quantos são e como ampliá-los. Abaixo veja alguns processos que vão te ajudar a alcançar esse objetivo.
Esteja presente
Para se recrutar defensores, é preciso estar sempre que possível em suas mentes. Para isso, não saia da vista. Tenha uma forte presença nas redes sociais e blogs da empresa. Forneça conteúdo de valor. Apareça de vez em quando com novidades e notícias no e-mail.
Apareça também em eventos em que as suas personas estejam e faça a marca ser lembrada.
Tenha consistência
Uma marca tem identidade própria, tom de voz, tem uma persona ideal, valores e muitos outros fatores que compõem sua imagem – ou pelo menos, deveria. São esses aspectos que fazem com que as pessoas se identifiquem com ela e a tenham como referência.
Por isso, é preciso manter consistência nestes aspectos. Não adianta mudar a “personalidade” da marca o tempo todo, com o intuito de agradar ou se adaptar, sob o risco de não conseguir envolver ninguém de fato no seu objetivo inicial.
Preocupe-se com a jornada
A jornada de exposição da marca precisa ser excepcional em todo o seu caminho, portanto, crie emoção em cada uma das etapas de captação de clientes (consciência, consideração, conversão, lealdade, defensoria). Foque na experiência do consumidor, pois somente aqueles que estão encantados sentem-se engajados a defender uma empresa.
Crie um senso de comunidade
As pessoas gostam de se sentirem incluídas, sentir que fazem parte de algo maior. Por isso elas se unem em grupos no Facebook, WhatsApp e Telegram, criam fóruns especializados para discutirem sobre temas, apoiam canais no YouTube e desafios no Instagram.
Para conseguir criar esse vínculo com uma comunidade e conquistar defensores da marca, alguns elementos são necessários:
Um símbolo, que representa esta comunidade, como é o caso de uma hashtag especial em uma rede social, por exemplo. Um cartão de banco que tem uma cor exclusiva. Há inúmeras possibilidades;
Um espaço de influência mútua, em que todos são abertos a comentar, discutir, ouvir. As redes sociais são perfeitas para esse ponto;
O preenchimento de necessidades ou desejos, já que as pessoas se agrupam em comunidade com alguma finalidade. De modo geral, essa finalidade está entre: se educar, se entreter, se motivar, se inspirar ou se informar;
A conexão emocional, que aproximará essas pessoas e fará com que elas se sintam parte de algo e acreditem que devam trazer mais pessoas para este espaço.
Uma comunidade forte é capaz de não só criar defensores, como ter a capacidade de atrair mais membros a ela, atuando como uma boa estratégia para gerar leads com alta taxa de conversão.
Outra forma de criar esse senso é por meio de clubes de fidelidade, comunidade exclusiva, grupos de assinatura de membros etc.
Mobilize possíveis defensores
Crie meios para que os defensores da marca possam se manifestar. Tenha um perfil em sites especializados de avaliações para que as pessoas possam trazer sua opinião, promova pesquisas, peça para que seu público vote em sua marca em premiações, deixe um blog com caixa de comentários, tenha uma conta nas redes sociais.
Reconheça e agradeça
Quem não gosta de se sentir valorizado e reconhecido? Sempre que possível, deixe claro a seus clientes leais – que estão a um passo de se tornarem advogados de sua marca - e aos defensores que você percebe o quanto eles se engajam com a sua empresa.
Esse agradecimento pode acontecer das mais variadas formas, desde uma nota enviada a eles até um acesso exclusivo a um evento, uma oferta ou desconto, um brinde, alguma novidade em primeira mão... tudo vai depender do objetivo e das possibilidades da empresa. O importante é que isso seja feito.
Mais do que clientes, tenha fãs
Bernard Kelvin Clive, autoridade quando se trata de branding, diz que “as marcas que dependem exclusivamente de anúncios para vender irão eventualmente desaparecer”. Isso porque pessoas se conectam e confiam em pessoas.
Quando conseguir ativar uma boa campanha para conquistar defensores da marca, você estará a um passo de conseguir com que eles distribuam seu conteúdo por aí, explicando e informando sobre seus serviços e produtos, levando o nome da sua marca adiante.