Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Advogado, mercado de capitais e advocacia

Agenda 17/02/2021 às 09:41

Um advogado especializado em Mercado de Capitais garante clareza e segurança jurídica aos investidores, protegendo seus direitos e lucros.

O Mercado de Capitais é regido por inúmeras leis, as quais dão aparato a todo sistema jurídico-financeiro nacional.

Fato é que para atuação dos profissionais especialistas em investimentos da IBOVESPA, ocorra de forma correta e congruente com os princípios morais que regem a Bolsa de Valores, essas Leis que regem o referido sistema financeiro devem sempre estar em evidência.

Logo, as Leis que servem de base para a contínua e correta utilização do Mercado de Capitais, servem também como aparato de defesa e atuação dos profissionais e/ou pessoas físicas/juridicas que investem tempo e dinheiro na própria Bolsa de Valores.

Pensando nisso, o advogado atuante em Mercado de Capitais, possui o chamado “know -how” do direito aplicado aos investimentos , fazendo assim com que seu lucro e/ou perda, sejam amparados por um corpo jurídico de qualidade e confiança, assim como o uso da advocacia preventiva, seja utilizada antes da entrada de seus clientes, em quaisquer negócios relativos ao Comissão de Valores Mobiliários.

O advogado nessa situação, tem o dever de analisar se seu cliente está em atrelado a uma empresa de fachada, ou se ela de fato possua registro legal perante a Comissão de Valores Mobiliários, em conformidade com o que assevera o artigo 19, parágrafo 1º da lei Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, ora vejamos:

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Art . 19. Nenhuma emissão pública de valores mobiliários será distribuída no mercado sem prévio registro na Comissão.

§ 1º – São atos de distribuição, sujeitos à norma deste artigo, a venda, promessa de venda, oferta à venda ou subscrição, assim como a aceitação de pedido de venda ou subscrição de valores mobiliários, quando os pratiquem a companhia emissora, seus fundadores ou as pessoas a ela equiparadas.

Nessa pegada, os próprios profissionais que atuam nesse ramo (corretores pessoa física/juridica) devem possuir Registro e anuência da Comissão de Valores Mobiliários para atuarem de forma correta e legal, de modo que o respeito e a segurança repassada ao investidor, sejam atributos colocados em evidência, diminuindo assim os profissonais de fachadas, que apenas visem o lucro próprio em detrimento às perdas financeiras e emocionais de seus próprios clientes.

Portanto, o advogado especializado nessa seara, é reponsável por garantir a maior clareza e segurança jurídica aos seus clientes, de modo que tanto preventivamente, quanto após o inicio de seus investimentos,  seja dado aparato suficiente para que seus direito sejam colocados em evidência e em prática, faznedo uso das leis que criaram a própria Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, a qual disciplina todo o Mercado de Capitais, assim como a Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, a qual rege as Sociedades por Ações, dentre outras leis que possuem especificidade atrelada ao Mercado de Capitais.

Há que se ressaltar que Recuperação PIS COFINS ICMS não é algo que merece nossa atenção no presente caso, pois a atuação das empresas são em ramos e demandas tributárias diferentes.

Sendo assim, não restam dúvidas quanto a necessidade de um especialista nessa área, tendo os mesmos objetivos que o de seu cliente, ou seja, o lucro!

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!