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Mobbing no trabalho

Como defender-se do assédio no trabalho

Agenda 30/03/2021 às 19:49

Dentro de um ambiente de trabalho diversas são as atitudes dos funcionários. Em um local onde se comporta uma quantidade de pessoas, com comportamentos distintos, existem variedades de relações, e dentre estas, infelizmente há o assédio moral.

Dentro de um ambiente de trabalho diversas são as atitudes dos funcionários. Em um local onde se comporta uma quantidade de pessoas, com comportamentos distintos, existem variedades de relações, e dentre estas, infelizmente há o assédio moral.

O termo mobbing descreve corretamente o comportamento relacionado à fixação que alguns trabalhadores possuem em perseguir outros, causando sérios danos psicológicos a estes.

Essa expressão mobbing é bastante atual, quando se fala sobre isso quer dizer que há um grupo de trabalhadores tratando algum colega ou grupo de colegas de forma estúpida, causando sofrimento interno e um grande abalo psicológico, refletindo diretamente nos resultados de seu trabalho.

Além disso, muitas vezes esse desprazer sofrido pelo trabalhador assediado é refletido fora da empresa, causando prejuízos não só à sua vida profissional, mas também à sua vida pessoal.

Quando falamos em assédio moral no trabalho, podemos dizer que esse ataque não parte somente dos colegas de função, mas também dos superiores ou as vezes dos próprios subordinados, que partem para agressão psicológica visando desestabilizar o colega com práticas de mobbing.

Ademais, nos dias de hoje, pode-se dizer que essa prática é muito comum dentro das empresas, inclusive não existindo distinção quanto a configuração dela, podendo ser grande, médio ou pequeno porte.

Como saber quando há o Mobbing?

Pode-se dizer que existem diversas maneiras de praticar o assédio dentro do ambiente de trabalho, o grupo de trabalhadores que realiza a perseguição costuma atuar de forma direta, aquela que atinge o colega de forma que ele e todos ao seu redor percebem o ataque, porém, ela pode ocorrer de forma indireta, quando há suposições e deduções que levam a entender que o ataque está sendo direcionado a determinada pessoa.

Normalmente, os ataques são efetivados através de gozações, apelidos, brincadeiras de cunho discriminatórios, intimidações, humilhações, entre outros elementos que atingem o psicológico do trabalhador assediado. Incluem-se também como forma de atentado, boatos espalhados, sejam eles verdadeiros ou falsos, o fato não importa, mas sim, a notícia que circula pela empresa.

Todas essas formas de ataque resultam em um tremendo abalo emocional, atingindo diretamente o psicológico do assediado, as decorrências são diversas, desde reflexos no próprio emprego como consequências para a saúde. Em muitos casos levam até a morte.

Quais os tipos de mobbing?

Como dito anteriormente, dentro do ambiente de trabalho pode ocorrer o assédio moral entre qualquer nível hierárquico de funcionários. Normalmente existem dois tipos de mobbing nas empresas, o vertical e o horizontal.

O mobbing vertical ocorre quando há o assédio entre trabalhadores de níveis hierárquicos distintos, ou seja, quando, por exemplo, um superior assedia um inferior ou um inferior assedia um superior.

Já o mobbing horizontal ocorre quando o assédio parte de funcionários que pertencem ao mesmo nível de hierarquia, sendo este o mais comum, onde grupos de colegas se juntam para realizar bullying com outro colega.

Quais os alvos do mobbing?

Costumeiramente, as vítimas desse bullying nas dependências da empresa possuem características definidas. Normalmente são pessoas escolhidas pelo seu biotipo físico, pessoas introspectivas, introvertidas, reservadas, impopulares, homossexuais, entre outros alvos.

Além disso, os ataques muitas vezes acontecem por conta do “perigo” da concorrência, ou seja, aqueles funcionários que podem trazer uma espécie de ameaça, sofrem a agressão daquele que se sente intimidado. Funcionário tido como inteligente, criativo, competente sofre muito com o assédio do menos favorecido, pois este enxerga como ameaça aquele que se destaca mais.

Os chefes também são responsáveis pelo mobbing, isso porque, muitos querem mostrar a todo custo quem é que manda, assim, causam humilhações em seus subordinados, que não podem fazer nada, senão acatar as ordens.

Historicamente, as mulheres, os empregados mais jovens e empregados mais velhos estão entre os funcionários que mais sofrem os ataques durante a prestação dos serviços, há entendimento de que estes trabalhadores são mais vulneráveis ao assédio moral no ambiente de trabalho.

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Como me defender do mobbing no trabalho?

Ninguém merece sofrer nenhum tipo de abuso, seja ele qual for. Quanto ao mobbing dentro do ambiente de trabalho, esse deve ser tratado de forma especial, visto que todos que estão ali buscam o seu ganha pão, o sustento próprio e de seus familiares, não saem de suas casas a fim de serem assediados e retornarem doentes para suas casas.

Como orientação àquele que sofre ou vem sofrendo esse tipo de assédio, primeiramente quero lhe dizer para ter forças e enfrentar a situação, não sofra consequências, não fique doente por conta de pessoas que não merecem sua atenção.

Juridicamente, pode-se dizer que no Brasil ainda não existe uma proteção ampla contra esse tipo de ataque, não há legislação pertinente que apene o praticante de mobbing, infelizmente.

Se você vem passando por esse tipo de problema, não hesite, como primeira medida procure imediatamente um superior hierárquico e informe a ele tudo que vem ocorrendo, além disso, vá ao setor de RH da empresa e esclareça os acontecimentos, exija uma medida imediata, a fim de que seja tudo resolvido da melhor maneira, colocando fim ao mobbing que vem sofrendo.

Persistindo os ataques, procure o Ministério Público do Trabalho e faça a denúncia, informe tudo que vem ocorrendo e toda a pressão psicológica que sofre nas dependências da empresa, certamente haverá uma investigação, solicitação de justificativa e consequente punição a quem não solucionou o problema.

Sobre o autor
Pedro Miguel

Um escritório para a nova economia. Aqui, simplificamos o direito e a forma de comunicação com os clientes.

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