Infelizmente, a pandemia do coronavírus trouxe consequências econômicas e sociais que não serão contornadas de um minuto para o outro. Sabendo disso, é comum que os profissionais do ramo jurídico fiquem em dúvida se é o momento certo, ou não, de abrir um escritório de advocacia.
Antes de mais nada, é válido citar que não existe um tempo certo ou errado para abrir qualquer tipo de negócio, e sim um planejamento detalhado, que engloba principalmente questões econômicas. Por exemplo, a venda de materiais de construção, como o piso industrial, cresceu mesmo durante a crise.
Você tem dinheiro para investir?
A maioria das instituições financeiras estão oferecendo empréstimos com condições especiais de pagamento. Contudo, não se deixe enganar com a ideia de juros mais baixos, especialmente se você deseja abrir um negócio.
Antes de começar a gerar receita, um advogado precisa garantir que o cliente tenha confiança no seu serviço, fazendo com que o retorno não seja imediato. Sendo assim, como você arcaria com os custos de um empréstimo sem que esteja entrando muito dinheiro?
É importante que você tenha uma quantia significativa para começar a investir, impedindo que entre em uma situação econômica complicada. Não só isso, é essencial que você tenha uma base de administração, a fim de não fechar no vermelho mesmo com poucos clientes.
Você conhece a área que quer atuar?
Um profissional que fabrica dispositivos e placas de sinalização de segurança interna pode até ter conhecimento básico sobre modelos externos, mas não irá desempenhar a produção com a mesma maestria... O mesmo acontece com um advogado!
O setor jurídico é um dos mais versáteis do mercado, permitindo que o seu escritório de advocacia possa ser destinado para serviços penais, trabalhistas, ambientais, civis, contratuais, tributários, entre diversos outros.
Por esse motivo, é fundamental que você conheça muito bem a área que deseja atuar, bem como o seu público-alvo e a sua concorrência. Esse estudo de mercado pode ajudar até mesmo a definir a localização do seu escritório.
Normalmente, a escolha deve ter como foco locais de boa visibilidade e estratégicos, como próximos a agências bancárias, agências dos Correios, supermercados, metrôs, etc, que possam ser visitados com segurança em qualquer momento do dia.
Você sabe como se divulgar?
Uma empresa de forno elétrico de embutir dificilmente irá fechar um contrato se não promover os seus serviços nas mídias digitais. Mesmo que a abertura de um escritório de advocacia não esteja relacionada diretamente à questão digital, ela pode definir o sucesso ou o fracasso do investimento.
Dessa maneira, é muito importante que durante o planejamento também sejam analisadas questões relacionadas às estratégias de marketing. Diferente das ações tradicionais, as voltadas para o setor jurídico devem ser desenvolvidas de acordo com o que é permitido no Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
No geral, é vedada a promoção de escritórios ou serviços jurídicos em rádio, televisão, locais de utilização pública (praças, parques, etc) e eventos não jurídicos (shows, feiras de livros, jogos de futebol, etc). Contudo, você tem muitas opções com blogs e até mesmo nas redes sociais.
Dando um destaque especial para essa última, elas servem como um divisor de águas para garantir a aproximação e a confiança do cliente com os seus serviços, especialmente se você investir em atendimento humanizado.
Gostou do nosso post sobre 2021 é o ano certo para abrir um escritório de advocacia? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!