Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Direitos do consumidor em bares e restaurantes

Agenda 09/04/2021 às 11:33

Quais os direitos do consumidor em bares e restaurantes? Conheça os direitos que você tem ao frequentar um estabelecimento comercial


Conheça os direitos do consumidor em bares e restaurantes

Alguns abusos são cometidos por casas noturnas, as vezes até mesmo, por desconhecerem a legislação, mas que colocam o consumidor em desvantagem. Por isso, é importante você conhecer alguns dos seus direitos que elencamos, para que sua diversão não acabe em frustração.

1. Perdeu a comanda?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor. a cobrança de multa caso você perca a comanda é uma prática ilegal, pois, é papel da casa noturna controlar de forma eficiente o que você consumiu.

Entretanto, caso você tenha perdido a comanda, converse com a gerência do estabelecimento para negociar sua saída.

Se mesmo assim você for impedido de deixar o estabelecimento sem o pagamento da multa estipulada na comanda, você pode chamar a polícia, ligando para o 190 e descrever a situação, ou então, pague a multa e exija a nota fiscal, para que posteriormente possa buscar seus direitos.

2. Consumação Mínima

A cobrança de consumação mínima também é ilegal. O Código de Defesa do Consumidor entende que a casa noturna não deve obrigar o consumo.

Entretanto, se você entrar em uma boate que possui consumação mínima, você está concordando com o valor estabelecido e suas condições.

3. Comida e bebida

Se o pedido de comida ou bebida vier trocado, você tem o direito de solicitar outro. Caso esteja queimada ou estragada, você tem o direito de pedir a troca ou desistir da compra. Neste último caso, negocie com o gerente para não pagar pelo produto que não foi consumido.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

4. Gorjeta e 10%

A gorjeta não é obrigatória. Na maioria das vezes, ela vem somada na conta final, e é você que escolhe se quer ou não pagá-la. Se você não concordar com o valor cobrado pode pagar uma quantia diferente.

5. Pagamento com cartão

O sistema caiu na hora do pagamento? A decisão se espera ou não o sistema voltar é sua, pois o gerente deve permitir sua saída para buscar dinheiro e realizar o pagamento.

E atenção, não poderá ser exigida nenhuma contrapartida sua, como por exemplo, deixar um documento para provar seu retorno.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!