Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Nacionalidade Portuguesa: Convolação

Agenda 12/04/2021 às 09:03

Netos que adquiriram a nacionalidade portuguesa antes de junho de 2017 podem requerer a convolação em atribuição.

A convolação em nacionalidade portuguesa significa que aqueles que tenham adquirido a cidadania portuguesa por serem netos de portugueses, (n° 4 do antigo artigo 6° da Lei 37/81), podem requerer a conversão para atribuição.

Essa regra esteve em vigor até junho de 2017 e, até esta data, os netos de portugueses podiam se naturalizar. Com a alteração da lei, os netos passaram a ter direito à nacionalidade portuguesa originária e, aqueles que já haviam concluído o processo de naturalização podem se beneficiar da alteração com a convolação.

Esta conversão, na prática, transforma a naturalização em uma nacionalidade originária.

Enquanto na naturalização a pessoa só é considerada portuguesa com e a partir da data da lavratura do registo de nascimento português, na nacionalidade por atribuição (originária) a pessoa é considerada portuguesa desde o nascimento.

Isso gera reflexos principalmente na transmissão da nacionalidade portuguesa aos filhos e netos, que passam a ter direito à cidadania portuguesa também de origem.

Podemos citar como exemplo o caso de um neto que tenha adquirido a nacionalidade portuguesa por naturalização em 2016. Pela legislação portuguesa, ele só poderá transmitir a nacionalidade portuguesa aos filhos, desde que sejam menores de idade. Os filhos maiores de idade não seriam beneficiados. Com a convolação da nacionalidade do neto, este passar a ser cidadão português de origem e, com isso, os filhos e netos também podem requerer a nacionalidade portuguesa originária, independentemente da idade.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

 

Quanto tempo demora?

O processo de convolação tramita perante a Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa e é muito mais rápido do que um processo de atribuição de netos. No entanto depende do volume de trabalho do Conservador que for analisar o processo.

 

Documentos Necessários

Para requerer a convolação da aquisição da nacionalidade portuguesa em atribuição, deverá preencher o formulário próprio do Instituto dos Registos e Notariado e juntar os seguintes documentos:

 

Tramitação do pedido

Uma vez reunidos todos os documentos necessários e efetuado o protocolo junto à Conservatória, o conservador verificará o preenchimento dos demais requisitos e deferirá ou não o pedido. Sendo o pedido deferido, o requerente deverá proceder à inscrição do nascimento, no prazo de seis meses.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Envie-nos um e-mail para cksassoadv@gmail.com.

 

Leia também: Transcrição de Casamento em Portugal, Homologação de Divórcio em Portugal, Nome e possibilidade de alteração, Alteração de Nome na Constância do Casamento e Ação de Retificação de Registro Civil, Cidadania Portuguesa: quem tem direito, Cidadania Italiana: quem tem direito.

Deseja receber mais conteúdos como este? Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Sobre a autora
Karina Cavalcante Gomes Caetano Sasso

Advogada inscrita na OAB/SP e na Ordem dos Advogados de Portugal e atuante nas principais cidades do Brasil e em Portugal, com vasta experiência em retificações de registros civis e registros tardios de nascimento, casamento ou óbito, homologações de sentenças estrangeiras no Brasil e em Portugal e cidadania portuguesa. Consultora de proteção de dados e privacidade - LGPD e GDPR Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato diretamente com a autora pelo e-mail: cksassoadv@gmail.com Site: www.cksasso.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!