Você pode utilizar a melhor matéria-prima do mundo para desenvolver uma mesa rústica de madeira, mas se a mão de obra contratada não for qualificada ou estiver desmotivada, dificilmente o resultado será positivo. Não é nem um pouco diferente no universo jurídico, fazendo que ações de endomarketing na advocacia sejam fundamentais.
Mas afinal, você sabe o que realmente consiste a implementação dessas estratégias? Resumidamente, elas dizem respeito a práticas internas, adotadas para melhor a empresa por dentro e garantir que os colaboradores se sintam mais felizes e confortáveis de desempenharem suas funções.
1. Reconheça os esforços dos seus funcionários
Sem dúvidas, é muito estressante adquirir tendas para eventos ou qualquer outro produto pela internet e ele não ser como o esperado. Contudo, a lei resguarda esse tipo de consumidor, fazendo com que ele tenha sete dias para se arrepender da compra e ter o seu dinheiro de volta sem precisar de uma justificativa plausível.
Seria excelente se todas as situações que gerassem algum tipo de sentimento ruim pudessem ser solucionadas dessa maneira, mas infelizmente não podem. Por isso, uma das dicas de endomarketing na advocacia é saber reconhecer os esforços dos seus funcionários.
Você sabia que apenas um elogio é capaz de mudar completamente o dia de uma pessoa? Assim, ao invés de sempre apontar os erros, que tal você elogiar os acertos e buscar junto com seu colaborador maneiras de consertar o que pode ser melhorado? Com isso, você irá motivá-lo muito mais.
2. Implantação da “cultura do feedback”
Servindo como um complemento da dica anterior, a implementação da “cultura do feedback” é essencial em qualquer segmento e isso não envolve só os passados dos donos, gerência e liderança para operacional, mas também os feitos do operacional para os superiores.
Ao abrir um canal de comunicação, você permite que as coisas boas sejam ressaltadas e as ruins sejam melhoradas. Ademais, essa estratégia de endomarketing na advocacia ainda assegura o surgimento de melhorias de ponta a ponta no desempenho.
Como líder, gestor ou dono, é necessário que você seja inteligente em todas as situações e, segundo Scheila F. Scisloski, é fundamental que você saiba fazer críticas construtivas, sem humilhar ou julgar, bem como não alterar as emoções de outras pessoas para atingir isso.
3. Investimento em treinamentos e capacitação
O dono de uma empresa que presta serviços de manutenção em forno elétrico de embutir não irá fazer todos os consertos que um novo funcionário não conhece, mas sim orientá-lo e capacitá-lo para também conseguir desempenhar a função.
Nossa terceira e última dica para introduzir o endomarketing na advocacia está relacionada justamente com esse exemplo, que retrata a importância de investir em treinamentos e na capacitação dos profissionais que trabalham com você.
Para ter uma excelente equipe, você deverá desenvolvê-los para ser tão bons quanto as pessoas que estão comandando! Com isso, você cria os líderes do futuro, que vão acrescentar e muito para o seu negócio.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.