A computação em nuvem é um dos recursos tecnológicos mais utilizados do mundo, visto que consiste na disponibilização de documentos, informações e dados em um sistema virtual altamente seguro. No entanto, ele ainda não é muito expandido no setor jurídico, o que é um erro gigantesco.
Quando falamos da área de Direito, o cumprimento das leis é algo que entra automaticamente em pauta, explicando um pouco da atitude conservadora, mas ainda não sendo capaz de justificar o atraso que a falta do investimento pode causar no dia a dia dos advogados. E se o problema fosse só esse ainda estava bom…
Já pensou o que seria de fábricas, hospitais, shoppings, estacionamentos, dentre vários outros estabelecimentos se o epóxi, o mais famoso piso industrial do mundo, não tivesse sido criado? E se eu te contasse que ele surgiu a partir da ideia de criar um revestimento tão bonito quanto as tapeçarias arábicas, você acreditaria?
Pode acreditar, pois segundo estudiosos foi justamente assim que ele surgiu. Investir no novo não é ruim, desde que você saiba o que está fazendo e como fazer! Quer entender alguns dos benefícios que a computação em nuvem pode trazer para o seu escritório de advocacia antes de implementá-la? Continue acompanhando esse artigo e saiba detalhes!
Flexibilidade
Na atualidade, o armazenamento em nuvem pode ser encontrado em quatro versões: a pública, a privada, a híbrida e a compartilhada. Explicando brevemente cada uma delas, a primeira consiste em um modelo econômico, fazendo parte de um provedor de serviço terceirizado.
A segunda possui uma infraestrutura exclusiva, capaz de garantir um maior controle de dados, segurança e agilidade de comandos. Quando falamos da terceira, nos referimos a uma mistura das principais vantagens dos dois primeiros, o que torna seu valor um pouco mais caro.
A última, e não muito popularizada, é o modelo operado por uma ou mais organizações que precisam compartilhar uma mesma infraestrutura entre um grupo específico de usuários. Mesmo que todos esses modelos já façam com que a computação em nuvem seja muito flexível, não é essa a característica em questão no tópico.
Pense em tendas para eventos. Ela é um produto encontrado em diferentes especificações técnicas, mas com um objetivo em comum: manter uma determinada área coberta. A tecnologia em destaque também assegura uma coisa em todas as suas versões: permitir o acesso de qualquer lugar e por qualquer aparelho.
Economia financeira
A economia financeira da computação em nuvem é observada em várias pontas. Começando pela questão técnica, ela não necessita da aquisição de servidores exclusivos para hospedá-las. Ademais, ela ainda pode ser encontrada em opções gratuitas para smartphones e desktops, como o Google Drive, o DropBox, o SkyDrive e o iCloud.
Só que é na parte operacional que a diminuição dos gastos é realmente observada com mais facilidade. É inegável que o setor jurídico é um dos que mais gastam dinheiro com folhas A4, grampos e tinta de impressora. Ao contar com a tecnologia, você pode reduzir esses custos, pois precisará ter em mãos apenas o que é realmente necessário.
Otimização de espaço
Antes de adquirir conectores elétricos para instalar em um sistema energizado, é necessário entender as características e necessidades dele, a fim de comprar componentes capazes de se ajustar. Assim, ele não pode ser nem muito grande, nem muito pequeno, e sim de um tamanho ideal.
Como citado anteriormente, a computação em nuvem permite que apenas as coisas realmente importantes sejam impressas. Desse modo, você ainda consegue otimizar o seu espaço, evitando que precise ter vários e vários armários para guardar todos os documentos de casos que estudou ou foi representante.
E isso ainda ajuda a melhorar a organização do local, o que automaticamente ajudará a facilitar checagens de dados e a tomada de decisões. Por isso, a tecnologia é tão essencial, pois ela é capaz de promover vantagens até onde menos se espera!