Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Seus nudes vazaram ou estão ameaçando fazer isso?

Manter a calma e não apagar as provas é fundamental. Veja algumas dicas de como agir nesta situação

Agenda 03/06/2021 às 13:06

É possível tomar providências para retirar os conteúdos não autorizados da internet e também punir o autor das publicações.

Como agir em caso de vazamento de fotos íntimas ou de ameaças deste tipo? Se você teve suas fotos compartilhadas sem sua autorização ou está recebendo ameaças, denuncie e peça ajuda às autoridades e advogados.

Caso você tenha fotos íntimas publicadas na internet ou em grupos de redes sociais sem seu consentimento, saiba o que fazer:

1. Registre as provas do vazamento das fotos em sites, e-mails, redes sociais e conversas de whatsapp. Junte tudo que comprovar o fato: uma sugestão é usar a plataforma da Verifact para coletar os conteúdos da internet, que gera provas digitais mais confiáveis e robustas que a print, para que você possa se defender de forma segura. Só você terá acesso ao conteúdo gerado, pois tudo é feito por você, de casa, de forma criptografada e simples. Basta criar um login em www.verifact.com.br, comprar créditos e fazer o registro via plataforma, acessada por um computador com internet. Em minutos terá as provas disponibilizadas em mãos.

Saiba mais: passo a passo para coleta de provas digitais

2. Procure a polícia: em algumas cidades há delegacias especializadas em crimes cibernéticos ou delegacia da mulher, caso sua cidade não tenha, vá até a delegacia mais próxima com as provas digitais coletadas.

3. Denuncie: avise a plataforma que o conteúdo é ilegal e peça sua remoção. Geralmente há um botão “denunciar”. As principais plataformas não permitem compartilhamento de nudez.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

4. Remova os nudes das buscas: o google oferece um formulário de solicitação para remoção. Deverá ser preenchido pelos responsáveis legais de menores de 18 anos, advogados ou representantes legais da vítima.

5. Se você for menor de idade, pode denunciar o conteúdo como pornografia infantil no site da Safernet.

Além disso, busque apoio dos seus amigos e família. Você não está só e sua rede de contatos pode ajudar a superar os momentos difíceis.

Não se culpe, a culpa é da pessoa que compartilhou sem sua autorização.

 

Crimes na internet são crimes reais e essa pessoa deve ser denunciada e responsabilizada por seus atos.

*Texto baseado no material disponibilizado pela Safernet.

 

Sobre o autor
Verifact Tecnologia

A Verifact é uma renomada empresa especializada em tecnologia para coleta de provas digitais. Com uma ampla experiência no campo forense e no contexto jurídico, a Verifact desenvolveu uma plataforma inovadora que permite a captura técnica de conteúdos da internet, fornecendo evidências confiáveis e relevantes para uso em processos judiciais. Através de parcerias estratégicas com órgãos públicos, como o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública, a Verifact se estabeleceu como uma referência na área, oferecendo soluções ágeis e eficientes para coleta e preservação de provas digitais. A tecnologia da Verifact é baseada em princípios forenses e na cadeia de custódia, garantindo a integridade e a validade das provas coletadas. Sua plataforma permite registrar detalhes técnicos, contexto e origem dos conteúdos, superando as limitações dos prints de tela comumente utilizados. Com um histórico de sucesso e aceitação nas três instâncias do judiciário, a Verifact tem sido amplamente adotada por órgãos públicos, grandes empresas e escritórios de advocacia. Seu compromisso em fornecer evidências digitais confiáveis e irrefutáveis fortalece a justiça e contribui para a resolução eficiente de conflitos no mundo digital. A solução tecnológica da Verifact está disponível para todos os players do meio jurídico, abrangendo órgãos públicos, empresas, escritórios de advocacia e até mesmo pessoas físicas que se envolvem em conflitos onde a internet desempenha um papel crucial na comprovação dos fatos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!