Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Consultoria Jurídica ou Jurídico Interno?

Agenda 07/06/2021 às 14:32

Consultoria Jurídica ou Jurídico Interno?

A escolha de uma Consultoria Jurídica ou adoção de um Departamento Jurídico interno é uma decisão que demanda analisar critérios quanto ao que é desejado e esperado, além dos binômios possibilidade x custos.

A Consultoria Jurídica possibilita a adoção de profissionais das mais variadas áreas, formando um corpo jurídico especializado que não possui vínculo empregatício, ou subordinação, permitindo maior flexibilidade, casos concretos que podem ser apresentados como exemplos, experiência dos profissionais com leques diversificados, inovações e conhecimentos que agregam a empresa.

A adoção de um Departamento Jurídico interno possibilita a subordinação, um profissional por vezes exclusivo a corporação e cultura interna da empresa, além do conhecimento organizacional.

Em ambos os casos é pontual observar que não se trata apenas de tratativas de demandas judiciais, tal conceito foi superado, tendo em vista as necessidades de orientação para situações do quotidiano, como por exemplo com funcionários, contratos, clientes, fiscalizações, assessoria, dentre outros casos.

Pontua-se que a análise para qual meio é o mais adequado, deve ser levado em conta que um departamento interno demandará a criação de estrutura, softwares, equipamentos, encargos trabalhistas, porém gera centralização de informações, acompanhamento diário, a terceirização flexibiliza neste aspecto de custos, contudo não se obterá a subordinação, permite equipe variada em muitas vezes o que é um diferencial, visão externa devido ao rol de experiência.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Além do exposto, existe a possibilidade de implementar ambos os modelos, pois é um modelo inteligente, em que todas as frentes podem ser cobertas., aumentando a segurança jurídica da empresa e crescimento dos negócios.

Sobre a autora
Laura Abbott Albertacci

Advogada, Direito Contratual, Direito Autoral, Registro de Marca. Atuo na advocacia empresarial, oferecendo soluções jurídicas para empreendedores, pequenos negócios e segmento de negócios digitais, que desejam maior segurança e crescimento de seus negócios. Assessoria e consultoria jurídica para pequenas e médias empresas, infoprodutores, Startups, Serviços como: Registro de Marca, parecer, Contrato Social, MOU, Acordo de Sócios, Contrato de Serviços, Contrato de Tecnologia, Contratos Empresariais, contrato licença autoral e marca, dentre outros. Foco em buscar soluções e prevenção para não ocorrer a judicialização. Atendimento online em todo o Brasil. site: https://albertacci.com.br/ Instagram: @lauraalbertacci YouTube: Laura Albertacci

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!