É um programa construído com ferramentas e procedimentos que possuem como ponto central colocar uma empresa em conformidade a legislação e normas técnicas, dentro da atividade da empresa.
É possível destacarmos ferramentas como Gestão de Riscos, desenvolvimento de política interna como Código de Conduta, Regulamento interno, Política Anticorrupção, Política de Metas, Treinamento Corporativo, adequação a LGPD, dentre outras, tais mecanismos possuem como objetivo promover não apenas adequações a empresa, mas o desenvolvimento de toda uma cultura.
O Compliance não esta restrito as grandes corporações, ele esta na realidade de todo negócio, não importando qual o formato do empreendimento ou porte, ele esta presente do chão de fábrica a alta gestão, compliance reside no agronegócio, no varejo, no imobiliário, marketing, assim como muitos outras formas de negócio, basta o enxergarmos como a ferramenta valiosa que ele é.
O comprometimento de construir um empreendimento sólido deve adotar ferramentas que protejam a saúde da sua empresa, um regulamento interno por exemplo irá transmitir a segurança necessária para a equipe, quanto ao pretendido pela empresa, seu direcionamento e irá minimizar os riscos de ações contrárias ao interesse da mesma.
Podemos citar como exemplo as ações ocorridas no Carrefour, em que empregados foram submetidos a condições humilhantes como penalização por não alcançarem metas, quarto de punições, tais atos além de incorretos, são geradores de passivo trabalhista, revestidos de danos a ordem moral e psicológica dos empregados demonstrando uma ausência de diretrizes por parte da empresa, evidenciando ainda a urgente necessidade de capacitação da liderança.
A saúde da empresa e de seus empregados existe quando ela é cuidada, quando o maior ativo é preservado.
E você conhece as ferramentas para o seu empreendimento possuir segurança jurídica e evitar danos a reputação da empresa?
Possuem ferramentas que geram efetividade? Procedimentos claros para as situações de desligamento de empregado, assédio, política de metas, diretrizes quanto ao uso do veículo da empresa? Ou ainda como agir quando evidenciado fraude na empresa?
Uma empresa pode ter sua marca protegida com ações e diretrizes claras, pautadas na ética, normas relativas ao negócio e em atenção a legislação, não a desvalorize! Lembre-se que tais documentos devem ser efetuados por um advogado, existem empresas que falham em implementar o que veem em outros negócios ou diretrizes sem a ótica legal, não arrisque.
Podemos conversar a respeito.
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