Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

A minha empresa precisa de um Regulamento interno?

Agenda 07/06/2021 às 14:42

A minha empresa precisa de um Regulamento interno?

Se você possui dúvidas eu posso afirmar que sim é extremamente necessário, diretrizes por parte da empresa visam proporcionar garantias e um melhor ambiente de trabalho, quando o posicionamento e orientação da empresa são claros os riscos se tornam menores.

 

O regulamento interno se estende a toda e qualquer empresa, nele são estabelecidas as normas a serem seguidas pelos colaboradores, não importando o cargo que ocupam, baseado em pilares claros ocorre a valorização e confiança junto a empresa.

As normas previstas pela empresa trazem em seu escopo a segurança para a pessoa jurídica, no intuito de melhoria do ambiente de trabalho, diminuição de riscos, redução de passivo trabalhista ou mecanismo de prevenção, em tal documento pode conter em seu escopo:

Política Admissional e Demissional;

Política de Atestado;

Política Anticorrupção;

Política de Benefícios;

Política de utilização, disponibilização e uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual;

Essas são algumas das diretrizes que podem ser implementadas, um regulamento estará em conformidade ao Código de Conduta da empresa, irá delimitar qual é o procedimento esperado, a penalidade prevista por descumprimento, ele pode ser utilizado em empresas de qualquer porte, até mesmo em pequenos empreendimento como exemplo um Salão de Beleza, um restaurante ao estabelecer a política de EPI’s e acesso a cozinha, delimita a política de brindes de uma empresa, disponibilização de brindes, dentre outros.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Os benefícios gerados por regimentos claros irá gerar que falhas sejam corrigidas, procedimentos definidos e não efetuados por mero "achismo", evitando prejuízos financeiros e principalmente não comprometendo a reputação da empresa por ações revestidas de ilicitude, tais como assédio, corrupção e bullying.

O olhar diferenciado para o seu negócio é necessário, para que ele possa crescer sem máculas, gerindo os riscos e ser uma empresa economicamente rentável, integra, que gera bons resultados e é reconhecida como um empreendimento ético.

Você possui dúvidas? Podemos conversar a respeito.

 

Você me encontra:

Site: www.albertacci.com.br

Instagram: @lauraalbertacci

Sobre a autora
Laura Abbott Albertacci

Advogada, Direito Contratual, Direito Autoral, Registro de Marca. Atuo na advocacia empresarial, oferecendo soluções jurídicas para empreendedores, pequenos negócios e segmento de negócios digitais, que desejam maior segurança e crescimento de seus negócios. Assessoria e consultoria jurídica para pequenas e médias empresas, infoprodutores, Startups, Serviços como: Registro de Marca, parecer, Contrato Social, MOU, Acordo de Sócios, Contrato de Serviços, Contrato de Tecnologia, Contratos Empresariais, contrato licença autoral e marca, dentre outros. Foco em buscar soluções e prevenção para não ocorrer a judicialização. Atendimento online em todo o Brasil. site: https://albertacci.com.br/ Instagram: @lauraalbertacci YouTube: Laura Albertacci

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!