Você sabia que existem mais de um milhão de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)? Como se não bastasse isso, ainda existem mais de 800 mil estudantes de Direito e uma quantidade significativa de suplentes, que não entram nos dados fornecidos anteriormente.
Desse modo, buscar alternativas para se destacar da concorrência é mais do que uma opção, e sim uma obrigação. Quer saber como fazer isso? Continue acompanhando esse artigo e saiba mais informações!
1. Conheça seu público-alvo
Para que uma máquina industrial funcione, é necessário que ela seja composta por um motor Weg 2cv ou de qualquer outro modelo que assegure a conversão de energia elétrica, eólica, solar, combustível, entre outras, em mecânica. Certamente, um escritório de advocacia não é assim, mas pode ter sua atuação assemelhada analogamente ao equipamento.
Em suma, isso é possível se pensarmos no fato que os clientes são a fonte de energia de um escritório, pois sem eles, a companhia não seria capaz de manter um crescimento sustentável e teria que fechar as portas. Tendo isso como base, não é difícil entender a importância de conhecer e entender o seu público-alvo.
Basicamente, realizar um estudo detalhado sobre o público-alvo é um passo primordial para se destacar da concorrência, visto que só a partir dele você entenderá os hábitos de consumo de quem deseja captar. Além disso, ele ajudará a entender as ameaças e oportunidades do mercado.
2. Veicule estratégias de marketing jurídico
Se destacar em um segmento competitivo como o jurídico não é tarefa fácil e se você ficar preso ao passado ela se tornará impossível! Pense em uma empresa que atua com a venda de produtos para remover óleo de superfícies metálicas, como o desengraxante alcalino, é fundamental que ela tenha uma presença digital ativa.
Um escritório de advocacia também precisa disso para se sobressair da concorrência, mas não pode utilizar das mesmas estratégias que os outros segmentos. O marketing jurídico é baseado no que é estabelecido no Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e precisa cumprir à risca todas as regras estabelecidas.
É válido citar que algumas das principais limitações que é possível encontrar, as plataformas e recursos permitidos devem ser analisados minuciosamente. De uma maneira breve, é proibida qualquer divulgação em rádio, televisão, SMS, catálogos empresariais ou profissionais, locais de utilização pública, eventos estranhos à área jurídica, etc.
3. Invista em tecnologias e em seus colaboradores
No passado, uma empresa que atuava com refrigeração comercial e industrial desenvolvia apenas projetos simples, como o balcão refrigerado pequeno. Com os avanços tecnológicos, elas ganharam a possibilidade de investir em ideias inovadoras, fazendo com que as que não se ajustassem perdessem espaço.
O setor jurídico é um dos mais conservadores e que costumam ignorar as novas tendências tecnológicas, o que pode ser um erro terrível para se destacar da concorrência. Na atualidade, existem muitos recursos fundamentais para otimizar o dia a dia dos escritórios de advocacia, como a inteligência artificial, os chatbots e a computação em nuvem.
Por último, mas não menos importante, qualquer inovação adicionada em uma empresa demanda a capacitação dos colaboradores. Por isso, oferecer treinamentos para os funcionários é uma atividade indispensável, assegurando que o serviço que será prestado é o melhor possível.
Gostou do nosso post com 3 dicas para destacar seu escritório de advocacia da concorrência? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.