Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Entenda sobre o direito de arrependimento

Agenda 24/06/2021 às 18:01

Neste texto, iremos falar mais sobre o que é exatamente o direito de arrependimento e como ele funciona. Fique conosco e acompanhe.

O consumismo faz parte da vida do brasileiro que movimenta o comércio a todo vapor, sobretudo em épocas como o fim de ano, por exemplo e atualmente com o distanciamento social causado pela pandemia, onde o consumo virtual aumentou consideravelmente.

É comum que nesses processos de compra o consumidor em algum momento se arrependa da compra do produto e com isso, ele tem direito ao arrependimento.

Conforme sugere o nome, o direito de arrependimento nada mais é que o direito do consumidor de se arrepender de determinada compra. 

Um cliente que faz uma compra na página de uma empresa que comercializa dispositivos de sinalização de segurança, por exemplo, e por algum motivo decide não ficar com ele, tem direito de cancelar a compra. Esse direito está previsto em lei, porém nem todos sabem de sua existência. 

Neste texto, iremos falar mais sobre o que é exatamente o direito de arrependimento e como ele funciona. Fique conosco e acompanhe.


O que é o direito do arrependimento?

O direito do arrependimento está previsto no Código de Defesa do Consumidor, no artigo 49 e diz: 

“ O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.”

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Ou seja, o direito prevê que qualquer compra feita fora do estabelecimento, pode ser devolvida no prazo de até 7 dias contando do ato da compra ou do recebimento do produto. E é importante ressaltar que é previsto para compras fora do estabelecimento. Válido para compras realizadas em:

Além do direito ao cancelamento da compra e a devolução do produto, o cliente ainda deve receber o valor pago, corrigido.

Esse direito está previsto em lei pois, o cliente não tem o contato com o produto como tem quando faz uma compra em loja física. Um cliente que faz uma compra de conectores elétricos, por exemplo, em um e-commerce pode receber o produto e perceber que não se tratava do padrão que precisava, ou que a qualidade do produto era ruim.

Portanto, pode haver variações na cor, caimento, tamanho etc que podem não ser observados no momento da compra.

Como funciona o direito de arrependimento?

Conforme mencionado, o direito de arrependimento é apenas válido para compras realizadas fora do estabelecimento comercial. Quando se trata de compras em loja física, o consumidor pode fazer a devolução por motivos de defeitos não reparados no prazo de até 30 dias.

Outro ponto é que além dos valores devolvidos, conforme o direito de arrependimento, o cliente não deve arcar com nenhum custo. Se um cliente fez a compra de um forno elétrico de embutir, por exemplo, e foi entregue pelo correio, a empresa vendedora é quem arca com os custos do frete também de devolução.

A empresa não pode se recusar a receber o produto de volta, desde, é claro, que todos os detalhes se enquadrem no direito de arrependimento. Se há a recusa, o consumidor deve procurar seus direitos por meio de um procedimento no PROCON.

Sobre as autoras
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!