Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Juros remuneratório x Juros moratórios

Aprenda quando cada um pode ser cobrado

Agenda 01/07/2021 às 12:06

Direito Bancário

Muito se confunde acerca da real aplicabilidade dos juros remuneratórios e dos juros moratórios: sobre quando são legítimos, cabíveis e ainda se após a assinatura do contrato existe alguma forma de reduzi-los.

Assim indo direto ao ponto e como forma de facilitar a didática, juros remuneratórios são aqueles que remuneram a instituição financeira, trazem o lucro contratual. Trocando o juridiquês pelo português, se pegamos emprestado algo temos pagar pelo serviço, e esse pagamento se chama juros remuneratórios.

Por outro lado os juros de mora (atraso pagamento da obrigação) só serão devidos se o consumidor se tornar inadimplente, estes possuem o condão de punir. Só é devido quando há o atraso no pagamento.

Portanto, o cenário perfeito é que antes do fechamento do contrato o consumidor verifique as taxas de juros aplicadas e negocie, caso não seja um expert no assunto, após a assinatura deve procurar um profissional especializado para que este verifique se há alguma estratégia de redução de juros que se aplique ao caso.

Sobre a autora
Gabriela Brandão Domingues

OAB/RJ 177.555 e OAB/MG 208.663. Se tiver interesse de saber mais sobre esse assunto e outras questões bancárias, nos vemos no meu instagram onde mostro a minha rotina misturada com o direito bancário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!