O mercado jurídico no Brasil passou por inúmeras mudanças, incluindo o comportamento dos clientes, que estão cada vez mais informados e cientes de seus direitos, e que conhecem as determinações do Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Além disso, o número de profissionais cresceu notavelmente nos últimos anos: há cerca de 1,1 milhão de advogados no país, além de 1210 cursos de Direito e mais de 900 mil estudantes.
Devido ao cenário, os estabelecimentos de advocacia têm apostado no marketing jurídico, com o objetivo de se destacar perante a concorrência e ter visibilidade no mercado.
Contudo, o receio dos advogados é apostar em estratégias de divulgação que vão em desencontro ao Código de Ética da OAB, por essa razão, as ações dentro do âmbito jurídico devem ser pensadas em detalhes, sendo recomendável o trabalho de uma agência digital especializada.
Isso porque as estratégias de e envios de emails marketing de diferentes produtos, como para o segmento de indústria a fim de divulgar uma batedeira industrial, por exemplo, é diferente das estratégias para o âmbito jurídico.
Além disso, ao conhecer as determinações, fica mais fácil propor estratégias em marketing jurídico, já que muitas normas especificam como se dá o comportamento ético dos advogados na hora de investir em divulgação.
Por esse motivo, separamos alguns conceitos importantes que estão em conformidade com o Código de Ética da OAB, para que os advogados possam utilizá-los para suas campanhas de e-mail.
Publicidade x Marketing: o que é definido pela OAB
Costuma-se confundir muito o conceito de marketing com publicidade, como se fossem sinônimos. No entanto, os termos não são a mesma coisa, ainda mais quando falamos com base nas determinações do Código de Ética da OAB.
O marketing pode ser definido como uma estratégia para a construção de um determinado produto e/ou serviço. É por meio dele que a empresa descobre se a mercadoria ou serviço, como um aluguel de um compressor, por exemplo, estão alinhados com o mercado consumidor e se há um público-alvo para o negócio.
Já a publicidade, faz uso do estudo do marketing para a divulgação de mensagens, a fim de influenciar o consumidor para a compra ou aquisição de um determinado produto e/ou serviço, isso inclui a divulgação de diferentes produtos, sendo possível citar manta asfaltica para telhado para o setor de construção, serviços de consultorias, entre outros.
Estratégias de marketing para advogados
Uma forma muito eficiente de respeitar as determinações e produzir algo de qualidade é através do marketing digital quanto custa para advogados, que é uma estratégia bastante específica, mas que prioriza a produção de conteúdo.
Isso porque a internet é um ambiente propício para divulgação de informações relevantes, conforme rege a OAB, e os escritórios de advocacia e profissionais do ramo podem ser beneficiados pelos diferentes canais de publicação, como os blogs, redes sociais, websites, etc.
E-mail marketing no âmbito jurídico
O e-mail marketing consiste no envio automatizado de mensagens, por meio do correio eletrônico.
Esse tem sido um dos recursos mais usados no Marketing Digital, justamente pelo grande número de usuários de e-mail e pela alta possibilidade de personalização do conteúdo.
Ademais, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para criar e manter o bom relacionamento com os clientes.
Assim, ao atender construtoras, por exemplo, o escritório de advocacia pode disponibilizar um conteúdo voltado para guia de concreto padrão prefeitura para a sua lista de e-mails cadastrados, que demonstram interesse na informação.
Outro ponto importante do e-mail marketing diz respeito à credibilidade. Ao enviar mensagens por correio eletrônico, o público tende a considerar o conteúdo com maior valor e de maior importância, se comparado com o envio de informações por outros canais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.