Grande parte dos cursos de graduação oferecidos permite que o estudante, ao longo do curso ou já formado, opte por uma área determinada para se especializar.
Um exemplo muito comum disso é a medicina, pois como sabemos há diferentes especialidades médicas disponíveis. Os estudantes de medicina estão acompanhados por outros de variados cursos nessa missão de escolher uma área de especialização ao longo da sua graduação e os de direito são alguns deles.
O sistema jurídico brasileiro é extremamente complexo e vasto o que torna humanamente impossível que um único advogado domine e atue em todas as áreas. Por isso a importância da especialização, além do fato de que tornando-se especialista o profissional tem maiores chances de se destacar em um mercado tão competitivo como o do direito.
O primeiro passo a seguir é elaborar uma ampla pesquisa sobre as áreas de atuação, por ser tão vasto há chances de que o estudante não conheça de fato todas as opções existentes. Somente a partir do conhecimento do todo que será possível avaliar as alternativas individualmente.
Talvez a primeira decisão que deve ser tomada é entre seguir carreira no setor público ou privado. Cada uma dessas áreas do direito tem dentro de si uma variedade grande de opções e a seguir iremos tentar colaborar com esse processo de escolha.
Uma certa dose de autoconhecimento é necessária para que você possa identificar suas características mais dominantes, os valores que são importantes para você e sua tendência de perfil profissional.
Analisar seu histórico acadêmico pode auxiliar nessa tarefa, ao identificar quais matérias se saiu melhor ou que se identificava mais durante a graduação já trará resposta para algumas perguntas.
Ao identificar suas preferências você deve compreender as particularidades que cada área oferece e analisar quais estão mais de acordo com você e suas características.
Se as principais novidades e mudanças relacionadas à legislação trabalhista e relações empregado e patrão chamam sua atenção, o direito do trabalho é o caminho. Nele você poderá auxiliar um trabalhador gravemente ferido durante montagem de tendas para eventos a assegurar seus direitos.
Entretanto, se o universo corporativo sempre te fascinou, o direito empresarial pode ser a saída. Dessa forma até se pode aliar seu trabalho com um hobbie e atuar em uma empresa de conectores elétricos e descobrir um pouco mais sobre o assunto que sempre te interessou.
Dimensionar o tamanho de suas ambições financeiras também é importante, se você é o tipo de pessoa que tendo um forno elétrico de embutir na cozinha de casa já está satisfeito, o retorno financeiro esperado é diferente da pessoa que sonha com uma cozinha extra no jardim, equipada com fogão profissional, forno a lenha, máquina de gelo e todas as comodidades disponíveis.
Para algumas pessoas ter muitas opções é uma dádiva enquanto que para outras é fonte de angústia. Fato é que o direito proporciona alternativas para todos os perfis de profissionais e tendo atenção a esses detalhes você certamente encontrará sucesso na área escolhida.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais