Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

A judicialização do direito à saúde.

Direito de alguns ou de todos?

Exibindo página 2 de 2
Agenda 27/08/2021 às 11:03

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conforme exposto anteriormente, mesmo com a criação do Sistema Único de Saúde, o Brasil ainda sofre com a falta de investimento e estrutura na área da saúde, e isso tem impacto na vida de vários cidadãos que, por não terem condições de pagar por planos de saúde privados, se veem obrigados a procurar atendimento na rede pública.

Essa alta procura por parte da população aliada com a deficiente estrutura do Estado em fornecer os serviços de saúde solicitados acabou gerando uma demanda peculiar em vários estados da federação brasileira: muitos cidadãos têm procurado o poder judiciário para forçar o Estado a fornecer tratamentos e medicamentos de alto custo.

Entra aí a chamada judicialização da saúde, e de um lado há o apelo das pessoas que invocam o direito à vida para fundamentarem seus pedidos, e do outro, o Estado, que alega não ter condições de atender a todos, visto que há toda uma questão legal envolvida em torno do orçamento público. Como se pode ver, há críticas em torno da prática das ações judiciais envolvendo o fornecimento de medicamentos de alto custo. Alguns alegam que o judiciário, ao deferir uma ação deste tipo, acaba favorecendo uma parcela da população em detrimento de outra, ferindo assim o princípio da igualdade. Outros ainda dizem que tais decisões acabam por ferir o princípio da separação dos poderes, visto que tais ações interferem diretamente nos gastos do poder Executivo, que se vê na obrigação de atender a ordem judicial e tem que fazer o possível para manter o controle dos gastos públicos. Porém há também críticas positivas, onde defendem a atuação do judiciário, e acham que este deve ter uma postura enérgica e proativa na execução das ações de manutenção da saúde pública.

O fato que é deve-se ter cautela no que se refere a tal judicialização da saúde, pois estas situações deveriam ser exceções, ao passo que com tantas demandas em andamento, tal instituto fique “banalizado”. Deve-se tentar solucionar o problema nas suas causas, com ações e políticas públicas de modo que um dia, a população em geral não tenha mais que procurar a justiça para conseguir que se faça valer um direito básico de todos, que é a saúde.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Brasil possui o sistema de saúde mais ineficiente do mundo. Disponível em: <https://economiadeservicos.com/02/2016/25/brasil-possui-o-sistema-de-saude-mais-ineficiente-do-mundo >. Acesso em: 01out. 2017.

BAHIA, Lígia. Sistema Único de Saúde. Disponível em: <https://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/sisunisau.html>. Acesso em: 01 out. 2017.

SILVEIRA. Arildo Martins. Sistema Único de Saúde (SUS): um breve histórico de sua criação aos desafios atuais. Disponível em: <https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios/article/view/1268/702>. Acesso em: 02 out. 2017

A saúde brasileira tem cura. Disponível em: <https://www.usp.br/espacoaberto/?materia=a-saude-brasileira-tem-cura>. Acesso em: 02 out. 2017

Saúde pública no Brasil ainda sofre com recursos ineficientes. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/saude/480185-saude-publica-no-brasil-ainda-sofre-com-recursos-insuficientes.html>. Acesso em: 02 out. 2017

Alguns dados sobre a saúde pública brasileira em que você precisa ficar de olho. Disponível em: <https://www.mv.com.br/blog/pt/alguns-dados-sobre-a-saude-publica-brasileira-em-que-voce-precisa-ficar-de-olho>. Acesso em: 02 out. 2017

O colapso do sistema de saúde no Brasil. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/07/2013/o-colapso-do-sistema-de-saude-no-brasil-4199504.html>. Acesso em: 01 out. 2017

Entenda a judicialização da saúde e debate do STF sobre acesso a remédios. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/09/1817519-entenda-a-judicializacao-da-saude-e-debate-do-stf-sobre-acesso-a-remedios.shtml>. Acesso em: 02 out. 2017

Judicialização da saúde na prática: fatos e dados da realidade brasileira. Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa. Disponível em: <https://www.fehosp.com.br/files/arquivos/102-caderno-judicializacao-jul2016-site.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2017

VENTURA, Miriam et al. Judicialização da saúde, acesso à justiça e a efetividade do direito à saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 77-100, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/physis/a/35xXdQXR9JrdvpPmtkktL9F/?lang=pt>. Acesso em 08 dez. 2017.

ASENSI, Felipe Dutra. PINHEIRO, Roseni. (Coord.). Judicialização da saúde no Brasil: dados e experiência. Brasília: Conselho Nacional de Justiça,2015.Disponível em: <https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2011/02/6781486daef02bc6ec8c1e491a565006.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2017.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

FONSECA, Angélica Ferreira (Org.) O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. Disponível em: <https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l24.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2017.

SCILIAR. Moacyr. História do Conceito de Saúde. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/physis/v17n1/v17n1a03.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2017.

NASCIMENTO, Cristina Mabel do. A judicialização na gestão da assistência a saúde na perspectiva do usuário do Município de Porto Velho – Rondônia. Disponível em: <https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1352?locale=en>. Acesso em: 23 nov. 2017.

Aumentam os gastos com a judicialização da saúde. Tribunal de Contas da União. 2017. Disponível em: <https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/aumentam-os-gastos-publicos-com-judicializacao-da-saude.htm>. Acesso em: 12 nov. 2017.

FREITAS, Daniel Castanha de. Medicamentos de alto custo no Brasil: análise da política nacional de medicamentos e balizas para a adoção de critérios nas decisões do poder judiciário. Disponível em: <https://revistadaajuris.ajuris.org.br/index.php/REVAJURIS/article/view/630/Ajuris_142_DT_2.pdf>.

BORGES, Danielle da Costa Leite. Uma análise das ações judiciais para o fornecimento de medicamentos no âmbito do SUS: o caso do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2005. Dissertação (Mestrado). Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, 2007.

TORRES, Ricardo Lobo. Tratado de Direito Constitucional Financeiro e Tributário. Vol III. Os Direitos Humanos e a Tributação – Imunidades e isonomia. Rio de Janeiro. EdiTora Renovar. 1999.


Abstract: This article has as its theme the judicialization of the right to health: the right of some or all? Its purpose is to analyze the causes and problems arising from the judicialization of health in Brazil, as well as to verify if the benefits granted through the entry of actions in the Judiciary are within the reach of some individuals or of the whole society. The judicialization of health is a phenomenon that has caused financial problems of concern for public managers and magistrates. The study presented is explanatory and descriptive, based on research carried out in electronic websites, bibliographical researches and articles published between the years of 2015 and 2017. Even with the implementation of SUS, health in Brazil still needs many improvements. For example, the growing increase lawsuits in health, which point to defects in the public health system and its policies.

Key-words: Health. Health judiciary. Health Unic System.

Sobre a autora
Bruna Gomes Lima

Acadêmica do 3° período do Curso de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!