Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Contrato de Aluguel com Intenção de Compra

Agenda 14/09/2021 às 11:12

O que é um contrato de aluguel com intenção de compra? Quais os benefícios? Quais os cuidados? Saiba tudo sobre nesse artigo!

O Contrato de aluguel com intenção de compra é um modelo pouco divulgado de aquisição de imóvel e consequentemente não muito conhecido, o que traz um pouco de desconfiança quando apresentado pela primeira vez.

É um contrato de aluguel que ao final do período previsto de locação, permite a opção de compra do imóvel pelo inquilino.

Assim caso o locatário opte pela aquisição do imóvel, os valores pagos de aluguel serão abatidos do valor de venda.

O contrato deverá conter a previsão da possibilidade de aquisição do imóvel, além de indicar o valor de venda e até quando poderá haver a opção pela compra do imóvel, bem como a forma de pagamento.

Porém, caso não seja efetivada a opção pela compra, os valores pagos serão tidos como alugueis devidos pelo período de locação.

Diante de cenários em que o mercado imobiliário está em baixa para locação e para venda de imóveis, o contrato de locação com intenção de compra é uma opção para incentivar a compra de imóveis.

É atrativo para aqueles que pretendem adquirir, pois podem ter uma prévia de como é residir no local, e já conseguir abater valores do preço final a ser pago, além é claro de possuir preferência na aquisição do imóvel.

É importante que tanto o locatário, quando o proprietário do imóvel tenham ciência de que não se trata de simples contrato de locação.

A eventual desistência da compra, além da perda dos valores pagos a título de aluguel também é possível uma indenização ao vendedor pela não consumação da compra.

Por esses motivos, é aconselhável sempre consultar um especialista para que o contrato seja elaborado da melhor forma possível! 

Cliquei aqui para ler o artigo completo!

Sobre o autor
Pedro Miguel

Um escritório para a nova economia. Aqui, simplificamos o direito e a forma de comunicação com os clientes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!