Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Notificação da autuação expedida após 30 dias da infração

Agenda 21/09/2021 às 13:55

Notificação da autuação expedida após 30 dias da infração

A Administração pública não tem total liberdade temporal para agir e aplicar penalidades. Tal prerrogativa segue os prazos prescricionais gerais ou os prazos previstos em determinados tipos de autuação.

No caso do processo de trânsito, o órgão autuador, ou seja, o órgão ou entidade que verificou a ocorrência de infração tem exatos 30 (trinta) dias para expedir a notificação da autuação ao infrator ou proprietário do veículo. Tal notificação tem a missão de cientificá-lo de que houve infração vinculada ao seu veículo e possibilitá-lo exercer seu direito de defesa.

É o que determina o artigo 4° da Resolução 619 do CONTRAN: verificado a regularidade e a consistência do auto de infração a autoridade de trânsito terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data do cometimento da infração para expedir a notificação da autuação. Não sendo respeitado esse prazo o auto de infração deverá ser arquivado, conforme determina o artigo 281, parágrafo único, inciso II, do Código de Trânsito.

Ou seja, a partir da data do cometimento da infração a autoridade de trânsito tem 30 (trinta) dias para expedir a notificação da autuação. Não expedida no prazo o auto de infração deverá ser arquivado e nenhuma penalidade poderá ser atribuída.

E como será essa expedição da notificação da autuação? Essa expedição pode ocorrer de quatro formas.

A forma mais comum é que a notificação da autuação seja enviada por remessa postal, ou seja, pelos Correios. Caso seja utilizado essa modalidade de envio, a expedição se caracterizará pela entrega da notificação da autuação pela autoridade de trânsito à empresa responsável por seu envio.

Resumindo, do dia do cometimento da infração, caso utilizado o envio postal, a autoridade de trânsito tem 30 (trina) dias para entregar a notificação à empresa responsável pelo envio. Caso seja postado em prazo superior, você deverá alegar isso na sua defesa ou recurso pedindo o arquivamento do auto de infração.

Outra forma que pode ocorrer a notificação da autuação é no próprio auto de infração. Essa modalidade só é possível para infrações que tenha ocorrido a abordagem por um agente de trânsito, mas não é comum de ser usada.

Na hipótese de abordagem por um agente de trânsito, caso o auto de infração tenha prazo para apresentação de defesa, de no mínimo 30 (trinta) dias, e seja assinado pelo infrator, este já servirá como notificação da autuação.

A terceira forma é a notificação por edital. Não sendo possível a notificação por meio postal ou pessoal ela será feita por edital. Essa modalidade de notificação consiste na publicação de aviso de ocorrência da infração no Diário Oficial possibilitando o autuado exercer a sua defesa.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A última forma de notificação e recentemente introduzida é a notificação eletrônica. Ela ocorre a partir de sistemas oficiais como o Sistema de Notificação Eletrônico – SNE. Caso o proprietário do veículo tenha optado por esse tipo de notificação a expedição se caracterizará pelo envio eletrônico da notificação ao sistema.

A Lei n° 14.071/20 ainda ampliou as possibilidades de notificação eletrônica, que deverá ser regulamentada pelo CONTRAN. Mas em teoria a notificação poderá se dar por e-mail, telefone, WhatsApp, mediante prévia autorização do condutor. Utilizada essa modalidade de notificação o proprietário ou o condutor autuado será considerado notificado 30 (trinta) dias após a inclusão da informação no sistema eletrônico e do envio da respectiva mensagem.

No caso de notificação eletrônica a data de expedição será o dia de inclusão ou envio da notificação ao sistema eletrônico.

No cenário pandêmico que vivemos teve uma relativização ao prazo de expedição da notificação. Segundo a Resolução 782/2020 do CONTRAN, para infrações abarcadas por ela, o cumprimento do prazo de 30 (trinta) dias determinado pelo CTB para a expedição da notificação da autuação poderá ocorrer com sua inclusão em sistema informatizado do órgão autuador, sem a remessa ao proprietário do veículo.

Certo é que a autoridade de trânsito tem prazo determinado para cientificar os condutores autuados sob pena de arquivamento do auto de infração e impossibilidade de aplicação de qualquer penalidade.

Contudo, a observância desse prazo não é feita de forma automática pela autoridade de trânsito e os proprietários e condutores têm que alegar o descumprimento da lei por meio de defesa ou recurso, exigindo o arquivamento do auto de infração.

Sobre o autor
LeT Multas

Consultoria especializada em direito de trânsito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!