Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

O que é a cassação da CNH?

Agenda 21/09/2021 às 14:01

O que é a cassação da CNH?

A cassação da CNH é a penalidade mais severa prevista no Código de Trânsito Brasileiro e consiste na perda definitiva da habilitação e o impedimento de obtenção de nova habilitação por dois anos.

Segundo o artigo 263 do CTB são três as hipóteses que geram a cassação da CNH: a primeira é quando o condutor com o direito de dirigir suspenso conduz qualquer veículo; a segunda hipótese é quando acontece a reincidência em algumas infrações específicas; e a última hipótese é em caso de decisão judicial por crime de trânsito.

No caso de cassação por conduzir com o direito suspenso a proibição tem que ser definitiva, ou seja, sem recurso pendente de julgamento ou esgotados as possibilidades de recurso. Ainda, a CNH tem que ter sido entregue ao órgão de trânsito para cumprimento do prazo. Quando a suspensão é imposta e o condutor não entrega a habilitação, a CNH fica bloqueada e ser pego nessa situação não gera a cassação da CNH. A cassação só vai acontecer se dirigir enquanto estiver cumprindo o período de suspensão.

A segunda hipótese de cassação é no caso de reincidência em determinadas infrações. A Reincidência é o cometimento reiterado de determinada conduta depois que a primeira já teve seu processo finalizado. A ideia do Código de Trânsito com isso é punir mais severamente os condutores que cometam mais de uma vez infrações consideradas perigosas e coibir a sua prática com essa possibilidade de punição. O prazo para configuração da reincidência é de 12 meses após a conclusão do processo da infração anterior.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

No total são sete infrações específicas: dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo (Art. 162, III, CTB); entregar ou permitir a direção do veículo por pessoa não habilitada, que esteja com a CNH ou permissão suspensa ou cassada, com categoria diferente da necessária, com a CNH vencida há mais de trinta dias, ou sem usar óculos ou outros aparelhos para correção de necessidade especial exigida (Arts. 163 e 164 do CTB); dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência (Art. 165 do CTB); disputar corrida (Art. 173 do CTB); promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via (Art. 174 do CTB); e utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus (Art. 175 do CTB).

Quase todas essas infrações também preveem a aplicação da multa em dobro em caso de reincidência, só não as hipóteses dos artigos 162, III, 163 e 164 do CTB.

Por omissão do legislador a infração do artigo 165-A do CTB não está no rol das hipóteses de cassação em caso de reincidência. Essa infração é a por recusa ao bafômetro ou outro teste para detectar a influência de álcool ou substância psicomotora.

A última hipótese é de cassação determinada em processo judicial por crime de trânsito. Os crimes de trânsito são regidos pelas disposições que vão do artigo 291 a 312-B do CTB.

Um detalhe importante é que no caso de condutor com a CNH suspensa e que venha a ter a cassação, o período da cassação só começa depois de cumprida o período da suspensão.

Certo é que nem sempre a cassação é corretamente aplicada, seja na verificação correta da reincidência específica ou seja no caso de verificação de condução com o direito de dirigir efetivamente suspenso. Esses erros das autoridades de trânsito abrem espaço para discussão dessas penalidades e possibilidade de anulação de seus processos por meios dos recursos cabíveis.

Sobre o autor
LeT Multas

Consultoria especializada em direito de trânsito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!