Humanização nas empresas: importância e benefícios.
Com a ascensão de novos ramos e áreas de atividade tecnológicas que chamam atenção por aplicar modelos de negócio mais flexíveis, focados na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.
A ideia de se compor um ambiente de trabalho moderno e evoluído parte em confronto ao clichê de escritório “cinzento” de décadas atrás, que mais lembravam um mausoléu.
Assim, cresceu a ideia de inserir elementos lúdicos no ambiente de trabalho, como videogames, salas de relaxamento, incentivo para levar animais de estimação para lhe fazer companhia, entre outros meios.
O resultado de todo esse investimento é garantido, com um ambiente descontraído e divertido, teremos um profissional feliz e energizado, pronto para produzir mais e enfrentar os desafios diários.
É sobre isso que irei tratar no texto a seguir.
O que é humanização nas empresas?
Humanização nas empresas é um conceito moderno baseado em medidas que elevam a satisfação do trabalhador, contribuindo para ambientes colaborativos e harmônicos.
Essa ideia parte da premissa de que o consciente humano do profissional é o recurso de maior importância para qualquer empresa. Investir na motivação do funcionário, tornando seu período de trabalho leve e satisfatório, é o maior remédio para doenças potencialmente ocasionadas pelos excessos profissionais. Investir na motivação de seus funcionários agrega benefícios para investidores, líderes, clientes e para os próprios empregados.
Para exemplificar, trago a definição concisa citada no artigo “Empresa Humanizada: a organização necessária e possível”, escrito pelos especialistas em Administração Sylvia Constant Vergara e Paulo Durval Branco:
“Entende por empresa humanizada aquela que, voltada para seus funcionários e/ou para o ambiente, agrega outros valores que não somente a maximização do retorno para os acionistas.”
Para promover essa valorização dos empregados, as organizações costumam adotar iniciativas que contribuem para: Melhorar a qualidade de vida e de trabalho, Construir relações mais democráticas e justas, Mitigar as desigualdades e diferenças de raça, sexo ou credo e fomentar o desenvolvimento e crescimento das pessoas.
Para tanto, é preciso conhecer os pontos de convergência entre os valores e missão da companhia e os desejos do cliente interno, investindo em práticas que alinhem esses pontos.
O que é o conceito de humanização?
O conceito de humanização está ligado à valorização das pessoas e das equipes, exaltando características como compaixão, benevolência e empatia.
Essa dinâmica aplicada passa a combater ao princípio da busca pelo lucro a todo o custo sejam eles colaboradores ou clientes externos. Quando os gestores apostam nesse conceito, ele marca presença na cultura empresarial, com efeitos sobre os valores, relacionamentos e interações.
O objetivo é construir relações em que todos ganham. O empregado ganha aperfeiçoamento e crescimento profissional, a empresa ganha um colaborador mais dedicado, comprometido e realizado e o cliente ou consumidor ganha maior atenção no atendimento, agilidade e foco na solução de problemas.
Por fim, a sociedade ganha com organizações mais produtivas, que colaboram com a formação de cidadãos saudáveis e satisfeitos.
O que é humanização no ambiente de trabalho?
Humanização no ambiente de trabalho é feita com a aplicação desse conceito moderno no dia a dia das empresas.
Significa, de forma resumida, investir em ações e ferramentas que aumentem o bem-estar do colaborador, fazendo os profissionais se sentirem acolhidos durante sua rotina.
Um ambiente de trabalho humanizado reúne condições dignas, confortáveis e divertidas para aliviar o estresse e a pressão por resultados. No aspecto físico, esse local atende aos requisitos básicos de organização, ou seja, um ambiente limpo, arejado, em temperatura e iluminação agradáveis, proporcionando um conforto ao empregado.
Sobre a Segurança do trabalho
Outro fator importante é a aplicação devida das normas de segurança e saúde do trabalho, mantendo os empregados protegidos de acidentes, contaminações e doenças desencadeadas pela exposição a agentes químicos físicos e biológicos.
Há, ainda, uma aposta na prevenção, através do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI, quando necessário), medidas de proteção coletiva e adaptações ergonômicas para deixar os postos de trabalho confortáveis, evitando dores nas costas, por exemplo.
A importância do acompanhamento psicológico.
Assim como é importante a aplicabilidade das normas de segurança do trabalho, é de extrema importância o acompanhamento psicológico dos funcionários. Neste conceito moderno de humanização, é indicado o acompanhamento dos profissionais por meio de terapia psicológica.
O acompanhamento pode ser feito tanto com profissionais de psicologia terceirizados, como também, dentro da empresa por psicólogos contratados para tornar este acompanhamento mais acessível para todos os colaboradores.
O bem-estar de qualquer trabalhador se estende ao campo psíquico, isso não é nenhuma novidade. Portanto, medidas devem ser tomadas a fim de prevenir o adoecimento devido ao estresse, sobrecarga, assédio moral, metas inatingíveis, cobrança excessiva e clima organizacional pesado.
Para tanto, funcionários de todos os setores devem ter espaço para se expressar diretamente aos seus superiores sugerindo melhorias, oferecendo e recebendo feedbacks.
Com todo esse acompanhamento, e troca de informações, torna-se viável a aplicação do conceito de humanização configurando sua funcionalidade para cada tipo de profissional.
Bullying entre colaboradores.
O Bullying é um ato de violência física e/ou psicológica, promovido de uma pessoa ou grupo para um individuo.
Na área profissional estes atos podem ocorrer com sinônimos de “brincadeira” tornando algo repetitivo e constrangedor para a vitima. Seja por aspectos físicos, crenças, orientação sexual, entre outros.
Um ambiente profissional em que se propaga a pratica de Bullying acaba consequentemente se tornando um ambiente pesado. Não só para vitima, mas para os causadores desta pratica, pois muitas das vezes o resultado deste importuno é o rompimento de contrato dos colaboradores, tanto do causador quanto da vitima.
Para evitar esta pratica entre os colaboradores à empresa pode proporcionar o acompanhamento de palestras educativas de como se comportar diante de tal situação. Além disso, será bem-vinda a distribuição de cartazes educativos, propagando a empatia entre os colaboradores.
Quais são os principais benefícios de uma empresa humanizada?
O conceito de humanização aplicado deverá agregar diversos benefícios à empresa, dependendo da estratégia, do nível de alinhamento às aspirações dos funcionários e de sua inclusão.
Divulgado em 2019, o levantamento Empresas Humanizadas evidenciou que essas organizações geram 225% mais engajamento entre os funcionários, e 240% maior fidelização de clientes. Entre os principais benefícios, abaixo detalho algumas das vantagens que estão por trás desses números:
Ambiente colaborativo
Ninguém gostaria de trabalhar em um ambiente onde é constantemente oprimido e cobrado. A maneira com a qual o profissional será tratado, diretamente influenciará no seu rendimento profissional, muitas das vezes gerando desmotivação.
O processo de humanização reverte esse cenário, valorizando a colaboração como um dos pilares para alcançar os objetivos.
Melhora do clima organizacional
Se existe colaboração, a tendência é que o clima corporativo prospere, pois os colegas passam a se enxergar como companheiros, e não competidores, evitando a disputa de egos entre os colegas.
Redução do turnover
Turnover é o termo que descreve a taxa de rotatividade dentro da organização.
Quando essa taxa é alta, há grande impacto nas finanças da companhia, que precisa arcar frequentemente com despesas de recrutamento, seleção, demissões e treinamento de novos empregados.
Mas a aposta na humanização é capaz de mudar isso, pois oferece motivos para que os profissionais permaneçam e façam carreira na empresa.
Por isso, estratégias de humanização costumam resultar na retenção de talentos, respondendo a um dos maiores desafios para os profissionais de Recursos Humanos e gestão.
Aumento da produtividade e eficiência
Uma equipe motivada tem o potencial de inovar, encontrando soluções diferentes que elevam a eficiência. Em outras palavras, eles produzem resultados melhores com menores gastos, sejam financeiros, de tempo, de matéria-prima ou outros.
Diminuição do Absenteísmo e Presenteísmo.
Absenteísmo e presenteísmo são fenômenos que prejudicam a qualidade do trabalho e a produtividade dos colaboradores, com efeitos para equipes e empresas.
No Absenteísmo, o funcionário passa a se ausentar fisicamente do local de trabalho por doença, condições degradantes, problemas de relacionamento, pressão demasiada, entre outros fatores. A fim de se proteger, o empregado recorre a atrasos e faltas constantes, que acabam comprometendo ainda mais suas entregas, iniciando um ciclo de quedas na produtividade.
Já no Presenteísmo, o empregado não chega a faltar, no entanto, aparece doente e exausto no trabalho, o que impede que execute suas tarefas de forma satisfatória. Esses males podem ser combatidos com a humanização, pois essa dinâmica ajuda a corrigir práticas com impacto adverso na saúde física e mental dos funcionários.
Exemplos aplicados da humanização
As maiores empresas do mundo têm enraizadas em seus conceitos a humanização do trabalho, entre elas: Google, Microsoft, Facebook, entre outras empresas.
Os escritórios das gigantescas empresas de tecnologia estimulam a criatividade e o bem-estar de seus colaborares ao inserir plantas, cores e espaços de lazer para os funcionários, como mesas de pebolim, mesa de sinuca, consoles, entre outras atividades de entretenimento.
Também é comum proporcionar a autonomia dos colaboradores, que podem escolher onde vão trabalhar para aumentar a produtividade. Se precisarem de concentração, podem ir para pequenas salas fechadas. Se estiverem desenvolvendo novas ideias, podem trabalhar em pufes, poltronas ou na varanda, por exemplo.
Além dos espaços de jogos e áreas harmonizadas dedicadas aos profissionais, é comum que haja espaços dedicados aos cuidados com os pets, proporcionando a possibilidade dos colaboradores levarem os seus “bichinhos” para um divertido dia de trabalho. Afinal, qual a maneira mais fácil de relaxar que não seja ao lado do seu maior companheiro.
Não tão distante de nossa realidade, estive visitando a empresa Aragão & Souza Metais, uma pequena empresa do ramo de comercio de metais não ferrosos, e que faz uso do conceito de Humanização do Trabalho.
A pequena empresa, recém-fundada, oferece a seus colaboradores área de jogos com televisão e console jogos de tabuleiro e um espaço com pufes de descanso.
O fundador da empresa Mauricio Aragão buscou referencias em empresas como Google e Microsoft para desenvolver o conceito de humanização de sua empresa. Embora seja uma empresa pequena do ramo de comercio, ela faz uso deste conceito e aplica a sua rotina as praticas de humanização. O resultado é satisfatório para os funcionários, como diz o Auxiliar de Vendas Eduardo Ramos:
“O clima em nosso escritório é leve, temos liberdade para trabalhar tanto nas mesas quanto descansados ao Puff, temos uma sala de jogos que podemos acessa-la a qualquer momento do dia para nosso lazer e também para aliviar o estresse”. Concluiu.
Segundo o diretor Mauricio Aragão, a evolução de seus funcionários é impressionante, tanto no profissional quanto nas relações pessoais. A taxa de faltas e atrasos praticamente não existe na Aragão & Souza Metais, exceto para os imprevistos, como por exemplo, o transito caótico da cidade de São Paulo, onde se encontra localizada a empresa.
Conclusão
A humanização nas empresas é um requisito para melhorar os ambientes de trabalho, a produtividade e conquistar a lealdade dos colaboradores e clientes. Por isso, empresas de sucesso estão investindo cada vez mais nessa estratégia, e pode ter certeza que o retorno é garantido.
Metade dos trabalhadores Brasileiros passa mais tempo em seus empregos, do que no aconchego do lar. Então nada mais eficiente que tornar o ambiente de trabalho um lugar confortável para o desenvolvimento de suas atividades.
Além do conforto, que por sinal é algo muito importante, gostaria de ressaltar o acompanhamento psicológico de todos os colaboradores. Afinal, uma cabeça saudável é essencial para o desenvolvimento de profissionais qualificados e empresas desenvolvidas.