Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Interrupção da divulgação anual do Relatório Doing Business do Banco Mundial.

Agenda 08/10/2021 às 12:45

O texto informa os motivos que levaram o Banco Mundial a interromper a divulgação anual do Relatório Doing Business.

Recentemente o Banco Mundial anunciou a interrupção dos estudos sobre a qualidade dos ambientes de negócio e a suspensão da divulgação do Relatório Doing Business.

A entidade não deixou de reconhecer que os indicadores do Relatório Doing Business são extremamente relevantes para a concepção de políticas públicas e para o auxílio na tomada de decisões bem informadas. Observou, inclusive, que os dados das pesquisas contribuem para o aprimoramento das estratégias que visam a melhoria das condições econômicas e sociais dos países. Não negou, portanto, que o Relatório Doing Business tem sido amplamente utilizado para a definição de políticas públicas estatais mais precisas e eficientes. O Banco Mundial, acrescentou, ainda, que ao longo da sua história o Doing Business favoreceu a compreensão dos problemas globais e direcionou a atuação do setor privado, da sociedade civil, da academia e de outros agentes econômicos.

Apesar disso, obtemperou que a confiança nas pesquisas é um fator essencial para alcançar os objetivos propostos pelo Relatório.

Atentando-se para isso o Banco Mundial determinou a realização de auditorias e investigações para apurar a regularidade das pesquisas e a veracidade das informações divulgadas no citado Relatório.

Depois de uma análise detalhada das informações colhidas nos últimos anos, foram descobertas inconsistências metodológicas, incompatibilidades de dados, falhas procedimentais e possíveis desvios de conduta. As irregularidades abrangem principalmente os anos de 2018 a 2020. Os supostos desvios éticos apontados pelas revisões e auditorias estão sendo investigados em procedimentos disciplinares internos.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A Administração do Grupo Banco Mundial, à vista desse cenário, decidir interromper, por tempo indeterminado, os estudos empregados na divulgação do Relatório Doing Business.

Não obstante, o Banco Mundial reafirmou que continua empenhado e comprometido com o desenvolvimento econômico e com o aprimoramento dos sistemas normativos que regulam os ambientes de negócios em todo o planeta.

Logo, depois de uma detalhada apuração das supostas falhas, não se descartou a retomada dos estudos e das avaliações sobre os ambientes de negócios, é claro, com o emprego de metodologias mais apropriadas e seguras.

Fonte: https://www.worldbank.org/en/news/statement/2021/09/16/world-bank-group-to-discontinue-doing-business-report

Sobre o autor
Antonio Evangelista de Souza Netto

Juiz de Direito de Entrância Final do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Pós-doutor em Direito pela Universidade de Salamanca - Espanha. Pós-doutor em Direito pela Universitá degli Studi di Messina - Itália. Doutor em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2014). Mestre em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2008). Coordenador do Núcleo de EAD da Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná - EMAP. Professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM. Professor da Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo - EMES. Professor da Escola da Magistratura do TJ/PR - EMAP.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!