Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Aplicação da imunidade tributária na importação e comercialização de livros eletrônicos

Agenda 19/10/2021 às 11:27

Súmula Vinculante n.º 57 do STF

A Súmula Vinculante n.º 57 do STF foi publicada em 24/04/2020, sanando a dúvida de que, se a imunidade tributária prevista na constituição sobre livros, jornais, periódicos e papel (Art. 150, VI, alínea d, CF) se estende aos livros eletrônicos (e-books). Esta imunidade foi prevista pelo legislador, como uma forma de fomentar a difusão da cultura, do ensino e da liberdade de expressão, evitando que tais manifestações fossem impedidas ou dificultadas pela onerosidade em seu acesso.

Neste sentido, o Ministro Dias Toffoli, em seu voto apontou as razões históricas que motivaram a previsão desta imunidade (RE 330817/RJ), pois no período histórico conhecido como Estado Novo (1937 a 1945), o Governo cobrava elevado imposto dos jornais que divulgavam ideias contrárias ao regime quando estes importavam papeis, dificultando assim o acesso dos opositores. De outro lado, concediam benefícios fiscais aos jornais partidários do Governo, sendo uma forma de censura indireta.

Assim, trago exemplo prático do referente entendimento sumulado:

A proteção refere-se apenas à incidência de impostos, nada dizendo quanto as outras espécies tributárias, a saber, taxas e contribuições, e refere-se objetivamente aos tributos incidentes sobre o processo de circulação (ICMS, IPI, impostos de importação e exportação) daquelas mercadorias e não aos tributos relativos ao resultado desta circulação (tais como o lucro ou a renda). Vale ressaltar, ainda, que esse entendimento alcança os aparelhos leitores de entendimentos eletrônicos (e-readers). Contudo, esse entendimento não é aplicável aos aparelhos multifuncionais, como tablets, smartphone e laptops, os quais vão muito além de meros equipamentos utilizados para a leitura de livros digitais.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Autoria de Beatriz Cristina Barbieri Büerger.

Sobre a autora
Beatriz Cristina Barbieri Büerger

Natural de Balneário Camboriú/SC, Bacharela em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI-BC). Pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) desde julho de 2021. Aprovada no XXXII Exame da Ordem. Membra da Comissão de Assuntos Trabalhistas da OAB-BC (2020). Perita grafotécnica e documentóloga. Entusiasta do estudo das ciências forenses, laborais e suas tecnologias. Assessora Jurídica há mais de três anos. http://linktr.ee/beabuerger

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!