Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Qual o significado do princípio pecunia non olet?

Agenda 20/10/2021 às 14:26

Explicação do conceito e aplicação prática no Direito brasileiro.

Primeiro precisamos entender qual o significado e origem do termo, para depois partimos para sua aplicação prática no Direito brasileiro. Sua tradução significa “o dinheiro não tem cheiro”, e vem da seguinte narrativa:

Trata-se de diálogo ocorrido entre o Imperador Vespasiano e seu filho, Tito. Este último perguntou ao seu pai sobre o porquê da tributação dos usuários de banheiros ou mictórios públicos na Roma Antiga, foi levado a crer por seu pai que a moeda não exalava odor como as cloacas públicas, e, portanto, dever-se-ia relevar todos os aspectos extrínsecos ao fato gerador, aceitando-se a tributação.

Ou seja, o conceito é que não importa qual a origem do dinheiro, já que ele não resta maculado por sua natureza.

O art. 118 do CTN deixa claro que:

Art. 118. A definição legal do fato gerador é interpretada abstraindo-se:

I - da validade jurídica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsáveis, ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos;

II - dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos.

          A partir desse preceito podemos compreender que o fato gerador do tributo é observado de forma objetiva, não importando sua origem, apenas a realização de seu respectivo fato gerador. Citarei um exemplo para deixar mais claro: o traficante de drogas obtém renda através de sua atividade ilícita, porém, para o direito tributário, não importa a origem do dinheiro, importando apenas a realização do fato gerador, sendo assim, ao ser verificado seu acréscimo patrimonial, incidirá o imposto de renda, de acordo com os requisitos vigentes.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

          Vale lembrar que esse conceito é aplicável apenas ao direito tributário, ou seja, no caso do traficante de drogas restaria suas devidas sansões cíveis e criminais, sem prejuízo da incidência na seara tributária.

 

Referências:

BIANCATO, Beatriz. “PECUNIA NON OLET”, VOCÊ SABE O SIGNIFICADO?. Tributário sem mistério, 2020. Disponível em: < https://www.tributariosemmisterio.com.br/post/pecunia-non-olet-voc%C3%AA-sabe-o-significado>. Acesso em: 20, outubro de 2021.

Sobre o autor
Luiz Guilherme Silva Guilmo

Advogado Tributarista em constante aprimoramento! Entre em contato comigo por minhas redes sociais: bit.ly/luizguilmo

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!