Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Demissão por justa causa – Verdades e Mitos

Agenda 22/10/2021 às 17:06

A legislação aponta os requisitos necessários para se levar a aplicação da justa causa. Saiba as verdades e mitos da demissão por justa causa!

Quando uma pessoa decide empreender, ela deve estar ciente de todos os riscos e deveres que envolvem a atividade econômica desejada. Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre demissão por justa causa verdades e mitos!

Dentro desse contexto, entre outras questões importantes, está a relação com os trabalhadores que este irá empregar.

Sabe-se que os empregados são parte importante no processo de crescimento e desenvolvimento do negócio, sem eles não há como alavancar a empresa.  

Diante desse cenário, muitas dúvidas pairam sobre contestações importantes no meio empresarial, e no artigo de hoje iremos examinar um elemento da relação empregatícia bastante considerável, que é a demissão por justa causa de um funcionário.

Para isso, iremos apontar as verdades e mitos dessa modalidade de demissão permitida por lei.

O primeiro ponto importante é saber onde buscar os fundamentos para demitir um funcionário por justa causa, para isso, devemos analisar o artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os elementos que autorizam tal aplicação de demissão estão definidos no artigo citado, porém, muitas empresas ainda possuem dúvidas sobre a forma correta de cumprimento da lei.

Em vários momentos durante o desenvolver do negócio o empreendedor irá se confrontar com situações que deverá tomar medidas extremas, e quando falamos de relação empregador e empregado a medida mais grave é quando necessita demitir um funcionário por justo motivo, mais conhecido como demissão por justa causa.

Esse tipo de demissão, na maioria das vezes, é resultado de condutas praticadas pelo empregado durante suas atividades na empresa, consideradas inaceitáveis, e que afrontam tanto o empregador quanto a própria lei.

Quando há práticas consideradas lesivas à empresa, o empregador possui o amparo legal para tomar atitude mais rígida, gerando consequências para o causador. 

Embora a própria legislação aponte os requisitos necessários para se levar a aplicação da justa causa, muitas dúvidas permeiam, gerando insegurança para o empregador.

Abaixo apontaremos uma lista de verdades e mitos sobre a modalidade de demissão por justa causa:

Verdades

A aplicação da demissão por justa causa pode ocorrer quando:

Apesar da legislação trazer os elementos necessários para aplicação da demissão por justa causa e muitas dúvidas surgirem, algumas incertezas também surgem, e com elas nascem os mitos.

Ou seja, aquelas histórias que todo empregador e empregado escutam ao longo do tempo, mas que não são verdades.

Mitos

Os fatos apontados abaixo são inverdades que surgiram ao longo do tempo, mas que não existem na prática, são mitos criados e que devem ser desconsiderados.

Esses são alguns pontos apontados como verdades e mitos na aplicação da demissão por justa causa, tanto empregadores quanto empregados devem se atentar aos requisitos necessários, pois esses estão expressos na lei e devem ser respeitados.

Vale frisar que o auxílio de um advogado é sempre importante para sanar qualquer dúvida existente, o profissional competente está à disposição para ajudar na busca de direitos e sempre que necessário, deve ser requisitado.

Sobre o autor
Pedro Miguel

Um escritório para a nova economia. Aqui, simplificamos o direito e a forma de comunicação com os clientes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!