Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Tudo sobre a idade mínima para dirigir em alguns países do mundo

Agenda 03/12/2021 às 09:27

Tem lugar que permite a partir dos 16, em outros, a idade mínima é de 21 anos. No Brasil, a regra é 18, mas um projeto de lei quer diminuir essa idade

Um carro pode ajudar a tornar o deslocamento mais prático, rápido e confortável em qualquer viagem, seja ela dentro ou fora do país. Quem vai de avião pode alugar um carro no destino, até mesmo no próprio aeroporto. Mas, atenção, se a sua viagem é para fora do Brasil, você precisa saber quais são as regras para dirigir por lá.

Os próprios serviços para motoristas, como aplicativos e locadoras de veículos locais, costumam ser boas fontes do que você precisa para dirigir em cada local. Mas, se você não vai contratar um serviço desses ou quer se antecipar, esse texto pode te ajudar.

A primeira coisa que você precisa saber é a idade mínima de cada país, pois você só vai poder dirigir nele se estiver acima dela, mesmo que você já tenha habilitação aqui no Brasil. A seguir, uma lista das regras em alguns países do mundo:

Uma curiosidade é que, embora países da Europa, Canadá, México e Estados Unidos aceitem a habilitação brasileira, a regra para estrangeiros é de 25 anos. A partir dos 21, talvez você possa dirigir, mas terá que pagar uma taxa diária por ser jovem e só poderá conduzir carros básicos. Carros de luxo, só depois dos 30.

Precisa da permissão internacional?

Muitos países aceitam a CNH brasileira em seus territórios, mas podem exigir também a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Trata-se de uma habilitação internacionalmente reconhecida, com tradução em sete idiomas: espanhol, português, francês, inglês, alemão, árabe e russo.

Países da África, Oriente Médio e Austrália costumam exigir o documento. Mas, mesmo onde a PID não é obrigatória, é sempre bom tirar a sua. O documento agiliza a checagem de informações na fiscalização, por conta da facilidade do idioma. Além disso, em caso de acidentes de trânsito, a PID pode agilizar o atendimento.

Como tirar a sua?

O requerimento da PID é simples e pode ser feito pelo site do Detran na maioria dos estados (alguns pedem que a pessoa vá pessoalmente até uma autoescola autorizada). Qualquer motorista com CNH válida pode fazer o requerimento.

Você terá que pagar uma taxa de emissão e envio, já que o documento é enviado pelos Correios. A PID tem validade de três anos ou até o prazo de validade da sua CNH, o que acontecer primeiro. Depois, precisa ser renovada.

Projeto quer alterar idade no Brasil para 16 anos

Aqui, no Brasil, quem quer tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisa ter, pelo menos, 18 anos, mas um projeto de lei que tramita no Senado Federal quer diminuir essa idade. É o Projeto de Lei n° 3973, de 2019, de autoria do Senador Mecias de Jesus (Republicanos/RR).

A ideia é alterar o Código de Trânsito Brasileiro, autorizando a emissão de permissão para dirigir a pessoas que tenham 16 anos completos, a exemplo de vários outros países. Pela proposta, a carteira definitiva continuaria sendo emitida somente a partir dos 19 anos.

Sobre o autor
Mayk Souza

Colaborador e editor em seolovers.com.br , risw.com.br e oirio.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!