Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Entenda a importância de uma recuperação de crédito bem feita

Agenda 29/12/2021 às 23:24

Como devo fazer uma cobrança? Entender a maneira correta de se fazer uma cobrança pode otimizar sua recuperação de crédito.

Figura 1: Homem contando moedas

O tratamento de dívidas é rotina para a maioria das empresas. Para evitar perdas dessa natureza, toda empresa deve ter um bom plano de recuperação de crédito do devedor inadimplente.

Não há dúvida de que a melhor forma de cobrar dívidas é por meio da negociação amigável, que pode resolver o problema do devedor inadimplente e permitir que ele continue gastando com sua empresa.

No contexto da cobrança do devedor, existem três formas principais de recuperação de crédito de um devedor inadimplente: notificação extrajudicial, protesto do devedor e litígio ordinário ou ação de execução.

É extremamente importante entender como funciona cada método de cobrança do devedor, porque o método usado varia com o grau de inadimplência e afeta diretamente a experiência do devedor na empresa.

Portanto, na conversa de hoje, discutiremos os princípios de funcionamento desses métodos e o papel dos advogados de recuperação de dívidas em cada método. Qual é a melhor forma de cobrar os devedores inadimplentes?

Notificação extrajudicial?

A notificação extrajudicial é o documento pelo qual o credor notifica o devedor inadimplente da dívida. Este é o método mais amigável porque não requer um intermediário da justiça.

A sua entrega ao devedor constitui um atraso, ou seja, torna-se a prova de que o devedor tem conhecimento da dívida e compreende os juros e multas que devem ser pagos em função do atraso.

Após a preparação cuidadosa da notificação para que ela não prejudique os direitos do devedor, um advogado especializado em cobrança de créditos fará o registro do documento na escritura e registro de documentos para verificação.

Por exemplo, um aviso extrajudicial pode informar alguém sobre um pagamento parcelado que parece estar pendente porque o credor não conseguiu identificar o seu pagamento. Isso permite que os devedores inadimplentes verifiquem o ocorrido (esquecimento, possíveis erros bancários, etc.) e regulem sua situação com a empresa. Por outras palavras, este método é muito eficaz para resolver o problema dos devedores temporários e é o mais fácil de tratar entre todos os tipos de devedores.

Protesto ao devedor

Quando o devedor inadimplente não quitou a dívida após o recebimento do auto de infração, o número de protestos contra o devedor aparece como a próxima etapa da recuperação do crédito.

É uma forma mais severa de cobrança, na qual o credor comunica à sociedade que o devedor não cumpriu com suas obrigações de reembolso. Ou seja, é a negação do nome do inadimplente em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

Aqui, é necessário o apoio de advogados especializados em recuperação de crédito para redigir a carta de protesto (o procedimento formal) e a intimação de protesto (o aviso de que o procedimento é sujo) e o nome do consumidor é em tramitação), e estes Registro legal de documentos.

Figura 2: Relógio e dívidas na mesa

Ação de execução?

Os procedimentos ordinários e as ações coercivas são as medidas mais severas tomadas contra o devedor, desencadeadas quando o seu crédito é negado e ele continua a não pagar as dívidas.

Neste caso, o credor, representado por advogado especialista em cobrança de créditos, interpôs em juízo o devedor para garantir a recuperação do crédito de uma vez por todas.

Se na fase organizacional houver diálogo entre as partes e o devedor inadimplente continuar a não pagar, o processo entrará na fase de orientação, onde são geradas as evidências, e depois na fase de tomada de decisão, onde são feitos os julgamentos.

Em sentença favorável aos credores, o juiz ordenará a execução da dívida. Em outras palavras, os ativos do devedor serão leiloados ou penhorados para que o dinheiro arrecadado seja eventualmente usado para pagar a dívida.

Além de representar os credores, advogados especializados em recuperação de crédito são essenciais para aumentar significativamente as chances dos credores de obterem julgamentos favoráveis e garantir a recuperação de crédito.

Passos para cobrança

1 Cadastro de clientes organizado: Permite o acompanhamento dos clientes que apresentam maiores dificuldades em manter os contratos firmados e promove a adoção de estratégias para evitar a inadimplência.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

2 Utilize lembretes: É comum os clientes não pagarem por descuido. O envio de mensagens via SMS ou e-mail pode lembrar os clientes de pagar antes da data de vencimento para evitar inadimplência.

3 Não tenha medo de cobrar: assim como os clientes, os empresários têm direitos legais, um dos quais é cobrar pagamentos.

4 Trate bem o devedor: não há necessidade de ser rude. Entusiasmo, polidez e cautela são características essenciais para que o consumidor não se sinta constrangido. O objetivo é apenas pagar a dívida, então manter os consumidores como clientes da sua empresa é muito interessante.

5 Oferecer vantagens para quem paga na hora: Você pode incentivar o pagamento pontual por meio de descontos e promoções nas compras subsequentes. Os sorteios entre clientes que pagam em dia também são muito interessantes.

6 Treine sua equipe: Se você possui funcionários que são responsáveis pela cobrança dos pagamentos, é importante que eles entendam a Lei de Defesa do Consumidor para evitar problemas com a Justiça. No entanto, advogados profissionais de cobrança de dívidas também podem lidar com cobranças e nenhum treinamento é necessário para obter benefícios adicionais.

7 Oferecer alternativas: juros altos e prazos abusivos de parcelamento podem dificultar o pagamento de dívidas. Se a empresa fornecer métodos de pagamento simples, todos ganharão.

8 Negociação: Uma das melhores estratégias de negociação é tentar obter uma parte dos direitos na renegociação e distribuir o restante em parcelas. Preste muita atenção ao histórico de inadimplentes para entender melhor como negociar pagamentos.

9 Objetividade e clareza do contrato: Contratos redigidos de forma simples e clara costumam ser mais respeitados. Mostre a data de vencimento, as condições de pagamento e as penalidades e juros previstos.

10 Facilite o pagamento: Disponibilize métodos de solução de dívidas, como o envio de recibos bancários por e-mail, a aceitação de diversas bandeiras de cartões de crédito e a facilitação de pagamentos com cartões de débito e cheques.

Gostou do artigo? Comente, Recomende e Compartilhe.

Fonte: https://hermidamaia.adv.br/blog/recuperacao-credito/recuperacao-de-credito-e-a-cobranca-correta.html

 

Sobre o autor
Adriano Hermida Maia

Advogado, Docente, especialista em Crimes Digitais, Pós-Graduado em Processo Civil, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, MBA em Contabilidade & Direito Tributário com ênfase em risco fiscal.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!