Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

TRABALHO PROFISSIONAL: GESTÃO, DIMENSÕES E APLICABILIDADE TÉCNICO-OPERATIVA

Agenda 21/01/2022 às 20:05

TRABALHO PROFISSIONAL: GESTÃO, DIMENSÕES E APLICABILIDADE TÉCNICO-OPERATIVA

  Diogo dos Santos Martins[1]*

Resumo: No presente trabalho, o objetivo é apresentar por meio de pesquisas bibliográficas, artigos, postagem científica, trabalho profissional e desenvolvimento de gestão as dimensões dos serviços sociais e a aplicabilidade das operações técnicas. Portanto, a teoria-método, ético-político e técnico-operacional do trabalho profissional, constitui o momento decisivo de alicerce da dimensão teoria-prática da gestão, ajudando assim a reconhecer e ocupar a gestão como atividades inerentes ao trabalho profissional.

Palavras-chave: Serviço Social. Projeto ético-político. Atuação profissional.

1. INTRODUÇÃO:

Este artigo reflete a intenção de debater o trabalho social no mundo contemporâneo e ajuda a refletir criticamente sobre o pensamento e o comportamento profissional a partir da perspectiva da metodologia teórica. Discutir a relação entre teoria e prática não é incomum nem decisivo, mas é necessário porque cria a possibilidade de afetar o desempenho profissional ao esclarecer as contradições nos esportes de ação profissionais. A característica da formação profissional em serviço social é o conflito de ordem teoria-método, que se reflete na prática profissional cotidiana. Essas contradições, além de causarem dor entre os profissionais, também causaram divisões no âmbito, ou seja, a profissão de pensar e a profissão de ação.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

O serviço social e a construção de projetos profissionais nas décadas de 1980/90. Ao longo da história do serviço social, como profissão, sua trajetória de desenvolvimento concentra-se principalmente em ações caritativas, do ponto de vista do bem-estar, favores e trocas. Com o processo de urbanização e industrialização, em meados da década de 1930, o estado supervisor de questões sociais. No entanto, funciona com operações de emergência para as pessoas apenas em circunstâncias temporárias e necessidades sociais básicas. Atuar junto com instituições de caridade que precisam e trabalham. Oferecendo-se para prestar serviços à população carente.

As dimensões teórico-práticas do Serviço Social são fundamentais e materializam no trabalho profissional os princípios e as diretrizes da profissão, conforme expresso no projeto ético-político profissional. Articuladas dialeticamente constituem-se como mecanismos essenciais para o fortalecimento e o desenvolvimento de habilidades técnicas e a competência crítico-reflexiva, essenciais ao assistente social no exercício profissional.

Iamamoto (2015a, p. 53) observa que:

Cada elemento original contido naquelas afirmativas teóricometodológico, o ético-político e técnico-operativo, são fundamentais e complementares entre si. Porém, se aprisionados em si mesmos, transformam-se em limites que vêm tecendo o cenário de algumas das dificuldades, identificadas pela categoria profissional, que necessitam ser ultrapassadas: o teoricismo, o militantismo e o tecnicismo.

Com a Carta Constitucional de 1988, fruto do protagonismo da sociedade civil nos anos de 1980, preserva e amplia algumas conquistas no campo dos direitos sociais. Prevê a descentralização e a municipalização das políticas sociais, que institui os Conselhos de Políticas e de Direitos. Aos quais são outras possibilidades de trabalho abertas ao nível dos municípios, de reforço do poder local, ampliando os canais de participação da população na formulação, fiscalização e gestão de políticas sociais. Tais oportunidades podem representar formas de partilhamento do poder e, portanto, de aprofundamento e expansão da democracia. Mas podem, também, ser um reforço dos popularismos, da pequena política que se move em função de interesses particularistas e demarca a tradição política brasileira.

[2]

O Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que atua nos segmentos público, privado e terceiro setor nas mais variadas áreas de atuação, (crianças, adolescentes, idosos, saúde, educação, habitação, assistência social, forense) com sua prática profissional pautada pelos princípios e direitos firmados pela constituição federal de 1988. Como profissional, o assistente social tem a função de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, o assistente social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços [3](CRESS, 2009). Sendo assim o profissional para sua atuação tem que estar informado sobre a realidade econômica e social do País, além de ter clareza das Políticas Públicas existente, de habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto a população usuária e as instituições contratantes (estado, empresas e organizações não governamentais etc.).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

3. MATERIAIS E MÉTODOS:

Tem como objeto de estudo pesquisas bibliográficas, pesquisa exploratória, descritiva e analítica com revisão de literatura sobre o tema, fundamentado em base teórico-histórico crítico. Inclui análise de documentos de fontes oficiais como o CRESS e a Constituição Cidadã. Diante do estudo realizado, temos como um dos objetos de estudo o livro abaixo:

[4]

4. CONCLUSÃO:

Este artigo tem como objetivo contribuir para o processo de construção e aperfeiçoamento de pensamentos e ações no cotidiano profissional, a partir de seu embasamento teórico-metodológico. Nessa perspectiva, o profissional passa a se apropriar daquelas que sustentam a prática profissional de forma a permitir a apreensão do ser social em sua totalidade histórica, indo além da perspectiva de profissional encarregado para resolver conflitos e sociais. Na sociedade em que vivemos hoje, os assistentes sociais devem ser competentes o suficiente para acompanhar a dinâmica da realidade em que atuam, para encontrar formas de dar respostas às contradições desta sociedade, para sempre se revelar. Revelar o que é colocado em claro realidade, tendo em conta o processo histórico e o contexto que transcende o imediatismo. O cenário atual, portanto, exige dos profissionais uma visão crítica desta realidade, buscando captar os processos de mudança social e, assim, identificar novas possibilidades de intervenção profissional, sempre perseguindo o objetivo de concretizar o projeto moral-político.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ABREU, M. M.; CARDOSO, F. G. Mobilização social e práticas educativas. In: ABEPSS; CFESS (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: Cfess/Abepss,UnB, 2009, p. 593-608.

ALMEIDA, N. L. T. Retomando a temática da sistematização da prática em serviço social. In: MOTA, A. E. et al. (Org.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006.

formação profissional. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

GUERRA, Yolanda; BACKX, Sheila; SANTOS, Cláudia Mônica dos. A dimensão técnico-operativa no serviço social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012. 183 p. ISBN: 9788576721512.

IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na Cena Contemporânea. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e

SANTOS, Claudia Mônica dos. A dimensão técnico-operativa e os instrumentos e técnicas no Serviço Social. In: Revista Conexão Geraes. Belo Horizonte: CRESS-MG, 2013.

SOUZA, Maria Luiza de. Desenvolvimento de comunidade e participação. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1999

VASCONCELOS, Ana Maria de. Interação no trabalho social. São Paulo: Cortez, 1985.

  1. *Graduando dos Cursos Bacharelado em Direito e Bacharelado em Ciência Política. E-mail: diogomartinssp@gmail.com.

  2. Ulysses Guimarães, em 27 de julho de 1988 (foto) declara a entrada em vigor da nova Constituição Federal apropriadamente batizada de Constituição Cidadã porque era o Brasil, nessa época, um país recém-saído da ditadura militar na qual os princípios constitucionais foram trocados por porões de tortura dos oponentes políticos do militarismo.

  3. Conselhos Regionais de Serviço Social - CRESS

  4. GUERRA, Yolanda; BACKX, Sheila; SANTOS, Cláudia Mônica dos. A dimensão técnico-operativa no serviço social: desafios contemporâneos. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012. 183 p. ISBN: 9788576721512.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!