Se você possui um negócio ou deseja construir e consolidar a sua marca
no mundo, seja ela uma marca pessoal ou marca empresarial, é provável que tenha se deparado com questionamento quanto a desenvolver uma logomarca.
Afinal, a logomarca é o que diferencia você das demais existentes no mercado, ela é um meio para a conexão entre você e seu potencial cliente, mas quais cuidados com a logomarca?
Como definir a logomarca, que represente a essência do seu negócio e transmita tudo aquilo que você almeja?
Certo é, que mudanças constantes confunde o cliente e pode levá-lo ao seu concorrente, o que fazer e como proteger o seu negócio?
Falaremos sobre esse tema, em que pontuarei algumas lições estratégicas para você.
O que é uma logomarca?
A logomarca é um sinal de distinção, tendo em vista a necessidade de comunicação das marcas entre seus consumidores, esse sinal transmite a identidade da marca.
É desenvolvida com intuito de inibir cópias, evita dúvidas entre ela e seus pares, é parte do branding de uma empresa ou marca pessoal, que a desenvolve com estratégia.
As empresas tendem a desenvolver uma logomarca e evitam modificá-la, a repaginando e adequando ao contexto, em alterações planejadas. Contudo, nem sempre a estratégia mencionada funciona, existem casos que pedem medidas arriscadas, como o ocorrido com as empresas Burguer King e Macdonalds, as quais são conhecidas em todo o mundo.
Caso Burguer King e MacDonalds:
É importante lembrar que uma empresa busca desenvolver uma logomarca para o reconhecimento do público, de modo que a reconheçam e tenham familiaridades, por isso uma mudança de design da marca movimenta milhões, equipes inteiras envolvidas analisando diversos cenários.
Caso você possua dúvidas nesse sentido, eu gostaria de lhe fazer duas perguntas:
Se você ver um logo, vai remeter a uma empresa que você conheça, certo?
Já imaginou no impacto que uma mudança causa nos clientes?
O Burguer King, ao efetuar tais mudanças, buscou se reconectar com suas origens e nessa estratégia de branding o intuito era de reforçar os valores da marca, abrindo mão de uma identidade visual utilizada há mais de 20 anos.
Vale destacar que ela retomou uma antiga logomarca defendendo o retorno às origens, veja como esse passo foi calculado.
Passo corajoso não?
Macdonalds sem a sua famosa logomarca vermelha, nesse caso o verde é intencional. Você conhecia?
O intuito é atender ao mercado europeu que não se conectava com a cor vermelha em razão de diversos fatores históricos e culturais, pautas de ambientalismo e questionamentos da postura da empresa, Macdonalds se viu forçado a rever suas estratégias e construir um novo posicionamento em solo europeu, adotando o tom de verde.
O que uma mudança de logomarca representa?
Veja, empresas utilizam estratégias diferentes por N razões, seja para conectar com o público, remodelar posicionamento e isso é excelente, por vezes é necessário se reinventar, mudar o que não funciona e evoluir em um mercado altamente competitivo.
O ponto é, mudanças precisam ser estratégicas.O que todas essas marcas possuem em comum?
Antes de mudarem,tais marcas buscaram compreender o que seria necessário transmitir ao seu público, os estudando, mediante inclusive pesquisa de mercado.
Após levantarem os dados, prosseguiram com o design e registro do novo logotipo junto ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Por que registrar a logomarca?
O registro da logomarca, é um mecanismo de proteção para as marcas, não importando o porte do negócio, ainda que atue com a marca sem inscrição do CNPJ.
O objetivo, mediante o registro do novo logotipo como marca, visa a garantia de exclusividade no uso e inibir possíveis cópias da logomarca por empresas concorrentes ou desavisados, evitando que outra pessoa se tornasse dona da logomarca.
Dessa forma, evita-se a repercussão negativa que houve com o anúncio da empresa META, de Zuckerberger - Facebook, que sofre com acusações de ter plagiado a logomarca da empresa, que leva a transtornos e gastos financeiros.
Por que registrar a logomarca?
Talvez você se pergunte, qual a necessidade de registrar uma logomarca que você mesmo criou? Ou ainda não veja benefícios para o seu negócio?
O registro de marca e da logomarca, é a única forma de torná-lo dono da marca e logomarca que escolheu utilizar, possuir um site ou CNPJ não lhe da nenhuma garantia.
O registro é necessário, é estratégia e segurança. Ele permite que o seu detentor (dono) possa se diferenciar em um mercado competitivo e permite:
- IDENTIFICAÇÃO com o seu cliente, o qual em meio a dezenas de empresas que podem prover uma necessidade, ele se conecta com a sua marca, a reconhece em meio às diversas marcas existentes.
- EXCLUSIVIDADE que lhe protege que concorrentes utilizem uma logomarca como a sua, permitindo inclusive que proíba sua utilização e ainda possa cobrar em caso de danos.
- LICENÇA ao deter a logomarca, é possível licenciá-la a um eventual parceiro, por exemplo, auferindo ganhos sob a utilização.
Esses são alguns dos benefícios, o registro não é capricho é uma necessidade pelo crescimento do seu negócio, de sua empresa, deve estar incluindo no planejamento.
Em uma mudança de branding, de mudança de identidade visual, você deve mensurar a necessidade de análise até mesmo para não correr o risco de utilizar uma marca ou logomarca que já possui dono, pois poderá ocasionar:
Não identificação dos seus clientes com a sua marca, o que pode levar a perder os clientes;
Não estar protegido da concorrência, pois é possível que copiem e registrem primeiro;
Se você não é dono, não possui direitos, o que não lhe permite ter uma franquia, cobrar de terceiros para usar a sua marca sob licença;
Perder o direito de uso, caso uma pessoa registre primeiro, ela será detentora e possuirá os direitos, podendo impedir seu uso e cobrar por uso indevido;
Risco de pagar indenizações a terceiros;
Perda financeira;
Construção de nova identidade;
Estar utilizando uma marca que já possui dono. Antes de iniciarmos o pedido de registro, é efetuado uma busca e verificação se a marca e logotipo estão registrados, o que inibe riscos para o seu negócio.
Os mecanismos existentes buscam permitir o crescimento do negócio, para uma disputa justa no mercado, impacta na forma que as pessoas enxergam como você interage com seu negócio,seu compromisso com o desenvolvimento.
Conclusão:
Dito isso, é necessário ter clareza e estratégia ao reformular a identidade visual da sua empresa, marketing e posicionamento digital são sim necessários para o seu negócio, mas imagine todo o gasto financeiro com esse nível de investimento, publicidade, o tráfego pago (anúncios em plataformas digitais e Google), para ver tudo isso no lixo?
Sim no lixo, recomeçar não é fácil, um cliente desconfia de uma empresa que a todo instante muda a sua forma de apresentação, analise as grandes marcas, elas efetuam modificações em suas logomarcas, mas protegem o negócio que estão construindo.
Não importa o tamanho do seu negócio, adotar as estratégias corretas proporciona crescimento e desenvolvimento empresarial, a sua logomarca já está registrada?
São as estratégias certas e bem aplicadas que criam os processos internos, que aperfeiçoam e o destacam em um mundo cada vez mais igual.
Você está preparado para impulsionar o seu negócio?
Caso tenha alguma dúvida ou deseje se consultar sobre esse e outros temas jurídicos para sua empresa, Entre em contato . .
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