Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Condomínios e os cuidados com a dengue

Agenda 11/02/2022 às 18:03

Com a chegada das chuvas, além de todos os problemas que ela causa e que, infelizmente, levam à tragédias, como ocorreu em Franco da Rocha (SP), a tendência é que, após a chuva, surja um outro problema muito comum: a dengue.

Isso ocorre porque poças acabam se formando e, como já é sabido, água parada é terreno fértil para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o causador da dengue.

Tendo isso em vista, é preciso que a gestão, funcionários e moradores estejam atentos para isso, a fim de evitar focos de dengue no condomínio. Já passamos por um período difícil com a ômicron e a h3n2, então, precisamos evitar um novo problema como esse.

Sendo assim, primeiramente, a gestão precisa fazer uma inspeção periódica nas áreas comuns a fim de detectar possíveis focos. Para isso, devem ser observados canos, buracos, vasos, laje, calhas etc.

Outro pronto de extrema importância é verificar as caixas d’água e cisternas, caso essas fiquem destampadas, é preciso fechá-las.

Já em relação aos moradores, é preciso que esses verifiquem floreiras e vasos que ficam expostos nas sacadas/varandas das unidades, assim como esquadrias/canaletas das janelas que também são locais onde a água pode ficar parada.  Caso isso ocorra, esses precisam ser esvaziados prontamente.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Durante a inspeção, no caso de o condomínio ter em algum local um grande foco de larvas em desenvolvimento, é de extrema importância chamar uma empresa especializada em dedetização para que esta possa analisar a situação e higienizar o local totalmente a fim de garantir a segurança para todos que coabitam esse espaço.

Sobre o autor
Rodrigo Karpat

Advogado especialista em Direito Imobiliário e questões condominiais. Presidente da Comissão Especial de Direito Condominial no Conselho Federal da OAB e Presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB/SP.     

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!