Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Pandemia, inovação e propriedade intelectual

Agenda 18/02/2022 às 17:47

Na crise, surgem as inovações que vão melhorar nossas vidas.

Há dois anos o mundo virou de ponta cabeça com a pandemia da Covid-19. Populações foram vitimadas e consequentemente a economia também. Pessoas morreram. Negócios quebraram. Ricos perderam fortunas e tem vivido algo que não imaginavam em termos de restrições sanitárias e econômicas.

Negócios inteiros e setores de serviços dependentes da circulação de pessoas deixaram de existir. Outros diminuíram para sobreviver. Alguns estão tentando se reinventar. O cenário é devastador e as emoções também.

A vida ficou difícil e sem fé, as perspectivas mais assustadoras ainda.

Mais um ano perdido. Mais um ano de luta pela sobrevivência física, espiritual, emocional e econômica. O que será de nós?

 Como conseguiremos superar a crise e sairmos melhor do que entramos, com tanta destruição ao redor? É nesse cenário devastador que procuramos entender como sobreviver usando a inteligência e os dons que recebemos de Deus para um mundo de superação e de vitória sobre a morte, sobre o pessimismo reinante e fazendo um mundo melhor.

 Nós que trabalhamos com Propriedade Intelectual somos privilegiados nesse sentido. É neste ecossistema que surgem as inovações que irão melhorar nossas vidas. Como profissionais da área temos o privilégio de orientar clientes inovadores e suas soluções que trazem esperança de um mundo melhor e resolução para problemas - desde a área de saúde, com medicamentos e equipamentos e outras de apoio na luta contra a pandemia.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

 É bom refrescar a memória quanto ao ditado crise é igual a oportunidade, pois muitos cérebros buscam aperfeiçoamentos e criam novos produtos diante das novas necessidades e assim, nós especialistas na proteção legal das invenções e novas tecnologias somos acionados. Conhecimento é poder. Conhecimento é dinheiro, prosperidade.

Neste período tivemos a inserção de novas tecnologias e técnicas que ajudam na busca da sobrevivência.

 Querem alguns exemplos? Alguns não são protegidos por patentes:

Impressão em 3D utilizadas para construir; EPIs e ventiladores mecânicos; Telemedicina para que grupos de riscos e idosos tenham atendimento médico seguro; Rastreamento de doenças através do controle do paciente infectado ao se deslocar. Programas para identificação da proximidade de pessoa contaminada; Inteligência Artificial na identificação do vírus no rastreamento através das tomografias pulmonares; Realidade virtual utilizada para reduzir sintomas psicológicos de profissionais da linha de frente dos hospitais.

Vacinas foram desenvolvidas em tempo de trocar os pneus com o carro em movimento, salvando milhões de vidas e que infelizmente são alvos de discussões políticas desnecessárias, num momento onde o que se busca é salvar a humanidade da pandemia.

Na região de Campinas (SP), a empresa Mann Hummel aperfeiçoou um filtro com raios ultravioleta, objeto de patente, que mata as bactérias transmissoras de infecções e o vírus da Covid-19. Tais filtros podem ser utilizados em UTIs, quartos hospitalares, consultórios odontológicos, escritórios e outros locais fechados. Tudo em prol da luta contra o vírus.

 É lógico que tais empresas buscam ganho financeiro, mas o mundo funciona desta forma. A inovação deve ser protegida e os pesquisadores e inventores recompensados. O que não precisamos é de políticos corruptos, disfuncionais e de gente que vive uma disputa ideológica interminável para salvar o mundo de algo que não se sabe.

Sobre o autor
Paulo Roberto Toledo Corrêa

Advogado, especialista em Propriedade Intelectual e Industrial e Direito Autoral e diretor da Toledo Corrêa Marcas e Patentes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!