O universo de marca, é construído por diversos fatores, que você verá ao longo desse artigo, elementos que conectam e proporcionam a transformação de negócios, que se for utilizado de forma estratégica permite o desenvolvimento de um posicionamento.
Esses elementos, podem ser transmitidos por meio de cores, embalagens, sons, dentre outros, mas antes de avançarmos, observe as imagens abaixo:
Você reconheceu as marcas, pelo formato da embalagem?
Apliquei em um exercício, mostrando essas imagens a um grupo de pessoas, que se surpreenderam em como a presença da marca está ao nosso redor e inconsciente.
Esse exercício, é a primeira etapa para avançarmos na experiência que uma marca pode proporcionar aos seus clientes, como pode ser visto aqui.Acesse o link para ver o vídeo.
Esse comercial da marca Rolex é belo, possui elementos que transmitem a essência da empresa, ao que ela se propõe, mas o vídeo foi além, gera emoção, sensibilidade e desejo, ao mesmo tempo ele deixa claro o público que se destina, tendo em vista o mercado de luxo. Podemos observar a presença marcante de:
Os acordes musicais;
A cor predominante, demarcando luxo;
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O esporte, filtrando um tipo de público que era desejado criar conexão e demonstrando que apesar do esporte existe a conexão com o profissional de outros segmentos;
A vestimenta e o modelo comunicam.
Cada detalhe foi pensado. Uma marca jamais vai se resumir ao nome, mas é um conjunto de elementos, a construção estratégica é presente no universo de marca.
O que é o universo de marca?
São inúmeros os elementos que compõem uma marca, o universo de marca vai além de elementos visuais, sendo um conjunto de elementos verbais e não verbais, mas ele também reúne:
A personalidade da sua marca;
Valores;
Visão;
Missão;
Elementos gráficos;
Tom de voz.
Esses são alguns pontos, existem marcas que fazem isso de forma bem executada, que por vezes não percebemos e outras se revelam diante de nossos olhos, com estratégia, para atrair.
Quando nos deparamos com um símbolo, uma forma de embalagem, um som, cor, pode nos remeter a uma marca.
Essa estratégia existe para se inserir na vida das pessoas, estar em suas mentes, como vimos nos exemplos dados.
O que é uma marca?
A marca, é a uma representação, o ponto de contato com o cliente, se manifesta por meio de símbolos, cores, nome, logomarca e até mesmo no formato de embalagem de um produto, como por exemplo:
(Exemplo de marcas tridimensionias, em que o formato do produto possui registro e proteção.)
Através dessa forma de identificação, ela se diferencia dos demais produtos e serviços similares ao seu, sendo possível que o cliente a reconheça por meio das demais, de forma que não existam dúvidas.
Qual a função da proteção marcaria?
A proteção para uma marca, existe para evitar práticas lesivas a quem possui um negócio, por exemplo, impedir que copiem o nome do seu negócio, seu logo, suas cores e utilizem para confundir seus clientes. Veja os exemplos abaixo:
Caso em que a marca Jeronimo, da rede Madero, que enfrenta uma batalha para impedir o registro da marca Gerônimo, que busca vender o mesmo produto, atrapalhando a comercialização de seus produtos, pois causa confusão com clientes.
A proteção de uma marca, garantes os seguintes benefícios:
Credibilidade perante seus clientes, sinalizando que não irão se surpreender com fraudadores do seu negócio;
Segurança para sua empresa, ao ser dono da marca, garante que não será impedido de usar a marca por terceiros que poderiam se tornar dono dela;
Exclusividade da marca em sua atuação;
O registro vale por 10 anos, sendo renovável por igual período.
Ao efetuar o registro de marcas, no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, aquele que a registrar se tornará o dono, auferindo para si ou sua empresa a titularidade da marca, com o registro em mãos, poderá agir em caso de cópias.
Mediante o registro, é possível buscar a proteção das cores da sua marca e até mesmo a forma de embalagem de seu produto pode ser protegida.
Eu preciso criar uma atmosfera de marca para o meu negócio?
Uma marca sólida, trabalha em todos os pontos de contato para ser reconhecida, um exemplo, imagina se Pepsi agisse da seguinte forma:
Criasse comerciais apenas com pessoas de um tipo de biotipo físico e no comercial a cor predominante fosse laranja;
A embalagem em lata fosse o seu tradicional azul;
Em garrafa de vidro a cor fosse verde;
Em garrafa pet a cor do rótulo seria vermelha.
Você não reconheceria a marca. Ela afastaria diversos potenciais clientes, não se conectaria e se quer possuiria uma base de fãs fiéis.
A construção de todos os elementos para a sua marca, irá diferenciá-la e a tornar única.
Vale lembrar, que no Documentário a Guerra das Colas, que este comercial faz parte, é abordado a construção de marketing e marca da Pepsi. É possível observarmos que buscava o público jovem, valendo-se inclusive de comerciais com Michael Jackson, quando o mesmo era jovem, evidenciando essa busca.
Uma marca ao ser criada, precisa transmitir seus valores, sua essência, se comunicar com quem almeja e fazer uso das estratégias necessárias que a conectem aos seus clientes.
As marcas aqui apresentadas, buscaram formas de proteger o que construíram, para que não corressem o risco de serem confundidas. A confusão afasta o cliente.
Isso nos mostra o quanto uma marca, bem construída é importante e se torna valiosa, ela ocupa um espaço em nossa mente, em nossas vidas, pensa na sua avó, ela provavelmente tem uma marca preferida de sabão em pó e nenhuma outra serve, certo?
Ela tem aquela marca de referência, sabe que atende suas necessidades e não vai mudar. É isso que todos buscam ao criar um produto ou vender serviços, alguém que lhe é fiel, um fã verdadeiro.
A marca que você usa é sua?
Investir recursos na construção da sua marca é importante, mas o fazer sem ser o real dono dela, que só é possível por meio do registro no INPI, é investir em terreno alheio, ainda incorrer no risco de uma pessoa inocente ou má intencionada efetuar o registro primeiro que você.
Possuir um CNPJ, não o torna dono da marca, tal registro refere-se a constituição da empresa e não da marca.
Ao investir em uma marca sem dono, você está comprometendo recursos financeiros e empenho, correndo o risco de amargar uma situação que pode ser evitada.
O Registro de Marca no INPI, existe para a proteção e crescimento das empresas de todos os portes, como MEI , EPP, ME, até mesmo para quem ainda não possui o CNPJ, sendo possível efetuar o registro como pessoa física.
Conclusão:
Conforme vimos nesse artigo, uma marca bem construída pode transformar a relação entre empresa e seu cliente, sendo este um segredo de grandes negócios e possível para o seu negócio.
É uma forma de proteger a sua marca e aos que lhes são preciosos, pois uma marca pode até mesmo ser vendida, ela adquire valor, ou se desejar transformar em uma franquia: é requisito possuir o registro.
Se você possui interesse em formas de proteção para seu negócio, estratégias, assessoria, entre em contato.
Artigo escrito por Laura Albertacci
Instagram: @lauraalbertacci
Fontes:
Fotos das marcas de Andrew Miller.
https://albertacci.com.br/blog/universo-de-marca-importancia-para-seu-negocio-e-registro-de-marca