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Constituição do Japão de 1946

Agenda 18/05/2022 às 16:30

Constituição do Japão de 1946

PREÂMBULO

Nós, o povo japonês, agindo por meio de nossos representantes devidamente eleitos na Dieta Nacional, determinamos que garantiremos para nós e para nossa posteridade os frutos da cooperação pacífica com todas as nações e as bênçãos da liberdade em toda esta terra, e decidimos que nunca mais somos visitados pelos horrores da guerra através da ação do governo, proclamamos que o poder soberano reside no povo e estabelecemos firmemente esta Constituição. O governo é uma confiança sagrada do povo, cuja autoridade deriva do povo, cujos poderes são exercidos pelos representantes do povo e cujos benefícios são usufruídos pelo povo. Este é um princípio universal da humanidade sobre o qual esta Constituição se baseia. Rejeitamos e revogamos todas as constituições, leis, ordenanças e rescritos em conflito com o mesmo.

Nós, o povo japonês, desejamos a paz para sempre e estamos profundamente conscientes dos altos ideais que controlam as relações humanas, e decidimos preservar nossa segurança e existência, confiando na justiça e na fé dos povos pacíficos do mundo. Desejamos ocupar um lugar de honra em uma sociedade internacional que luta pela preservação da paz e pelo banimento da tirania e escravidão, opressão e intolerância para sempre da Terra. Reconhecemos que todos os povos do mundo têm o direito de viver em paz, livres do medo e da necessidade.

Acreditamos que nenhuma nação é responsável apenas por si mesma, mas que as leis da moralidade política são universais; e que a obediência a tais leis cabe a todas as nações que sustentam sua própria soberania e justificam seu relacionamento soberano com outras nações.

Nós, o povo japonês, prometemos nossa honra nacional para realizar esses altos ideais e propósitos com todos os nossos recursos.

CAPÍTULO I. O IMPERADOR

Artigo 1

O Imperador será o símbolo do Estado e da unidade do Povo, derivando sua posição da vontade do povo com o qual reside o poder soberano.

Artigo 2

O Trono Imperial será dinástico e sucedido de acordo com a Lei da Casa Imperial aprovada pela Dieta.

Artigo 3

O conselho e a aprovação do Gabinete serão necessários para todos os atos do Imperador em assuntos de estado, e o Gabinete será responsável por isso.

Artigo 4

O Imperador só praticará os atos de Estado previstos nesta Constituição e não terá poderes relativos ao governo.

O Imperador pode delegar a prática de seus atos em assuntos de Estado, conforme previsto em lei.

Artigo 5

Quando, de acordo com a Lei da Casa Imperial, for estabelecida uma Regência, o Regente praticará seus atos em assuntos de Estado em nome do Imperador. Neste caso, será aplicável o parágrafo primeiro do artigo anterior.

Artigo 6

O Imperador nomeará o Primeiro-Ministro conforme designado pela Dieta. O Imperador nomeará o Juiz Chefe do Supremo Tribunal, conforme designado pelo Gabinete.

Artigo 7

O Imperador, com o conselho e aprovação do Gabinete, praticará os seguintes atos em assuntos de estado em nome do povo:

Convocação da Dieta.

Dissolução da Câmara dos Deputados.

Proclamação da eleição geral dos membros da Dieta.

Atestação da nomeação e destituição dos Ministros de Estado e demais funcionários nos termos da lei, e dos plenos poderes e credenciais dos Embaixadores e Ministros.

Atestação de anistia geral e especial, comutação de pena, indulto e restauração de direitos.

Entrega de homenagens.

Atestação dos instrumentos de ratificação e outros documentos diplomáticos previstos na lei.

Recebendo embaixadores e ministros estrangeiros.

Desempenho de funções cerimoniais.

Artigo 8

Nenhuma propriedade pode ser dada ou recebida pela Casa Imperial, nem quaisquer doações podem ser feitas dela, sem a autorização da Dieta.

CAPÍTULO II. RENÚNCIA DA GUERRA

Artigo 9

Aspirando sinceramente a uma paz internacional baseada na justiça e na ordem, o povo japonês renuncia para sempre à guerra como direito soberano da nação e à ameaça ou uso da força como meio de resolver disputas internacionais.

Para cumprir o objetivo do parágrafo anterior, as forças terrestres, marítimas e aéreas, bem como outras potencialidades bélicas, nunca serão mantidas. O direito de beligerância do Estado não será reconhecido.

CAPÍTULO III. DIREITOS E DEVERES DAS PESSOAS

Artigo 10

As condições necessárias para ser um cidadão japonês serão determinadas por lei.

Artigo 11

O povo não será impedido de gozar de nenhum dos direitos humanos fundamentais. Esses direitos humanos fundamentais garantidos ao povo por esta Constituição serão conferidos ao povo desta e das futuras gerações como direitos eternos e invioláveis.

Artigo 12

As liberdades e direitos garantidos ao povo por esta Constituição serão mantidos pelo empenho constante do povo, que se absterá de qualquer abuso dessas liberdades e direitos e será sempre responsável por utilizá-los para o bem público.

Artigo 13

Todas as pessoas devem ser respeitadas como indivíduos. Seu direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade deve, na medida em que não interfira com o bem-estar público, ser a consideração suprema na legislação e em outros assuntos governamentais.

Artigo 14

Todas as pessoas são iguais perante a lei e não haverá discriminação nas relações políticas, econômicas ou sociais por causa de raça, credo, sexo, condição social ou origem familiar.

Pares e pares não serão reconhecidos.

Nenhum privilégio acompanhará qualquer prêmio de honra, condecoração ou qualquer distinção, nem tal prêmio será válido para além da vida do indivíduo que agora o possui ou venha a recebê-lo.

Artigo 15

O povo tem o direito inalienável de escolher seus funcionários públicos e de demiti-los.

Todos os funcionários públicos são servidores de toda a comunidade e não de qualquer grupo dela.

O sufrágio universal adulto é garantido no que diz respeito à eleição de funcionários públicos.

Em todas as eleições, o sigilo do voto não será violado. O eleitor não responde, pública ou privadamente, pela escolha que fez.

Artigo 16

Toda pessoa terá o direito de petição pacífica para a reparação de danos, para a destituição de funcionários públicos, para a promulgação, revogação ou alteração de leis, portarias ou regulamentos e para outros assuntos; nem qualquer pessoa será de forma alguma discriminada por patrocinar tal petição.

Artigo 17

Toda pessoa pode demandar reparação, na forma da lei, do Estado ou de uma entidade pública, caso tenha sofrido dano por ato ilícito de qualquer funcionário público.

Artigo 18

Nenhuma pessoa deve ser mantida em servidão de qualquer tipo. A servidão involuntária, exceto como punição por crime, é proibida.

Artigo 19

A liberdade de pensamento e de consciência não deve ser violada.

Artigo 20

A liberdade de religião é garantida a todos. Nenhuma organização religiosa deve receber privilégios do Estado, nem exercer qualquer autoridade política.

Ninguém será obrigado a tomar parte em qualquer ato, celebração, rito ou prática religiosa.

O Estado e seus órgãos devem abster-se de educação religiosa ou qualquer outra atividade religiosa.

Artigo 21

É garantida a liberdade de reunião e associação, bem como de expressão, imprensa e todas as outras formas de expressão.

Nenhuma censura será mantida, nem violado o sigilo de qualquer meio de comunicação.

Artigo 22

Toda pessoa terá liberdade de escolher e mudar de residência e de escolher sua profissão na medida em que não interfira no bem-estar público.

A liberdade de todas as pessoas de se mudarem para um país estrangeiro e de se despojarem de sua nacionalidade será inviolável.

Artigo 23

A liberdade acadêmica é garantida.

Artigo 24

O casamento deve basear-se apenas no consentimento mútuo de ambos os sexos e deve ser mantido através da cooperação mútua com base na igualdade de direitos do marido e da esposa.

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No que diz respeito à escolha do cônjuge, direitos patrimoniais, herança, escolha do domicílio, divórcio e outras questões relativas ao casamento e à família, as leis devem ser promulgadas sob o ponto de vista da dignidade individual e da essencial igualdade dos sexos.

Artigo 25

Todas as pessoas terão o direito de manter os padrões mínimos de vida saudável e culta.

Em todas as esferas da vida, o Estado deve envidar seus esforços para a promoção e extensão do bem-estar e segurança social e da saúde pública.

Artigo 26

Todas as pessoas têm o direito de receber uma educação igual à sua capacidade, nos termos da lei.

Todas as pessoas serão obrigadas a fazer com que todos os meninos e meninas sob sua proteção recebam educação ordinária, conforme previsto por lei. Essa educação obrigatória será gratuita.

Artigo 27

Todas as pessoas têm o direito e a obrigação de trabalhar.

Os padrões de salários, horas, descanso e outras condições de trabalho serão fixados por lei.

As crianças não devem ser exploradas.

Artigo 28

O direito dos trabalhadores de se organizar, negociar e agir coletivamente é garantido.

Artigo 29

O direito de possuir ou deter propriedade é inviolável.

Os direitos de propriedade serão definidos por lei, em conformidade com o bem público.

A propriedade privada pode ser tomada para uso público mediante justa compensação.

Artigo 30

O povo estará sujeito ao imposto previsto na lei.

Artigo 31

Nenhuma pessoa será privada da vida ou da liberdade, nem será imposta qualquer outra sanção penal, exceto de acordo com o procedimento estabelecido por lei.

Artigo 32

A ninguém pode ser negado o direito de acesso aos tribunais.

Artigo 33

Nenhuma pessoa será detida, exceto mediante mandado emitido por um oficial judiciário competente que especifique o delito pelo qual a pessoa é acusada, a menos que seja detido, o delito sendo cometido.

Artigo 34

Nenhuma pessoa será presa ou detida sem ser imediatamente informada das acusações contra ela ou sem o privilégio imediato de um advogado; nem será detido sem justa causa; e, a pedido de qualquer pessoa, tal causa deve ser imediatamente apresentada em audiência pública na sua presença e na presença de seu advogado.

Artigo 35

O direito de todas as pessoas à segurança em suas casas, papéis e bens contra entradas, buscas e apreensões não será prejudicado, salvo mediante mandado emitido por justa causa e, particularmente, descrevendo o local a ser buscado e coisas a serem apreendidas, ou exceto conforme previsto pelo artigo 33.

Cada busca ou apreensão será feita mediante mandado separado expedido por oficial de justiça competente.

Artigo 36

A aplicação de tortura por qualquer funcionário público e punições cruéis são absolutamente proibidas.

Artigo 37

Em todos os casos criminais, o acusado terá direito a um julgamento rápido e público por um tribunal imparcial.

Ele terá plena oportunidade de interrogar todas as testemunhas e terá o direito de processo obrigatório para obter testemunhas em seu nome a expensas públicas.

Em todos os momentos o acusado terá a assistência de um advogado competente que, se o acusado não puder obter o mesmo por seus próprios esforços, será designado para seu uso pelo Estado.

Artigo 38

Ninguém será obrigado a testemunhar contra si mesmo.

A confissão feita sob coação, tortura ou ameaça, ou após prisão ou detenção prolongada, não será admitida como prova.

Nenhuma pessoa será condenada ou punida nos casos em que a única prova contra ela seja a sua própria confissão.

Artigo 39

Ninguém será responsabilizado criminalmente por um ato que era lícito no momento em que foi cometido, ou do qual tenha sido absolvido, nem será sujeito a dupla pena.

Artigo 40

Qualquer pessoa, no caso de ser absolvida depois de ter sido presa ou detida, pode demandar o Estado para reparação nos termos da lei.

CAPÍTULO IV. A DIETA

Artigo 41

A Dieta será o órgão máximo do poder estatal e o único órgão legislativo do Estado.

Artigo 42

A Dieta consistirá em duas Câmaras, a saber, a Câmara dos Representantes e a Câmara dos Conselheiros.

Artigo 43

Ambas as Câmaras serão compostas por membros eleitos, representantes de todo o povo.

O número dos membros de cada Casa será fixado por lei.

Artigo 44

As qualificações dos membros de ambas as Câmaras e de seus eleitores serão fixadas por lei. No entanto, não haverá discriminação por motivo de raça, credo, sexo, condição social, origem familiar, educação, propriedade ou renda.

Artigo 45

O mandato dos membros da Câmara dos Deputados será de quatro anos. No entanto, o mandato será encerrado antes do término do mandato completo, caso a Câmara dos Deputados seja dissolvida.

Artigo 46

O mandato dos membros da Câmara dos Conselheiros será de seis anos, e a eleição de metade dos membros ocorrerá a cada três anos.

Artigo 47

Os distritos eleitorais, o método de votação e outros assuntos relativos ao método de eleição dos membros de ambas as Câmaras serão fixados por lei.

Artigo 48

Nenhuma pessoa poderá ser membro de ambas as Casas simultaneamente.

Artigo 49

Os membros de ambas as Câmaras receberão o pagamento anual apropriado do tesouro nacional de acordo com a lei.

Artigo 50

Exceto nos casos previstos em lei, os membros de ambas as Câmaras estarão isentos de apreensão enquanto a Dieta estiver em sessão, e quaisquer membros detidos antes da abertura da sessão serão libertados durante o período da sessão mediante solicitação da Câmara.

Artigo 51

Os membros de ambas as Câmaras não serão responsabilizados fora da Câmara por discursos, debates ou votos proferidos dentro da Câmara.

Artigo 52

Uma sessão ordinária da Dieta será convocada uma vez por ano.

Artigo 53

O Gabinete pode determinar convocar sessões extraordinárias da Dieta. Quando um quarto ou mais do total de membros de qualquer das Casas fizer a demanda, o Gabinete deverá determinar sobre tal convocação.

Artigo 54

Quando a Câmara dos Representantes é dissolvida, deve haver uma eleição geral dos membros da Câmara dos Representantes dentro de quarenta (40) dias a partir da data da dissolução, e a Dieta deve ser convocada dentro de trinta (30) dias a partir da data da eleição.

Quando a Câmara dos Representantes é dissolvida, a Câmara dos Conselheiros é fechada ao mesmo tempo. No entanto, o Gabinete pode em tempo de emergência nacional convocar a Câmara dos Conselheiros em sessão de emergência.

As medidas tomadas em tal sessão, conforme mencionado na cláusula do parágrafo anterior, serão provisórias e se tornarão nulas e sem efeito, a menos que sejam acordadas pela Câmara dos Representantes dentro de um período de dez (10) dias após a abertura da próxima sessão da Dieta. .

Artigo 55

Cada Casa julgará as disputas relacionadas com as qualificações de seus membros. No entanto, para negar um lugar a qualquer membro, é necessário aprovar uma resolução por maioria de dois terços ou mais dos membros presentes.

Artigo 56

Os negócios não podem ser realizados em nenhuma das Casas, a menos que um terço ou mais do total de membros esteja presente.

Todas as questões serão decididas, em cada Casa, pela maioria dos presentes, salvo o disposto em outra parte da Constituição, e em caso de empate, o presidente decidirá a questão.

Artigo 57

A deliberação em cada Casa será pública. No entanto, uma reunião secreta pode ser realizada quando uma maioria de dois terços ou mais dos membros presentes aprovar uma deliberação.

Cada Câmara manterá um registro dos procedimentos. Este registro será publicado e distribuído para circulação geral, exceto as partes dos procedimentos de sessão secreta que possam ser consideradas como exigindo sigilo.

Mediante solicitação de um quinto ou mais dos membros presentes, os votos dos membros sobre qualquer assunto serão registrados em ata.

Artigo 58

Cada Câmara selecionará seu próprio presidente e outros funcionários.

Cada Casa estabelecerá suas regras relativas às reuniões, procedimentos e disciplina interna, podendo punir os membros por conduta desordeira. No entanto, para expulsar um membro, uma maioria de dois terços ou mais dos membros presentes deve aprovar uma deliberação.

Artigo 59

Um projeto de lei torna-se uma lei na aprovação por ambas as Câmaras, salvo disposição em contrário da Constituição.

Um projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados, e sobre o qual a Câmara dos Conselheiros toma uma decisão diferente da da Câmara dos Deputados, torna-se lei quando aprovado pela segunda vez pela Câmara dos Deputados por maioria de dois terços. ou mais dos membros presentes.

O disposto no parágrafo anterior não impede a Câmara dos Deputados de convocar a reunião de uma comissão mista das duas Câmaras, prevista em lei.

A não tomada de decisão final pela Câmara dos Conselheiros no prazo de 60 (sessenta) dias após o recebimento do projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados, excetuado o período de recesso, poderá ser determinado pela Câmara dos Deputados como uma rejeição do referido projeto de lei por a Câmara dos Vereadores.

Artigo 60

O orçamento deve primeiro ser submetido à Câmara dos Deputados.

Na apreciação do orçamento, quando a Câmara dos Conselheiros tomar decisão diversa da Câmara dos Deputados, e quando nenhum acordo puder ser alcançado mesmo por meio de comissão mista de ambas as Câmaras, prevista em lei, ou em caso de insucesso pela Câmara dos Conselheiros para tomar a decisão final no prazo de trinta (30) dias, excluído o período de recesso, após o recebimento do orçamento aprovado pela Câmara dos Representantes, a decisão da Câmara dos Representantes será a decisão da Dieta.

Artigo 61

O segundo parágrafo do artigo anterior aplica-se também à aprovação da Dieta necessária para a celebração de tratados.

Artigo 62

Cada Casa pode conduzir investigações em relação ao governo, e pode exigir a presença e depoimento de testemunhas, e a produção de autos.

Artigo 63

O Primeiro-Ministro e demais Ministros de Estado podem, a qualquer momento, comparecer em qualquer das Casas para se pronunciar sobre projetos de lei, independentemente de serem ou não membros da Casa. Eles devem comparecer quando sua presença for necessária para dar respostas ou explicações.

Artigo 64

A Dieta estabelecerá um tribunal de impeachment entre os membros de ambas as Câmaras com o objetivo de julgar os juízes contra os quais foram instaurados processos de remoção.

As questões relativas ao impeachment serão previstas em lei.

CAPÍTULO V. O GABINETE

Artigo 65

O poder executivo será investido no Gabinete.

Artigo 66

O Gabinete é composto pelo Primeiro-Ministro, que será o seu chefe, e por outros Ministros de Estado, nos termos da lei.

O Primeiro Ministro e outros Ministros de Estado devem ser civis.

O Gabinete, no exercício do poder executivo, responderá coletivamente à Dieta.

Artigo 67

O Primeiro Ministro será designado dentre os membros da Dieta por uma resolução da Dieta. Esta designação deve preceder todos os outros negócios.

Se a Câmara dos Deputados e a Câmara dos Conselheiros discordarem e não for possível chegar a um acordo mesmo por meio de comissão mista de ambas as Câmaras, prevista em lei, ou a Câmara dos Conselheiros não fizer a designação no prazo de 10 (dez) dias, excluindo-se o período de recesso, após a Câmara dos Representantes ter feito a designação, a decisão da Câmara dos Representantes será a decisão da Dieta.

Artigo 68

O Primeiro-Ministro nomeia os Ministros de Estado. No entanto, a maioria de seu número deve ser escolhida entre os membros da Dieta.

O Primeiro-Ministro pode destituir os Ministros de Estado à sua escolha.

Artigo 69

Se a Câmara dos Representantes aprovar uma resolução de desconfiança ou rejeitar uma resolução de confiança, o Gabinete renunciará em massa, a menos que a Câmara dos Representantes seja dissolvida dentro de dez (10) dias.

Artigo 70

Quando houver vaga no cargo de Primeiro Ministro, ou na primeira convocação da Dieta após uma eleição geral dos membros da Câmara dos Representantes, o Gabinete deverá renunciar em massa.

Artigo 71

Nos casos mencionados nos dois artigos anteriores, o Gabinete continua a exercer as suas funções até à nomeação de um novo Primeiro-Ministro.

Artigo 72

O primeiro-ministro, representando o Gabinete, apresenta projetos de lei, relatórios sobre assuntos nacionais gerais e relações externas à Dieta e exerce controle e supervisão sobre vários ramos administrativos.

Artigo 73

O Gabinete, além de outras funções administrativas gerais, desempenhará as seguintes funções:

Gerenciar assuntos externos.

Concluir tratados. No entanto, deverá obter aprovação prévia ou, dependendo das circunstâncias, posterior aprovação da Dieta.

Administrar a função pública, de acordo com as normas estabelecidas por lei.

Prepare o orçamento e apresente-o à Dieta.

Decretar ordens do gabinete para executar as disposições desta Constituição e da lei. No entanto, não pode incluir disposições penais em tais ordens do gabinete, a menos que autorizada por tal lei.

Decidir sobre anistia geral, anistia especial, comutação de pena, indulto e restauração de direitos.

Artigo 74

Todas as leis e ordens do gabinete serão assinadas pelo Ministro de Estado competente e referendadas pelo Primeiro-Ministro.

Artigo 75

Os Ministros de Estado, durante o seu mandato, não podem ser objecto de acção judicial sem o consentimento do Primeiro-Ministro. No entanto, o direito de tomar essa ação não é prejudicado por este meio.

CAPÍTULO VI. JUDICIÁRIO

Artigo 76

Todo o poder judicial é investido em um Supremo Tribunal e nos tribunais inferiores estabelecidos por lei.

Nenhum tribunal extraordinário será estabelecido, nem será dado poder judicial final a qualquer órgão ou agência do Executivo.

Todos os juízes serão independentes no exercício de sua consciência e estarão vinculados apenas por esta Constituição e pelas leis.

Artigo 77

O Supremo Tribunal está investido do poder normativo ao abrigo do qual determina as regras de procedimento e de prática, e das questões relativas aos advogados, à disciplina interna dos tribunais e à administração dos assuntos judiciais.

Os procuradores públicos estão sujeitos ao poder normativo do Supremo Tribunal.

O Supremo Tribunal pode delegar a esses tribunais o poder de ordenar os tribunais inferiores.

Artigo 78

Os juízes não serão destituídos, exceto por impeachment público, a menos que judicialmente declarados mental ou fisicamente incompetentes para desempenhar funções oficiais. Nenhuma ação disciplinar contra juízes deve ser administrada por qualquer órgão executivo ou agência.

Artigo 79

O Supremo Tribunal será composto por um Juiz Chefe e pelo número de juízes que a lei determinar; todos esses juízes, exceto o Juiz Chefe, serão nomeados pelo Gabinete.

A nomeação dos juízes do Supremo Tribunal será revista pelo povo na primeira eleição geral dos membros da Câmara dos Representantes após a sua nomeação, e será revista novamente na primeira eleição geral dos membros da Câmara dos Representantes após uma decorridos 10 (dez) anos, e da mesma forma a partir de então.

Nos casos mencionados no parágrafo anterior, quando a maioria dos eleitores for favorável à destituição de um juiz, este será destituído.

As questões relativas à revisão serão prescritas por lei.

Os juízes do Supremo Tribunal serão aposentados quando atingirem a idade fixada por lei.

Todos esses juízes receberão, em intervalos regulares, uma compensação adequada, que não será diminuída durante seus mandatos.

Artigo 80

Os juízes dos tribunais inferiores serão nomeados pelo Gabinete de uma lista de pessoas indicadas pelo Supremo Tribunal. Todos esses juízes exercerão o cargo por um período de dez (10) anos, com privilégio de recondução, desde que sejam aposentados ao atingir a idade fixada em lei.

Os juízes dos tribunais inferiores receberão, em intervalos regulares, uma indemnização adequada, que não poderá ser diminuída durante o seu mandato.

Artigo 81

O Supremo Tribunal é o tribunal de última instância com poder para determinar a constitucionalidade de qualquer lei, ordem, regulamento ou ato oficial.

Artigo 82

Os julgamentos devem ser conduzidos e o julgamento declarado publicamente.

Quando um tribunal, por unanimidade, determinar que a publicidade é perigosa para a ordem ou a moral públicas, o julgamento pode ser realizado em privado, mas os julgamentos de crimes políticos, crimes que envolvam a imprensa ou casos em que estejam em causa os direitos das pessoas garantidos no Capítulo III desta Constituição deve ser sempre realizada publicamente.

CAPÍTULO VII. FINANÇA

Artigo 83

O poder de administrar as finanças nacionais deve ser exercido conforme a Dieta determinar.

Artigo 84

Nenhum novo imposto será imposto ou os existentes modificados, exceto por lei ou sob as condições que a lei prescrever.

Artigo 85

Nenhum dinheiro será gasto, nem o Estado se obrigará, exceto conforme autorizado pela Dieta.

Artigo 86

O Gabinete deverá preparar e submeter à Dieta para sua consideração e decisão um orçamento para cada ano fiscal.

Artigo 87

A fim de suprir deficiências imprevistas no orçamento, um fundo de reserva pode ser autorizado pela Dieta a ser gasto sob a responsabilidade do Gabinete. O Gabinete deve obter aprovação posterior da Dieta para todos os pagamentos do fundo de reserva.

Artigo 88

Todos os bens da Casa Imperial pertencerão ao Estado. Todas as despesas da Casa Imperial serão apropriadas pela Dieta no orçamento.

Artigo 89

Nenhum dinheiro público ou outra propriedade deve ser gasto ou apropriado para o uso, benefício ou manutenção de qualquer instituição ou associação religiosa, ou para qualquer empreendimento beneficente, educacional ou benevolente que não esteja sob o controle da autoridade pública.

Artigo 90

As contas finais das despesas e receitas do Estado serão auditadas anualmente por um Conselho Fiscal e submetidas pelo Gabinete à Dieta, juntamente com a declaração de auditoria, durante o ano fiscal imediatamente seguinte ao período abrangido. A organização e competência do Conselho Fiscal são determinadas por lei.

Artigo 91

Em intervalos regulares e pelo menos anualmente, o Gabinete apresentará um relatório à Dieta e ao povo sobre o estado das finanças nacionais.

CAPÍTULO VIII. AUTOGOVERNO LOCAL

Artigo 92

Os regulamentos relativos à organização e funcionamento das entidades públicas locais são fixados por lei de acordo com o princípio da autonomia local.

Artigo 93

As entidades públicas locais estabelecerão as assembleias como seus órgãos deliberativos, nos termos da lei.

Os diretores executivos de todas as entidades públicas locais, os membros de suas assembléias e outros funcionários locais que possam ser determinados por lei serão eleitos por voto popular direto em suas várias comunidades.

Artigo 94

As entidades públicas locais têm o direito de gerir os seus bens, assuntos e administração e de promulgar os seus próprios regulamentos dentro da lei.

Artigo 95

Uma lei especial, aplicável apenas a uma entidade pública local, não pode ser promulgada pela Dieta sem o consentimento da maioria dos eleitores da entidade pública local em questão, obtida de acordo com a lei.

CAPÍTULO IX. EMENDAS

Artigo 96

Emendas a esta Constituição serão iniciadas pela Dieta, por meio de um voto concorrente de dois terços ou mais de todos os membros de cada Câmara e, em seguida, serão submetidas ao povo para ratificação, o que exigirá o voto afirmativo da maioria de todos. votos emitidos, em um referendo especial ou em uma eleição que a Dieta especificar.

As emendas assim ratificadas serão imediatamente promulgadas pelo Imperador em nome do povo, como parte integrante desta Constituição.

CAPÍTULO X. LEI SUPREMA

Artigo 97

Os direitos humanos fundamentais por esta Constituição garantidos ao povo do Japão são frutos da luta milenar do homem para ser livre; eles sobreviveram a muitos testes exigentes de durabilidade e são conferidos a esta e às futuras gerações em confiança, para serem mantidos invioláveis para sempre.

Artigo 98

Esta Constituição será a lei suprema da nação e nenhuma lei, portaria, rescrito imperial ou outro ato de governo, ou parte dele, contrário às disposições desta, terá força legal ou validade.

Os tratados celebrados pelo Japão e as leis estabelecidas das nações serão fielmente observados.

Artigo 99

O Imperador ou o Regente, bem como os Ministros de Estado, membros da Dieta, juízes e todos os outros funcionários públicos têm a obrigação de respeitar e defender esta Constituição.

CAPÍTULO XI. DISPOSIÇÕES SUPLEMENTARES

Artigo 100

Esta Constituição entrará em vigor a partir do dia em que tiver decorrido o prazo de seis meses a contar da data de sua promulgação.

A promulgação das leis necessárias para a aplicação desta Constituição, a eleição dos membros da Câmara dos Conselheiros e o procedimento para a convocação da Dieta e outros procedimentos preparatórios necessários para a aplicação desta Constituição podem ser executados antes do dia prescrito no parágrafo anterior.

Artigo 101

Se a Câmara dos Conselheiros não for constituída antes da data de vigência desta Constituição, a Câmara dos Representantes funcionará como a Dieta até que a Câmara dos Conselheiros seja constituída.

Artigo 102

O mandato da metade dos membros da Câmara dos Conselheiros que estiverem no primeiro mandato desta Constituição será de três anos. Os membros que se enquadram nesta categoria serão determinados de acordo com a lei.

Artigo 103

Os Ministros de Estado, os membros da Câmara dos Deputados e os juízes em exercício na data de vigência desta Constituição, e todos os demais funcionários públicos que ocupem cargos correspondentes aos cargos reconhecidos por esta Constituição não perderão seus cargos automaticamente em razão de a aplicação desta Constituição, salvo disposição legal em contrário. Quando, no entanto, os sucessores são eleitos ou nomeados de acordo com as disposições desta Constituição, eles perderão seus cargos como uma coisa natural.

Sobre o autor
Icaro Aron Paulino Soares de Oliveira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Acadêmico de Administração na Universidade Federal do Ceará - UFC. Pix: icaroaronpaulinosoaresdireito@gmail.com WhatsApp: (85) 99266-1355. Instagram: @icaroaronsoares

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