acordos internacionais ratificados;
as leis;
atos normativos do Conselho de Ministros.
Os atos que são emitidos pelos órgãos do governo local são eficazes apenas na jurisdição territorial exercida por esses órgãos.
Os atos normativos dos ministros e órgãos de direção de outras instituições centrais do estado são efetivos em todo o território da República da Albânia dentro da esfera de sua jurisdição.
Artigo 117
As leis, atos normativos do Conselho de Ministros, ministros, demais instituições centrais do Estado, só adquirem força jurídica depois de publicados no Diário Oficial.
A promulgação e publicação de outros atos normativos é feita na forma prevista em lei.
Os acordos internacionais que são ratificados por lei são promulgados e publicados de acordo com os procedimentos previstos nas leis. A promulgação e publicação de outros acordos internacionais é feita de acordo com a lei.
Artigo 118
Os actos subjurídicos são emitidos com base e para aplicação das leis pelos órgãos previstos na Constituição.
A lei deve autorizar a emissão de atos subjurídicos, designar o órgão competente, as matérias a regular, bem como os princípios com base nos quais esses atos subjurídicos são emitidos.
O órgão autorizado por lei a expedir os atos subjurídicos previstos no parágrafo 2º deste artigo não poderá delegar sua competência em outro órgão.
Artigo 119
As normas do Conselho de Ministros, dos ministérios e de outras instituições centrais do Estado, bem como as ordens do Primeiro-Ministro, dos ministros e chefes de outras instituições centrais, têm carácter interno e vinculam apenas as entidades administrativas que subordinados a esses órgãos.
Esses atos são emitidos com base na lei e não podem servir de base para a tomada de decisões relacionadas a indivíduos e outros assuntos.
As normas e ordens são emitidas com base e para execução de atos que tenham força jurídica geral.
Artigo 120
Os princípios e procedimentos para a emissão de atos jurídicos locais estão previstos em lei.
CAPÍTULO II. ACORDOS INTERNACIONAIS
Artigo 121
-
A ratificação e denúncia de acordos internacionais pela República da Albânia é feita por lei se eles tiverem a ver com:
território, paz, alianças, questões políticas e militares;
liberdades, direitos humanos e obrigações dos cidadãos previstos na Constituição;
participação da República da Albânia em organizações internacionais;
o cumprimento de obrigações financeiras pela República da Albânia;
a aprovação, alteração, complementação ou revogação de leis.
A Assembleia poderá, com a maioria de todos os seus membros, ratificar outros acordos internacionais que não estejam previstos no parágrafo 1º deste artigo.
O Primeiro-Ministro notifica a Assembleia sempre que o Conselho de Ministros assina um acordo internacional que não esteja ratificado por lei.
Os princípios e procedimentos para ratificação e denúncia de acordos internacionais estão previstos em lei.
Artigo 122
Qualquer acordo internacional que tenha sido ratificado faz parte do sistema jurídico interno depois de publicado no Jornal Oficial da República da Albânia. É implementado diretamente, exceto nos casos em que não é autoexecutável e sua implementação requer a edição de lei. A alteração, complementação e revogação de leis aprovadas pela maioria de todos os membros da Assembleia, para efeito de ratificação de um acordo internacional, é feita com a mesma maioria.
Um acordo internacional que tenha sido ratificado por lei tem superioridade sobre as leis do país que não são compatíveis com ele.
As normas emitidas por outras organizações internacionais têm superioridade, em caso de conflito, sobre as leis do país, quando o acordo ratificado pela República da Albânia para sua participação nesta organização, prevê expressamente a aplicabilidade direta das normas emitidas por este organização.
Artigo 123
A República da Albânia, com base em acordos internacionais, delega às organizações internacionais poderes estatais para questões específicas.
A lei que ratifica um acordo internacional conforme previsto no parágrafo 1 deste artigo é aprovada pela maioria de todos os membros da Assembleia.
A Assembleia pode decidir que a ratificação de tal acordo pode ser feita através de um referendo.
PARTE OITO. CORTE CONSTITUCIONAL
Artigo 124
O Tribunal Constitucional resolve disputas constitucionais e faz a interpretação final da Constituição.
O Tribunal Constitucional está sujeito apenas à Constituição.
O Tribunal Constitucional dispõe de um orçamento separado, que administra de forma independente.
Artigo 125
O Tribunal Constitucional é composto por 9 (nove) membros. Três membros são nomeados pelo Presidente da República, três membros são eleitos pela Assembleia e três membros são eleitos pelo Tribunal Superior. Os membros serão escolhidos entre os três primeiros colocados pelo Conselho de Indicação de Justiça, na forma da lei.
A Assembleia nomeia os juízes do Tribunal Constitucional por maioria de três quintos dos seus membros. Se a Assembleia não nomear os juízes, no prazo de 30 dias a contar da apresentação da lista de candidatos pelo Conselho de Nomeação de Justiça, será considerado nomeado o candidato em primeiro lugar.
Os juízes do Tribunal Constitucional são nomeados para um mandato de 9 anos, sem direito a recondução.
O juiz do Tribunal Constitucional deve ter a licenciatura em Direito, pelo menos 15 anos de experiência como juízes, procuradores, advogados, professores ou leitores de direito, altos funcionários da administração pública, com reconhecida atividade nas áreas constitucional, dos direitos humanos ou outras da lei.
O juiz não pode ter exercido cargo político na administração pública ou cargo de liderança em partido político nos últimos 10 anos antes de se candidatar. Outros critérios e o procedimento para a nomeação e eleição dos juízes do Tribunal Constitucional são previstos por lei.
Um terço da composição do Tribunal Constitucional é renovado de 3 em 3 anos nos termos da lei.
O juiz do Tribunal Constitucional mantém-se em funções até à nomeação do sucessor, salvo nos casos do artigo 127.º, n.º 1, alíneas c, ç), d) e dh).
Artigo 126
O juiz do Tribunal Constitucional goza de imunidade relativamente às opiniões expressas e às decisões proferidas no exercício das suas funções, salvo se agir com base em interesses pessoais ou dolo.
Artigo 127
-
O mandato dos juízes do Tribunal Constitucional termina:
atingir a idade de 70 anos;
o termo do mandato de 9 anos;
sua renúncia;
exonerado nos termos do artigo 128.º da Constituição;
estabelecer as condições de inelegibilidade e incompatibilidade;
constatação de incapacidade para o exercício das funções;
O termo do mandato do juiz do Tribunal Constitucional é declarado por decisão do Tribunal Constitucional.
Vagando o cargo de juiz, o órgão competente designará novo juiz, que permanecerá em funções até o término do mandato do juiz cessante.
Artigo 128
O juiz do Tribunal Constitucional responde disciplinarmente nos termos da lei.
-
O processo disciplinar contra um juiz é julgado pelo Tribunal Constitucional, que decide da demissão se ele:
-
Cometer grave falta profissional ou ética que desacredite a figura e a posição do juiz no exercício do seu mandato; ou
É condenado com decisão judicial definitiva pela prática de um crime.
-
-
O juiz do Tribunal Constitucional é suspenso das suas funções por decisão do Tribunal Constitucional quando:
contra ele for aplicada a medida de segurança pessoal de prisão preventiva ou domiciliar por prática de infração penal;
for acusado de crime grave cometido com dolo; ou
após a instauração do processo disciplinar nos termos da lei.
Artigo 129
O juiz do Tribunal Constitucional toma posse depois de empossado perante o Presidente da República.
Artigo 130
Ser juiz do Tribunal Constitucional não é compatível com qualquer outra actividade política, estatal ou profissional remunerada, excepto as actividades docentes, académicas e científicas, nos termos da lei.
Artigo 131
-
O Tribunal Constitucional decide:
compatibilidade da lei com a Constituição ou com os acordos internacionais previstos no artigo 122.º;
compatibilidade dos acordos internacionais com a Constituição, antes de sua ratificação;
compatibilidade dos atos normativos dos órgãos centrais e locais com a Constituição e os acordos internacionais;
conflitos de competências entre poderes, bem como entre governo central e governo local;
constitucionalidade dos partidos e demais organizações políticas, bem como de sua atuação, nos termos do artigo 9º desta Constituição;
destituição do cargo de Presidente da República e verificação da sua incapacidade para o exercício das suas funções;
questões relativas à elegibilidade e incompatibilidade no exercício das funções de Presidente da República, deputados, funcionários dos demais órgãos mencionados na Constituição, bem como à verificação da sua eleição.
constitucionalidade do referendo e verificação de seus resultados;
exame final das reclamações dos particulares, esgotados todos os meios jurídicos eficazes para a proteção desses direitos, contra atos do poder público ou atos judiciais que prejudiquem os direitos e liberdades fundamentais garantidos pela Constituição, salvo disposição em outro lugar da Constituição.
O Tribunal Constitucional, no caso de ser proposta para controlar a constitucionalidade de uma lei aprovada pela Assembleia sobre a revisão da Constituição, nos termos do artigo 177.º, controla apenas o cumprimento dos requisitos processuais previstos na Constituição.
Artigo 132
As decisões do Tribunal Constitucional são definitivas e obrigatórias para a execução.
As decisões do Tribunal Constitucional entram em vigor no dia da sua publicação no Jornal Oficial. O Tribunal Constitucional pode decidir que a sua decisão, que analisou o acto, produza efeitos noutra data.
A opinião da minoria será publicada juntamente com a decisão final.
Artigo 133
A admissão de reclamações para julgamento será decidida por um número de juízes, conforme determinado por lei.
As decisões finais do Tribunal Constitucional são tomadas pela maioria de todos os membros, salvo disposição legal em contrário.
Artigo 134
-
O recurso ao Tribunal Constitucional só é feito a pedido de:
Presidente da República;
Primeiro ministro;
não menos de um quinto dos membros da Assembleia;
Ouvidoria;
Chefe da Alta Auditoria do Estado;
qualquer tribunal, na hipótese do artigo 145.º, n.º 2, desta Constituição;
qualquer comissário estabelecido por lei para a proteção dos direitos e liberdades fundamentais garantidos pela Constituição;
Conselho Superior da Magistratura e Conselho Superior do Ministério Público;
unidades de governança local;
fóruns de comunidades religiosas;
partidos políticos;
organizações;
Indivíduos.
As entidades previstas nas alíneas d, dh, e, ë, f, g, gj, h, ei do n.º 1 deste artigo apenas podem requerer as questões relacionadas com os seus interesses.
PARTE NOVE. OS TRIBUNAIS
Artigo 135
O poder judiciário será assumido pelo Tribunal Superior, bem como pelos tribunais de apelação, tribunais de primeira instância, que serão instituídos por lei.
Os tribunais especializados são competentes para julgar a corrupção e a criminalidade organizada, bem como as infracções penais cometidas pelo Presidente da República, Presidente da Assembleia, Primeiro-Ministro, membro do Conselho de Ministros, juiz do Tribunal Constitucional e Tribunal e o Procurador-Geral, o Alto Inspector de Justiça, o Presidente da Câmara, o Deputado da Assembleia, o Vice-Ministro, o membro do Conselho Superior da Magistratura e do Conselho Superior da Procuradoria e os chefes de instituições estatais centrais ou independentes, conforme definido pela Constituição ou por lei, bem como acusações contra ex-funcionários acima mencionados.
A Assembleia pode estabelecer por lei outros tribunais especializados; no entanto, em nenhuma circunstância estabelecerá tribunais extraordinários.
Os juízes destes tribunais especializados previstos no n.º 2 deste artigo são nomeados pelo Conselho Superior da Magistratura nos termos da lei. Os juízes dos tribunais especializados só podem ser destituídos do cargo por maioria de 2/3 do Conselho Superior da Magistratura. Os candidatos a magistrados e servidores judiciários dos tribunais especializados, bem como seus familiares próximos, antes de sua nomeação, devem passar com sucesso na revisão de seus bens e antecedentes e consentir em revisões periódicas de suas contas financeiras e de telecomunicações pessoais , de acordo com a lei.
Artigo 136
Os juízes do Tribunal Superior serão nomeados pelo Presidente da República sob proposta do Conselho Superior da Magistratura, com mandato de 9 anos, sem direito a recondução.
O Presidente da República, no prazo de 10 dias a contar da data da decisão do Conselho Superior da Magistratura, nomeia o juiz do Tribunal Superior, salvo quando se fundamente a sua insuficiência ou inelegibilidade nos termos da lei. O decreto do Presidente da República para rejeitar o candidato perde o efeito quando a maioria dos membros do Conselho Superior da Magistratura votar contra o decreto. Neste caso, bem como no caso de o Presidente não se manifestar, o candidato será considerado nomeado e tomará posse nos 15 dias seguintes à data da decisão do Conselho Superior da Magistratura.
Os juízes do Tribunal Superior serão selecionados entre os juízes com pelo menos 13 anos de experiência. Um quinto dos magistrados pode ser escolhido entre os juristas de renome com pelo menos 15 anos de experiência que tenham trabalhado como advogados, professores ou leitores de direito, altos funcionários da administração pública ou outro exercício da advocacia. Os candidatos que não são das fileiras de juízes devem ter uma nota acadêmica em direito.
Os juízes que não pertençam aos magistrados não poderão ter exercido cargo político na administração pública ou cargo de liderança em partido político nos últimos 10 anos antes de se candidatarem. Outros critérios e o procedimento para a nomeação e eleição dos juízes serão regulados por lei.
O juiz do Tribunal Superior mantém-se em funções até à nomeação do sucessor, salvo nos casos previstos no artigo 139.º, n.º 1, alínea c), ç), d) e dh).
Artigo 136-a
-
Os juízes são cidadãos albaneses nomeados pelo Conselho Superior da Magistratura após a conclusão da Escola de Magistrados e após uma avaliação preliminar dos seus bens e antecedentes, de acordo com a lei.
Outros critérios para a seleção e nomeação do juiz são regulamentados por lei.
Artigo 137
O juiz gozará de imunidade em relação às opiniões expressas e às decisões tomadas no exercício das funções, salvo se agir com base em interesses pessoais ou dolo.
Artigo 138
O salário e outros benefícios dos juízes não podem ser reduzidos, exceto quando:
medidas econômicas e financeiras gerais precisam ser tomadas para evitar a difícil situação econômica do país ou outras emergências nacionais;
o juiz retorna ao cargo anterior que ocupava antes desse cargo;
em consequência de uma medida disciplinar ou for avaliado profissionalmente como incapaz, nos termos da lei;
Artigo 139
-
O mandato de juiz do Tribunal Superior termina com:
atingir a idade da reforma;
o termo do mandato de 9 anos;
sua renúncia;
destituído nos termos do artigo 140.º da Constituição;
estabelecer as condições de inelegibilidade e incompatibilidade;
constatação de incapacidade para o exercício das funções;
O fim do mandato do juiz do Tribunal Superior será declarado por decisão do Tribunal Superior.
O procedimento para a nomeação do juiz como juiz em tribunal diferente no termo do mandato é regulado por lei.
Artigo 140
O juiz responde disciplinarmente nos termos da lei.
-
O juiz é exonerado por decisão do Conselho Superior da Magistratura quando:
cometer faltas profissionais ou éticas graves que desacreditem a figura e a posição do juiz no exercício das suas funções; ou
for condenado com sentença transitada em julgado pela prática de um crime.
-
O juiz é suspenso das suas funções por decisão do Conselho Superior da Magistratura quando:
contra ele for aplicada a medida de segurança pessoal de prisão preventiva ou domiciliar por prática de infração penal; ou
for acusado de crime grave cometido com dolo;
após a instauração do processo disciplinar nos termos da lei.
Da decisão de indeferimento cabe recurso para o Tribunal Constitucional.
Artigo 141
O Tribunal Superior decidirá os casos relativos ao significado e à aplicação da lei, a fim de assegurar a unificação ou evolução da prática judiciária, de acordo com a lei.
Para a mudança da prática judiciária, o Tribunal Superior recorrerá às Câmaras Comuns, as questões judiciais específicas decididas pelas câmaras, nos termos da lei.
Artigo 142
As decisões judiciais devem ser fundamentadas.
O Supremo Tribunal deve publicar suas decisões, bem como as opiniões minoritárias.
Os órgãos estatais são obrigados a executar as decisões judiciais.
Artigo 143
Ser juiz não é compatível com qualquer outra atividade política, estatal ou profissional remunerada, exceto atividades docentes, acadêmicas, científicas ou o destacamento para instituições de justiça nos termos da lei.
Artigo 144
[Removido]
Artigo 145
Os juízes são independentes e sujeitos apenas à Constituição e às leis.
Quando os juízes descobrem que uma lei entra em conflito com a Constituição, eles não a aplicam. Neste caso, suspendem o processo e enviam o processo ao Tribunal Constitucional. As decisões do Tribunal Constitucional são vinculativas para todos os tribunais.
A interferência na atividade dos tribunais ou dos juízes acarreta responsabilidade de acordo com a lei.
Artigo 146
Os tribunais proferirão suas decisões em nome da República.
As decisões judiciais serão, em todas as circunstâncias, anunciadas publicamente.
Artigo 147
O Conselho Superior da Magistratura assegura a independência, a responsabilização e o funcionamento adequado do poder judicial na República da Albânia.
O Conselho Superior da Magistratura será composto por 11 membros, sendo seis eleitos pelos juízes de todos os níveis do poder judicial e cinco membros eleitos pela Assembleia entre juristas não juízes.
Os membros do juiz devem ser selecionados entre juízes de alta integridade moral e proficiência profissional de acordo com um procedimento aberto e transparente que garanta uma representação justa de todos os níveis do judiciário. O membro leigo deve ser selecionado entre juristas altamente qualificados, com experiência profissional não inferior a 15 anos, de elevada integridade moral e profissional. O membro leigo não deve ter exercido cargo político na administração pública ou cargo de liderança em partido político nos últimos 10 anos antes de se candidatar. Outros critérios e o procedimento de seleção e classificação dos candidatos são previstos por lei.
Dois membros leigos serão eleitos entre os advogados, dois do corpo de professores de direito e da Escola de Magistrados e um será da sociedade civil. O Secretário-Geral da Assembleia, mediante convocatória aberta e procedimento transparente, anunciará as vagas nos termos da lei.
O Secretário-Geral da Assembleia, no prazo de 10 dias a contar da apresentação das candidaturas, verifica se os candidatos preenchem os critérios previstos na Constituição e na lei e avalia os critérios profissionais e morais para ser membro do Conselho Superior da Magistratura . Caso os candidatos não preencham os critérios para serem eleitos, o Secretário-Geral da Assembleia elimina os candidatos da lista.
O Secretário-Geral da Assembleia, após a conclusão da verificação, envia imediatamente à comissão parlamentar nos termos do n.º 7 deste artigo a lista dos candidatos que preencham os critérios formais.
A comissão parlamentar responsável pelas questões jurídicas cria uma subcomissão para a avaliação e seleção de candidatos, o mais tardar três dias a contar da apresentação da lista. A subcomissão é composta por cinco membros da Assembleia, três membros nomeados pela maioria parlamentar e dois pela oposição. A subcomissão poderá, com pelo menos quatro votos, incluir um candidato que tenha sido anteriormente retirado da lista pelo Secretário Geral da Assembléia. O subcomitê seleciona os candidatos apoiados por 4 membros. Caso a maioria não possa ser alcançada, o candidato será selecionado por sorteio.
As seleções do subcomitê são consolidadas em uma lista e enviadas ao Presidente da Assembleia. No prazo de dez dias, a Assembleia pode rejeitar toda a lista de candidatos em bloco por maioria de dois terços. Se a lista for rejeitada, o procedimento será repetido pelo subcomitê previsto no parágrafo 7 deste artigo, mas não mais que duas vezes. Se a Assembleia, após o concurso do procedimento pela terceira vez, não tiver aprovado a lista apresentada, consideram-se eleitos os candidatos desta lista. Os procedimentos detalhados serão regulamentados por lei.
O Presidente do Conselho Superior da Magistratura é eleito pelos seus membros de entre os membros leigos, nos termos da lei.
-
Os membros do Conselho Superior da Magistratura exercerão as suas funções a tempo inteiro por um período de cinco anos, sem direito a reeleição imediata. Ao final do mandato, os membros juízes retornam às suas funções anteriores. O mandato dos magistrados do Tribunal Superior, ou dos tribunais especializados, fica suspenso durante o período de exercício da função de membro do Conselho Superior da Magistratura. Os membros leigos que antes da nomeação trabalhavam a tempo inteiro no sector público devem regressar aos cargos de trabalho anteriores ou, se não for possível, a cargos a eles equiparados.
Artigo 147-a
-
O Conselho Superior da Magistratura exercerá as seguintes atribuições:
nomeia, avalia, promove e transfere juízes de todos os níveis;
decide sobre medidas disciplinares para juízes de todos os níveis;
propõe ao Presidente da República candidatos a juízes do Tribunal Superior nos termos da lei;
aprova as regras de deontologia judiciária e fiscaliza a sua observância;
dirige e gere a administração dos tribunais, com excepção da gestão da estrutura informática dos tribunais, que é regulamentada por decisão do Conselho de Ministros;
propõe e administra o seu próprio orçamento e o orçamento dos tribunais;
informa o público e a Assembleia sobre o estado do sistema judicial;
exerce outras competências definidas por lei.
A lei pode prever a criação de subórgãos decisórios do Conselho Superior da Magistratura.
O Ministro da Justiça pode participar, sem direito a voto, nas reuniões do Conselho Superior da Magistratura quando forem discutidas questões de planeamento estratégico e orçamento da magistratura.
Artigo 147-b
-
O mandato do membro do Conselho Superior da Magistratura termina:
atingir a idade da reforma;
término do mandato de 5 anos;
sua renúncia;
demissão de acordo com o disposto no 147-c;
estabelecer as condições de inelegibilidade e incompatibilidade;
constatação de incapacidade para o exercício das funções;
A caducidade do mandato do membro é declarada por decisão do Conselho Superior da Magistratura.
Permanecendo vago o cargo de membro, o órgão que nomeou o membro anterior, nos termos do artigo 147.º, nomeia o novo membro, permanecendo este em funções até ao termo do membro do membro cessante.
O membro mantém-se em funções até à nomeação do sucessor, salvo nos casos previstos nas alíneas c), ç), d) e dh) do n.º 1 deste artigo.
Artigo 147-c
O membro do Conselho Superior da Magistratura responde disciplinarmente nos termos da lei.
-
O membro é destituído por decisão do Tribunal Constitucional se:
comete falta profissional ou ética grave;
for condenado com sentença transitada em julgado pela prática de um crime.
-
O membro é suspenso das suas funções por decisão do Tribunal Constitucional quando:
contra ele for aplicada a medida de segurança pessoal de prisão preventiva ou domiciliar por prática de infração penal; ou
ele ou ela é acusado de um crime grave cometido com dolo.
após a instauração do processo disciplinar nos termos da lei.
Artigo 147ç
Ser membro do Conselho Superior da Magistratura não é compatível com qualquer outra atividade política, estatal ou profissional remunerada, exceto as atividades docentes, acadêmicas e científicas nos termos da lei.
Artigo 147-d
Compete ao Alto Inspetor de Justiça apurar as denúncias contra juízes e procuradores de todos os níveis, membros do Conselho Superior da Magistratura, Conselho Superior do Ministério Público e Procurador-Geral, bem como pela investigação, por iniciativa própria, da falta disciplinar e instauração de processo disciplinar contra eles, nos termos da lei.
O Alto Inspetor de Justiça também será responsável por inspecionar os tribunais e os Ministérios Públicos como instituições.
O Alto Inspetor de Justiça é eleito por maioria de três quintos de todos os membros da Assembleia, por nove anos, sem direito a reeleição, entre juristas altamente qualificados, com experiência profissional não inferior a 15 anos, de elevada integridade moral e profissional. Não deve ter exercido cargo político na administração pública ou cargo de liderança em partido político nos últimos 10 anos antes de se candidatar.
O Alto Inspetor de Justiça é eleito a partir da lista de cinco candidatos selecionados e classificados pelo Conselho de Nomeação de Justiça com base em um procedimento transparente e aberto dos candidatos mais qualificados. Se a Assembleia não atingir a maioria de três quintos para nenhum dos candidatos, no prazo de 30 dias a contar da receção da lista, é automaticamente nomeado o candidato com a classificação mais elevada.
O Inspetor de Justiça Superior terá o status de juiz do Tribunal Superior.
Os procedimentos para a tomada de decisões do Alto Inspetor de Justiça são regulados por lei. Da decisão que imponha sanções aos inspectores cabe recurso para o Tribunal Constitucional.
Artigo 147-dh
-
O mandato do Inspetor de Justiça Superior termina quando:
atingir a idade da reforma;
termina o mandato de 9 anos;
sua renúncia;
demissão nos termos do artigo 147-e da Constituição;
estabelecer as condições de inelegibilidade e incompatibilidade;
constatação da incapacidade para o exercício das funções;
O fim do mandato do Alto Inspetor de Justiça é declarado por decisão da reunião conjunta do Conselho Superior da Magistratura e do Conselho Superior do Ministério Público.
O Alto Inspetor de Justiça mantém-se em funções até à nomeação do novo Inspetor, salvo nos casos previstos no n.º 1, alíneas c, ç), d) e dh).
Findo o mandato e a seu pedido, o Inspetor de Justiça Superior será nomeado no cargo que ocupava antes da nomeação ou em cargos equivalentes.
Artigo 147-e
O Alto Inspetor de Justiça responde disciplinarmente nos termos da lei.
-
O Alto Inspetor de Justiça é destituído por decisão do Tribunal Constitucional se:
comete falta profissional ou ética grave;
for condenado com sentença transitada em julgado pela prática de crime;
Uma comissão parlamentar de investigação deve investigar as alegações de má conduta do Alto Inspetor de Justiça, respeitando o seu direito a um julgamento justo. A comissão parlamentar de inquérito propõe a destituição do Inspector de Justiça Superior nos casos em que este apure as faltas previstas no n.º 2 deste artigo nos termos da lei.
-
O Alto Inspector de Justiça é suspenso das suas funções por decisão do Tribunal Constitucional quando:
contra ele for aplicada a medida de segurança pessoal de prisão preventiva ou domiciliar por prática de infração penal; ou
for acusado de crime grave cometido com dolo;
após a instauração do processo disciplinar nos termos da lei.
Artigo 147º
A função de Inspetor de Justiça Superior não é compatível com qualquer outra atividade política, estatal ou profissional remunerada, exceto as atividades docentes, acadêmicas e científicas de acordo com a lei.
PARTE DEZ. Ministério Público
Artigo 148
O Ministério Público exerce a persecução criminal e representa a acusação em juízo em nome do Estado. O Ministério Público exerce outras funções nos termos da lei.
O Ministério Público é um órgão independente, que assegura a coordenação e o controlo da sua actuação, bem como respeita a independência interna dos procuradores para investigar e julgar, nos termos da lei.
O Ministério Público é organizado e funciona próximo ao sistema judiciário.
Um Ministério Público Especial, independente do Procurador-Geral, e uma unidade de investigação independente, devem investigar e reprimir a corrupção, o crime organizado e os crimes de acordo com o artigo 135.º, n.º 2, da Constituição. A unidade de investigação independente estará subordinada ao Ministério Público.
Artigo 148-a
-
O Procurador-Geral é nomeado por três quintos dos membros da Assembleia entre três candidatos propostos pelo Conselho Superior da Procuradoria, para um mandato não renovável de sete anos.
O Conselho Superior do Ministério Público seleciona e ordena os três candidatos mais qualificados, com base num procedimento aberto e transparente, e encaminha-os à Assembleia, nos termos da lei.
O Procurador-Geral será escolhido de entre juristas altamente qualificados, com pelo menos 15 anos de experiência profissional como juristas, de elevada integridade moral e profissional, graduados na Escola da Magistratura ou licenciados em Direito. Não deve ter exercido cargo político na administração pública ou cargo de liderança em partido político nos últimos 10 anos antes de se candidatar.
Se a Assembleia não puder eleger o Procurador-Geral no prazo de 30 dias a contar da receção das propostas do Conselho Superior do Procurador, é automaticamente nomeado o candidato com a classificação mais elevada.
Findo o mandato e a seu pedido, o Procurador-Geral é nomeado no cargo que ocupava antes da nomeação ou como juiz do Tribunal de Recurso.
Artigo 148-b
O Procurador-Geral exerce os seguintes poderes:
representa acusação no Tribunal Superior e processos perante o Tribunal Constitucional, salvo se representado por procuradores do Ministério Público Especial;
emite apenas orientações gerais escritas aos promotores, com exceção dos promotores do Ministério Público Especial;
administra a administração do Ministério Público, com exceção da administração do Ministério Público Especial. A constituição e gestão da estrutura informática é regulamentada por decisão do Conselho de Ministros;
propõe e administra o orçamento do Ministério Público com exceção do orçamento do Ministério Público Especial;
relatórios à Assembleia sobre a situação da criminalidade;
exerce outras competências definidas por lei.
Artigo 148-c
-
O mandato do Procurador-Geral termina quando:
atinge a idade da reforma;
término do mandato de 7 anos;
sua renúncia;
demissão de acordo com o procedimento previsto no artigo 149-c;
estabelecer as condições de inelegibilidade e incompatibilidade;
constatação da incapacidade para o exercício das funções;
A cessação do mandato do Procurador-Geral é declarada por decisão do Conselho Superior da Procuradoria.
Artigo 148ç
Os promotores são cidadãos albaneses nomeados pelo Conselho Superior do Ministério Público depois de terminar a Escola de Magistrados e após uma avaliação de seus bens e seus antecedentes de acordo com a lei.
Outros critérios para a seleção e nomeação de promotores são regulamentados por lei.
Artigo 148-d
O Ministério Público responde disciplinarmente nos termos da lei.
-
O procurador é exonerado por decisão do Conselho Superior do Ministério Público quando:
cometer faltas profissionais ou éticas graves que desacreditem a figura e a posição do procurador no exercício das suas funções; ou
for condenado com sentença transitada em julgado pela prática de um crime.
Da decisão de indeferimento cabe recurso para o Tribunal Constitucional.
-
O procurador é suspenso das suas funções por decisão do Conselho Superior do Ministério Público quando:
contra ele for aplicada a medida de segurança pessoal de prisão preventiva ou domiciliar por prática de infração penal; ou
for acusado de crime grave cometido com dolo;
após a instauração do processo disciplinar nos termos da lei.
Artigo 148-dh
O Ministério Público Especial exerce a persecução penal e representa a acusação nos tribunais especializados nos termos do artigo 135.º, n.º 2, da Constituição, bem como no Tribunal Superior.
O Conselho Superior do Ministério Público designará pelo menos 10 procuradores para o Ministério Público Especial para um mandato de 9 anos, sem direito a recondução. Outros critérios para a seleção dos procuradores, bem como o procedimento transparente e aberto, são regulamentados por lei.
O Procurador Especial Chefe é eleito por maioria do Conselho Superior do Ministério Público entre os Procuradores Especiais para um mandato de três anos, sem direito a recondução, nos termos da lei.
O procurador especial só pode ser destituído do cargo antes do termo do seu mandato em caso de falta grave ou de cometimento de crime com maioria de 2/3 do Conselho Superior do Ministério Público.
Os candidatos a promotores especiais, funcionários do Ministério Público Especial e unidade de investigação independente, bem como seus familiares próximos, antes de sua nomeação, devem ser aprovados na revisão de seus bens e antecedentes e consentir em revisões periódicas de seus contas financeiras e telecomunicações pessoais, nos termos da lei.
Artigo 149
O Conselho Superior do Ministério Público garantirá a independência, responsabilização, disciplina, estatuto e carreira dos Procuradores da República da Albânia.
O Conselho Superior do Ministério Público é composto por 11 membros, sendo seis eleitos pelos procuradores de todos os níveis do Ministério Público e cinco membros eleitos pela Assembleia entre juristas não procuradores.
Os membros do Ministério Público serão seleccionados de procuradores de elevada integridade moral e profissional, de acordo com um procedimento aberto e transparente que garanta uma representação justa de todos os níveis do sistema do Ministério Público. O membro leigo deve ser selecionado entre juristas altamente qualificados, com experiência profissional não inferior a 15 anos, de elevada integridade moral e profissional. O membro leigo não deve ter exercido cargo político na administração pública ou cargo de liderança em partido político nos últimos 10 anos antes de se candidatar. Outros critérios e o procedimento de seleção e classificação dos candidatos são previstos por lei.
Dois membros leigos serão eleitos entre os advogados, dois do corpo de professores de direito e da Escola de Magistrados e um será da sociedade civil. O Secretário-Geral da Assembleia, mediante convocatória aberta e procedimento transparente, anunciará as vagas nos termos da lei.
O Secretário-Geral da Assembleia, no prazo de 10 dias a contar da apresentação das candidaturas, verifica se os candidatos preenchem os critérios previstos na Constituição e na lei e avalia os critérios profissionais e morais para ser membro do Conselho Superior do Ministério Público . Caso os candidatos não preencham os critérios para serem eleitos, o Secretário-Geral da Assembleia elimina os candidatos da lista.
O Secretário-Geral da Assembleia, após a conclusão da verificação, envia imediatamente à comissão parlamentar nos termos do n.º 7 deste artigo a lista dos candidatos que preencham os critérios formais.
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A comissão parlamentar responsável pelas questões jurídicas cria uma subcomissão para a avaliação e seleção de candidatos, o mais tardar três dias a contar da apresentação da lista. A subcomissão é composta por cinco membros da Assembleia, três membros nomeados pela maioria parlamentar e dois pela oposição. A subcomissão poderá, com pelo menos quatro votos, incluir um candidato que tenha sido anteriormente retirado da lista pelo Secretário Geral da Assembléia. O subcomitê seleciona os candidatos apoiados por 4 membros. Caso a maioria não possa ser alcançada, o candidato será selecionado por sorteio.
As seleções do subcomitê são consolidadas em uma lista e enviadas ao Presidente da Assembleia. No prazo de dez dias, a Assembleia pode rejeitar toda a lista de candidatos em bloco por maioria de dois terços. Se a lista for rejeitada, o procedimento será repetido pelo subcomitê previsto no parágrafo 7 deste artigo, não mais que duas vezes. Se a Assembleia, após o concurso do procedimento pela terceira vez, não tiver aprovado a lista apresentada, consideram-se eleitos os candidatos desta lista. Os procedimentos detalhados serão regulamentados por lei.
O Presidente do Conselho Superior do Ministério Público é eleito pelos seus membros de entre os membros leigos, nos termos da lei.
Os membros do Conselho Superior do Ministério Público exercem as suas funções a tempo inteiro por um período de cinco anos, sem direito a recondução imediata. Ao final do mandato, os membros do Ministério Público retornam aos seus cargos anteriores. O mandato do procurador especial fica suspenso durante o período de exercício das funções de membro do Conselho Superior do Ministério Público. Os membros leigos que antes da nomeação trabalhavam a tempo inteiro no sector público devem regressar aos cargos de trabalho anteriores ou, se não for possível, a cargos a eles equiparados.
Artigo 149-a
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O Conselho Superior do Ministério Público exercerá as seguintes competências:
nomeia, avalia, promove e transfere todos os procuradores de todos os níveis;
decide sobre medidas disciplinares contra todos os promotores de todos os níveis;
propõe à Assembleia candidatos a Procurador-Geral nos termos da lei;
adota regras deontológicas para os procuradores e fiscaliza o seu cumprimento;
propõe e administra seu próprio orçamento;
informa o público e a Assembleia sobre o estado do Ministério Público; e
exerce outras responsabilidades reguladas por lei.
A lei deve prever a criação de subórgãos decisórios do Conselho Superior do Ministério Público.
Artigo 149-b
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O mandato do membro do Conselho Superior do Ministério Público termina:
atingir a idade da reforma;
término do mandato de 5 anos;
sua renúncia;
demissão nos termos do artigo 149-c;
estabelecer as condições de inelegibilidade e incompatibilidade;
constatação da incapacidade para o exercício das funções;
A caducidade do mandato do membro é declarada por decisão do Conselho Superior do Ministério Público.
Permanecendo vago o cargo de membro, o órgão que nomeou o membro anterior, nos termos do artigo 149.º, nomeia o novo membro, permanecendo este em funções até ao termo do mandato do membro cessante.
O membro mantém-se em funções até à nomeação do sucessor, salvo nos casos previstos nas alíneas c), ç), d) e dh) do n.º 1 deste artigo.
Artigo 149-c
O Procurador-Geral e o membro do Conselho Superior do Ministério Público respondem disciplinarmente nos termos da lei.
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O Procurador-Geral e o membro são exonerados por decisão do Tribunal Constitucional se:
comete falta profissional ou ética grave;
for condenado com sentença transitada em julgado pela prática de um crime.
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O Procurador-Geral da República e membro fica suspenso das suas funções por decisão do Tribunal Constitucional quando:
contra ele for aplicada a medida de segurança pessoal de prisão preventiva ou domiciliar por prática de infração penal; ou
ele ou ela é acusado de um crime grave cometido com dolo.
após a instauração do processo disciplinar nos termos da lei.
Artigo 149ç
Ser Procurador-Geral da República, procurador ou membro do Conselho Superior do Ministério Público não é compatível com qualquer outra atividade política, estatal ou profissional remunerada, exceto as atividades docentes, académicas e científicas nos termos da lei.
Artigo 149-d
Compete ao Conselho de Nomeações de Justiça verificar o cumprimento dos requisitos legais e avaliar os critérios profissionais e morais dos candidatos ao cargo de Inspector Superior de Justiça, bem como dos membros do Tribunal Constitucional. O Conselho de Nomeações de Justiça examina e classifica os candidatos de acordo com seus méritos profissionais. A classificação não é vinculativa, exceto quando a Assembleia não faz uma nomeação.
O Conselho de Nomeações de Justiça reúne-se sempre que necessário.
O Conselho de Nomeações de Justiça será composto por nove membros escolhidos por sorteio entre os juízes e procuradores que não estejam sob medidas disciplinares, que terão mandato de um ano a partir de 1º de janeiro de cada ano. Entre 1 e 5 de dezembro de cada ano, o Presidente sorteia dois juízes do Tribunal Constitucional, um juiz do Tribunal Superior, um procurador do Gabinete do Procurador-Geral, dois juízes e dois procuradores dos Tribunais de Recurso e um juiz dos Tribunais Administrativos. Se o Presidente não fizer essa seleção até 5 de dezembro, o Presidente da Assembleia fará a seleção por sorteio antes de 10 de dezembro do ano. O Ouvidor atuará como observador da seleção por sorteio do Conselho de Nomeação de Justiça, bem como de suas reuniões e funcionamento.
O membro do Tribunal Superior é o Presidente do Conselho de Nomeações de Justiça. O Tribunal Superior cria condições de trabalho para o funcionamento do Conselho de Nomeações de Justiça.
Os demais critérios de qualificação da escala de qualificação dos candidatos participantes do lote e a organização e funcionamento do Conselho de Nomeação da Justiça são regulamentados por lei.
PARTE ONZE. REFERENDO
Artigo 150
O povo, através de 50 mil cidadãos, que gozam do direito de voto, tem direito a um referendo para revogação de uma lei, bem como a solicitar ao Presidente da República a realização de um referendo sobre questões de especial importância.
A Assembleia, sob proposta de pelo menos um quinto dos deputados ou do Conselho de Ministros, pode decidir que uma questão ou projecto de lei de especial importância seja submetido a referendo.
Os princípios e procedimentos para a realização de um referendo, bem como a sua validade, estão previstos em lei.
Artigo 151
Uma lei aprovada por referendo é promulgada pelo Presidente da República.
Questões relacionadas com a integridade territorial da República da Albânia, limitações dos direitos humanos e liberdades fundamentais, orçamento, impostos, obrigações financeiras do Estado, declaração e revogação do estado de emergência, declaração de guerra e paz, bem como anistia, não pode ser votado em referendo.
Um referendo sobre a mesma questão não pode ser repetido antes de decorridos 3 anos desde a sua realização.
Artigo 152
O Tribunal Constitucional analisa preliminarmente a constitucionalidade das questões submetidas a referendo nos termos do artigo 150.º, n.ºs 1 e 2, do artigo 151.º, n.ºs 2 e 3, bem como do artigo 177.º, n.ºs 4 e 5, no prazo de 60 dias.
A importância das questões especiais, previstas nos n.ºs 1 e 2 do artigo 150.º, não está sujeita a julgamento no Tribunal Constitucional.
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A data do referendo é fixada pelo Presidente da República no prazo de 45 dias após a promulgação da decisão favorável do Tribunal Constitucional ou após o termo do prazo em que o Tribunal Constitucional deveria ter-se manifestado.
Artigo 153
[Revogado]
Artigo 154
[Revogado]
PARTE TREZE. FINANÇAS PUBLICAS
Artigo 155
Impostos, taxas e outras obrigações financeiras, nacionais e locais, reduções ou isenções de determinadas categorias de contribuintes, bem como a forma de sua cobrança são especificadas por lei. Nesses casos, a lei não pode ter efeito retroativo.
Artigo 156
O Estado pode tomar e garantir empréstimos e créditos financeiros quando autorizado por lei.
Artigo 157
O sistema orçamental é composto pelo orçamento do Estado e pelos orçamentos locais.
O orçamento do Estado é criado pelas receitas arrecadadas de impostos, taxas e outras obrigações financeiras, bem como de outras receitas legítimas. Inclui todas as despesas do Estado.
Os órgãos locais definem e arrecadam impostos e outras obrigações previstas em lei.
Órgãos estaduais e locais são obrigados a tornar públicas suas receitas e despesas.
Artigo 158
O Primeiro-Ministro, em nome do Conselho de Ministros, apresenta à Assembleia o projecto de lei do orçamento durante a sessão de Outono, que não pode ser encerrado sem aprovação.
Se a proposta de lei não for aprovada até ao início do exercício seguinte, o Conselho de Ministros executa mensalmente um duodécimo do orçamento do ano anterior, até à aprovação do novo orçamento.
A Assembleia aprova o novo orçamento no prazo de três meses a contar do último dia do exercício anterior, salvo quando tenham sido decididas medidas extraordinárias.
O Conselho de Ministros é obrigado a apresentar à Assembleia um relatório sobre a execução do orçamento e sobre a dívida do Estado do ano anterior.
A Assembleia toma uma decisão final após ter ouvido também o relatório da Alta Auditoria do Estado.
Artigo 159
Os princípios e procedimentos para a elaboração do projeto de orçamento, bem como para a sua execução, são definidos por lei.
Artigo 160
Durante o exercício financeiro, a Assembleia pode fazer alterações no orçamento.
As alterações no orçamento são feitas com base em procedimentos definidos para a sua elaboração e aprovação.
As despesas previstas em outras leis não podem ser reduzidas enquanto essas leis estiverem em vigor.
Artigo 161
O Banco Central do Estado é o Banco da Albânia. Tem o direito exclusivo de emitir e circular a moeda albanesa, implementar de forma independente a política monetária e manter e administrar as reservas cambiais da República da Albânia.
O Banco da Albânia é dirigido por um conselho, que é presidido pelo Governador. O Governador é eleito pela Assembleia por 7 anos, sob proposta do Presidente da República, com direito a reeleição.
PARTE QUATORZE. A ALTA AUDITORIA DE ESTADO
Artigo 162
A Alta Auditoria do Estado é a instituição máxima de controle econômico-financeiro. Está sujeito apenas à Constituição e às leis.
O Chefe da Alta Auditoria do Estado é nomeado e exonerado pela Assembleia sob proposta do Presidente da República. Permanece no cargo por 7 anos, com direito a reeleição.
Artigo 163
A Alta Auditoria do Estado supervisiona:
a atividade econômica das instituições estatais e outras pessoas jurídicas estatais;
a utilização e preservação dos fundos estatais pelos órgãos do governo central e local;
a atividade econômica de pessoas jurídicas, em que o Estado detenha mais da metade das quotas ou ações, ou quando suas dívidas, créditos e obrigações sejam garantidos pelo Estado.
Artigo 164
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A Alta Auditoria do Estado apresenta à Assembleia:
um relatório sobre a execução do orçamento do Estado;
o seu parecer sobre o relatório do Conselho de Ministros sobre as despesas do exercício anterior antes de ser aprovado pela Assembleia;
informações sobre os resultados das auditorias sempre que solicitado pela Assembleia.
A Alta Auditoria do Estado apresenta à Assembleia um relatório anual sobre suas atividades.
Artigo 165
O Chefe da Alta Auditoria do Estado pode ser convidado a participar e falar nas reuniões do Conselho de Ministros quando forem analisadas questões relacionadas com as suas funções.
O Chefe da Alta Auditoria do Estado tem a imunidade de um membro do Tribunal Superior.
PARTE QUINZE. FORÇAS ARMADAS
Artigo 166
Os cidadãos albaneses têm o dever de participar na defesa da República da Albânia, conforme previsto na lei.
O cidadão, que por motivos de consciência se recusar a servir com armas nas forças armadas, fica obrigado a prestar serviço alternativo, nos termos da lei.
Artigo 167
Os militares da ativa não podem ser escolhidos ou nomeados para outras funções do Estado nem participar de atividade partidária ou política.
Os membros das forças armadas ou as pessoas que prestem serviço alternativo gozam de todos os direitos e liberdades constitucionais, salvo nos casos em que a lei disponha em contrário.
Artigo 168
As Forças Armadas da República da Albânia são compostas pelo exército, marinha e força aérea.
O Presidente da República é o Comandante Geral das Forças Armadas.
O Conselho de Segurança Nacional é um órgão consultivo do Presidente da República.
Artigo 169
O Presidente da República em tempo de paz exerce o comando das Forças Armadas através do Primeiro-Ministro e do Ministro da Defesa.
O Presidente da República em tempo de guerra nomeia e exonera o Comandante das Forças Armadas por proposta do Primeiro-Ministro.
O Presidente da República, sob proposta do Primeiro-Ministro, nomeia e exonera o Chefe do Estado-Maior, e sob proposta do Ministro da Defesa nomeia e exonera os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.
As competências do Presidente da República, como Comandante Geral das Forças Armadas, e as do Comandante das Forças Armadas, a sua subordinação aos órgãos constitucionais, são definidas por lei.
PARTE DEZESSEIS. MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS
Artigo 170
Medidas extraordinárias podem ser tomadas devido a um estado de guerra, estado de emergência ou desastre natural e duram enquanto esses estados continuarem.
Os princípios da atividade dos órgãos públicos, bem como a extensão das limitações aos direitos e liberdades humanos durante o período de existência de situações que exijam medidas extraordinárias, são definidos por lei.
A lei deve definir os princípios, as áreas e a forma de reparação dos prejuízos causados pela limitação dos direitos e liberdades humanos durante o período em que forem tomadas medidas extraordinárias.
Os actos praticados na sequência de medidas extraordinárias devem ser proporcionais ao nível de risco e devem visar o restabelecimento das condições de normal funcionamento do Estado, o mais rapidamente possível.
Nas situações que exijam a tomada de medidas extraordinárias, nenhum destes actos pode ser alterado: a Constituição, as leis sobre a eleição da Assembleia e dos órgãos da administração local, bem como as leis sobre medidas extraordinárias.
Durante o período de implementação das medidas extraordinárias, não podem ser realizadas eleições para órgãos do governo local, não pode haver referendo e não pode ser eleito um novo Presidente da República. As eleições para os órgãos do governo local só podem ser realizadas nos locais onde as medidas extraordinárias não são implementadas.
Artigo 171
Em caso de agressão armada contra a República da Albânia, o Presidente da República, a pedido do Conselho de Ministros, declara o estado de guerra.
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Em caso de ameaça externa, ou quando uma obrigação de defesa comum decorre de acordo internacional, a Assembleia, sob proposta do Presidente da República, declara o estado de guerra e decide sobre o estado de mobilização ou desmobilização geral ou parcial.
Artigo 172
No caso do n.º 1 do artigo 171.º, o Presidente da República apresenta à Assembleia o decreto de estabelecimento do estado de guerra no prazo de 48 horas a contar da sua assinatura, especificando os direitos a limitar.
A Assembleia revê imediatamente e decide com a maioria de todos os seus membros, mediante decreto do Presidente.
Artigo 173
Em caso de perigo para a ordem constitucional e para a segurança pública, a Assembleia, a pedido do Conselho de Ministros, pode decidir pelo estado de emergência numa parte ou em todo o território do Estado, que perdure enquanto tal perigo continua, mas não mais de 60 dias.
Com a instauração do estado de emergência, a intervenção das forças armadas é feita por decisão da Assembleia e apenas quando as forças policiais não conseguem restabelecer a ordem.
A prorrogação do prazo do estado de emergência só pode ser feita com o consentimento da Assembleia, por cada 30 dias, por um período não superior a 90 dias.
Artigo 174
Para prevenir ou evitar as consequências de catástrofes naturais ou acidentes tecnológicos, o Conselho de Ministros pode decidir sobre o estado de calamidade natural por um período não superior a 30 dias, numa parte ou em todo o território do Estado.
A extensão do estado de calamidade natural só pode ser feita com o consentimento da Assembleia.
Artigo 175
Durante o estado de guerra ou estado de emergência os direitos e liberdades previstos nos artigos: 15; 18; 19; 20; 21; 24; 25; 29; 30; 31; 32; 34; 39, parágrafo 1; 41, parágrafos 1, 2, 3 e 5; 42; 43; 48; 54; 55 não pode ser limitado.
Durante o estado de calamidade natural os direitos e liberdades previstos nos artigos: 37; 38; 41, parágrafo 4; 49; 51 pode ser limitado.
Os atos de declaração do estado de guerra, emergência ou calamidade natural devem especificar os direitos e liberdades que são limitados de acordo com os parágrafos 1 e 2 deste artigo.
Artigo 176
Quando a Assembleia não puder ser convocada durante o estado de guerra, o Presidente da República, sob proposta do Conselho de Ministros, tem o direito de expedir actos com força de lei, os quais devem ser aprovados pela Assembleia em seu primeiro encontro.
PARTE DEZESSETE. REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO
Artigo 177
A iniciativa de revisão da Constituição pode ser empreendida por pelo menos um quinto dos membros da Assembleia.
Nenhuma revisão da Constituição pode ser feita durante o tempo em que as medidas extraordinárias são tomadas.
A proposta de lei é aprovada por pelo menos dois terços de todos os membros da Assembleia.
A Assembleia pode decidir, com dois terços de todos os seus membros, que o projeto de emenda constitucional seja votado em referendo. A proposta de lei para a revisão da Constituição entra em vigor após ratificação por referendo, que ocorre o mais tardar 60 dias após a sua aprovação na Assembleia.
A emenda constitucional aprovada é submetida a referendo quando é requerido por um quinto dos membros da Assembleia.
O Presidente da República não tem o direito de devolver para revisão a lei aprovada pela Assembleia para revisão da Constituição.
A lei aprovada por referendo é declarada pelo Presidente da República e entra em vigor na data prevista na presente lei.
A revisão da Constituição para a mesma questão não pode ser feita antes de um ano a contar da data da rejeição do projecto de lei pela Assembleia e 3 anos a partir da data da sua rejeição pelo referendo.
PARTE DEZOITO. DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E ÚLTIMAS
Artigo 178
As leis e demais atos normativos aprovados antes da entrada em vigor desta Constituição serão aplicados desde que não tenham sido revogados.
O Conselho de Ministros apresenta à Assembleia os projectos de lei necessários à implementação desta Constituição.
Artigo 179
Os membros do Tribunal Constitucional continuam a exercer a sua actividade como membros do Tribunal Constitucional, nos termos do mandato anterior.
A primeira vaga de novos membros para o Tribunal Constitucional é nomeada pelo Presidente da República, a segunda pela Assembleia e a terceira pelo Tribunal Superior. Esta será a ordem para todas as nomeações futuras após a entrada em vigor desta lei.
Visando a renovação regular do Tribunal Constitucional, o novo juiz que sucede ao juiz cujo mandato termina em 2017 mantém-se em funções até 2025 e o novo juiz que sucede ao juiz cujo mandato termina em 2020 mantém-se em funções até 2028. Os demais juízes do Tribunal Constitucional são nomeados durante todo o mandato nos termos da lei.
Os membros do Tribunal Superior continuarão suas atividades de acordo com o mandato anterior. Os novos membros que venham a substituir os membros cujo mandato expirar serão nomeados nos termos desta lei.
O Conselho Superior da Magistratura deve ser constituído pelo menos no prazo de 8 meses a contar da entrada em vigor da presente lei. Três membros juízes e dois membros leigos do Conselho Superior da Magistratura serão nomeados inicialmente para um mandato de 3 anos, com vista à renovação parcial deste órgão. Os membros do Conselho Superior de Justiça cessam o seu mandato após a constituição do Conselho Superior da Magistratura, mas o mais tardar após a eleição de todos os membros do Conselho Superior da Magistratura, nos termos da lei. Para a primeira nomeação dos membros leigos do Conselho Superior da Magistratura após a entrada em vigor da presente lei, a verificação dos candidatos nos termos do artigo 147.º da Constituição será efectuada pelo Secretário-Geral da Assembleia e Operação de Acompanhamento Internacional.
O Conselho Superior do Ministério Público é constituído no prazo mínimo de 8 meses a contar da entrada em vigor da presente lei. Três membros do Ministério Público e dois membros leigos do Conselho Superior do Ministério Público serão nomeados inicialmente para um mandato de 3 anos, com vista à renovação parcial deste órgão. Para a primeira nomeação dos membros leigos do Conselho Superior do Ministério Público após a entrada em vigor da presente lei, a verificação dos candidatos prevista no artigo 147.º da Constituição será efectuada pelo Secretário-Geral da Assembleia e pela Operação Internacional de Acompanhamento.
Durante o seu mandato de 9 anos, os juízes da Câmara de Recurso estabelecida no artigo 179-b terão jurisdição disciplinar sobre todos os juízes do Tribunal Constitucional, os membros do Conselho Superior da Magistratura, do Conselho Superior da Procuradoria, do Procurador-Geral e do Inspetor de Justiça. A Câmara de Recurso também é competente para os recursos das decisões do Conselho Superior da Magistratura, do Conselho Superior do Ministério Público e do Alto Inspetor de Justiça, impondo sanções disciplinares, respetivamente, a juízes, procuradores e outros inspetores.
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O Tribunal para Crimes Graves e Tribunal de Recursos para Crimes Graves assume a designação, função e competência do tribunal de primeira instância e tribunal de apelação no prazo de 2 meses a contar da constituição do Conselho Superior da Magistratura, nos termos da lei. A transferência de casos será feita de acordo com a lei. Os juízes existentes desses tribunais serão transferidos para outros tribunais, se eles ou seus familiares próximos se recusarem a concordar com as revisões periódicas de suas contas financeiras e de telecomunicações pessoais. O Ministério Público Especial deve ser constituído e os procuradores nomeados no prazo de 2 meses a contar da constituição do Conselho Superior do Ministério Público, nos termos da lei. Com a criação deste gabinete, o Ministério Público de Crimes Graves deixará de existir. A transferência de investigações e casos será feita de acordo com a lei.
O Alto Inspetor de Justiça será nomeado no prazo de 6 meses após a entrada em vigor desta lei. O período de transição e o modo de funcionamento das inspecções existentes são regulados por lei.
Os magistrados e procuradores que não tenham concluído a Escola de Magistratura mantêm-se em funções e estão sujeitos à avaliação transitória de habilitação nos termos do artigo 179.º-b e do Anexo.
No prazo de 5 dias a contar da entrada em vigor da presente lei, o Presidente da República procede à eleição nos termos do n.º 3 do artigo 149.º-d da Constituição. Se o Presidente não escolher no prazo de 5 dias a contar da entrada em vigor desta lei, o Presidente do Parlamento fará a escolha por sorteio no prazo de 10 dias a contar da entrada em vigor. Os selecionados servirão no Conselho de Indicação de Justiça até 31 de dezembro do ano em que esta lei entrar em vigor. O Ouvidor atuará como observador da seleção por sorteio do Conselho de Nomeação de Justiça, bem como de suas reuniões e funcionamento. Os membros do Conselho de Nomeação de Justiça estarão sujeitos à Avaliação Transitória de Qualificação de Juízes e Procuradores nos termos do artigo 179-b, com a maior brevidade possível.
O Presidente da República permanecerá como Presidente do Conselho Superior de Justiça até à instalação do Conselho Superior da Magistratura até 8 meses após a entrada em vigor da presente lei. O Presidente terá então o direito de nomear juízes do Tribunal Superior sob proposta do Conselho Superior da Magistratura, de acordo com o artigo 136 desta lei. O Presidente da República tem o direito de nomear um juiz para preencher uma das vagas em curso do Tribunal Constitucional nos termos do n.º 2 deste artigo, seguido da Assembleia que preencher a outra vaga nos termos do artigo 125.º da presente lei.
Até que seja realizada uma eleição nacional após a entrada em vigor desta lei, mas o mais tardar em 1º de setembro de 2017, a eleição do Alto Inspetor de Justiça e do Procurador-Geral será aprovada por 2/3 dos membros da Assembleia, após cujas eleições serão feitas por 3/5 dos membros da Assembleia.
Artigo 179-a
O mandato dos funcionários eleitos ou nomeados nos órgãos constitucionais e nos órgãos estabelecidos por lei, que tenha sido obtido antes da entrada em vigor da presente lei, cessa ou torna-se nulo, se se verificar que a pessoa eleita ou nomeada se enquadra na fileiras dos súditos isentos do direito de serem eleitos, nos termos dos artigos 6.º-1 e 45.º, n.º 3, da Constituição.
No prazo de 30 dias a contar da entrada em vigor da presente lei, a Assembleia aprova a lei que estabelece as condições e regras para garantir a integridade dos órgãos eleitos, nomeados ou em exercício de funções públicas, nos termos do n.º 2 do artigo 81.º a Constituição.
Artigo 179-b
A fim de restabelecer a função adequada do Estado de direito e a verdadeira independência do sistema judicial, bem como a confiança do público nessas instituições, é estabelecido um sistema de reavaliação.
A reavaliação deve ser realizada com base nos princípios do julgamento justo e no respeito dos direitos fundamentais do avaliado.
Todos os juízes, incluindo os juízes do Tribunal Constitucional e do Tribunal Superior, todos os procuradores, incluindo o Procurador-Geral, o Inspetor-Chefe e os demais inspetores do Conselho Superior de Justiça serão reavaliados ex officio.
Todos os assessores jurídicos do Tribunal Constitucional e do Tribunal Superior, assistentes jurídicos dos tribunais administrativos, assistentes jurídicos do Ministério Público serão reavaliados de ofício. Ex-juízes ou procuradores e ex-assessores jurídicos do Tribunal Constitucional e do Tribunal Superior com pelo menos três anos de experiência de trabalho nesta função podem submeter-se a seu pedido ao processo de reavaliação, desde que preencham os critérios regulados por lei.
A reavaliação será conduzida por uma Comissão Independente de Qualificação (Comissão). Da sua decisão cabe recurso pelo autuado ou pelo Comissário Público. Os recursos serão apreciados pela Câmara Especializada de Qualificação (Câmara de Recurso) que funcionará no Tribunal Constitucional. Durante o período de transição de 9 anos, o Tribunal Constitucional é composto por duas câmaras.
A Comissão e a Câmara de Apelação devem funcionar e decidir de forma independente e imparcial.
A decisão de destituição no processo de reavaliação constitui fundamento para a cessação imediata do exercício de funções, para além dos fundamentos previstos na Constituição. Os juízes e procuradores, incluindo juízes ou procuradores destacados ou antigos, que sejam aprovados na reavaliação, permanecerão ou serão nomeados juízes e procuradores. Todos os outros avaliadores aprovados na reavaliação serão nomeados juízes ou procuradores nas condições reguladas por lei.
O mandato da Comissão e do Comissário Público expira após cinco anos de operação. A Câmara de Apelação deixará de existir após nove anos de funcionamento. Após a dissolução da Comissão, os casos pendentes serão conduzidos pelo Conselho Superior da Magistratura de acordo com a lei. Os processos pendentes dos procuradores serão conduzidos pelo Conselho Superior do Ministério Público nos termos da lei. Após a dissolução do Conselheiro Público, suas competências passam a ser exercidas pelo Procurador-Geral Especial do Ministério Público. Os juízes da Câmara de Recurso servirão até ao final do seu mandato de 9 anos. Quaisquer recursos serão julgados pelo Tribunal Constitucional.
A Assembleia votará pela revogação do Anexo após a última decisão de reavaliação se tornar definitiva na sequência de um relatório do Presidente da Câmara de Recurso enviado à Assembleia ou no final do mandato da Câmara de Recurso.
Disposições adicionais são estabelecidas no Anexo "Avaliação de Qualificações Transitória". Os detalhes serão regulamentados por lei.
Artigo 180
Os acordos internacionais ratificados pela República da Albânia antes da entrada em vigor desta Constituição são considerados ratificados de acordo com esta Constituição.
O Conselho de Ministros apresenta ao Tribunal Constitucional os acordos internacionais que contenham disposições contrárias à Constituição.
Artigo 181
A Assembleia, no prazo de dois a três anos a contar da data de entrada em vigor desta Constituição, emite leis para a resolução justa de diferentes questões relacionadas com expropriações e confiscos realizados antes da aprovação desta Constituição, guiada pelos critérios do artigo 41.º.
As leis e demais atos normativos, adotados antes da data de entrada em vigor desta Constituição, que digam respeito às expropriações e confiscos, serão aplicados quando não contrariem esta Constituição.
Artigo 182
Lei nº 7.491, de 29.4. 1991, "Sobre as Principais Disposições Constitucionais", bem como as demais leis constitucionais, são revogadas no dia em que esta Constituição entrar em vigor.
Artigo 183
Esta Constituição entra em vigor com a sua promulgação pelo Presidente da República.
Aprovado por referendo em 22.11.1998
Promulgado pelo Decreto nº 2260, de 28/11/1998, do Presidente da República da Albânia, Rexhep Meidani.
ANEXO. AVALIAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO TRANSITÓRIA
Artigo A. Limitação dos direitos constitucionais
Na medida do necessário para proceder à reavaliação do âmbito de aplicação de alguns artigos desta Constituição, nomeadamente disposições relativas à privacidade, incluir os artigos 36.º e 37.º, disposições relativas ao ónus da prova e outras disposições, incluindo os artigos 128.º, 131.º , alínea f, 135, 138, 140, 145, n.º 1, 147-a, n.º 1, alínea b), 149-a, n.º 1, alínea b), são parcialmente limitadas nos termos do artigo 17.º da Constituição.
As pessoas que tenham sido aprovadas na reavaliação prevista neste Anexo, estão sujeitas ao regime de responsabilização permanente regulado pelas normas ordinárias contidas na Constituição e nas Leis pertinentes.
Artigo B. Operação de Monitoramento Internacional
Uma Operação Internacional de Monitoramento deve apoiar o processo de reavaliação monitorando e supervisionando todo o processo de reavaliação. Incluirá, parceiros, no âmbito do processo de integração europeia e cooperação euro-atlântica e será dirigido pela Comissão Europeia.
A Operação Internacional de Monitoramento desempenhará suas funções no âmbito dos acordos internacionais em vigor. A Operação de Monitoramento Internacional nomeará Observadores Internacionais após notificação ao Conselho de Ministros. Os Observadores Internacionais devem ser membros com pelo menos 15 anos de experiência como juízes ou procuradores no sistema judiciário nos seus próprios países. O mandato de observador internacional só poderá ser revogado por falta grave, pela Operação Internacional de Monitoramento.
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Os Observadores Internacionais terão os seguintes deveres e autoridade:
Podem emitir recomendações à Assembleia sobre a qualificação e selecção dos candidatos aos cargos de membros da Comissão (Comissário), Câmara de Recurso (Juiz) e Comissários Públicos, de acordo com as regras previstas na lei;
Eles têm o direito de apresentar conclusões e pareceres à Comissão e à Câmara de Apelação e, em particular, podem contribuir para a avaliação de antecedentes regulamentada no Artigo DH. Nessas constatações, os Observadores Internacionais podem solicitar que a Comissão ou a Câmara de Apelação obtenham provas ou apresentem provas obtidas de órgãos estatais, entidades estrangeiras ou pessoas privadas, de acordo com a lei.
eles têm o direito de apresentar uma recomendação por escrito aos Comissários Públicos para apresentar um recurso. Se este decidir não seguir esta recomendação, o Comissário Público é obrigado a emitir uma justificativa por escrito.
eles têm acesso imediato a todas as informações, pessoas e documentos necessários para acompanhar a reavaliação em todos os níveis e em todas as etapas.
Artigo C. Disposições gerais para a Comissão e Câmara de Apelação
A Comissão será composta por quatro painéis permanentes de primeira instância com três membros cada.
Dois Comissários Públicos devem representar o interesse público e podem recorrer da decisão da Comissão.
A Comissão e a Câmara de Apelação devem operar com responsabilidade, integridade e transparência e com o objetivo de promover um sistema de justiça independente e competente, livre de corrupção. Durante o seu mandato, os membros da Comissão e o Comissário Público terão o estatuto de juiz do Tribunal Superior. Os juízes nomeados para a Câmara de Recurso não estão sujeitos a limite de idade e têm a qualidade de juízes do Tribunal Constitucional, salvo disposição legal em contrário.
Todos os membros da Comissão e Juízes da Câmara de Recurso, os Comissários Públicos e os funcionários destas instituições nos termos da lei, devem consentir na divulgação anual dos seus bens, acompanhamento constante das suas contas financeiras e renúncia à privacidade da sua comunicação relacionadas ao seu trabalho. Todas as declarações de bens serão tornadas públicas.
Todos os membros da Comissão e os juízes da Câmara de Apelação devem ter um diploma universitário em Direito e pelo menos quinze anos de experiência como juiz, procurador, professor de direito, advogado, notário, altos funcionários da administração pública ou outros profissão relacionada com o sector da justiça. Os candidatos a membros da Comissão e juízes da Câmara de Recurso não podem ter sido juízes, procuradores ou consultores jurídicos ou assistentes jurídicos nos dois anos anteriores à sua nomeação. Não devem ter exercido cargo político na administração pública ou cargo de liderança em partido político nos últimos 10 anos antes de se tornarem indicados.
O Presidente da República da Albânia conduzirá um processo de candidatura aberto e transparente para os cargos dos membros da Comissão, juízes da Câmara de Apelação e Comissários Públicos. Todos os candidatos devem enviar as candidaturas e todas as declarações de acordo com a lei ao Presidente. No prazo de 7 dias a contar do prazo de apresentação das candidaturas, o Presidente compilará uma lista de candidatos que cumpram os critérios formais para cada cargo e uma lista separada de candidatos que não cumpram os critérios formais. Esse processo é monitorado pela Operação Internacional de Monitoramento. Se o Presidente não puder concluir o processo no prazo de 45 dias a contar da entrada em vigor deste Anexo, a função reverterá para o Ouvidor.
Um painel de pelo menos três representantes da Operação Internacional de Monitoramento (IMO) avaliará os candidatos, nos termos da lei. O mais tardar 14 dias a contar da data de apresentação das 2 listas pelo Presidente, o júri, com base na sua avaliação, apresenta as suas recomendações ao Presidente, que as transmite ao Parlamento. Se o Presidente não puder exercer as suas competências no prazo de 5 dias, a competência reverterá para o Provedor de Justiça.
No prazo de três dias a contar da receção da lista de candidatos que cumprem os critérios formais, da lista de candidatos que não cumprem os critérios formais e da lista de recomendações da OMI, a Assembleia deve criar uma comissão ad hoc com seis membros, composta por representantes iguais do maioria e oposição. A comissão pode, com pelo menos quatro votos, mover um candidato da lista dos que não atendem aos critérios formais para a lista dos que atendem. O comitê pode, com pelo menos cinco votos, mover um candidato da lista de recomendações da IMO para a lista de candidatos para votação. No prazo de dez dias de sua formação, a comissão ad hoc encaminhará a lista de candidatos para votação de cada cargo às comissões ad hoc para seleção. As outras duas listas não serão encaminhadas para votação.
A Assembleia formará no prazo de dez dias duas comissões ad hoc de seleção compostas por representantes iguais da maioria e da oposição, uma comissão com 12 membros e uma comissão com 6 membros.
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No prazo de 30 dias a contar da constituição da comissão ad hoc, cada membro da comissão de 12 membros deve selecionar, da lista de candidatos a votação, um candidato a comissário, sem debate e em votação secreta e eletrónica que assegure que um membro possa eleger um candidato . A comissão deve então selecionar dois candidatos da lista de candidatos para votação para comissário público, usando uma votação simples onde são selecionados os dois candidatos mais votados. Em caso de empate, será utilizado um lote. Dois membros suplentes para cada cargo devem ser selecionados da mesma forma utilizada para comissário público.
No prazo de 30 dias a contar da constituição da comissão ad hoc, cada membro da comissão de 6 membros selecionará da lista de candidatos para votação um candidato a juiz da câmara de apelação, sem debate e em votação secreta e eletrônica que garanta que um membro possa eleger um candidato. A comissão selecionará então o sétimo juiz dentre os demais candidatos da lista de candidatos para votação, por meio de votação simples, sendo selecionado o candidato mais votado. Em caso de empate, será utilizado um lote. Dois juízes suplentes para cada posição devem ser selecionados da mesma maneira usada para o sétimo juiz.
As seleções das duas comissões ad hoc são consolidadas em uma lista e enviadas ao Presidente da Assembleia. No prazo de dez dias, a Assembleia aprovará toda a lista de candidatos em bloco por maioria de três quintos. Se a Assembleia não aprovar o bloco de candidatos, o Presidente da Assembleia o enviará às comissões ad hoc para que repitam o processo de seleção e apresentem uma segunda lista no prazo de 10 dias. No prazo de dez dias, a Assembleia pode rejeitar toda a lista de candidatos em bloco por maioria de dois terços. Se a lista não for rejeitada, os selecionados serão automaticamente indicados. Os detalhes deste procedimento são regulamentados por lei.
Os membros da Comissão, os juízes da Câmara de Recurso e os Comissários Públicos devem trabalhar a tempo inteiro e não podem exercer qualquer outro cargo ou emprego durante o seu mandato.
A Comissão e Câmara de Apelação e os Comissários Públicos terão orçamento, pessoal e instalações suficientes para apoiar as suas funções e as funções dos observadores internacionais, de acordo com a lei.
As línguas oficiais da Comissão, Câmara de Apelação e Comissários Públicos serão o albanês e o inglês, e terão tradutores e intérpretes em conformidade.
Os membros da Comissão, os juízes da Câmara de Recurso e os Comissários Públicos estão sujeitos a responsabilidade disciplinar. Os processos disciplinares serão apreciados pela Câmara de Recurso, nos termos da lei.
Os membros, juízes, comissários públicos, observadores internacionais, funcionários e suas famílias serão protegidos ao mais alto nível de acordo com a lei.
Artigo C. Reavaliação
A reavaliação incluirá uma Avaliação de Ativos nos termos do Artigo D, uma Avaliação de Antecedentes nos termos do Artigo DH e uma Avaliação de Proficiência nos termos do Artigo E deste Anexo e da lei.
A Comissão e a Câmara de Apelação podem publicar informações e levar em conta os comentários obtidos do público. Devem respeitar o equilíbrio entre a privacidade e as necessidades de investigação e garantir o direito a um julgamento justo.
Os órgãos oficiais da República da Albânia cooperarão e divulgarão as informações solicitadas à Comissão e a Câmara de Apelação concederá acesso direto às suas bases de dados e poderá emitir pareceres e propostas de acordo com a lei.
A Comissão, ou a Câmara de Apelação por meio de seus funcionários, os Comissários Públicos, seus membros e assistidos pelos observadores internacionais, revisarão as declarações de antecedentes preenchidas do avaliado, poderão entrevistar pessoas mencionadas na declaração ou outras, e buscarão cooperação com outros Estados ou instituições estrangeiras para confirmar a veracidade e precisão da divulgação. A Comissão, a Câmara de Apelação e os observadores internacionais terão acesso direto a todas as bases de dados e arquivos governamentais relevantes, se não forem classificados como segredo de Estado, incluindo arquivos pessoais dos avaliadores, dados estatísticos, arquivos selecionados para avaliação, auto-avaliações, opiniões de supervisores, registos de formação e reclamações, verificação de reclamações, decisões disciplinares contra o autuado, registos predial e predial, contas bancárias, repartições fiscais, bases de dados de registo automóvel, documentação de controlo fronteiriço e quaisquer outros documentos relevantes. A Comissão ou a Câmara de Recurso podem ordenar que particulares e empresas prestem testemunho ou prova nos termos da lei.
A transferência do ónus da prova para o autuado aplica-se apenas a esta avaliação e não a outros, nomeadamente, processos penais.
Artigo D. Avaliação de Ativos
Os avaliadores estarão sujeitos à declaração e auditoria do seu patrimônio com o objetivo de identificar os avaliadores que possuam ou utilizem bens superiores aos que podem ser legitimamente explicados, ou os avaliadores que não divulgaram de forma precisa e completa seus bens e os de seus pessoas envolvidas.
Os síndicos devem apresentar uma nova declaração de bens totalmente detalhada nos termos da lei. A Alta Inspeção de Declaração e Auditoria de Bens e Conflito de Interesses deve auditar a declaração de bens e apresentar à Comissão um relatório sobre a legitimidade dos bens e a exatidão e integralidade da divulgação, nos termos da lei.
O avaliado deve explicar de forma credível a origem legal dos bens, propriedades e rendimentos. Os rendimentos só serão considerados legítimos se tiverem sido declarados e pagos os impostos. Os rendimentos legítimos devem ser definidos detalhadamente por lei.
Se o arguido tiver bens superiores ao dobro do valor justificado por rendimentos legítimos, estabelece-se a presunção da medida disciplinar de despedimento que cabe ao autuado o ónus de extinguir.
Se o autuado não tiver apresentado a declaração de bens nos termos da lei, deve ser despedido. Se o autuado tomar providências para divulgar ou ocultar de forma inexata os bens em sua posse ou uso, será estabelecida presunção de medida disciplinar de demissão que o autuado terá o ônus de extinguir.
Artigo DH. Avaliação de antecedentes
Os avaliadores deverão apresentar uma declaração de antecedentes e ser submetidos a uma avaliação de antecedentes com o objetivo de identificar avaliadores com contatos inadequados com pessoas envolvidas no crime organizado. A avaliação dos antecedentes das pessoas envolvidas no crime organizado basear-se-á na declaração de antecedentes e em outras provas, conforme apropriado, incluindo decisões judiciais albanesas ou estrangeiras.
Os arguidos deverão apresentar à Comissão uma declaração de antecedentes pormenorizada devidamente preenchida, referente ao período de 1 de Janeiro de 2012 à data da declaração, nos termos da lei. A declaração de antecedentes preenchida só pode ser usada como prova neste procedimento e de forma alguma pode ser usada em processo criminal.
Se o arguido tiver contactos inapropriados com pessoas envolvidas na criminalidade organizada, deve ser estabelecida a presunção da medida disciplinar de despedimento, que incumbe ao arguido de dissipar.
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Caso o arguido não apresente a declaração de antecedentes devidamente preenchida nos termos da lei, será despedido. Se o arguido tomar providências para divulgar ou ocultar inexactamente contactos com pessoas envolvidas na criminalidade organizada, é estabelecida a presunção da medida disciplinar de despedimento, que incumbe ao autuado de dissipar.
Artigo E. Avaliação de Proficiência
Os avaliadores serão submetidos a uma avaliação de proficiência, com o objetivo de identificar aqueles que não estão habilitados para exercer sua função e aqueles que apresentam deficiências que podem ser sanadas com educação.
A Avaliação de Proficiência será realizada com a assistência dos funcionários responsáveis pela avaliação ética e profissional dos juízes ou procuradores no momento da Avaliação. A Avaliação de Proficiência para juízes, assessores jurídicos ou assistentes jurídicos deve avaliar a capacidade judiciária, a capacidade de organização, a ética e o comprometimento com os valores judiciais, a qualidade pessoal e o comprometimento profissional, com base nos padrões previstos em lei. A Avaliação de Proficiência para promotores deve avaliar a capacidade do Ministério Público, habilidades organizacionais, ética e compromisso com os valores do Ministério Público, qualidade pessoal e compromisso profissional com base nos padrões previstos em lei. A Avaliação de Proficiência para assessores jurídicos ou assistência jurídica inclui um teste na Escola da Magistratura. A Avaliação de Proficiência não considerará casos pendentes.
Se o avaliado tiver demonstrado baixo conhecimento, habilidade, julgamento ou aptidão, ou se houver um padrão consistente ou substancial de trabalho possivelmente não compatível com o cargo, a deficiência deve ser identificada e uma presunção para a medida disciplinar de suspensão com educação para remediar essa deficiência deve ser estabelecido que o síndico terá o ônus de dissipar.
Se o avaliado tiver demonstrado conhecimento, habilidade, julgamento ou aptidão inadequados, ou se houver um padrão consistente e substancial de trabalho de qualidade inadequada ao cargo, e a deficiência provavelmente não será sanada com um ano de programa educacional, estabelece-se a presunção da medida disciplinar de despedimento, que incumbe ao arguido o ónus de dissipar.
Se o avaliado agir para impedir ou confundir substancialmente sua avaliação, ou tiver demonstrado conhecimento, habilidade, julgamento, aptidão ou um padrão consistente ou substancial de trabalho que possa ameaçar ou diminuir os direitos dos cidadãos, o avaliado será considerado inadequada e estabelece-se a presunção da medida disciplinar de despedimento, que incumbe ao arguido o ónus de dissipar.
Artigo Ë. Medidas disciplinares
Se a Comissão ou a Câmara de Apelação determinarem que um avaliado requer medidas disciplinares, emitirá uma decisão fundamentada que ordenará a medida disciplinar de um ano de suspensão com educação ou a medida disciplinar de demissão.
A decisão que ordena a suspensão dos estudos identifica a deficiência do arguido, suspende o funcionário com 75 % do respectivo vencimento, atribui o arguido à Escola da Magistratura até ao início do programa de ensino e ordena um ano de ensino que se destina a colmatar a carência. No final do programa de educação, o funcionário suspenso deve ser testado. O teste é feito sob supervisão internacional. Os avaliados que não passam no teste são demitidos pela Comissão.
A exoneração de juiz ou procurador não constitui fundamento para a reabertura de processos decididos ou processados pelo arguido, salvo nos casos em que possa ser requerida revisão nos termos dos códigos processuais.
Artigo F. Câmara de Apelação
A Câmara de Recurso será composta por sete juízes. Apenas os juízes nomeados para a Câmara de Recurso podem decidir os recursos contra a reavaliação nos termos do Anexo e da lei. Eles decidem em painéis compostos por cinco membros cada.
O avaliado tem o direito de recorrer ao Juízo de Recurso nos termos da lei. Os Conselheiros Públicos terão, cada um, também o direito de apelar, exceto pelas decisões nos termos do artigo Ë, parágrafo 2, do Anexo.
A Câmara de Apelação tem o poder de tomar medidas específicas de apuração de fatos e deve corrigir quaisquer erros processuais da Comissão, levando em consideração os direitos fundamentais avaliados. A Câmara de Apelação decidirá o caso e não poderá transferi-lo de volta à Comissão. Esta competência constitucional não permite pôr em causa a constitucionalidade dos princípios em que assenta o processo de reavaliação enquanto tal e os critérios utilizados nesta lei.
O observador internacional participa com os mesmos direitos que em primeira instância.
Em caso de recurso, o salário é de 75% do salário correspondente. Em caso de recurso no Juízo de Recurso, será pago o restante salário. A decisão final de demissão tem efeito imediato ex lege.
O arguido que interponha recurso de medida disciplinar fica suspenso até decisão da Câmara de Recurso.
A Câmara de Apelação manterá, modificará ou anulará a decisão da Comissão. Nos casos de recurso do Conselheiro Público, não poderá impor medida disciplinar mais severa sem dar ao autuado com antecedência suficiente para preparar e responder em audiência.
Os avaliadores terão acesso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
Artigo G. Renúncia
Se o avaliado se demitir durante o procedimento de reavaliação, ele não será avaliado mais.
Os assessores que renunciam ao abrigo desta disposição não podem mais servir como juiz ou procurador em qualquer nível, membro do Conselho Superior da Magistratura ou Alto Inspetor Judicial ou Conselho Superior do Ministério Público, ou Procurador-Geral pela duração de quinze anos.