Artigo 159
A Secretaria de Educação e a Universidade Nacional Autônoma de Honduras, sem prejuízo de suas respectivas competências, adotarão as medidas necessárias para que os currículos gerais da educação nacional sejam integrados em um sistema coerente, a fim de que todos os alunos atendam satisfatoriamente aos requisitos do ensino superior .
Artigo 160
A Universidade Nacional Autônoma de Honduras é uma instituição autônoma do Estado, com personalidade jurídica. Goza do privilégio exclusivo de organizar, dirigir e desenvolver o ensino superior e profissional. Contribuirá para a pesquisa científica, humanística e tecnológica, para a difusão geral da cultura e para o estudo dos problemas nacionais. Programará sua participação na transformação da sociedade hondurenha.
A lei e os estatutos da Universidade determinarão sua organização, funcionamento e responsabilidades.
Para a criação e funcionamento das universidades privadas, será editada lei especial de acordo com os princípios estabelecidos por esta Constituição.
Os únicos títulos acadêmicos com validade oficial serão os outorgados pela Universidade Nacional Autônoma de Honduras, bem como os outorgados por universidades privadas e estrangeiras reconhecidas pela Universidade Nacional Autônoma de Honduras.
A Universidade Nacional Autônoma de Honduras é a única instituição autorizada a determinar a incorporação de profissionais graduados de universidades estrangeiras.
Somente pessoas que possuam um diploma válido podem exercer atividades profissionais.
Os diplomas não universitários concedidos pelo Poder Executivo terão validade legal.
Artigo 161
O Estado contribuirá para a manutenção, desenvolvimento e ampliação da Universidade Nacional Autônoma de Honduras, com uma dotação anual obrigatória não inferior a seis por cento do orçamento das receitas líquidas da República, excluídos os montantes de empréstimos e doações.
A Universidade Nacional Autónoma está isenta de qualquer tipo de impostos ou contribuições.
Artigo 162
Por sua natureza informacional e educativa, o ensino tem uma função social e humana que determina para o educador responsabilidades científicas e morais para com seus alunos, a instituição em que trabalha e para com a sociedade.
Artigo 163
A formação de professores é função e responsabilidade exclusivas do Estado. Um professor é qualquer pessoa que administra, organiza, dirige, ministra ou supervisiona o trabalho educativo e cuja profissão é a de ensinar.
Artigo 164
Os professores do ensino básico estão isentos de todos os impostos sobre os seus salários e sobre as quantias que receberem posteriormente a título de pensões durante a reforma.
Artigo 165
A lei garante ao profissional docente estabilidade no trabalho, um padrão de vida de acordo com sua alta missão e uma pensão adequada.
Será promulgado um Estatuto do Professor Hondurenho correspondente.
Artigo 166
Todas as pessoas físicas e jurídicas têm o direito de estabelecer centros educacionais com a devida observância desta Constituição e demais leis.
As relações de trabalho entre professores e proprietários de tais instituições privadas serão regidas pelas leis educacionais, sem prejuízo dos benefícios que possam originar-se na legislação trabalhista.
Artigo 167
Os proprietários de fazendas, fábricas e outros centros de produção situados no meio rural são obrigados a estabelecer e manter escolas de educação básica em benefício dos filhos de seus trabalhadores permanentes, desde que o número de filhos em idade escolar seja superior a trinta anos, e nas fronteiras áreas quando for superior a vinte.
Artigo 168
O ensino da Constituição da República e da história e geografia de Honduras é obrigatório e será confiado a professores hondurenhos.
Artigo 169
O Estado deve apoiar e promover a educação das pessoas com deficiência.
Artigo 170
O Estado promoverá o desenvolvimento da educação extracurricular por meio de bibliotecas, centros culturais e todas as formas de divulgação.
Artigo 171
A educação pública será gratuita e obrigatória durante um ano no nível pré-básico e integralmente nos níveis básico e intermediário, integralmente financiada pelo Estado, que estabelecerá os mecanismos de coerção para a efetivação desta oferta.
Artigo 172
Toda a riqueza antropológica, arqueológica, histórica e artística de Honduras faz parte do patrimônio cultural da nação;
A lei estabelecerá as normas que servirão de base para sua preservação, restauração, manutenção e restituição, conforme o caso.
É dever de todos os hondurenhos salvaguardar sua conservação e prevenir sua remoção ilegal.
Todos os sítios de beleza natural, monumentos e zonas reservadas estarão sob a proteção do Estado.
Artigo 173
O Estado preservará e promoverá as culturas nativas, bem como as expressões autênticas do folclore nacional, da arte popular e do artesanato.
Artigo 174
O Estado promoverá o entusiasmo e a prática da cultura física e do esporte.
Artigo 175
O Estado promoverá e apoiará a divulgação de obras de autores nacionais e estrangeiros que contribuam para o desenvolvimento nacional por serem criações legítimas, filosóficas, científicas ou literárias.
Artigo 176
Os meios de comunicação social do Estado estarão a serviço da educação e da cultura. Os meios de comunicação privados devem colaborar na consecução desse propósito.
Artigo 177
É estabelecida a adesão obrigatória em associações profissionais. A sua organização e funcionamento são regulados por lei.
CAPÍTULO IX. HABITAÇÃO
Artigo 178
Reconhece-se que todos os hondurenhos têm direito a uma moradia digna. O Estado deve conceber e implementar programas habitacionais de interesse social.
A lei regulará o arrendamento de habitação e instalações, o uso do solo urbano e a construção, de acordo com o interesse público.
Artigo 179
O Estado deve promover, apoiar e regular a criação de sistemas e mecanismos de utilização de recursos internos e externos para a resolução do problema habitacional.
Artigo 180
Todos os créditos e empréstimos internos ou externos obtidos pelo Estado para fins de habitação são regulados por lei em benefício do utilizador final do crédito.
Artigo 181
É criado o Fundo Social da Habitação. Seu objetivo será desenvolver habitação em áreas urbanas e rurais. Uma lei especial regulará a sua organização e funcionamento.
TÍTULO IV. GARANTIAS CONSTITUCIONAIS
CAPÍTULO I. Habeas Corpus, Habeas Data e Amparo
Artigo 182
O Estado reconhece a garantia do habeas corpus ou comparecimento pessoal e do habeas data. Consequentemente, em habeas corpus ou comparecimento pessoal, todo lesado, ou qualquer outro em seu nome, tem o direito de interpor a petição; e somente em habeas data pode a pessoa cujas informações pessoais ou familiares estejam em arquivos, registros públicos ou privados da seguinte forma:
-
Habeas Corpus ou Aparência Pessoal
Quando estiver preso ilegalmente, detido ou restringido de qualquer forma no gozo de sua liberdade; e
Quando durante sua prisão ou detenção legal, o preso ou detido for submetido a tormento, tortura, assédio, exigências ilegais ou qualquer outra coação ou molestamento que seja desnecessário para sua segurança pessoal ou para a ordem da prisão.
Habeas Data
Todas as pessoas têm o direito de acessar informações sobre si ou sobre seus bens que já estejam contidas em bancos de dados, registros públicos ou privados de forma expedita e não onerosa, e nos casos em que seja necessário acessá-las, corrigi-las ou removê-las. Isso pode não afetar a privacidade das fontes de informação jornalística.
O pedido de habeas corpus ou habeas data pode ser impetrado sem necessidade de poder especial ou de qualquer formalidade, verbalmente ou por escrito, por qualquer meio de comunicação, a qualquer momento durante os dias úteis ou não e de forma gratuita. Somente a câmara constitucional do Supremo Tribunal de Justiça pode conhecer as proteções de habeas data; tem a obrigação incontornável de proceder imediatamente para cessar qualquer violação dos direitos de honra, privacidade pessoal ou familiar, da própria imagem.
As autoridades dos tribunais não podem indeferir um pedido de habeas corpus ou comparecimento pessoal e, além disso, têm o dever inelutável de proceder imediatamente para pôr fim à violação da liberdade pessoal ou da segurança pessoal.
Em ambos os casos, as autoridades dos tribunais que não admitirem essas petições constitucionais incorrerão na correspondente responsabilidade penal e administrativa.
As autoridades que ordenarem e os agentes que efetuem a ocultação do detido, ou que de qualquer outra forma violem esta garantia, serão culpados do crime de detenção ilegal.
Artigo 183
O estado reconhece o mandado de segurança.
Consequentemente, toda pessoa lesada, ou qualquer outra em seu nome, tem o direito de interpor uma ação de amparo;
-
Ter gozo e exercício de seus direitos e garantias previstos na Constituição, tratados, acordos e outros instrumentos internacionais estabelecidos mantidos ou restaurados; e
Para a sentença declaratória nos casos específicos em que lei, fato, ato ou resolução de autoridade não vincula o impetrante, e não é aplicável por contrariar, limitar ou restringir algum dos direitos garantidos por esta Constituição.
Quando o pedido de amparo for apresentado a um tribunal incompetente, este deve remeter o documento original escrito ao tribunal competente.
O pedido de medida de amparo será interposto na forma da lei.
CAPÍTULO II. INCONSTITUCIONALIDADE E REVISÃO
Artigo 184
As leis podem ser declaradas inconstitucionais por causa de sua forma ou conteúdo.
O Supremo Tribunal de Justiça tem competência originária e exclusiva para conhecer e decidir sobre tais matérias e deve proferir as suas decisões de acordo com os requisitos que regem as sentenças definitivas.
Artigo 185
A declaração de inconstitucionalidade de uma lei e sua revogação podem ser requeridas por quem se considerar lesado em seu interesse direto, pessoal e legítimo:
Por meio de ação, a ser interposta perante o Supremo Tribunal de Justiça;
Por meio de defesa, que pode ser alegada em qualquer processo judicial; e
Além disso, o tribunal que conhecer de qualquer processo judicial pode solicitar diretamente a declaração de inconstitucionalidade de uma lei e sua inaplicabilidade antes de proferir uma decisão.
Nos casos discutidos nos números dois e três, o processo será levado ao Supremo Tribunal de Justiça, seguindo-se o processo até ao momento da citação para julgamento, após o que o processo judicial será suspenso sobre a questão parcial em antecipação da decisão de inconstitucionalidade.
Artigo 186
Nenhum poder ou autoridade poderá ordenar causas pendentes em outros tribunais ou reabrir processos já julgados, exceto que os processos criminais e cíveis já decididos poderão ser revistos a qualquer tempo em nome dos condenados, a seu próprio pedido, ou a pedido de qualquer outra pessoa, ou do Ministério Público, ou oficiosamente.
Todos os lesados que tenham sido parte no processo ou com direito a nele serem chamados a participar podem exigir a revisão das decisões definitivas em matéria civil no prazo de seis meses a contar da data da última notificação da decisão. finalidade.
O pedido de revisão deve ser apresentado exclusivamente ao Supremo Tribunal de Justiça. A lei regulará os casos e a forma de revisão.
CAPÍTULO III. RESTRIÇÃO OU SUSPENSÃO DE GARANTIAS
Artigo 187
O exercício dos direitos previstos nos artigos 69.º, 71.º, 72.º, 78.º, 81.º, 84.º, 93.º, 99.º e 103.º pode ser suspenso em caso de invasão do território nacional, grave perturbação da paz, epidemia ou outras catástrofe, ou pelo Presidente da República de acordo com o Conselho de Ministros, por meio de decreto que conterá:
Os motivos que justificam a suspensão;
A garantia ou garantias restritas;
O território a ser afetado pela restrição; e
A duração da restrição. Além disso, o Congresso será convocado pelo mesmo decreto para, no prazo de trinta dias, tomar conhecimento do decreto e ratificá-lo, modificá-lo ou rejeitá-lo.
Se o Congresso estiver em sessão, tomará conhecimento imediato do decreto.
A restrição das garantias não excederá o prazo de quarenta e cinco dias para cada vez que for decretada.
Se antes de decorrido o prazo fixado para a restrição desaparecerem as causas subjacentes ao decreto, este deixará de produzir efeitos e, neste caso, todo o cidadão tem o direito de exigir a sua revisão. Findo o prazo de quarenta e cinco dias, as garantias serão restabelecidas automaticamente, a menos que seja decretada nova restrição.
A restrição das garantias decretadas em nada afetará o funcionamento dos órgãos estatais, cujos membros gozarão sempre das imunidades e privilégios concedidos por lei.
Artigo 188
O território em que se encontrem suspensas as garantias referidas no artigo anterior rege-se durante a suspensão pela Lei do Estado de Sítio, mas nem essa lei nem qualquer outra pode prever a suspensão de quaisquer garantias diferentes das já mencionadas.
Da mesma forma, durante a suspensão não podem ser estabelecidas novas infrações ou sanções impostas além das estabelecidas pelas leis em vigor no momento em que a suspensão foi decretada.
TÍTULO V. SEÇÕES DO GOVERNO
CAPÍTULO I. Poder Legislativo
Artigo 189
O Poder Legislativo exerce-se por meio de um Congresso de Representantes, eleito por voto direto. Reunir-se-á na capital da República em sessões ordinárias no dia vinte e cinco de janeiro de cada ano sem necessidade de convocação e encerrará suas sessões no dia trinta e um de outubro do mesmo ano.
As sessões poderão ser prorrogadas pelo tempo que for necessário, por resolução do Congresso, por iniciativa de um ou mais de seus membros ou por solicitação do Poder Executivo.
Os recessos serão determinados pelo seu regulamento interno.
Artigo 190
O Congresso Nacional também realizará sessões extraordinárias:
A pedido do Poder Executivo;
Quando convocado por sua Comissão Permanente; e
Sempre que metade mais um dos seus membros assim o concordem.
Nesses casos tratará apenas dos assuntos que deram origem ao respectivo decreto de convocação.
Artigo 191
Cinco ou mais Deputados poderão convocar o Congresso Nacional para sessões extraordinárias em qualquer lugar da República, sempre que o Executivo, outra autoridade, força maior ou caso fortuito impeçam a instalação do Congresso ou a realização de suas reuniões.
Artigo 192
Para a instalação do Congresso Nacional e a realização de suas reuniões será suficiente o quorum de metade mais um de seus membros.
Artigo 193
Nem o próprio Congresso Nacional nem qualquer outra autoridade do Estado ou particulares podem impedir a instalação do Congresso, a realização de suas reuniões ou ordenar sua dissolução.
A violação desta disposição constitui um crime contra os poderes do governo.
Artigo 194
No dia 21 de janeiro os Representantes se reunirão em reuniões preliminares e, com a presença de pelo menos cinco membros, será organizada a Diretoria Provisória.
Artigo 195
No dia 23 de janeiro os Representantes se reunirão para realizar sua última reunião preliminar para eleger a Diretoria Permanente.
O Presidente do Congresso Nacional permanecerá no cargo por um período de quatro anos e será o Presidente da Comissão Permanente.
O restante da diretoria permanecerá em funções por dois anos.
Artigo 196
Os representantes serão eleitos para um mandato de quatro anos, contados da data da instalação formal do Congresso Nacional. No caso de ausência permanente de um Deputado, o suplente convocado pelo Congresso Nacional completará seu mandato.
Artigo 197
Os representantes são obrigados a reunir-se em assembléia nas datas indicadas nesta Constituição e a comparecer a todas as sessões do Congresso, exceto em caso de incapacidade devidamente comprovada.
Os deputados cuja ausência ou abandono injustificado das sessões causarem falta ou quebra de quórum serão expulsos do Congresso e perderão o direito de concorrer a cargos públicos por dez anos.
Artigo 198
Para ser eleito Representante, é necessário o seguinte:
Ser hondurenho de nascimento
Ter pelo menos vinte e um anos de idade;
Estar no exercício dos direitos de cidadania;
Ser leigo e
Ter nascido no departamento a que se candidata ou nele ter residido pelo menos nos últimos cinco anos anteriores à data da convocação das eleições.
Artigo 199
Não podem ser eleitos Representantes:
O Presidente da República e os Designados Presidenciais da República;
Ministros do Supremo Tribunal de Justiça;
Secretários de Gabinete e Secretários Adjuntos;
Chefes do serviço militar com jurisdição nacional;
Titulares de altos cargos na direção, governo ou administração das instituições descentralizadas do Estado;
Membros do serviço militar, na ativa, membros das forças de segurança e de qualquer outra força armada;
Todos os demais funcionários ou funcionários públicos do poder executivo e do poder judiciário nos termos da lei, exceto os que exerçam cargo de professor ou de saúde;
Ministros do Tribunal Supremo Eleitoral e o Diretor e subdiretores do Cadastro Nacional de Pessoas
O Procurador-Geral da República e o Vice-Procurador-Geral da República, os membros do Tribunal Superior de Contas, o Procurador-Geral da República e o Procurador-Geral Adjunto do Meio Ambiente, o Superintendente de Concessões e o Comissário Nacional de Direitos Humanos.
O cônjuge e parentes até o quarto grau de consanguinidade e segundo de afinidade dos mencionados nos parágrafos 1º, 2, 4, 8 e 9 acima, e do Secretário e Vice-Secretário do Gabinete dos Departamentos de Defesa e Segurança Pública.
-
O cônjuge e os familiares dos chefes de zonas militares, comandantes de unidades militares, representantes militares departamentais ou seccionais, e representantes das forças de segurança ou de qualquer outra força armada, dentro do quarto grau de consanguinidade ou segundo grau de afinidade, quando candidatos a cargos no departamento em que exercem jurisdição;
Titulares de concessões do Estado para a exploração de recursos naturais ou empreiteiros de serviços e obras públicas pagos com fundos do Estado e que tenham contas pendentes no Estado;
Devedores inadimplentes do Tesouro Nacional.
Essas incompatibilidades e deficiências afetarão os ocupantes dos cargos acima mencionados seis meses antes da eleição.
Artigo 200
Revogado.
Artigo 201
Os prédios e instalações do Congresso Nacional são invioláveis. Compete ao Presidente da Direcção ou da Comissão Permanente autorizar a entrada de membros das forças de segurança pública quando as circunstâncias o exijam.
Artigo 202
O Congresso Nacional será composto por um número fixo de cento e vinte e oito representantes titulares e respectivos suplentes, eleitos nos termos da Constituição e da Lei.
Os Representantes serão representantes do povo, sua distribuição departamental será feita com base no quociente dado pelo Tribunal Supremo Eleitoral, de acordo com a lei eleitoral e as organizações políticas.
Nos departamentos que tenham população inferior ao quociente dado pelo Tribunal Supremo Eleitoral, será eleito um Representante titular e seu respectivo suplente.
Artigo 203
Os representantes em exercício não poderão ocupar cargos públicos remunerados durante o mandato para o qual foram eleitos, exceto cargos docentes e culturais e serviços profissionais relacionados à assistência social.
Podem, no entanto, ser Secretários de Gabinete ou Secretários Adjuntos, Presidentes ou Gestores de instituições descentralizadas, Chefes de Missões Diplomáticas ou Consulares, ou servir em missões diplomáticas ad hoc. Nesses casos, serão reintegrados no Congresso Nacional ao término de suas funções.
Os suplentes podem ocupar cargos ou empregos públicos sem que sua aceitação ou exercício cause perda de sua condição de suplente.
Artigo 204
Nenhum Representante pode deter propriedade estatal como arrendatário, direta ou indiretamente, ou obter contratos ou concessões de qualquer tipo do Estado.
A violação desta disposição torna o ato absolutamente nulo de pleno direito.
Artigo 205
O Congresso Nacional terá as seguintes atribuições:
Fazer, promulgar, interpretar, alterar e revogar leis;
Convocar, suspender e encerrar suas sessões;
Adotar seu Regimento Interno do Poder Legislativo e impor as penalidades nele previstas para quem o descumprir;
Convocar sessões extraordinárias de acordo com esta Constituição;
Incorporar seus membros de acordo com suas credenciais e receber deles o juramento constitucional;
Convocar os Representantes suplentes, em caso de ausência permanente ou temporária ou impedimento legítimo dos titulares, ou quando estes se recusarem a comparecer;
Contar os votos e declarar a eleição do Presidente, dos Representantes Presidenciais e dos Representantes ao Congresso Nacional, ao Parlamento Centro-Americano e aos membros das corporações municipais, sempre que o Tribunal Supremo Eleitoral não o tenha feito.
Aceitar ou recusar a renúncia de Representantes por justa causa;
Eleger para o mandato correspondente, e do conjunto de candidatos propostos pela Comissão de Nomeações referida nesta Constituição, os Ministros do Supremo Tribunal de Justiça.
Interpretar a Constituição da República em sessão ordinária numa legislatura, com dois terços dos votos da totalidade dos seus membros. Através deste processo os artigos constitucionais 373 e 374 não podem ser interpretados.
Eleger os membros do Tribunal Superior de Contas, Procurador-Geral da República e Procurador-Geral Adjunto da República, Ministros do Tribunal Superior Eleitoral, Procurador-Geral da República e Procurador-Geral Adjunto, Procurador do Ambiente e Procurador-Geral Adjunto do Ambiente, Comissário Nacional de Direitos Humanos, Superintendente de Concessões, Diretor e Diretor Adjunto do Cadastro Nacional de Pessoas.
Receber o juramento constitucional do Presidente da República e dos Presidenciais da República declarados eleitos, e dos demais funcionários que eleger; conceder-lhes licença e aceitar ou recusar suas demissões; e preencher as vagas em caso de ausência definitiva de algum deles;
Conceder ou negar permissão ao Presidente da República e aos Designados Presidenciais para deixar o país por mais de quinze dias;
Deslocar a sede dos poderes do Estado por motivos graves.
Realizar o impeachment de acordo com o processo estabelecido na Lei Especial de Impeachment para servidores públicos e pelas razões estabelecidas no artigo 234 desta Constituição.
Conceder anistia por crimes políticos ou delitos comuns conexos, salvo nesses casos o Congresso Nacional não poderá deliberar sobre indultos;
Conceder ou recusar permissão aos hondurenhos para aceitar emprego ou condecorações de outro Estado;
Conceder prémios e privilégios temporários a autores e inventores e a pessoas que tenham introduzido novas indústrias de utilidade pública ou que tenham melhorado as já existentes;
Aprovar ou reprovar contratos que envolvam isenções, incentivos e concessões fiscais, ou qualquer outro contrato que deva entrar em vigor ou vigorar no próximo período de governo da República;
Aprovar ou reprovar a conduta administrativa do Poder Executivo, do Poder Judiciário e do Tribunal Superior Eleitoral, do Superior Tribunal de Contas, da Procuradoria Geral da República, da Procuradoria do Meio Ambiente, do Ministério Público, do Ministério Público do Comissário Nacional de Direitos Humanos, Cadastro Nacional de Pessoas, instituições descentralizadas e outras Instituições Auxiliares e Especiais do Estado.
Nomear comissões especiais para investigar assuntos de interesse nacional. A convocação de tais comissões será obrigatória sob a mesma pena de desacato que a utilizada no processo judicial;
Questionar os Secretários do Gabinete e outros funcionários do governo central, instituições descentralizadas, empresas estatais e quaisquer outras entidades em que o Estado tenha interesse, sobre assuntos relacionados com a administração pública;
Declarar restrição ou suspensão de direitos nos termos desta Constituição e ratificar, modificar ou desaprovar a restrição ou suspensão decretada pelo Poder Executivo na forma da lei;
Conferir todas as patentes de Major a General de Divisão, por proposta do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, por iniciativa do Presidente da República;
Fixar o número de membros permanentes das forças armadas;
Autorizar ou recusar a passagem de tropas estrangeiras pelo território nacional;
Autorizar o Poder Executivo a ordenar que tropas das Forças Armadas deixem o país para servir em território estrangeiro, conforme tratados e convenções internacionais;
Declarar a guerra e fazer a paz;
Autorizar a admissão de missões militares estrangeiras de assistência técnica ou cooperação em Honduras;
Aprovar ou desaprovar tratados internacionais assinados pelo Poder Executivo;
Criar e abolir cargos e conceder honras e pensões por serviços significativos à nação;
Adotar anualmente o Orçamento Geral de Receitas e Despesas, com base em proposta apresentada pelo Poder Executivo, devidamente discriminada e decidir sobre modificações;
Aprovar anualmente o Orçamento de Receitas e Despesas devidamente discriminado das instituições descentralizadas;
Determinar o peso, finura e taxa da moeda nacional e o padrão de pesos e medidas;
Cobrar impostos, autuações e outros encargos públicos;
Aprovar ou reprovar empréstimos e contratos similares relacionados ao crédito público, celebrados pelo Poder Executivo.
Para a contratação de empréstimos externos, ou empréstimos que, embora contratados em Honduras, devam ser financiados com capital estrangeiro, será necessária a aprovação do Congresso Nacional do respectivo projeto;
Estabelecer por lei os casos em que os subsídios e auxílios podem ser concedidos para fins de utilidade pública ou como instrumento de desenvolvimento económico e social;
Aprovar ou desaprovar a liquidação do Orçamento Geral de Receitas e Despesas da República e dos orçamentos das instituições descentralizadas e desconcentradas. O Tribunal Superior de Contas decidirá sobre essas liquidações e retomará sua visão sobre a eficiência e eficácia da Gestão do Setor Público, que incluirá a avaliação dos gastos, a organização, o cumprimento da gestão e a confiabilidade do controle das auditorias internas, a plano contábil e sua aplicação;
Regular o pagamento da dívida nacional, por iniciativa do Poder Executivo;
Exercer o controle sobre as receitas públicas;
Autorizar o Poder Executivo a alienação de bens nacionais ou sua aplicação a usos públicos;
-
Autorizar portos de entrada, estabelecer e extinguir alfândegas e zonas francas, por iniciativa do Poder Executivo;
Regular o comércio marítimo, terrestre e aéreo;
Estabelecer os símbolos nacionais, e
Exercer as demais atribuições que lhe sejam conferidas por esta Constituição e demais leis.
Artigo 206
As funções do poder legislativo não são delegáveis, exceto a de prestar juramento constitucional aos altos funcionários do governo, de acordo com esta Constituição.
Artigo 207
Antes de encerrar suas sessões, a diretoria do Congresso Nacional indicará nove membros titulares e seus respectivos suplentes que comporão a Comissão Permanente durante o encerramento do Congresso Nacional.
Artigo 208
Os poderes do Comitê Permanente são os seguintes:
Elaborar seu regimento interno;
Opinar e concluir as diligências pendentes sobre os assuntos pendentes, para que sejam apreciados na próxima sessão legislativa;
Elaborar, para apreciação do Congresso Nacional, projetos de propostas de alteração das leis que, em sua opinião, as necessidades do país possam exigir;
Receber do Poder Executivo os decretos dos últimos dez dias de sessões do Congresso Nacional, devidamente assinados;
Receber denúncias de infrações a esta Constituição;
Manter sob sua custódia e sob sua responsabilidade os arquivos do Congresso Nacional;
Publicar a edição de todos os decretos e resoluções do Congresso Nacional em suas sessões anteriores, no prazo de três meses após o seu encerramento;
Convocar o Congresso Nacional para sessões extraordinárias, a pedido do Poder Executivo ou sempre que as circunstâncias o exigirem;
Receber do Poder Executivo a documentação e informações relativas a acordos econômicos, operações de crédito ou empréstimos que aquele Poder pretenda celebrar, autorizar ou contratar, para prestar informações detalhadas ao Congresso Nacional em sua próxima sessão;
Apresentar ao Congresso Nacional relatório detalhado de seus trabalhos durante o período de sua atuação;
Eleger interinamente, em caso de inadimplemento absoluto, os substitutos dos funcionários que deverão ser indicados pelo Congresso Nacional;
Convocar outros Representantes como membros, para preenchimento de vagas na composição do Comitê;
Conceder ou negar permissão ao Presidente e aos Designados Presidenciais da República para sair do território nacional por mais de quinze dias;
Nomear comissões especiais que julgar necessárias, formadas por membros do Congresso Nacional.
Exercer quaisquer outras atribuições que lhe sejam conferidas pela Constituição.
Artigo 209
Fica criada a Secretaria Especial de Desembolso do Poder Legislativo para atender ao pagamento de todas as despesas do Poder Legislativo.
Artigo 210
A Secretaria Especial de Desembolso do Poder Legislativo subordina-se imediatamente à diretoria do Congresso Nacional ou à Comissão Permanente, conforme o caso.
Cabe à diretoria do Congresso Nacional nomear o tesoureiro, que deverá prestar fiança na forma da lei.
Artigo 211
O Poder Executivo incluirá no Orçamento Geral de Despesas e Receitas da República as verbas orçadas pelo Poder Legislativo para seu funcionamento.
Artigo 212
A Fazenda Geral da República autorizará com antecedência trimestral as verbas necessárias ao custeio das despesas do Congresso Nacional.
CAPÍTULO II. APROVAÇÃO, SANÇÃO E PROMULGAÇÃO DE LEIS
Artigo 213
Representantes do Congresso Nacional e do Presidente da República, por meio dos Secretários do Gabinete, bem como do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Nacional Eleitoral, nas matérias de sua competência, e números de pelo menos 3.000 cidadãos pelo mecanismo de iniciativa cidadã têm o direito exclusivo de apresentar projetos de lei.
Artigo 214
Nenhum projeto de lei será definitivamente votado antes de ter sido debatido três vezes, ocorrendo em dias diferentes, salvo em caso de urgência determinada pela maioria simples dos Deputados presentes.
Artigo 215
Todo projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional deverá, no prazo de três dias após a votação, ser encaminhado ao Poder Executivo para que seja sancionado e este ordena que seja promulgado como lei.
Uma lei será sancionada com a seguinte frase: "Execute-se, pois".
Artigo 216
Caso o Poder Executivo encontre impedimentos à sanção do projeto, deverá devolvê-lo ao Congresso Nacional no prazo de dez dias com a frase: "Retorno ao Congresso", e explicará os fundamentos em que se baseia a discordância.
Se não o vetar no prazo indicado, o projeto será considerado sancionado e promulgado como lei.
Quando o Executivo devolver um projeto de lei, ele será novamente debatido no Congresso Nacional e, se for ratificado por dois terços dos votos, será novamente enviado ao Executivo, com a seguinte frase: "Ratificado constitucionalmente" e o Executivo sucursal deve publicá-lo sem demora.
Se a fundamentação do veto for a inconstitucionalidade do projeto, não poderá ser submetido a novo debate até o parecer do Supremo Tribunal de Justiça; o Tribunal emitirá seu parecer no prazo que o Congresso Nacional determinar.
Artigo 217
Quando o Congresso Nacional aprovar projeto de lei ao final de sua sessão e o Executivo julgar desaconselhável sancioná-lo, o Executivo é obrigado a notificar imediatamente o Congresso para que permaneça em sessão por mais dez dias, contados a partir da data qual o Congresso recebeu o projeto, e se o Executivo não o fizer, deverá devolver o projeto dentro dos primeiros oito dias da próxima sessão do Congresso.
Artigo 218
Não será necessária sanção, nem o poder executivo terá direito de veto, nos seguintes casos e resoluções:
Eleições que o Congresso Nacional ordena ou anuncia ou renúncias que aceita ou desaprova;
Declarações de que há ou não fundamento para impeachment;
Decretos relativos à conduta do Poder Executivo;
Regulamentos que emite para seu procedimento interno;
Decreta que aprova a transferência temporária de sua sede para outro local no território de Honduras ou a suspensão de suas sessões ou a convocação de sessões extraordinárias;
A lei orçamentária;
Tratados ou contratos rejeitados pelo Congresso Nacional, e
Emendas decretadas à Constituição da República, e
Interpretações que são decretadas da Constituição da República pelo Congresso Nacional.
Nesses casos, o executivo promulgará a lei com esta frase: "Agora, pois, seja publicada".
Artigo 219
Sempre que um projeto de lei que não tenha sido apresentado por iniciativa do Supremo Tribunal de Justiça pretenda alterar ou revogar qualquer disposição contida nos códigos da República, não pode ser debatido sem parecer daquele Tribunal.
O Tribunal emitirá seu relatório no prazo fixado pelo Congresso Nacional.
Esta disposição não se aplica a leis de natureza política, econômica ou administrativa.
Artigo 220
Nenhum projeto de lei rejeitado total ou parcialmente poderá ser debatido novamente na mesma sessão do Congresso.
Artigo 221
Uma lei é obrigatória em virtude de sua promulgação e decorridos vinte dias após a conclusão de sua publicação no jornal oficial La Gaceta. Não obstante, o prazo mencionado neste artigo poderá ser reduzido ou prorrogado na própria lei e, em casos especiais, poderá ser ordenada outra forma de promulgação.
CAPÍTULO III. O TRIBUNAL SUPERIOR DE CONTAS
Artigo 222
O Tribunal Superior de Contas é o órgão regulador do sistema de controle dos recursos públicos, com autonomia funcional e administrativa sobre os poderes do Estado, sujeito apenas ao cumprimento da Constituição e das leis. Será responsável perante o Congresso Nacional pelos atos praticados no exercício de suas atribuições.
O Tribunal Superior de Contas tem um papel a posteriori nos fundos, bens e recursos administrados pelos poderes do Estado, instituições descentralizadas e devolvidas, incluindo os bancos estaduais ou mistos, a Comissão Nacional de Bancos e Seguros, os municípios e qualquer órgão especial ou entidade pública ou privada que recebe ou administra recursos públicos de fontes internas ou externas.
No cumprimento de seu papel deve realizar auditoria de finanças, gestão e resultados, fundamentada na eficiência, eficácia, economia, equidade, verdade e legalidade. É também sua responsabilidade estabelecer um sistema de transparência na gestão dos servidores públicos, na apuração de enriquecimento ilícito e na fiscalização dos ativos e passivos e, em geral, da riqueza do Estado. Para o cumprimento dessa responsabilidade, o Superior Tribunal de Contas terá as atribuições que lhe forem determinadas por sua Lei Orgânica.
Artigo 223
O Tribunal Superior de Contas será composto por três membros eleitos pelo Congresso Nacional, com o voto favorável de dois terços de todos os Deputados.
Os membros do Tribunal Superior de Contas serão eleitos por um período de sete anos, não podendo ser reeleitos.
A eleição do Presidente do Tribunal Superior de Contas caberá ao Congresso Nacional.
Artigo 224
Para ser membro do Superior Tribunal de Contas é necessário que:
Um é hondurenho de nascimento;
Um tem mais de 35 anos;
-
Um é cidadão no pleno exercício de seus direitos;
Uma é de reconhecida honestidade e boa conduta reconhecida, e
Um possui um diploma universitário nas áreas de ciências econômicas, administrativas, jurídicas ou financeiras.
Artigo 225
Presume-se o enriquecimento ilícito quando o crescimento da riqueza do funcionário ou funcionário público, desde a data da sua posse até à da sua cessação, for notoriamente superior ao que normalmente poderia ter obtido em virtude do salário e remuneração que lhe foram atribuídos. ele ganhou legalmente, e do crescimento de sua riqueza ou seus ganhos de qualquer outra causa legal.
Da mesma forma, presumir-se-á o enriquecimento ilícito quando o servidor não autorizar a investigação de seus depósitos bancários e negócios no exterior.
Para a determinação do crescimento a que se refere o parágrafo primeiro deste artigo, serão considerados os bens e rendimentos do funcionário ou empregado, de seu cônjuge e de seus filhos.
A declaração de bens dos funcionários e funcionários públicos deve ser feita nos termos da lei.
Quando um servidor público for absolvido, ele terá o direito de reassumir seu cargo.
Artigo 226
O Tribunal Superior de Contas deverá apresentar ao Congresso Nacional, por meio de seu Presidente, nos primeiros quarenta dias após o encerramento do exercício social, o relatório anual de sua gestão.
Artigo 227
Todos os aspectos relativos à organização e funcionamento do Tribunal Superior de Contas e seus departamentos serão determinados por sua Lei Orgânica.
CAPÍTULO IV. ESCRITÓRIO DA PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA
Artigo 228
A Procuradoria-Geral da República será o representante legal do Estado. A sua organização e funcionamento serão determinados por lei.
Artigo 229
O Procurador-Geral da República e o Vice-Procurador-Geral da República serão eleitos pelo Congresso Nacional para mandato de quatro anos, não podendo ser reeleitos para período posterior; devem ter as mesmas qualificações e devem ter as mesmas prerrogativas e qualificações prescritas por esta Constituição para os Ministros do Supremo Tribunal de Justiça.
Artigo 230
As ações cíveis e criminais decorrentes das auditorias da Controladoria-Geral da República serão instauradas pelo Procurador-Geral da República, com exceção das relativas aos municípios, que continuarão a ser da competência dos funcionários indicados na lei, e na sua ausência, pela Procuradoria-Geral da República.
Artigo 231
O Estado destinará os recursos necessários à boa organização e funcionamento da Procuradoria-Geral da República.
Todos os órgãos da administração pública devem cooperar com o Procurador-Geral da República no exercício das suas funções nos termos da lei.
CAPÍTULO V
Seção I. MINISTÉRIO PÚBLICO
Artigo 232
O Ministério Público é o órgão profissional especializado responsável pela apresentação, defesa e proteção dos interesses da sociedade, funcionalmente independente dos poderes do Estado e livre de toda interferência política sectária. O Ministério Público goza de autonomia administrativa, técnica, financeira e orçamentária, efetivada no Orçamento Geral de Receitas e Despesas da República, e terá uma dotação anual gradual até atingir três por cento das receitas correntes. O Poder Executivo autorizará trimestralmente as correspondentes rubricas orçamentárias. O exercício oficioso da ação pública penal é de responsabilidade do Ministério Público. Nas matérias da sua competência será exercido pela Procuradoria-Geral da República e por particulares nos casos em que seja da sua competência. Ao Ministério Público compete a coordenação, direção técnica e jurídica, investigação criminal e forense.
Artigo 233
A nomeação para o Ministério Público é assim: haverá um Procurador-Geral Adjunto, que substituirá o titular nas suas ausências, impedimentos ou impedimentos. Esses funcionários serão eleitos pelo Congresso Nacional por um período de cinco anos com o voto favorável de pelo menos dois terços de seus membros de um grupo de cinco candidatos escolhidos por uma mesa de indicação, formada nos termos previstos em lei.
Para ser Procurador-Geral da República e Procurador-Geral Adjunto são exigidas as seguintes qualificações:
ser hondurenho de nascimento;
ser cidadão em pleno gozo de seus direitos;
ser advogado devidamente credenciado, com destacada experiência profissional superior a dez anos ou ter exercido o cargo de juiz em direito penal há pelo menos dez anos;
ter mais de 40 anos e
ter um registro de conduta moral devidamente comprovado.
Seção II. Impeachment
Artigo 234
O impeachment do Presidente da República e Nomes Presidenciais, Ministros do Supremo Tribunal de Justiça, Representantes do Congresso Nacional e do Parlamento Centro-Americano, Corporações Municipais e todos os servidores públicos eleitos pelo Congresso Nacional ocorre quando há denúncia grave contra sua atuação no exercício do cargo, por ter praticado atos contrários à Constituição da República ou ao interesse nacional e por manifesta negligência, incapacidade ou incompetência no exercício do cargo. Sem prejuízo da responsabilidade administrativa, civil e criminal, a destituição do cargo será a única consequência derivada da responsabilidade apurada pelo impeachment.
Quando a acusação for contra o Presidente da República, o processo de impeachment e destituição deverá ser aprovado por três quartos da totalidade dos Deputados, nos demais casos, por dois terços da Câmara.
O Presidente da República só pode ser destituído do cargo pelo Congresso Nacional por meio de impeachment.
A implementação do impeachment e seus efeitos não são passíveis de revisão judicial e o decreto emitido para seus efeitos não requer a sanção do Poder Executivo.
O impeachment consiste em duas etapas, a fase investigativa, que durará o prazo estabelecido na Lei Especial que expedir seus efeitos, e a fase de debate e votação, que durará até cinco dias, contados da apresentação do relatório ao adesão plena pela Comissão Especial.
CAPÍTULO VI. O FILIAL EXECUTIVO
Artigo 235
O Presidente da República e, na sua ausência, os Designados Presidenciais, exercem o poder executivo em nome e em benefício do povo.
Artigo 236
O Presidente da República e três Indigitados Presidenciais são eleitos conjunta e directamente pelo povo por maioria simples de votos. A eleição será anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral e, na sua falta, pelo Congresso Nacional ou pelo Supremo Tribunal de Justiça, conforme o caso.
Artigo 237
O mandato presidencial será de quatro anos e terá início no dia 27 de janeiro seguinte à data da eleição.
Artigo 238
Ninguém pode ser Presidente da República ou Designado Presidencial a menos que:
Ele é hondurenho de nascimento;
Ele tem mais de 30 anos de idade;
Ele está no gozo dos direitos de cidadania, e
Ele é um leigo.
Artigo 239
Um cidadão que tenha exercido o cargo de Presidente sob qualquer título não pode ser Presidente ou Designado Presidencial.
Qualquer pessoa que viole esta disposição ou advogue a sua alteração, bem como aqueles que direta ou indiretamente o apoiem, deixarão imediatamente de exercer os respectivos cargos e serão inabilitados por dez anos para o exercício de qualquer cargo público.
Artigo 240
Não podem ser eleitos Presidente da República:
Os Designados Presidenciais da República, Secretários e Vice-Secretários do Gabinete, Ministros do Tribunal Supremo Eleitoral, Ministros e Juízes do Poder Judiciário, Presidentes, Vice-Presidentes, Gerentes, Subgerentes, Diretores, Vice-Diretores, Secretários Executivos de instituições descentralizadas , os membros do Superior Tribunal de Contas, o Procurador-Geral da República e o Vice-Procurador-Geral da República, os Ministros do Gabinete do Superior Tribunal de Contas que tenham exercido suas funções nos seis meses anteriores à data da eleição do Presidente da República.
Comandantes e oficiais-generais das forças armadas;
Oficiais superiores das forças armadas e da polícia ou forças de segurança do Estado;
Militares da ativa e membros de qualquer outro corpo armado que tenham exercido suas funções nos doze meses anteriores à data da eleição;
Revogado.
O cônjuge e os parentes até o quarto grau de parentesco consanguíneo ou até o segundo grau de parentesco do Presidente e dos Designados Presidenciais que tenham exercido a presidência no ano anterior à eleição, e
Os representantes ou agentes de empresas concessionárias do Estado, concessionárias do Estado para a exploração de recursos naturais ou empreiteiras de serviços ou obras públicas financiadas com fundos nacionais e que, por esse motivo, tenham contas pendentes junto do Estado .
Artigo 241
O Presidente da República, ou quem estiver exercendo suas funções, não poderá deixar o território nacional por mais de quinze dias sem autorização do Congresso Nacional ou de sua Comissão Permanente.
Artigo 242
Nas ausências temporárias do Presidente da República, um dos Designados o substituirá nas suas funções. Se a ausência do Presidente for permanente, o Indigitado eleito para esse fim pelo Congresso Nacional exercerá o poder executivo pelo tempo que faltar para o término do mandato constitucional. Mas se os três Designados também estiverem permanentemente ausentes, o poder executivo será exercido pelo Presidente do Congresso Nacional ou, na sua falta, pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça pelo tempo que faltar para o cumprimento do prazo constitucional.
Se a eleição do Presidente e dos Indigitados não for anunciada um dia antes de 27 de Janeiro, o poder executivo será exercido excepcionalmente pelo Conselho de Secretários do Gabinete, presidido pelo Secretário do Gabinete nos Departamentos do Interior e População. O Conselho de Secretários do Gabinete deve convocar as eleições das autoridades supremas nos quinze dias subsequentes a essa data.
Estas eleições realizar-se-ão num prazo não inferior a quatro ou superior a seis meses a contar da data da convocação.
Realizadas as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral ou, na sua falta, o Congresso Nacional ou o Supremo Tribunal de Justiça, conforme o caso, fará o anúncio correspondente dentro dos vinte dias subsequentes à data da eleição, e os eleitos tomarão posse imediatamente, até que se complete o período constitucional correspondente.
Enquanto as novas autoridades eleitas assumirem seus respectivos cargos, os Deputados ao Congresso Nacional e os Ministros do Supremo Tribunal de Justiça e das Corporações Municipais permanecerão temporariamente no exercício de suas funções pelo período que se encerrar.
Artigo 243
Se, no início do período constitucional para o qual foi eleito, o Presidente não tomar posse, até que o faça, o Presidente designado eleito pelo Congresso Nacional exercerá o poder executivo.
Artigo 244
O juramento exigido por lei do Presidente da República e dos Indigitados Presidenciais será administrado perante o Presidente do Congresso Nacional, se este estiver em sessão, ou, na sua falta, perante o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.
Se não for possível administrar o juramento perante os funcionários acima mencionados, ele poderá ser administrado perante qualquer juiz (juez de letras) ou Juiz de Paz da República.
Artigo 245
Compete ao Presidente da República a administração geral do Estado; seus poderes e deveres são os seguintes:
Cumprir e fazer cumprir a Constituição, tratados e convenções, leis e demais disposições legais;
Dirigir as políticas do Estado e representá-lo;
Salvaguardar a independência e honra da República e a integridade e inviolabilidade do território nacional;
Manter a paz e a segurança interna da República e repelir todo ataque ou agressão externa;
Nomear e destituir livremente os Secretários e Vice-Secretários do Gabinete e demais funcionários e funcionários cuja designação não seja atribuída a outras autoridades;
Convocar o Congresso Nacional em sessões extraordinárias por meio da Comissão Permanente ou propor a continuidade das sessões ordinárias;
Restringir ou suspender o exercício dos direitos, de acordo com o Conselho de Ministros, observado o disposto nesta Constituição;
Enviar mensagens ao Congresso Nacional a qualquer tempo e obrigatoriamente por comparecimento pessoal e por escrito quando da instalação de cada sessão legislativa ordinária;
Participar da promulgação das leis, apresentando projetos de lei no Congresso Nacional por meio dos Secretários do Gabinete;
Prestar aos poderes legislativo e judiciário e ao Tribunal Supremo Eleitoral a assistência e as forças necessárias para a implementação de suas decisões;
Emitir portarias e decretos e expedir regulamentos e resoluções na forma da lei;
Dirigir a política externa e as relações;
Celebrar tratados e acordos e ratificar, após aprovação do Congresso Nacional, os tratados internacionais de natureza política e militar, os relativos ao território nacional, soberania e concessões, os que impliquem obrigações financeiras para o erário, os que exijam alteração ou revogação de qualquer disposição constitucional ou legal, e as que necessitem de medidas legislativas para a sua implementação;
Nomear, de acordo com a lei de serviço exterior que vier a ser promulgada, os chefes das missões diplomáticas e consulares que sejam hondurenhas de nascimento, exceto no caso de cargos ou representações honorárias conjuntas de Honduras com outros Estados;
Receber os chefes de missões diplomáticas estrangeiras e representantes de organizações internacionais; emitir e retirar o exequatur dos cônsules de outros estados;
Exercer o comando das Forças Armadas como comandante em chefe e adotar as medidas necessárias à defesa da República;
Declarar a guerra e fazer a paz durante o recesso do Congresso Nacional, que deve ser convocado imediatamente;
Geralmente zelar pelo comportamento oficial dos funcionários e funcionários públicos para a segurança e prestígio do governo e do Estado;
Administrar o erário público;
Adotar medidas econômicas e financeiras especiais quando o interesse nacional assim o exigir e prestar contas ao Congresso Nacional;
Negociar empréstimos e celebrar seus contratos após aprovação do Congresso Nacional, quando for o caso;
Elaborar o Plano Nacional de Desenvolvimento, discuti-lo em Conselho de Ministros, submetê-lo à aprovação do Congresso Nacional, dirigi-lo e executá-lo;
Regular as tarifas alfandegárias de acordo com a lei;
Perdoar e comutar penas de acordo com a lei;
Para conferir prêmios de acordo com a lei;
Cuidar para que as receitas do Estado sejam arrecadadas e regular seu investimento de acordo com a lei;
Publicar trimestralmente um mapa de receitas e despesas da receita pública;
Organizar, dirigir, orientar e promover a educação pública, erradicar o analfabetismo e divulgar e aprimorar o ensino técnico;
Adotar medidas de promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população e prevenção de doenças;
Dirigir a política econômica e financeira do Estado;
Exercer a supervisão e o controle das instituições bancárias, seguradoras e casas de investimento, por meio da Comissão Nacional de Bancos e Seguros, cuja composição e funcionamento serão regulados por lei especial, e nomear o Presidente e os Vice-Presidentes dos bancos estaduais de acordo com lei;
Prescrever todas as medidas e disposições viáveis para promover a rápida execução da reforma agrária e o desenvolvimento da produção e produtividade no meio rural;
Sancionar, vetar, promulgar e publicar as leis aprovadas pelo Congresso Nacional;
Dirigir e apoiar a política de integração econômica e social, nacional e internacional, destinada a melhorar as condições de vida do povo hondurenho;
Manter e eliminar os serviços públicos e tomar as medidas necessárias ao bom funcionamento dos mesmos;
Para conferir patentes militares de segundo-tenente a capitão, inclusive;
Salvaguardar que as Forças Armadas sejam apolíticas, essencialmente profissionais, obedientes e não deliberativas;
Emitir e cancelar títulos de naturalização autorizados pelo Poder Executivo na forma da lei;
Conceder pensões, bónus e subsídios de acordo com a lei;
Para conferir status legal às organizações civis de acordo com a lei;
Assegurar a harmonia entre capital e trabalho;
Revisar e fixar o salário mínimo de acordo com a lei;
Permitir ou negar, mediante autorização do Congresso Nacional, o trânsito pelo território hondurenho de tropas de outro país;
Permitir, mediante autorização do Congresso Nacional, a saída de tropas hondurenhas para prestar serviços em território estrangeiro, conforme tratados e convenções internacionais para operações de manutenção da paz, e
Outros poderes e deveres que lhe sejam conferidos pela Constituição e pelas leis.
CAPÍTULO VII. ESCRITÓRIOS DOS SECRETÁRIOS DO GABINETE
Artigo 246
Os Secretários do Gabinete são órgãos da administração geral do país e estão diretamente dependentes do Presidente da República.
A lei determina o seu número, organização, responsabilidades e funcionamento, bem como a organização, responsabilidades e funcionamento do Conselho de Ministros.
Artigo 247
Os Secretários do Gabinete cooperam com o Presidente da República na orientação, coordenação, direção e fiscalização dos órgãos e agências da administração pública nacional nas suas áreas de jurisdição.
Artigo 248
Os decretos, regulamentos, directivas, despachos e actos executivos do Presidente da República devem ser autorizados pelos Secretários do Gabinete das respectivas áreas de competência ou pelos Secretários Adjuntos, conforme o caso. Se este requisito não for atendido, eles não terão força legal.
Os Secretários de Gabinete e os Secretários Adjuntos respondem solidariamente com o Presidente da República pelos atos que autorizarem.
Os ministros presentes são responsáveis pelas decisões tomadas em Conselho de Ministros, salvo se tiverem fundamentado os votos contrários.
Artigo 249
Ninguém pode ser Secretário ou Vice-Secretário se não preencher os requisitos previstos nos números 1), 3) e 4) do artigo 238.º desta Constituição e for maior de vinte e cinco anos. Os Secretários Adjuntos substituirão os Secretários de pleno direito.
Artigo 250
Não podem ser Secretários ou Vice-Secretários do Gabinete:
Os parentes do Presidente da República, no quarto grau de parentesco consangüíneoe o segundo grau de parentesco por casamento;
Pessoas que tenham administrado ou cobrado títulos públicos até a liquidação da solvência de sua conta;
Devedores inadimplentes do erário público;
Concessionários do Estado, seus agentes ou representantes para a exploração de recursos naturais ou empreiteiros de quaisquer serviços e obras públicas que sejam financiados com fundos do Estado e que, por esse motivo, tenham contas pendentes com este.
Artigo 251
O Congresso Nacional poderá convocar os Secretários do Gabinete e estes deverão responder a quaisquer perguntas que lhes sejam dirigidas sobre assuntos relativos à administração pública.
Artigo 252
O Presidente da República convoca e preside ao Conselho de Ministros. Todas as decisões do Conselho serão tomadas por maioria simples e, em caso de empate, o Presidente terá voto de qualidade.
O Conselho reunir-se-á por iniciativa do Presidente para tomar decisões sobre todos os assuntos que considere de importância nacional e para considerar os casos especificados em lei.
O Secretário do Gabinete no Gabinete do Presidente atuará como Secretário do Conselho.
Artigo 253
O exercício de outro cargo público é incompatível com o Gabinete de Secretário do Gabinete, salvo quando a lei lhe atribua outras funções. As regras, proibições e penalidades estabelecidas nos artigos 203 e 204 são aplicáveis aos Secretários do Gabinete quando for o caso.
Artigo 254
Os Secretários de Gabinete deverão apresentar anualmente ao Congresso Nacional, nos primeiros quinze dias de sua instalação, relatório sobre os trabalhos realizados em seus respectivos departamentos.
Artigo 255
Os atos administrativos de qualquer órgão do Estado que devam ter efeitos jurídicos gerais serão publicados no jornal oficial La Gaceta e sua validade será regulada de acordo com as disposições desta Constituição para a entrada em vigor da lei.
CAPÍTULO VIII. O SERVIÇO CIVIL
Artigo 256
O sistema da função pública regula as relações laborais e de serviço público estabelecidas entre o Estado e os seus servidores, com base nos princípios da competência, eficiência e honestidade. A administração de pessoal estará sujeita a métodos científicos baseados no sistema de mérito.
O Estado protegerá seus servidores na carreira administrativa.
Artigo 257
A lei regulará a função pública e, em particular, as condições de ingresso na administração pública; promoções e avanços baseados no mérito e na aptidão; segurança do emprego, transferências, suspensões e garantias; os deveres dos servidores públicos e a capacidade de revisão das decisões que os afetem.
Artigo 258
Tanto no governo central como em qualquer dos órgãos descentralizados do Estado, ninguém pode ocupar ao mesmo tempo dois ou mais cargos públicos remunerados, exceto os de assistência médica ou educacional.
Nenhum funcionário, empregado ou funcionário público que receba salário regular receberá ajuda de custo diária pela prestação de serviço no exercício de suas funções.
Artigo 259
As disposições deste capítulo aplicam-se aos funcionários e funcionários das instituições descentralizadas e municipais.
CAPÍTULO IX. INSTITUIÇÕES DESCENTRALIZADAS
Artigo 260
As instituições descentralizadas só podem ser criadas por lei especial, desde que sejam garantidos:
Maior eficiência na administração dos interesses nacionais;
A satisfação das necessidades de serviço público de massa sem fins lucrativos;
Maior eficácia na consecução dos fins da administração pública;
Justificativa econômica e administrativa do custo de sua operação, do rendimento ou benefício esperado ou, se for o caso, das economias esperadas;
Exclusividade do campo, para que seu estabelecimento não implique em duplicação com outros órgãos da administração pública já existentes;
A utilização e exploração de bens ou recursos pertencentes ao Estado; a participação do Estado nas áreas de atividades econômicas que considere necessárias e convenientes para alcançar seus objetivos de progresso social e bem-estar geral, e
O regime jurídico geral das instituições descentralizadas será estabelecido por meio da lei geral da administração pública a publicar.
Artigo 261
Para estabelecer ou suprimir uma agência descentralizada, o Congresso Nacional decidirá pelo voto de dois terços de seus membros.
Antes da edição de leis relativas às instituições descentralizadas, o Congresso Nacional deve buscar o parecer do Poder Executivo.
Artigo 262
As instituições descentralizadas gozam de independência funcional e administrativa e, para o efeito, podem emitir os regulamentos que sejam necessários de acordo com a lei.
As instituições descentralizadas funcionarão sob a direção e supervisão do Estado e seus presidentes, diretores ou gerentes serão responsáveis por suas atividades. A lei estabelecerá os mecanismos necessários para o controle das instituições descentralizadas.
Artigo 263
Não podem ser presidentes, directores-gerais ou directores-gerais de instituições descentralizadas: os cônjuges e familiares do Presidente da República e dos Presidenciais, até ao quarto grau de parentesco consanguíneo ou ao segundo grau de parentesco por casamento.
Artigo 264
Os presidentes, diretores-gerais e gerentes dos órgãos descentralizados do Estado terão mandato de quatro anos e seu modo de nomeação e destituição obedecerá às respectivas leis que os estabeleceram.
Artigo 265
Os funcionários que, a qualquer título, exerçam funções dirigentes de agências descentralizadas são funcionários de confiança do poder executivo, mas as relações laborais dos restantes funcionários dessas instituições são reguladas pelo regime jurídico aplicável aos trabalhadores em geral. Os métodos, conteúdo e alcance desses regimes serão regidos pelas leis, regulamentos e acordos coletivos pertinentes.
Artigo 266
As instituições descentralizadas devem apresentar ao governo central o plano de operações para o exercício em questão, acompanhado de um relatório narrativo e analítico de cada uma das atividades básicas específicas a serem realizadas, juntamente com um orçamento abrangente para a execução do plano em questão. .
O Secretário de Gabinete do Departamento de Finanças e o Secretário Técnico de Planejamento e Cooperação Externa elaborarão separadamente pareceres com o objetivo de determinar a consistência de tais documentos com os planos de desenvolvimento aprovados.
Uma vez aprovados pelo Presidente da República, os pareceres são enviados às instituições descentralizadas interessadas.
Os órgãos directivos das instituições descentralizadas não aprovam o plano ou o orçamento anual até que neles tenham sido incorporadas as alterações propostas no parecer em causa.
Artigo 267
Os órgãos descentralizados do Estado enviarão ao Poder Legislativo, nos primeiros quinze dias do mês de setembro de cada ano, os respectivos anteprojetos anuais discriminados para aprovação.
Artigo 268
As instituições descentralizadas devem apresentar ao governo central um relatório detalhado sobre os resultados líquidos das atividades financeiras do exercício anterior.
Da mesma forma, devem apresentar um relatório sobre o andamento físico e financeiro de todos os programas e projetos em execução.
O Secretário de Gabinete do Departamento de Finanças e o Secretário Técnico de Planejamento e Cooperação Externa avaliarão os resultados do trabalho de cada órgão descentralizado e farão as observações e recomendações que julgarem pertinentes.
Artigo 269
O Poder Executivo poderá, pelo canal correspondente, dispor dos lucros líquidos das instituições descentralizadas que exerçam atividades econômicas, quando não afetem o desenvolvimento dessas instituições ou a execução de seus programas ou projetos prioritários.
Artigo 270
A lei especificará os contratos que devem ser submetidos à licitação pública pelas instituições descentralizadas.
Artigo 271
Qualquer alteração substancial no plano de operações e no orçamento de uma instituição descentralizada dependerá previamente de parecer favorável do Secretário Técnico de Planejamento e Cooperação Externa e do Secretário de Gabinete da Secretaria da Fazenda.
CAPÍTULO X. A DEFESA NACIONAL
Artigo 272
As Forças Armadas de Honduras são uma instituição nacional permanente, essencialmente profissional, apolítica, obediente e não deliberativa.
São instituídos para defender a integridade territorial e a soberania da República, manter a paz, o primado da Constituição, os princípios do sufrágio livre e da alternância no exercício do cargo de Presidente da República.
Devem cooperar com a Polícia Nacional na conservação da Ordem Pública.
Para garantir o livre exercício do sufrágio, a guarda, transporte e guarda dos materiais eleitorais e demais aspectos da segurança do processo, o Presidente da República colocará as Forças Armadas à disposição do Tribunal Supremo Eleitoral. com início um mês antes das eleições até à declaração do resultado das mesmas.
Artigo 273
As Forças Armadas serão compostas pelo Alto Comando, Exército, Aeronáutica, Marinha e os órgãos determinados pela lei que as estabelecer.
Artigo 274
As forças armadas ficam sujeitas às disposições da lei que as institui e das demais leis e regulamentos que regulam o seu funcionamento. Cooperarão com os Secretários de Gabinete e outras instituições por ordem dos mesmos nas tarefas de alfabetização, educação, agricultura, proteção do meio ambiente, rodovias, comunicações, saúde e reforma agrária.
Participarão de missões internacionais de paz, baseadas em tratados internacionais e prestarão apoio logístico de assistência técnica em comunicações e transporte, combate ao narcotráfico, e colaborarão com pessoal e meios para enfrentar desastres naturais e situações de emergência que afetem pessoas e bens como bem como em programas de proteção e conservação do ecossistema, formação acadêmica e capacitação técnica de seus integrantes e outros de interesse nacional.
Devem também cooperar com as instituições de segurança pública a pedido do Secretário de Gabinete do Departamento de Segurança para combater o terrorismo, o tráfico de armas e o crime organizado, bem como na proteção dos poderes do Estado e do Tribunal Supremo Eleitoral , a pedido dos mesmos, na sua instalação e funcionamento.
Artigo 275
Lei especial regulará o funcionamento dos tribunais militares.
Artigo 276
Os cidadãos entre dezoito e trinta anos prestarão serviço militar de forma voluntária em tempos de paz, sob a forma de um sistema educativo, social, humanístico e democrático. O Estado tem a possibilidade de usar o serviço militar de acordo com a Lei do Serviço Militar.
Em caso de guerra internacional, todos os hondurenhos capazes de defender e prestar serviço à nação serão soldados.
Artigo 277
O Presidente da República exerce o comando directo das Forças Armadas na qualidade de Comandante-em-Chefe nos termos da presente Constituição, da lei que institui as Forças Armadas e das demais leis aplicáveis.
Artigo 278
As ordens do Presidente da República devem ser obedecidas e executadas com observância da Constituição da República e dos princípios da legalidade, disciplina e profissionalismo militar.
Artigo 279
O Secretário de Gabinete do Departamento de Defesa Nacional será o cidadão que reúna os requisitos estabelecidos nesta Constituição e nas demais leis; o Chefe do Conselho Superior Conjunto das Forças Armadas será um oficial general ou superior, com o grau de coronel do exército ou equivalente, em serviço ativo com méritos e liderança, hondurenho de nascimento, e deverá possuir os requisitos determinados pelo art. lei. Não pode ser Chefe do Conselho Superior Conjunto das Forças Armadas parente do Presidente da República ou de seus substitutos legais até o quarto grau consanguíneo ou o segundo por casamento.
Artigo 280
O Secretário de Gabinete do Departamento de Defesa Nacional será nomeado ou destituído livremente pelo Presidente da República. De igual modo, será o Chefe do Conselho Superior Conjunto das Forças Armadas, que será escolhido pelo Presidente da República, entre os membros que integram o Conselho de Comandantes das Forças Armadas de acordo com o estabelecido pela hierarquia de oficiais, previsto na lei que institui as Forças Armadas.
Artigo 281
Em caso de ausência temporária do Chefe do Conselho Superior Conjunto das Forças Armadas, o Vice-Chefe exercerá as suas funções, e se o Vice-Chefe também estiver ausente ou o cargo estiver vago, o oficial-general ou superior escolhido pelo Presidente da República dos restantes membros do Conselho de Comandantes exercerá provisoriamente as suas funções. Na ausência de todos os itens acima, o oficial general ou superior com o grau de Coronel do Exército ou equivalente, será escolhido pelo Presidente.
Em caso de ausência definitiva do Chefe do Conselho Superior Conjunto das Forças Armadas, o Presidente da República procede às respectivas nomeações nos termos previstos nos artigos 279.º e 280.º da presente Constituição. Enquanto decorre a nomeação do Chefe do Conselho Superior Conjunto das Forças Armadas, preencherá a vaga o oficial das Forças Armadas que estiver a exercer as suas funções.
Artigo 282
As nomeações e demissões de pessoal das Forças Armadas, na área administrativa, serão feitas de acordo com a lei da administração pública.
Na área operacional, as nomeações e demissões serão feitas pelo Chefe do Conselho Superior Conjunto das Forças Armadas, de acordo com a estrutura orgânica das Forças Armadas, de acordo com a sua lei que institui, e demais disposições legais em vigor. , incluindo o pessoal de tropas e auxiliares.
Artigo 283
O Conselho Superior Conjunto das Forças Armadas é o órgão técnico superior de assessoria, planificação, coordenação e fiscalização, dependente do Secretário do Gabinete do Departamento de Defesa Nacional e terá as funções que lhe forem atribuídas pela lei que institui as Forças Armadas.
Artigo 284
O território da República será dividido em regiões militares por razões de defesa e segurança nacional e cada uma delas estará a cargo de um chefe de região militar. A sua organização e funcionamento obedecerão ao disposto na lei que institui as Forças Armadas.
Artigo 285
O Conselho de Comandantes das Forças Armadas é o órgão consultivo em todos os assuntos relativos àquela instituição. Atuará como órgão deliberativo nas matérias de sua competência e como Tribunal Superior das Forças Armadas nas matérias submetidas ao seu conhecimento. A lei que institui as Forças Armadas e o seu regulamento regularão o seu funcionamento.
Artigo 286
O Conselho de Comandantes das Forças Armadas será composto pelo Chefe do Conselho Superior Conjunto, que o presidirá, pelo Vice-Chefe do Conselho Superior Conjunto, pelo Inspetor-Geral e pelos Comandantes da Força.
Artigo 287
É criado o Conselho Nacional de Defesa e Segurança; uma lei especial regulará sua organização e funcionamento.
Artigo 288
Os candidatos a oficiais das forças armadas devem ser educados em um nível superior em centros de treinamento militar. Serão organizados centros de formação para as armas e serviços de acordo com as necessidades da instituição.
As escolas técnicas de formação também serão organizadas de acordo com a motivação do serviço militar voluntário, educativo, social, humanístico e democrático.
Artigo 289
O Colégio de Defesa Nacional é estabelecido como a sede máxima de aprendizado das Forças Armadas, responsável pela formação de militares e civis selecionados para que participem conjuntamente do planejamento estratégico nacional nos campos político, econômico, social e militar.
Artigo 290
As patentes militares são adquiridas apenas por promoção estrita de acordo com a respectiva lei.
O pessoal militar não pode ser privado das suas patentes, honras ou pensões, salvo nos casos previstos na lei.
As promoções de alferes a capitão, inclusive, serão conferidas pelo Presidente da República, sob proposta do Secretário de Gabinete do Departamento de Defesa Nacional; as promoções de major a general de divisão, inclusive, serão conferidas pelo Congresso Nacional, por proposta do poder executivo.
O Conselho Supremo Conjunto das Forças Armadas emitirá parecer prévio à concessão de promoções de oficiais.
Artigo 291
Para a proteção, bem-estar e segurança de todos os membros das Forças Armadas, o Instituto de Bem-Estar Militar, órgão que será presidido pelo Chefe do Conselho Supremo Conjunto e de acordo com as disposições da lei do Instituto de Bem-Estar Militar O bem-estar deve funcionar.
Artigo 292
A fabricação, importação, distribuição e venda de armas, munições e afins é reservada como direito exclusivo das Forças Armadas.
Artigo 293
A Polícia Nacional é uma instituição profissional permanente do Estado, apolítica no sentido partidário, de natureza civil permanente, incumbida de salvaguardar a preservação da ordem pública, prevenir, controlar e combater a criminalidade, proteger a segurança das pessoas e dos seus bens. ; executar as resoluções, disposições, ordens e decisões judiciais das autoridades e funcionários públicos, tudo com estrito respeito aos direitos humanos.
A Polícia Nacional rege-se por legislação especial.
CAPÍTULO XI. O SISTEMA DEPARTAMENTAL E MUNICIPAL
Artigo 294
O território nacional será dividido em departamentos. Seu estabelecimento e limites serão determinados pelo Congresso Nacional.
Os departamentos serão divididos em municípios autônomos administrados por corporações eleitas pelo povo, nos termos da lei.
Sem prejuízo do estabelecido nos parágrafos anteriores, o Congresso Nacional poderá criar zonas sujeitas a regimes especiais nos termos do artigo 329 desta Constituição.
Artigo 295
O distrito central é constituído por um único município composto pelos antigos municípios de Tegucigalpa e Comayaguela.
Artigo 296
A lei estabelecerá a organização e funcionamento dos municípios e os requisitos para ser funcionário ou funcionário municipal.
Artigo 297
Os municípios nomearão livremente os funcionários sob sua autoridade, inclusive os policiais remunerados com recursos próprios.
Artigo 298
No exercício de suas funções exclusivas e desde que não contrariem a lei, as corporações municipais serão independentes dos poderes do Estado e responderão perante os tribunais de justiça pelos abusos cometidos individual ou coletivamente, sem prejuízo da responsabilidade administrativa.
Artigo 299
O desenvolvimento econômico e social dos municípios deve fazer parte dos programas nacionais de desenvolvimento.
Artigo 300
Cada município deve ter terras comunais suficientes (tierras ejidales) para garantir sua existência e desenvolvimento normal.
Artigo 301
Os impostos e contribuições incidentes sobre os rendimentos provenientes de investimentos efectuados no respectivo município, bem como a participação que lhe incumba na exploração ou beneficiamento dos recursos naturais situados na sua jurisdição municipal, serão pagos ao erário municipal, salvo se razões de conveniência nacional exigir que sejam usados para outros fins.
Artigo 302
Com a finalidade exclusiva de assegurar a melhoria e o desenvolvimento das comunidades, os cidadãos têm o direito de se associarem livremente em associações cívicas, de constituir federações ou confederações. A lei regulará este direito.
CAPÍTULO XII. O PODER JUDICIÁRIO
Artigo 303
O poder de fazer justiça emana do povo e é administrado gratuitamente em nome do Estado por juízes e juízes independentes, sujeitos apenas à Constituição e às leis. O poder judiciário é composto por um Supremo Tribunal de Justiça, os Tribunais de Recurso, os Tribunais, por tribunais com competência exclusiva em zonas do país sujeitas a regimes especiais criados pela Constituição da República e repartições adicionais especificadas por lei.
Nenhum julgamento terá mais de duas instâncias, não podendo o juiz ou juiz que tenha exercido jurisdição em uma delas ouvir a outra, nem no recurso da mesma matéria, sem incorrer em responsabilidade.
Também não podem julgar no caso de cônjuges e parentes até o quarto grau por parentesco ou o segundo por casamento.
Artigo 304
Compete aos órgãos judiciários aplicar as leis a casos concretos, julgar e executar a sentença. Eles nunca podem criar órgãos judiciais excepcionais. Esta disposição tem uma exceção para os tribunais judiciais das Regiões de Desenvolvimento Especial. Os juízes desses tribunais serão nomeados pelo Congresso Nacional por maioria de dois terços do total de membros, sob proposta das autoridades da administração da Região Especial de Desenvolvimento em questão.
Artigo 305
Uma vez solicitada a sua intervenção legalmente e em matérias da sua competência, os juízes e desembargadores não podem deixar de julgar sob o pretexto do silêncio ou da imprecisão das leis.
Artigo 306
Os órgãos judiciais exigirão, nos casos necessários, o auxílio das Forças Públicas para o cumprimento de suas ordens; se for negado ou não estiver disponível, eles podem exigi-lo dos cidadãos.
Incorre em responsabilidade quem, sem justificação, se recusar a prestar ajuda.
Artigo 307
A lei, sem diminuir a independência dos juízes e magistrados, disporá do necessário para assegurar o correto e normal funcionamento dos órgãos judiciários, proporcionando meios eficazes para atender às suas necessidades funcionais e administrativas, bem como a organização de seus serviços auxiliares.
Artigo 308
O Supremo Tribunal de Justiça é o órgão jurisdicional máximo, sua jurisdição abrange todo o território do Estado e tem sede na capital, mas pode alterá-la temporariamente, quando assim o determinar, para qualquer outra parte do território. O Supremo Tribunal de Justiça será composto por quinze juízes.
Suas decisões serão tomadas pela maioria de seus membros efetivos.
Artigo 309
Para ser Ministro do Supremo Tribunal de Justiça é necessário:
Ser hondurenho de nascimento.
Ser cidadão no gozo e exercício dos seus direitos.
Ser procurador-notário devidamente registrado.
Ter mais de trinta e cinco anos de idade, e
Ter presidido um órgão judicial durante cinco anos, ou ter exercido a profissão durante dez anos.
Artigo 310
Não podem ser eleitos os Ministros do Supremo Tribunal de Justiça que:
Ter algum dos desqualificadores para ser Secretário do Gabinete, e
Os cônjuges e parentes de outros até o quarto grau de parentesco consangüíneo ou até o segundo por casamento.
Artigo 311
Os Ministros do Supremo Tribunal de Justiça serão eleitos pelo Congresso Nacional, com o voto favorável de dois terços do total de seus membros, de um pool de candidatos não inferior a três para cada um dos Ministros a serem eleitos.
Apresentada a proposta com a totalidade dos Ministros, proceder-se-á à eleição.
Se não obtiver a maioria necessária para a eleição da indicação completa dos Ministros, a votação direta e secreta surtirá efeito para eleger individualmente os Ministros que faltarem, quantas vezes forem necessárias, até alcançar o voto favorável de dois terços.
Os juízes serão eleitos a partir de um grupo de candidatos propostos por um Conselho de Indicação, que será formado da seguinte maneira:
Um Representante do Supremo Tribunal de Justiça eleito pelo voto favorável de dois terços dos Ministros.
Um representante do Colégio de Advogados de Honduras, eleito em Assembleia
O Comissário Nacional dos Direitos Humanos
Um representante do Conselho Hondurenho de Empresas Privadas (COHEP), eleito em Assembleia;
Um representante do corpo docente da Faculdade de Ciências Judiciais, cuja proposta entrará em vigor por meio da Universidade Nacional Autônoma de Honduras
Um Representante eleito pelas organizações da sociedade civil, e
Um representante das Confederações dos Trabalhadores.
Uma lei regulará a organização e o funcionamento do Conselho de Nomeações.
Artigo 312
As entidades que compõem as Mesas de Indicação serão convocadas pelo Presidente do Congresso Nacional, até o dia 31 de outubro do ano anterior à eleição dos Ministros, devendo este apresentar sua proposta à Comissão Permanente do Congresso Nacional. o mais tardar no dia 23 de Janeiro, para realizar as eleições no dia 25 de Janeiro.
Se a Comissão de Indicação, convocada, não fizer propostas, o Congresso Nacional procederá à eleição por maioria caracterizada por seus membros plenos.
Artigo 313
O Supremo Tribunal de Justiça tem as seguintes atribuições e poderes:
Dirigir o Poder Judiciário no poder de fazer justiça.
Tomar conhecimento dos julgamentos iniciados contra os mais altos funcionários do Estado e os Representantes
Tomar conhecimento em segunda instância de assuntos que os Tribunais de Apelação tenham conhecido em primeira instância.
Conhecer os casos de extradição e outros que devem ser julgados de acordo com o direito internacional
Tomar conhecimento dos mandados de habeas corpus, habeas data, cassação, amparo, revisão e inconstitucionalidade, nos termos da Constituição e da lei
Autorizar o exercício do Notário para quem tenha obtido o título de advogado.
Tomar conhecimento em primeira instância do julgamento preliminar contra os Ministros dos Tribunais de Apelação
Emitir seus regulamentos internos e outros necessários ao cumprimento de suas funções
Quaisquer outras que lhe sejam conferidas pela Constituição e pela lei
Elaborar o projeto de orçamentação do Poder Judiciário em conjunto com o Conselho da Magistratura e Carreira Judiciária, e encaminhá-lo ao Presidente do Congresso Nacional.
Fixar a divisão judicial do território
Criar, extinguir, combinar ou transferir os Tribunais, Tribunais e demais dependências com prévio julgamento favorável do Conselho da Magistratura e da carreira judiciária.
Artigo 314
O mandato do Ministro do Supremo Tribunal de Justiça será de sete anos a partir da data em que prestar juramento, podendo ser reeleitos.
No caso de morte, invalidez que impeça o exercício do cargo, substituição por motivo legal ou renúncia, o Ministro que preencher a vaga ocupará o cargo pelo restante do mandato e será eleito pelo Congresso Nacional pelo voto favorável de dois terços do total de membros. O substituto será eleito dentre os demais candidatos propostos pela Comissão de Indicação no início do mandato.
Artigo 315
O Supremo Tribunal de Justiça cumprirá suas funções constitucionais e legais sob a presidência de um de seus Ministros.
Para a eleição do Presidente do Tribunal, os Ministros eleitos pelo Congresso Nacional, reunidos todos, escolherão, no prazo máximo de vinte e quatro horas após sua eleição e pelo voto favorável de dois terços de seus membros, o Ministro cujo nome será propôs ao Congresso Nacional da República a sua eleição para aquele cargo.
Esta eleição será realizada da mesma forma com o voto de dois terços do total de membros do Congresso Nacional.
O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça exercerá o seu cargo por um período de sete anos, podendo ser reeleito.
O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça exercerá a representação do Poder Judiciário e, nessa qualidade, atuará de acordo com as decisões do Tribunal Pleno.
Artigo 316
O Supremo Tribunal de Justiça está organizado em câmaras, sendo uma delas a Constitucional, formada por cinco Ministros. Quando as decisões das câmaras forem proferidas por unanimidade de votos, devem ser proferidas em nome do Supremo Tribunal de Justiça e ter caráter decisivo. Quando não houver unanimidade na decisão sobre a matéria, os ministros que tenham participado da câmara não poderão ser incluídos no plenário.
A câmara constitucional tem os seguintes poderes e deveres:
Tomar conhecimento, nos termos desta Constituição e da lei, dos mandados de habeas corpus ou comparência pessoal, habeas data, amparo, inconstitucionalidade e revisão, e
Resolver conflitos entre os poderes do Estado, incluindo o Tribunal Supremo Eleitoral, bem como entre as demais entidades e órgãos indicados por lei. As decisões em que se declare a inconstitucionalidade de uma lei são de execução imediata e têm efeito geral, e revogam a lei inconstitucional, devendo ser comunicadas ao Congresso Nacional, que as publicará no jornal oficial La Gaceta. O regulamento estabelecerá a organização e o funcionamento das câmaras.
Artigo 317
Ficam criados o Conselho da Magistratura e da Carreira Judiciária, cujos membros, organização, domínio, competências e atribuições serão objecto de lei, que será aprovada por dois terços dos votos favoráveis dos membros efectivos dos Representantes. do Congresso Nacional.
Os juízes e magistrados não podem ser destituídos, suspensos, transferidos, rebaixados ou aposentados, salvo por justa causa e com as garantias previstas em lei.
O mandato dos membros do Conselho da Magistratura e da Carreira Judicial será de cinco anos, podendo ser reeleitos por mais um mandato, devendo prestar seu serviço em tempo integral e exclusivo. Haverá exceção para os membros do Conselho que integram o Supremo Tribunal de Justiça que atuarão no período para o qual foram eleitos.
A lei determinará sua organização, domínio, responsabilidades e poderes.
Artigo 318
O Poder Judiciário goza de total autonomia administrativa e financeira. No Orçamento Geral de Receitas e Despesas da República terá uma dotação anual não inferior a três por cento das receitas correntes.
O Poder Executivo aprovará, trimestralmente e antecipadamente, as rubricas orçamentárias apropriadas.
Artigo 319
Os juízes e magistrados prestarão seus serviços exclusivamente ao Poder Judiciário. Consequentemente, não podem exercer a profissão de advogado de forma independente, nem prestar aconselhamento ou assistência jurídica a qualquer pessoa. Esta proibição não abrange o exercício de funções docentes nem de funções diplomáticas ad hoc.
Os funcionários judiciários e auxiliares do poder judiciário, ou das áreas judiciária e administrativa, não poderão participar, a qualquer título, de atividades partidárias de qualquer natureza, exceto para o voto pessoal. Também não podem sindicalizar-se ou declarar-se em greve.
Artigo 320
No caso de incompatibilidade entre uma lei constitucional e uma lei ordinária, aplicar-se-á a primeira.
CAPÍTULO XIII. A RESPONSABILIDADE DO ESTADO E DE SEUS SERVIDORES
Artigo 321
Os servidores do Estado não terão outros poderes além dos que lhes forem expressamente conferidos por lei. Qualquer ato que eles pratiquem fora da lei é nulo e sem efeito e implica responsabilidade.
Artigo 322
Ao assumir o cargo, todos os funcionários públicos prestarão o seguinte juramento legal: "Prometo ser fiel à República, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis".
Artigo 323
Os funcionários são os depositários da autoridade, legalmente responsáveis pela sua conduta oficial, sujeitos à lei e nunca acima dela.
Nenhum funcionário ou funcionário, civil ou militar, é obrigado a cumprir ordens ilegais ou ordens que impliquem a prática de um delito.
Artigo 324
Se no exercício das suas funções o servidor público infringir a lei em prejuízo de particulares, responde civil e solidariamente com o Estado e a instituição estatal a serviço de quem trabalha, sem prejuízo da acção de recuperação que estes poderá instaurar contra o servidor responsável, nos casos de negligência ou dolo.
A responsabilidade civil não exclui a instauração de processos de responsabilidade administrativa e penal contra o infrator.
Artigo 325
Os processos de responsabilidade civil contra os funcionários do Estado prescrevem no prazo de dez anos; processo de responsabilidade penal, no dobro do tempo indicado pela lei penal.
Em ambos os casos, o prazo de prescrição conta-se a partir da data em que o servidor deixar de exercer as funções do cargo em que se tornou responsável.
Não há prazo de prescrição nos casos em que a morte de uma ou mais pessoas foi causada por ação ou omissão dolosa e por motivos políticos.
Artigo 326
A ação para processar os infratores dos direitos ou garantias estabelecidos nesta Constituição pode ser instaurada por qualquer pessoa sem vínculo ou qualquer formalidade e mediante simples denúncia.
Artigo 327
A lei regulará a responsabilidade civil do Estado, bem como a responsabilidade civil, penal e administrativa solidária dos servidores do Estado.
TÍTULO VI. O REGIME ECONÔMICO
CAPÍTULO I. O SISTEMA ECONÔMICO
Artigo 328
O sistema econômico de Honduras está baseado nos princípios de eficiência na produção e justiça social na distribuição da riqueza e da renda nacional, bem como na coexistência harmoniosa dos fatores de produção que permitem dignificar o trabalho como principal fonte de riqueza e como meio de realização do ser humano.
Artigo 329
O Estado promove o desenvolvimento econômico e social, que deve estar sujeito ao planejamento estratégico. A lei regulará o sistema e o processo de planejamento com a participação dos poderes do Estado, estando devidamente representadas as organizações políticas, econômicas e sociais.
Para cumprir a função de promover o desenvolvimento econômico e social e complementar as ações dos demais agentes desse desenvolvimento, o Estado, com visão de médio e longo prazo, deverá elaborar em conjunto com a sociedade hondurenha um plano que satisfaça os exatos objetivos e a meios e mecanismos para alcançá-los.
Os planos de desenvolvimento de médio e longo prazos devem incluir políticas e programas estratégicos que garantam a continuidade de sua execução desde sua concepção e aprovação até sua conclusão.
O plano nacional, os planos de desenvolvimento integral e os programas neles incorporados devem ser cumpridos pelos sucessivos governos.
ZONAS DE EMPREGO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:
O Estado pode estabelecer zonas do país sujeitas a regimes especiais que tenham personalidade jurídica, e estejam sujeitas a um regime fiscal especial, podendo incorrer em obrigações que não exijam a garantia ou caução solidária do Estado, podendo criar contratos até ao cumprimento de seus objetivos oportunos e durante vários governos. Gozam de autonomia funcional e administrativa que inclui as funções, competências e obrigações que a Constituição e as leis conferem aos municípios.
A criação de zona sujeita a regime especial é competência exclusiva do Congresso Nacional, por maioria qualificada, mediante plebiscito de aprovação por dois terços, conforme estabelecido no artigo 5º da Constituição. Este requisito não é necessário para regimes especiais criados em zonas de baixa densidade populacional. Por zona de baixa densidade populacional entende-se aquela em que o número de habitantes permanentes por quilómetro quadrado é inferior à média das zonas rurais calculadas pelo Instituto Nacional de Estatística, que emitirá o respetivo despacho.
O Congresso Nacional, ao aprovar a criação de zonas sujeitas a regimes especiais, deve garantir que, se for o caso, seja respeitada a decisão proferida pela Corte Internacional de Justiça de Haia em 11 de setembro de 1992 e aquela prevista nos artigos 10, 11 , 12, 13, 15 e 19 da Constituição da República sobre o território. As zonas estão sujeitas à legislação nacional em todos os temas relacionados com a soberania, aplicação da justiça, defesa nacional, relações exteriores, questões eleitorais e emissão de documentos de identificação e passaportes.
O Golfo de Fonseca deve estar sujeito a um regime especial de acordo com o direito internacional, e o estabelecido no artigo 10 da Constituição e neste artigo. As costas hondurenhas do Golfo e do Mar do Caribe continuam sujeitas às mesmas disposições constitucionais.
Para a criação e funcionamento dessas zonas o Congresso Nacional deve aprovar uma Lei Orgânica, que somente poderá ser modificada, reformada, interpretada ou revogada por dois terços favoráveis dos membros do Congresso Nacional. A celebração de referendo ou plebiscito pelas pessoas que habitam a zona sujeita ao regime especial é também necessária quando a sua população for superior a cem mil habitantes. A Lei Orgânica estabelecerá expressamente a regulamentação aplicável.
As autoridades das zonas sujeitas a regimes especiais têm a obrigação de adotar as melhores práticas nacionais e internacionais para garantir a existência e permanência do ambiente social, econômico e jurídico adequado à competitividade internacional.
Para resolver os conflitos nas zonas do país sujeitas a regimes especiais, o Poder Judiciário, por meio do Conselho da Magistratura, deve criar tribunais com competência exclusiva e autônoma sobre eles. Os juízes das zonas sujeitas à jurisdição especial serão propostos pelas zonas especiais perante o Conselho da Magistratura, que nomeará os juízes perante a prévia concorrência de uma lista proposta de uma comissão especial constituída na forma descrita na Lei Orgânica desses regimes . A lei pode estabelecer a sujeição obrigatória à arbitragem para a solução de conflitos de pessoas singulares ou colectivas que vivam nas áreas abrangidas por esses regimes para determinadas matérias. Os tribunais das zonas sujeitas a regime judicial especial podem adotar sistemas ou tradições judiciais de outras partes do mundo, desde que garantam princípios constitucionais iguais ou melhores de proteção dos direitos humanos e tenham prévia aprovação do Conselho Nacional.
Artigo 330
A economia nacional baseia-se na coexistência democrática e harmoniosa de várias formas de propriedade e empresa.
Artigo 331
O Estado reconhece, garante e promove a liberdade de consumo, poupança, investimento, emprego, iniciativa, comércio, indústria, contrato, negócio e quaisquer outros que decorram dos princípios que fundamentam esta Constituição. No entanto, o exercício dessas liberdades não pode ser contrário ao interesse social nem prejudicial à moral, à saúde ou à segurança pública.
Artigo 332
A prática de atividades econômicas pertence principalmente a indivíduos. No entanto, o Estado, por razões de ordem pública ou de interesse social, poderá reservar-se a exploração de determinadas indústrias, empreendimentos e serviços de base determinados de interesse público e expedir medidas e leis econômicas, fiscais e de segurança pública para canalizar, estimular, supervisionar, orientar e complementar a iniciativa privada com base em uma política econômica racional e planejada.
Artigo 333
A base da intervenção do Estado na economia será o interesse público e social, e seus limites serão os direitos e liberdades reconhecidos por esta Constituição.
Artigo 334
As sociedades comerciais estarão sujeitas ao controle e fiscalização de uma Superintendência de Sociedades, cuja organização e funcionamento serão determinados por lei.
As cooperativas responderão perante a agência e na forma e na medida estabelecida pelas leis pertinentes.
Artigo 335
O Estado ordenará suas relações econômicas externas com base na cooperação internacional leal, na integração econômica centro-americana e no respeito aos tratados e acordos que firmar, desde que não sejam contrários ao interesse nacional.
Artigo 336
O investimento estrangeiro deve ser autorizado, registrado e supervisionado pelo Estado. Deve complementar e nunca substituir o investimento nacional.
As empresas estrangeiras estarão sujeitas às leis da República.
Artigo 337
A pequena indústria e o comércio são patrimônio dos hondurenhos e sua proteção será objeto de lei.
Artigo 338
A lei regulará e promoverá a organização de cooperativas de todos os tipos, sem que os princípios econômicos e sociais básicos desta Constituição sejam alterados ou eludidos.
Artigo 339
São proibidos monopólios, monopsônios, oligopólios, entesouramento e práticas similares na atividade industrial e comercial.
Os privilégios temporários concedidos a inventores, descobridores ou autores como direitos de propriedade científica, literária, artística ou comercial, patentes de invenção ou marcas não são considerados monopólios privados.
Artigo 340
A exploração técnica e racional dos recursos naturais da nação é declarada de utilidade e necessidade pública.
O Estado regulará seu desenvolvimento de acordo com o interesse social e estabelecerá as condições de sua concessão aos indivíduos.
O reflorestamento do país e a conservação das florestas são declarados de importância nacional e interesse coletivo.
Artigo 341
A lei pode estabelecer restrições, prazos ou proibições à aquisição, transferência, uso e gozo de bens estaduais e municipais, por razões de ordem pública, interesse social ou conveniência nacional.
CAPÍTULO II. MOEDA E BANCO
Artigo 342
A emissão de moeda é de competência exclusiva do Estado, que a exercerá por meio do Banco Central de Honduras.
O regime bancário, monetário e de crédito será regulado por lei.
O Estado, através do Banco Central de Honduras, será responsável pela formulação e desenvolvimento da política monetária, creditícia e cambial do país, devidamente coordenada com a política econômica planejada.
Artigo 343
O Banco Central de Honduras regulará e aprovará a concessão de empréstimos, descontos, garantias e outras operações de crédito; comissões, abonos ou bonificações de qualquer natureza que instituições bancárias, financeiras ou seguradoras concedam aos acionistas majoritários, diretores e diretores.
Além disso, regulará e aprovará a concessão de empréstimos, descontos, garantias e outras operações de crédito a sociedades em que os acionistas detenham participação majoritária.
A violação do disposto neste artigo será punida de acordo com as normas que o Banco Central expedir, sem prejuízo de eventuais processos de responsabilidade civil ou penal dela decorrentes.
CAPÍTULO III. REFORMA AGRÁRIA
Artigo 344
A reforma agrária é um processo abrangente e um instrumento de transformação da estrutura agrária do país, que visa substituir o latifúndio e o minifúndio por um sistema de propriedade, posse e uso da terra que garanta a justiça social no meio rural e aumente a produção e produtividade do setor agrícola.
A implementação da reforma agrária é declarada de interesse e necessidade pública.
Artigo 345
A reforma agrária é parte essencial da estratégia global de desenvolvimento da nação e, portanto, quaisquer outras políticas econômicas e sociais que o governo venha a aprovar devem ser formuladas e executadas em harmonia com ela, especialmente aquelas relacionadas, entre outras coisas, à educação, habitação, emprego , infraestrutura, marketing e assistência técnica e de crédito.
A reforma agrária deverá ser implementada de forma a assegurar a participação efetiva dos trabalhadores agrícolas em pé de igualdade com os demais setores produtivos, no processo de desenvolvimento econômico, social e político da nação.
Artigo 346
É dever do Estado adotar medidas para proteger os direitos e interesses das comunidades indígenas do país, especialmente das terras e florestas em que estão assentadas.
Artigo 347
A produção agrícola deve visar preferencialmente a satisfação das necessidades alimentares da população hondurenha, no marco de uma política de abastecimento adequado e preços justos para o produtor e o consumidor.
Artigo 348
Os planos de reforma agrária do Instituto Nacional Agrário e as demais decisões do Estado em matéria agrária serão formulados e implementados com a participação efetiva de organizações de trabalhadores agrícolas, agricultores e pecuaristas legalmente reconhecidas.
Artigo 349
A desapropriação de bens para fins de reforma agrária ou de desenvolvimento e melhoria de comunidades, ou para quaisquer outros fins de interesse nacional determinados em lei, será feita com base em justa indenização por pagamentos em dinheiro e, se for o caso, dívida agrária. títulos. Esses títulos serão obrigatoriamente aceitos, gozarão de garantias suficientes do Estado e terão os valores nominais, prazos de resgate, taxas de juros e outros requisitos que a lei da reforma agrária determinar.
Artigo 350
Os imóveis que podem ser desapropriados para fins de reforma agrária ou de desenvolvimento e beneficiamento de comunidades são exclusivamente rurais e as benfeitorias úteis e necessárias a eles vinculadas, cuja desapropriação possa prejudicar a unidade econômica de produção.
CAPÍTULO IV. REGIME FINANCEIRO
Artigo 351
O sistema tributário rege-se pelos princípios da legalidade, proporcionalidade, generalidade e equidade, de acordo com a capacidade econômica do contribuinte.
CAPÍTULO V. RIQUEZA PÚBLICA
Artigo 352
O patrimônio público compreende:
Todos os bens móveis e imóveis do Estado;
Todos os seus créditos ativos, e
Seus fundos líquidos disponíveis.
Artigo 353
As obrigações financeiras do Estado são:
Dívidas legalmente contraídas para despesas correntes ou despesas de investimento originadas na execução do Orçamento Geral de receitas e despesas, e
Outras dívidas legalmente reconhecidas pelo Estado.
Artigo 354
Os bens fiscais ou públicos só podem ser atribuídos ou transferidos às pessoas e na forma e nas condições que a lei determinar.
O Estado reserva-se o poder de estabelecer ou modificar a demarcação de zonas de controle e proteção dos recursos naturais no território nacional.
Artigo 355
A administração dos recursos públicos é de responsabilidade do poder executivo.
Para a arrecadação, custódia e dispêndio destes fundos, haverá um serviço de tesouraria geral.
No entanto, o Poder Executivo pode delegar as funções de arrecadador e depositário no Banco Central.
Além disso, a lei pode estabelecer serviços especiais de desembolso.
Artigo 356
O Estado garante o pagamento da dívida pública incorrida apenas pelos governos constitucionais, de acordo com esta Constituição e leis.
Qualquer norma ou ato que viole o disposto neste artigo acarretará a responsabilidade civil, penal e administrativa dos infratores, para a qual não haverá prescrição.
Artigo 357
As autorizações de endividamento externo ou interno do governo central, órgãos descentralizados e prefeituras, que incluam garantias ou avais do Estado, serão regulamentadas por lei.
Artigo 358
Os governos locais podem realizar operações de crédito doméstico sob sua exclusiva responsabilidade, mas devem requerer as autorizações especificadas em leis especiais.
Artigo 359
A tributação, a despesa e o endividamento públicos permanecerão proporcionais ao produto interno bruto, nos termos da lei.
Artigo 360
Os contratos que o Estado celebre para a construção de obras públicas, aquisição de fornecimentos e serviços, compra ou aluguer de bens, devem ser celebrados na sequência de concurso público, concurso ou leilão, nos termos da lei.
A disposição anterior não se aplica aos contratos que tenham por objecto satisfazer as necessidades decorrentes do estado de emergência e que, pela sua natureza, só possam ser celebrados com determinada pessoa.
CAPÍTULO VI. ORÇAMENTO
Artigo 361
Os recursos financeiros do Estado são:
Receitas recebidas de impostos, taxas, contribuições, royalties, subvenções ou a qualquer título;
As receitas provenientes de empresas estatais, sociedades de economia mista ou aquelas em que o Estado tenha participação acionária, e
Receitas especiais provenientes de crédito público ou quaisquer outras fontes.
Artigo 362
Todas as receitas e despesas fiscais constam do Orçamento Geral da República, que é votado anualmente de acordo com a política económica planeada e com os planos anuais de funcionamento aprovados pelo Governo.
Artigo 363
Todas as receitas fiscais regulares constituirão um único fundo.
Nenhuma receita vinculada pode ser criada. Não obstante, a lei pode destinar a receita ao serviço da dívida pública e ordenar que o produto de impostos e contribuições gerais específicos seja dividido entre o erário nacional e o erário dos municípios em proporções ou valores predeterminados.
Além disso, a lei pode, de acordo com a política planejada, autorizar determinadas empresas estatais ou empresas de economia mista a arrecadar, administrar ou investir recursos financeiros derivados do desempenho das atividades econômicas que lhes incumbem.
Artigo 364
Nenhuma autorização e nenhum pagamento podem ser efectuados que excedam as dotações votadas no orçamento ou que viole as regras orçamentais.
Os infratores serão responsáveis civil, criminal e administrativamente.
Artigo 365
O Poder Executivo, sob sua responsabilidade e desde que o Congresso Nacional não esteja reunido, poderá contrair empréstimos, alterar a finalidade de item autorizado ou abrir créditos adicionais para atendimento de necessidades urgentes ou imprevistas em caso de guerra, distúrbio interno ou calamidade pública. , ou para o cumprimento de compromissos internacionais, todos os quais deverão ser detalhados ao Congresso Nacional na sessão legislativa subsequente.
O mesmo procedimento será seguido no caso das obrigações do Estado decorrentes de sentenças transitadas em julgado para o pagamento de prestações de trabalho quando não exista rubrica orçamental ou quando esta esteja esgotada.
Artigo 366
O orçamento será votado pelo Poder Legislativo com base na proposta apresentada pelo Poder Executivo.
Artigo 367
A proposta de orçamento será submetida pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional nos primeiros quinze dias do mês de setembro de cada ano.
Artigo 368
A lei orgânica do orçamento estipulará todas as matérias relativas à preparação, cálculo, execução e liquidação do orçamento. Quando o orçamento de um novo exercício não tiver sido votado ao final do exercício, continuará em vigor o correspondente ao exercício anterior.
Artigo 369
A lei determinará a organização e o funcionamento da Secretaria Geral de Abastecimento da República.
Artigo 370
Revogado.
Artigo 371
A fiscalização preventiva da execução do Orçamento Geral das Receitas e Despesas da República compete ao Poder Executivo, que deve, nomeadamente:
Fiscalizar a arrecadação e fiscalizar a guarda, o comprometimento e o desembolso dos recursos públicos, e
Aprovar todas as despesas de fundos públicos, de acordo com o orçamento.
A lei estabelecerá os procedimentos e o alcance dessa fiscalização.
Artigo 372
A fiscalização preventiva das instituições descentralizadas e dos municípios será realizada de acordo com o disposto nas respectivas leis.
TÍTULO VII. ALTERAÇÃO E INVIOLABILIDADE DA CONSTITUIÇÃO
CAPÍTULO I. ALTERAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO
Artigo 373
A emenda desta Constituição poderá ser decretada pelo Congresso Nacional, em sessão ordinária, com dois terços dos votos de todos os seus membros. O decreto especificará para o efeito o artigo ou artigos a alterar, os quais deverão ser ratificados pela sessão legislativa ordinária subsequente, pelo mesmo número de votos, para produzirem efeitos.
Artigo 374
O artigo anterior, este artigo, os artigos da Constituição relativos à forma de governo, ao território nacional, ao mandato presidencial, à proibição de reeleição para a presidência da República, ao cidadão que tenha exercido a Presidência sob qualquer título, e que referindo-se a pessoas que não podem ser Presidente da República para o período subsequente não podem ser alteradas em nenhum caso.
CAPÍTULO II. A INVILABILIDADE DA CONSTITUIÇÃO
Artigo 375
A presente Constituição não deixa de vigorar nem deixa de vigorar por acto de força ou quando alegadamente for revogada ou alterada por qualquer meio ou procedimento diverso do que ela própria dispõe. Nesses casos, todo cidadão, investido ou não de autoridade, tem o dever de cooperar para manter ou restabelecer sua eficácia.
Os responsáveis pelos fatos previstos na primeira parte do parágrafo anterior, bem como os principais funcionários dos governos que vierem a ser organizados, serão julgados de acordo com esta Constituição e com as leis expedidas em conformidade com ela, se não tiverem assistido em restabelecer imediatamente a regra desta Constituição e as autoridades constituídas de acordo com ela. O Congresso poderá, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, decretar a perda total ou parcial dos bens dessas mesmas pessoas e de outros que se tenham enriquecido com a suplantação da soberania do povo ou com a usurpação dos poderes públicos, para compensar a República por quaisquer perdas incorridas por conta deles.
TÍTULO VIII. DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E ENTRADA EM VIGOR DA CONSTITUIÇÃO
CAPÍTULO I. DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS
Artigo 376
Todas as leis, decretos-leis, decretos, regulamentos, despachos e demais disposições em vigor à data da promulgação desta Constituição continuarão a ser observados, desde que não contrariem a mesma ou até que tenham sido legalmente revogados ou alterados.
Artigo 377
Revogado.
Artigo 378
A Constituição emitida pela Assembleia Nacional Constituinte no dia três de junho de mil novecentos e setenta e cinco é revogada por esta Constituição.
CAPÍTULO II. A ENTRADA EM VIGOR DA CONSTITUIÇÃO
Artigo 379
Esta Constituição será juramentada em sessão pública e solene e entrará em vigor no dia vinte de janeiro de mil novecentos e oitenta e dois.
Dado na sala de sessões da Assembleia Nacional Constituinte, na cidade de Tegucigalpa, Distrito Central, no dia onze de janeiro de mil novecentos e oitenta e dois.