Constituição do Kiribati de 1979 (revisada em 2013)
PREÂMBULO
Nós, o povo de Kiribati, reconhecendo a Deus como o Pai Todo-Poderoso em quem depositamos nossa confiança, e com fé no valor duradouro de nossas tradições e herança, concedemos agora a nós mesmos esta Constituição estabelecendo um Estado democrático soberano.
Ao implementar esta Constituição, declaramos que
a vontade do povo será primordial na condução do governo de Kiribati;
os princípios de igualdade e justiça devem ser respeitados;
os recursos naturais de Kiribati são investidos no povo e em seu governo;
continuaremos a valorizar e defender os costumes e tradições de Kiribati.
CAPÍTULO I. A REPÚBLICA E A CONSTITUIÇÃO
1. Declaração da República
Kiribati é uma república democrática soberana.
2. A Constituição é lei suprema
Esta Constituição é a lei suprema de Kiribati e se qualquer outra lei for inconsistente com esta Constituição, essa outra lei será, na medida da inconsistência, nula.
CAPÍTULO II. PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E LIBERDADES DO INDIVÍDUO
3. Direitos e liberdades fundamentais do indivíduo
Considerando que toda pessoa em Kiribati tem direito aos direitos e liberdades fundamentais do indivíduo, ou seja, o direito, qualquer que seja sua raça, local de origem, opiniões políticas, cor, credo ou sexo, mas sujeito ao respeito pelos direitos e liberdades de terceiros e para o interesse público, a todos e cada um dos seguintes, a saber
vida, liberdade, segurança da pessoa e proteção da lei;
liberdade de consciência, de expressão e de reunião e associação; e
proteção para a privacidade de sua casa e outros bens e de privação de propriedade sem compensação,
as disposições deste Capítulo terão efeito para proteger os direitos e liberdades sujeitos às limitações dessa proteção contidas nessas disposições, sendo as limitações destinadas a assegurar que o gozo de tais direitos e liberdades por qualquer indivíduo não prejudique os direitos e liberdades de terceiros ou o interesse público.
4. Proteção do direito à vida
Nenhuma pessoa será privada de sua vida intencionalmente, salvo em execução da sentença de um tribunal em relação a uma infração penal nos termos da lei em vigor em Kiribati pela qual tenha sido condenada.
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Uma pessoa não será considerada como tendo sido privada de sua vida em violação desta seção se morrer como resultado do uso, na medida e nas circunstâncias permitidas por lei, de tal força razoavelmente justificável
para a defesa de qualquer pessoa da violência ou para a defesa de bens;
para efetuar uma prisão legal ou impedir a fuga de uma pessoa legalmente detida;
com a finalidade de reprimir um motim, insurreição ou motim; ou
a fim de impedir a prática por essa pessoa de uma infracção penal,
ou se ele morrer como resultado de um ato de guerra legal.
5. Proteção do direito à liberdade pessoal
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Nenhuma pessoa será privada de sua liberdade pessoal, salvo conforme autorizado por lei em qualquer dos seguintes casos, ou seja:
em consequência de sua incapacidade para pleitear uma acusação criminal;
na execução da sentença ou ordem de um tribunal, seja estabelecido para Kiribati ou algum outro país, em relação a um crime pelo qual ele foi condenado;
em cumprimento de ordem de um tribunal de registo que o puna por desacato a esse tribunal ou a um tribunal inferior a ele;
em cumprimento de ordem judicial proferida para assegurar o cumprimento de qualquer obrigação que lhe seja imposta por lei;
com o objetivo de levá-lo a um tribunal em execução de ordem de um tribunal;
sob suspeita razoável de ter cometido, ou estar prestes a cometer, uma infração penal de acordo com a lei em vigor em Kiribati;
no caso de pessoa que não tenha atingido a idade de dezoito anos, por ordem judicial ou com o consentimento de seus pais ou tutores, para fins de educação ou bem-estar;
com o objetivo de prevenir a propagação de uma doença infecciosa ou contagiosa;
no caso de uma pessoa que é, ou é razoavelmente suspeita de ser, mentalmente doente, viciado em drogas ou álcool, ou um vagabundo, para fins de seus cuidados ou tratamento ou proteção da comunidade;
com a finalidade de impedir a entrada ilegal dessa pessoa em Kiribati, ou com a finalidade de efetuar a expulsão, extradição ou outra remoção legal dessa pessoa de Kiribati ou com a finalidade de restringir essa pessoa enquanto estiver sendo transportada através de Kiribati no no curso de sua extradição ou remoção como prisioneiro condenado de um país para outro; ou
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na medida em que for necessário para a execução de uma ordem legal exigindo que essa pessoa permaneça dentro de uma área especificada dentro de Kiribati ou a proíba de estar dentro de tal área, ou na medida que possa ser razoavelmente justificável para a instauração de processos contra aquela pessoa relacionada à execução de tal ordem, ou na medida em que possa ser razoavelmente justificável para restringi-la durante qualquer visita que ela tenha permissão para fazer a qualquer parte de Kiribati na qual, em consequência de tal ordem, sua presença de outra forma seria ilegal.
Qualquer pessoa presa ou detida deve ser informada, assim que razoavelmente praticável, e em um idioma que compreenda, das razões de sua prisão ou detenção.
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Qualquer pessoa presa ou detida
com o objetivo de levá-lo a um tribunal em execução de ordem de um tribunal; ou
sob suspeita razoável de ter cometido, ou estar prestes a cometer, uma infração penal nos termos da lei em vigor em Kiribati,
e que não for posto em liberdade, será levado a tribunal sem demora injustificada; e se qualquer pessoa presa ou detida sob suspeita razoável de ter cometido ou estar prestes a cometer um crime não for julgada dentro de um prazo razoável, então, sem prejuízo de quaisquer outros processos que possam ser instaurados contra ela, ela será libertada ou incondicionalmente ou em condições razoáveis, incluindo, em particular, as condições razoavelmente necessárias para garantir que ele compareça em uma data posterior para julgamento ou para procedimentos preliminares ao julgamento.
Qualquer pessoa que seja ilegalmente presa ou detida por qualquer outra pessoa terá direito a uma compensação por essa outra pessoa.
6. Proteção contra escravidão e trabalho forçado
Nenhuma pessoa será mantida em escravidão ou servidão.
Nenhuma pessoa será obrigada a realizar trabalho forçado.
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Para os fins desta seção, a expressão trabalho forçado não inclui
qualquer trabalho exigido em consequência da sentença ou ordem de um tribunal;
qualquer trabalho exigido de qualquer pessoa enquanto ele estiver legalmente detido que, embora não seja exigido em consequência de sentença ou ordem de um tribunal, seja razoavelmente necessário por motivos de higiene ou para a manutenção do local em que ele está detido;
qualquer trabalho exigido de um membro de uma força disciplinada no cumprimento de seus deveres como tal ou, no caso de uma pessoa que tenha objeções de consciência ao serviço como membro de uma força disciplinada, qualquer trabalho que essa pessoa seja obrigada por lei a realizar no lugar de tal serviço;
qualquer trabalho necessário durante qualquer período de emergência pública ou no caso de qualquer outra emergência ou calamidade que ameace a vida e o bem-estar da comunidade, na medida em que a exigência de tal trabalho seja razoavelmente justificável nas circunstâncias de qualquer situação que surja ou existente durante esse período ou como resultado dessa outra emergência ou calamidade, para efeitos de tratamento dessa situação; ou
qualquer trabalho razoavelmente exigido como parte de obrigações comuns e cívicas razoáveis e normais.
7. Proteção contra tratamento desumano
Nenhuma pessoa será submetida a tortura nem a penas desumanas ou degradantes ou outros tratamentos.
Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou contrário a esta seção na medida em que a lei em questão autorize a aplicação de qualquer descrição de punição que fosse legal em Kiribati imediatamente antes da entrada em vigor. funcionamento desta Constituição.
8. Proteção contra privação de propriedade
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Nenhuma propriedade de qualquer descrição deve ser obrigatoriamente tomada de posse, e nenhum direito ou direito sobre propriedade de qualquer descrição deve ser adquirido compulsoriamente, exceto quando as seguintes condições forem satisfeitas, ou seja:
a tomada de posse ou aquisição for necessária ou conveniente no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública, saúde pública, ordenamento do território ou do desenvolvimento ou utilização de qualquer propriedade para fins públicos; e
há justificativa razoável para a causa de qualquer dificuldade que possa resultar para qualquer pessoa que tenha interesse ou direito sobre a propriedade; e
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disposição é feita por uma lei aplicável a essa tomada de posse ou aquisição -
para o pagamento de uma compensação adequada dentro de um prazo razoável; e
assegurar a qualquer pessoa que tenha interesse ou direito sobre a propriedade o direito de acesso ao Supremo Tribunal, seja direto ou mediante recurso de qualquer outra autoridade, para a determinação de seu interesse ou direito, a legalidade da tomada de posse ou aquisição dos bens, juros ou direitos e o montante de qualquer indemnização a que tenha direito, e para efeitos de obtenção dessa indemnização.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente com ou em violação desta seção
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na medida em que a lei em questão prevê a tomada de posse ou aquisição de qualquer propriedade -
em cumprimento de qualquer imposto, taxa ou direito;
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a título de sanção por violação da lei de caducidade em consequência de violação da lei;
como um incidente de arrendamento, arrendamento, hipoteca, encargo, nota fiscal, penhor ou contrato;
na execução de sentenças ou ordens de um tribunal em processos de determinação de direitos ou obrigações civis;
em circunstâncias em que seja razoavelmente necessário fazê-lo porque a propriedade está em estado perigoso ou prejudicial à saúde de seres humanos, animais ou plantas;
em decorrência de qualquer lei relativa à limitação de ações ou prescrição aquisitiva;
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apenas pelo tempo que for necessário para efeitos de qualquer exame, investigação, julgamento ou inquérito ou, no caso de terrenos, a realização dos mesmos
de trabalhos de conservação do solo ou de conservação de outros recursos naturais; ou
de trabalho relacionado com o desenvolvimento ou melhoria agrícola que o proprietário ou ocupante da terra foi obrigado, e sem justificativa razoável recusou ou deixou de realizar; ou
de acordo com os direitos concedidos a qualquer pessoa para prospectar ou minerar minerais, quando a lei em questão estabeleça uma previsão razoável para o pagamento de royalties e preveja uma compensação adequada pela violação de direitos de superfície, exceto na medida em que essa disposição ou, conforme o caso, , a coisa feita sob a sua autoridade se mostra não razoavelmente justificável em uma sociedade democrática; ou
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na medida em que a lei em questão preveja a posse ou aquisição de
propriedade inimiga;
bens de uma pessoa falecida, de uma pessoa mentalmente doente, de uma pessoa que não tenha completado dezoito anos de idade ou de uma pessoa que esteja ausente de Kiribati, para efeitos da sua administração em benefício das pessoas com direito ao benefício ;
bens de uma pessoa declarada insolvente ou de uma pessoa colectiva em liquidação, para efeitos da sua administração em benefício dos credores da pessoa colectiva insolvente e, sob reserva, em benefício de outras pessoas com direito ao benefício a propriedade; ou
bens sujeitos a um fideicomisso, com o objetivo de investi-los em pessoas designadas como fiduciários nos termos do instrumento que cria o fideicomisso ou por um tribunal ou, por ordem de um tribunal, para fins de efetivação do fideicomisso.
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Nada nesta seção deve ser interpretado como afetando a elaboração ou operação de qualquer lei para a posse compulsória no interesse público de qualquer propriedade, ou a aquisição compulsória no interesse público de qualquer interesse ou direito sobre a propriedade, quando essa propriedade , juros ou direitos são detidos por uma pessoa colectiva constituída para fins públicos por qualquer lei e na qual não tenham sido investidos outros fundos que não os fornecidos pelo Governo.
9. Proteção da privacidade do lar e outros bens
Salvo com o seu próprio consentimento, nenhuma pessoa será submetida à revista da sua pessoa ou dos seus bens ou à entrada de terceiros nas suas instalações.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou contrário a esta seção na medida em que a lei em questão disponha
no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública, saúde pública, planejamento urbano ou rural, desenvolvimento ou utilização de recursos minerais, ou desenvolvimento ou utilização de qualquer outra propriedade de forma a promover o benefício público ;
com a finalidade de proteger os direitos ou liberdades de outras pessoas;
com o objetivo de autorizar um funcionário ou agente do Governo, um conselho do governo local ou uma pessoa colectiva estabelecida por lei para um fim público a entrar nas instalações de qualquer pessoa para inspeccionar essas instalações ou qualquer coisa nelas para efeitos de qualquer imposto, taxa ou taxa ou para a realização de trabalhos relacionados com qualquer bem que se encontre legalmente naqueles locais e que pertença a esse Governo, câmara ou pessoa colectiva, conforme o caso;
com o objetivo de autorizar a entrada em qualquer local em cumprimento de uma ordem de um tribunal para fins de execução da sentença ou ordem de um tribunal em qualquer processo; ou
para efeitos de autorização de entrada em quaisquer instalações para efeitos de prevenção ou deteção de infrações penais,
e exceto na medida em que essa disposição ou, conforme o caso, qualquer coisa feita sob a autoridade dela se mostre razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
10. Disposições para garantir a proteção da lei
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Se qualquer pessoa for acusada de uma infração penal, então, a menos que a acusação seja retirada, o caso deverá ser julgado com justiça dentro de um prazo razoável por um tribunal independente e imparcial estabelecido por lei.
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Toda pessoa que é acusada de uma ofensa criminal
presumir-se-á inocente até que se prove ou se declare culpado;
deve ser informado assim que razoavelmente praticável, em detalhes e em um idioma que ele entenda, sobre a natureza da infração acusada;
deve dispor de tempo e meios adequados para a preparação de sua defesa;
poderá defender-se perante o tribunal pessoalmente ou, às suas expensas, por um representante da sua escolha;
terá a possibilidade de ouvir pessoalmente ou por seu representante as testemunhas convocadas pela acusação perante o tribunal, e de obter a comparência e proceder à inquirição de testemunhas para depor em seu nome perante o tribunal nas mesmas condições que as aplicáveis testemunhas convocadas pela acusação; e
será permitido ter, sem pagamento, a assistência de um intérprete se não compreender a língua usada no julgamento da acusação,
e, salvo com o seu próprio consentimento, o julgamento não terá lugar na sua ausência, a menos que ele se comporte de modo a tornar impraticável a continuação do processo na sua presença e o tribunal tenha ordenado a sua remoção e o julgamento a prosseguir na sua presença. ausência.
Quando uma pessoa for julgada por qualquer delito criminal, a pessoa acusada ou qualquer pessoa por ela autorizada em seu nome deverá, se assim o exigir e sujeita ao pagamento de uma taxa razoável, conforme prescrito por lei, dentro de um prazo razoável após a julgamento uma cópia para uso do acusado de qualquer registro do processo feito por ou em nome do tribunal.
Nenhuma pessoa será considerada culpada de um crime por qualquer ato ou omissão que, no momento em que ocorreu, não constitua tal crime, e nenhuma penalidade será imposta por qualquer crime que seja mais grave em grau ou descrição do que a pena máxima que poderia ter sido imposta por aquele delito no momento em que foi cometido.
Ninguém que demonstre ter sido julgado por um tribunal competente por um crime e condenado ou absolvido será novamente julgado por esse crime ou por qualquer outro crime pelo qual possa ter sido condenado no julgamento por esse crime, salvo por ordem de um tribunal superior em curso de recurso ou processo de revisão relativo à condenação ou absolvição.
Ninguém será julgado por um delito se provar que foi indultado por esse delito.
Nenhuma pessoa julgada por um crime será obrigada a depor no julgamento.
Qualquer tribunal ou outra autoridade adjudicante prescrita por lei para a determinação da existência ou extensão de qualquer direito ou obrigação civil deve ser estabelecido ou reconhecido por lei e deve ser independente e imparcial; e quando o processo para tal determinação for instaurado por qualquer pessoa perante tal tribunal ou outra autoridade adjudicante, o caso deverá receber uma audiência justa dentro de um prazo razoável.
Exceto com o acordo de todas as partes, todos os procedimentos de cada tribunal e procedimentos para a determinação da existência ou extensão de qualquer direito ou obrigação civil perante qualquer outra autoridade adjudicante, incluindo o anúncio da decisão do tribunal ou outra autoridade, será realizada em público.
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Nada na subseção anterior impedirá o tribunal ou outra autoridade adjudicante de excluir do processo pessoas que não sejam as partes e seus representantes na medida em que o tribunal ou outra autoridade
pode, por lei, ser autorizado a fazê-lo e considerar necessário ou conveniente em circunstâncias em que a publicidade prejudique os interesses da justiça ou em processos cautelares ou no interesse da decência, da moralidade pública, do bem-estar de menores de dezoito anos ou da proteção da vida privada das pessoas envolvidas no processo; ou
pode, por lei, ser autorizado ou obrigado a fazê-lo no interesse da defesa, segurança pública ou ordem pública.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente com ou em violação de
subseção (2)(a) desta seção na medida em que a lei em questão imponha a qualquer pessoa acusada de um delito criminal o ônus de provar fatos particulares;
subseção (2)(e) desta seção na medida em que a lei em questão imponha condições razoáveis que devem ser satisfeitas se as testemunhas chamadas para depor em nome de uma pessoa acusada devem receber suas despesas com fundos públicos; ou
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subseção (5) desta seção na medida em que a lei em questão autoriza um tribunal a julgar um membro de uma força disciplinada por uma ofensa criminal, não obstante qualquer julgamento e condenação ou absolvição desse membro sob a lei disciplinar dessa força, portanto, no entanto, que qualquer tribunal que julgue tal membro e o condene, ao sentenciá-lo a qualquer punição, levará em consideração qualquer punição concedida a ele sob essa lei disciplinar.
Nesta seção, infração criminal significa uma infração penal de acordo com a lei em vigor em Kiribati.
11. Proteção da liberdade de consciência
Exceto com seu próprio consentimento, ninguém será impedido de gozar de sua liberdade de consciência e, para os fins desta seção, a referida liberdade inclui a liberdade de pensamento e de religião, a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade, seja sozinho ou em comunidade com outros, tanto em público como em privado, para manifestar e propagar a sua religião ou crença no culto, ensino, prática e observância.
Toda comunidade religiosa terá o direito, às suas próprias custas, de estabelecer e manter locais de educação e de administrar qualquer local de educação que mantenha integralmente.
Nenhuma comunidade religiosa será impedida de fornecer instrução religiosa para pessoas dessa comunidade no curso de qualquer educação fornecida em qualquer local de educação que ela mantenha integralmente ou no curso de qualquer educação que forneça de outra forma.
Exceto com o seu próprio consentimento (ou, se for uma pessoa que não atingiu a idade de dezoito anos, o consentimento de seu tutor), nenhuma pessoa que frequenta qualquer local de educação será obrigada a receber instrução religiosa ou a participar ou frequentar qualquer cerimônia ou observância religiosa se essa instrução, cerimônia ou observância se relacionar a uma religião diferente da sua.
Nenhuma pessoa será obrigada a prestar qualquer juramento que seja contrário à sua religião ou crença ou a prestar qualquer juramento que seja contrário à sua religião ou crença.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei será considerado inconsistente com ou em violação desta seção na medida em que a lei em questão faça provisão que seja razoavelmente exigida
no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública ou saúde pública; ou
com o objetivo de proteger os direitos e liberdades de outras pessoas, incluindo o direito de observar e praticar qualquer religião sem a intervenção não solicitada de membros de qualquer outra religião,
e exceto na medida em que essa disposição ou, conforme o caso, a coisa feita sob a autoridade dela se mostre razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
As referências nesta seção a uma religião devem ser interpretadas como incluindo referências a uma denominação religiosa, e as expressões cognatas devem ser interpretadas de acordo.
12. Proteção da liberdade de expressão
Exceto com seu próprio consentimento, ninguém será impedido de gozar de sua liberdade de expressão e, para os fins desta seção, a referida liberdade inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões sem interferência, a liberdade de receber idéias e informações sem interferência, a liberdade de comunicar idéias e informações sem interferência e livre de interferência em sua correspondência.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou contrário a esta seção na medida em que a lei em questão disponha
no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública ou saúde pública;
para proteger a reputação, direitos e liberdades de outras pessoas ou a vida privada de pessoas envolvidas em processos judiciais, impedir a divulgação de informações recebidas em sigilo, manter a autoridade e independência dos tribunais ou regular a administração ou a técnica exploração de telefonia, telégrafo, correios, wireless ou radiodifusão; ou
que impõe restrições aos funcionários públicos,
e exceto na medida em que essa disposição ou, conforme o caso, a coisa feita sob a autoridade dela se mostre razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
13. Proteção da liberdade de reunião e associação
Salvo com o seu próprio consentimento, ninguém será impedido de gozar da sua liberdade de reunião e associação, isto é, do seu direito de se reunir livremente e associar-se com outras pessoas e, em particular, de formar ou pertencer a associações para o progresso ou defesa de seus interesses.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou contrário a esta seção na medida em que a lei em questão disponha
no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública ou saúde pública;
com a finalidade de proteger os direitos ou liberdades de outras pessoas; ou
que impõe restrições aos funcionários públicos,
e exceto na medida em que essa disposição ou, conforme o caso, a coisa feita sob a autoridade dela se mostre razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
14. Proteção da liberdade de movimento
Nenhuma pessoa será privada de sua liberdade de circulação e, para os fins desta seção, a referida liberdade significa o direito de circular livremente em Kiribati, o direito de residir em qualquer parte de Kiribati, o direito de entrar e sair de Kiribati e a imunidade da expulsão de Kiribati.
Qualquer restrição à liberdade de movimento de uma pessoa que esteja envolvida em sua detenção legal não deve ser considerada inconsistente ou contrária a esta seção.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou contrário a esta seção na medida em que a lei em questão disponha
para a imposição de restrições ao movimento ou residência em Kiribati de qualquer pessoa ou ao direito de qualquer pessoa de deixar Kiribati que seja razoavelmente necessário no interesse da defesa, segurança pública ou ordem pública;
para a imposição de restrições à circulação ou residência em Kiribati ou ao direito de deixar Kiribati de pessoas em geral ou qualquer classe de pessoas que sejam razoavelmente necessárias no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública, saúde pública, meio ambiente conservação ou em cumprimento das obrigações do tratado internacional de Kiribati;
para a imposição de restrições ao movimento ou residência em Kiribati de qualquer pessoa que não seja cidadã de Kiribati ou a exclusão ou expulsão de Kiribati de tal pessoa;
para a imposição de restrições à aquisição ou uso por qualquer pessoa de terras ou outros bens em Kiribati;
para a imposição de restrições à movimentação ou residência em Kiribati de funcionários públicos que sejam razoavelmente necessários para garantir o bom desempenho de suas funções;
para a remoção de uma pessoa de Kiribati para ser julgada ou punida em algum outro país por uma infração penal de acordo com a lei desse outro país ou para ser submetida à prisão nesse outro país em execução da sentença de um tribunal em relação a uma infração penal nos termos da lei em vigor em Kiribati pela qual foi condenado;
para a imposição de restrições, por ordem de um tribunal, à circulação ou residência em Kiribati de qualquer pessoa ou ao direito de qualquer pessoa a deixar Kiribati, quer por ter sido considerada culpada de uma infracção penal ao abrigo da lei de Kiribati, quer por o objetivo de garantir que ele compareça a um tribunal em data posterior para julgamento ou para procedimentos relacionados à sua extradição ou afastamento legal de Kiribati; ou
para a imposição de restrições ao direito de qualquer pessoa de deixar Kiribati para garantir o cumprimento de quaisquer obrigações impostas a essa pessoa por lei, exceto na medida em que a disposição ou, conforme o caso, a coisa feita sob a autoridade não é razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
Se qualquer pessoa cuja liberdade de movimento tenha sido restringida apenas em virtude de uma disposição mencionada na subseção (3)(a) desta seção solicitar a qualquer momento durante o período dessa restrição não antes de seis meses após ter último pedido durante esse período, seu caso será analisado por um Tribunal independente e imparcial.
Em qualquer revisão por um Tribunal em conformidade com a subseção anterior do caso de uma pessoa cuja liberdade de movimento foi restringida, o Tribunal pode fazer recomendações sobre a necessidade ou conveniência de continuar a restrição à autoridade pela qual foi ordenada, mas, salvo disposição legal em contrário, essa autoridade não será obrigada a agir de acordo com essas recomendações.
15. Proteção contra discriminação com base em raça, etc.
Sujeito às disposições das subseções (4), (5) e (8) desta seção, nenhuma lei fará qualquer disposição que seja discriminatória por si só ou em seu efeito.
Sujeito às disposições das subseções (6), (7) e (8) desta seção, nenhuma pessoa será tratada de forma discriminatória por qualquer pessoa agindo em virtude de qualquer lei escrita ou no desempenho das funções de qualquer escritório ou qualquer autoridade pública.
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Nesta seção, a expressão discriminatório significa conceder tratamento diferente a pessoas diferentes, atribuível total ou principalmente às suas respectivas descrições por raça, local de origem, opiniões políticas, cor ou credo, pelo qual pessoas de uma dessas descrições são submetidas a deficiências ou restrições à quais pessoas de outra tal descrição não estão sujeitas ou recebem privilégios ou vantagens que não são concedidos a pessoas de outra tal descrição.
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A subseção (1) desta seção não se aplica a nenhuma lei na medida em que essa lei disponha
para a imposição de impostos ou a apropriação de receitas pelo Governo ou qualquer autarquia ou organismo local para fins locais;
com relação a pessoas que não são cidadãos de Kiribati;
para a aplicação, no caso de pessoas de qualquer das características mencionadas na subseção anterior (ou de pessoas a elas relacionadas), da lei relativa à adoção, casamento, divórcio, sepultamento, devolução de bens por morte ou outros assuntos semelhantes que é a lei pessoal aplicável a pessoas dessa descrição;
com relação à terra, a posse da terra, a retomada e aquisição de terra e outros fins semelhantes; ou
pelo qual as pessoas de qualquer descrição mencionada na subseção anterior podem estar sujeitas a qualquer deficiência ou restrição ou podem receber qualquer privilégio ou vantagem que, tendo em conta a sua natureza e as circunstâncias especiais pertencentes a essas pessoas ou a pessoas de qualquer outra tal descrição, é razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
Nada contido em qualquer lei deve ser considerado inconsistente com ou em violação da subseção (1) desta seção na medida em que estabeleça disposições com relação a padrões ou qualificações (não sendo padrões ou qualificações especificamente relacionados à raça, local de origem , opiniões políticas, cor ou credo) a ser exigida de qualquer pessoa que seja nomeada para qualquer cargo no serviço público, qualquer cargo em força disciplinar, qualquer cargo a serviço de um conselho de governo local ou qualquer cargo em uma pessoa jurídica estabelecida diretamente por qualquer lei para fins públicos.
A subseção (2) desta seção não se aplicará a qualquer coisa que seja expressamente ou por implicação necessária autorizada a ser feita por qualquer disposição legal referida na subseção (4) ou (5) desta seção.
A subseção (2) desta seção não afetará qualquer discricionariedade relativa à instituição, conduta ou desistência de processos civis ou criminais em qualquer tribunal que seja investido em qualquer pessoa por ou sob esta Constituição ou qualquer outra lei.
Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei será considerado inconsistente com ou em violação desta seção na medida em que a lei em questão estabeleça disposições pelas quais pessoas de qualquer descrição mencionada na subseção (3) deste seção pode ser submetida a qualquer restrição aos direitos e liberdades garantidos pelas seções 9, 11, 12, 13 e 14 desta Constituição, sendo tal restrição autorizada pela seção 9 (2), 11 (6), 12 ( 2), 13 (2) ou 14 (3), conforme o caso.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente com as disposições desta seção
se essa lei estava em vigor imediatamente antes da entrada em vigor desta Constituição e continuou em vigor desde a entrada em vigor desta Constituição; ou
na medida em que a lei revogue e reedite qualquer disposição que tenha sido contida em qualquer promulgação em todos os momentos imediatamente antes da entrada em vigor desta Constituição.
16. Disposições para períodos de emergência pública
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Neste Capítulo, período de emergência pública significa qualquer período durante o qual
Kiribati está em guerra; ou
há em vigor uma proclamação feita sob esta seção.
Os Beretitenti, agindo de acordo com o conselho do Gabinete, podem a qualquer momento declarar a existência do estado de emergência pública e fazer regulamentos para lidar com a emergência pública.
Qualquer declaração ou regulamento previsto no número anterior será feito por edital publicado na sede da Beretitenti.
Uma proclamação feita sob esta seção, se não for revogada antes, deixará de ter efeito no vencimento de três dias (ou, no caso de uma proclamação feita de outra forma que não durante uma reunião do Maneaba ni Maungatabu, trinta dias) a partir da data de publicação, a menos que tenha sido entretanto aprovada por uma resolução do Maneaba, e uma proclamação assim aprovada permanecerá em vigor enquanto a resolução permanecer em vigor e não mais.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei de regulamentação deve ser considerado inconsistente com ou em violação da seção 5, 6(2), 9, 11, 12, 13, 14 ou 15 desta Constituição na medida em que que a lei ou regulamento em questão faça em relação a qualquer período ou disposição de emergência pública, ou autorize a prática durante esse período de qualquer coisa que seja razoavelmente justificável nas circunstâncias de qualquer situação surgida ou existente durante o período para fins de negociação com aquela situação.
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Quando uma pessoa for detida em virtude de uma lei ou regulamento referido na subseção anterior, as seguintes disposições serão aplicáveis, ou seja:
ele deve, assim que razoavelmente praticável e em qualquer caso não mais de dez dias após o início de sua detenção, receber uma declaração por escrito, em um idioma que ele entenda, especificando detalhadamente os motivos pelos quais ele foi detido;
não mais de catorze dias após o início de sua detenção, será publicada uma notificação no escritório dos Beretitenti informando que ele foi detido e fornecendo detalhes sobre as disposições legais que autorizam sua detenção;
não mais de um mês após o início da sua detenção e, posteriormente, durante a sua detenção em intervalos não superiores a seis meses, o seu caso será analisado por um Tribunal independente e imparcial composto por um Presidente nomeado pelo Presidente do Tribunal e dois outros membros nomeados pelo Presidente da Comissão de Serviço Público;
ser-lhe-ão proporcionadas facilidades razoáveis para consultar um representante de sua própria escolha, que terá permissão para fazer representações perante o Tribunal; e
na audiência de seu caso pelo Tribunal, ele poderá comparecer pessoalmente ou por meio de um representante de sua escolha.
Em qualquer revisão por um Tribunal em conformidade com esta seção do caso de uma pessoa detida, o Tribunal pode fazer recomendações sobre a necessidade ou conveniência de continuar sua detenção à autoridade pela qual foi ordenada, mas, salvo disposição em contrário por lei , essa autoridade não será obrigada a agir em conformidade com essas recomendações.
Nada na subseção (6)(d) ou (e) desta seção deve ser interpretado como dando direito a uma pessoa de representação a expensas públicas.
17. Aplicação das disposições de proteção
Sujeito às disposições da subseção (5) desta seção, se qualquer pessoa alegar que qualquer uma das disposições das seções 3 a 16 (inclusive) desta Constituição foi, está sendo ou provavelmente será violada em relação a ela (ou , no caso de uma pessoa detida, se qualquer outra pessoa alegar tal contravenção em relação à pessoa detida), então, sem prejuízo de qualquer outra ação sobre o mesmo assunto que esteja legalmente disponível, essa pessoa (ou outra pessoa) pode requerer reparação ao Tribunal Superior.
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O Tribunal Superior terá jurisdição original
ouvir e determinar qualquer pedido feito por qualquer pessoa em conformidade com a subseção anterior;
para determinar qualquer questão que surja no caso de qualquer pessoa que seja encaminhada a ela de acordo com a próxima subseção seguinte,
e pode fazer tais ordens, emitir tais mandados e dar as instruções que considerar apropriadas para fins de fazer cumprir ou garantir a execução de qualquer uma das disposições das seções 3 a 16 (inclusive) desta Constituição:
Desde que o Tribunal Superior possa recusar-se a exercer seus poderes sob esta subseção se estiver convencido de que os meios adequados de reparação pela infração alegada estão ou estiveram disponíveis para a pessoa em questão de acordo com outras disposições desta Constituição ou de qualquer outra lei.
Se em qualquer processo em qualquer tribunal subordinado surgir qualquer dúvida quanto à violação de qualquer das disposições dos artigos 3 a 16 (inclusive) desta Constituição, o presidente desse tribunal pode, e deve, se qualquer parte no processo assim o solicitar , remeter a questão para o Tribunal Superior, a menos que, na sua opinião, a questão suscitada seja meramente frívola ou vexatória.
O Maneaba ni Maungatabu pode, por lei, conferir ao Supremo Tribunal poderes adicionais aos conferidos por esta seção com o objetivo de permitir que esse tribunal exerça mais efetivamente a jurisdição que lhe é conferida por esta seção.
Regras do tribunal que estabelecem disposições com relação à prática e procedimento do Tribunal Superior em relação à jurisdição que lhe é conferida por ou sob esta seção (incluindo regras com relação ao prazo dentro do qual qualquer pedido ou referência deve ou pode ser feito ou apresentado ).
18. Interpretação e economia
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Neste Capítulo, a menos que o contexto exija de outra forma
contravenção, em relação a qualquer requisito, inclui o descumprimento desse requisito, e expressões cognatas devem ser interpretadas de acordo;
tribunal significa qualquer tribunal com jurisdição em Kiribati, exceto um tribunal estabelecido por uma lei disciplinar, e inclui o Comitê Judicial e nas seções 4 e 6 desta Constituição um tribunal estabelecido por uma lei disciplinar;
lei disciplinar significa uma lei que regula a disciplina de qualquer força disciplinada;
força disciplinada significa
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a Polícia de Kiribati;
o Serviço Prisional;
o Serviço de Proteção Marinha;
a Escola de Treinamento Marítimo;
membro, em relação a uma força disciplinada, inclui qualquer pessoa que, nos termos da lei que regula a disciplina dessa força, esteja sujeita a essa disciplina.
Em relação a qualquer pessoa que seja membro de uma força disciplinar de Kiribati, nada contido ou feito sob a autoridade da lei disciplinar dessa força será considerado inconsistente ou em violação de qualquer uma das disposições deste Capítulo, exceto do que as seções 4, 6 e 7.
Em relação a qualquer pessoa que seja membro de uma força disciplinada que não seja uma força disciplinada de Kiribati e que esteja presente em Kiribati em cumprimento de acordos feitos entre o Governo de Kiribati e outro Governo ou uma organização internacional, nada contido ou feito sob a autoridade da lei disciplinar dessa força será considerada inconsistente ou contrária a qualquer uma das disposições deste Capítulo.
Nenhuma medida tomada em relação a uma pessoa que seja membro de uma força disciplinar de um país com o qual Kiribati esteja em guerra e nenhuma lei, na medida em que autorize a tomada de tais medidas, será considerada inconsistente ou em violação de qualquer das disposições deste Capítulo.
CAPÍTULO III. CIDADANIA
19. Direitos das pessoas descendentes de I-Kiribati
Toda pessoa descendente de I-Kiribati terá o direito inalienável de entrar e residir em Kiribati e, no Dia da Independência, se tornará ou terá e continuará a ter posteriormente o direito de se tornar um cidadão de Kiribati.
20. Pessoas nascidas, naturalizadas ou registradas em Kiribati antes do Dia da Independência
Toda pessoa descendente de I-Kiribati que, tendo nascido em Kiribati, é no dia anterior ao Dia da Independência um cidadão do Reino Unido e das Colônias se tornará um cidadão de Kiribati no Dia da Independência.
Toda pessoa não descendente de I-Kiribati que, tendo nascido em Kiribati, é uma pessoa elegível se tornará um cidadão de Kiribati no Dia da Independência.
Toda pessoa descendente de I-Kiribati ou uma pessoa elegível e que adquiriu o status de cidadão do Reino Unido e colônias sob os Atos de Nacionalidade Britânicos de 1948 a 1965 [FN: 1948 c. 56; 1958 C. 10; 1964 C. 22; 1964 C. 54; 1965 C. 34.] em virtude de ter sido naturalizado ou registrado sob essas Leis, ou naturalizado como súdito britânico antes de 1949, enquanto residente em Kiribati, se tornará cidadão de Kiribati no Dia da Independência.
21. Pessoas nascidas fora de Kiribati antes do Dia da Independência
Toda pessoa descendente de I-Kiribati que tenha nascido fora de Kiribati é no dia anterior ao Dia da Independência um cidadão do Reino Unido e colônias, se seu pai se tornar ou se tornaria, mas por sua morte ou renúncia à cidadania do Reino Unido e Colônias tornaram-se cidadãs de Kiribati em virtude da subseção (1) ou (3) da seção anterior, tornaram-se cidadãs de Kiribati no Dia da Independência.
Toda pessoa não descendente de I-Kiribati que tenha nascido fora de Kiribati é uma pessoa elegível, se seu pai se tornar ou se tornaria, exceto por sua morte, um cidadão de Kiribati em virtude da subseção (2) ou (3) do seção, torne-se um cidadão de Kiribati no Dia da Independência.
22. Esposas de pessoas que se tornam cidadãs no Dia da Independência
Toda mulher que, tendo sido casada com uma pessoa que se torna, ou não fosse por sua morte ou renúncia à sua cidadania do Reino Unido e Colônias, tornou-se cidadã de Kiribati em virtude do artigo 20 ou 21 desta Constituição, adquiriu o estatuto de cidadão do Reino Unido e das Colónias, automaticamente ou por registo, em razão desse casamento e que possua esse estatuto no dia anterior ao Dia da Independência, tornar-se-á cidadão de Kiribati no Dia da Independência.
23. Pessoas com direito a serem registradas como cidadãos
Toda pessoa descendente de I-Kiribati que não se tornar um cidadão de Kiribati no Dia da Independência em virtude da seção 20, 21 ou 22 desta Constituição terá, a qualquer momento posterior, o direito de fazer o pedido da maneira prescrita para ser registrado como cidadão de Kiribati.
24. Evitar a dupla nacionalidade
Qualquer pessoa, exceto uma pessoa descendente de I-Kiribati, que
atingiu a idade de dezoito anos antes do Dia da Independência;
torna-se um cidadão de Kiribati em virtude da seção 20 ou 21 desta Constituição; e
é no Dia da Independência nacional de algum outro país,
deixará de ser cidadão de Kiribati no termo de um período de dois anos após o Dia da Independência ou em um período mais longo que possa ser prescrito, a menos que antes do término desse período ele tenha renunciado ou perdido sua nacionalidade desse outro país ou, se a lei desse outro país não prevê ou não permite que ele renuncie à sua nacionalidade desse outro país, feita a declaração que possa ser prescrita.
25. Pessoas nascidas após o dia anterior ao Dia da Independência
Toda pessoa nascida em Kiribati após o dia anterior ao Dia da Independência se tornará um cidadão de Kiribati na data de seu nascimento, a menos que nessa data, não sendo uma pessoa descendente de I-Kiribati ou uma pessoa cujo pai seja cidadão de Kiribati, ele torna-se cidadão de algum outro país:
Desde que uma pessoa não se torne um cidadão de Kiribati em virtude desta subseção se no momento de seu nascimento
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seu pai possui tal imunidade de ação e processo legal como é concedida a qualquer enviado de um poder soberano estrangeiro acreditado em Kiribati e nenhum de seus pais é cidadão de Kiribati; ou
seu pai é cidadão de um país com o qual Kiribati está em guerra e o nascimento ocorre em um local então sob ocupação desse país.
Toda pessoa nascida fora de Kiribati após o dia anterior ao Dia da Independência se tornará um cidadão de Kiribati na data de seu nascimento se nessa data seu pai for, ou teria sido por sua morte, um cidadão de Kiribati.
26. Casamento com cidadãos de Kiribati
Qualquer mulher que, após o dia anterior ao Dia da Independência, se casar com uma pessoa que seja ou se torne cidadã de Kiribati, terá direito, mediante solicitação da forma prescrita, a ser registrada como cidadã de Kiribati.
27. Cidadãos da Commonwealth
Toda pessoa que, de acordo com esta Constituição ou qualquer outra lei, seja cidadã de Kiribati ou sob qualquer decreto atualmente em vigor em qualquer país ao qual esta seção se aplique é cidadã desse país, em virtude dessa cidadania, terá o status de um cidadão da Commonwealth.
Todas as pessoas que são súditos britânicos sem cidadania sob a Lei de Nacionalidade Britânica de 1948, continuam a ser súditos britânicos sob a seção 2 daquela Lei ou são súditos britânicos sob a Lei de Nacionalidade Britânica de 1965 deve, em virtude desse status, ter o status de um cidadão da Commonwealth.
Salvo disposição em contrário pelo Maneaba em Maungatabu, os países aos quais esta seção se aplica são Austrália, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Botsuana, Canadá, Chipre, Dominica, Fiji, Gâmbia, Gana, Granada, Guiana, Índia, Jamaica , Quênia, Lesoto, Malawi, Malásia, Malta, Maurício, Nauru, Nova Zelândia, Nigéria, Papua Nova Guiné, Santa Lúcia, Seychelles, Serra Leoa, Cingapura, Ilhas Salomão, Rodésia do Sul, Sri Lanka, Suazilândia, Tanzânia, Tonga, Trinidad e Tobago, Tuvalu, Uganda, Reino Unido e Colônias, Samoa Ocidental e Zâmbia.
28. Poderes do Maneaba ni Maungatabu
O Maneaba ni Maungatabu pode fazer provisões
para a aquisição da cidadania de Kiribati por pessoas que não são elegíveis ou que não são mais elegíveis para se tornarem cidadãos de Kiribati em virtude deste Capítulo;
pela renúncia por qualquer pessoa de sua cidadania de Kiribati;
pela manutenção de um registro de cidadãos de Kiribati que também são cidadãos de outros países;
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por privar de sua cidadania de Kiribati
qualquer pessoa não descendente de I-Kiribati que seja cidadã de Kiribati, exceto em virtude deste Capítulo;
qualquer outra pessoa não descendente de I-Kiribati que, sendo cidadão de Kiribati, tenha adquirido outra nacionalidade após o dia anterior ao Dia da Independência.
29. Interpretação
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Para os fins deste Capítulo
uma pessoa descendente de I-Kiribati significa uma pessoa cujos ancestrais nasceu em Kiribati antes de 1900;
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uma pessoa elegível significa uma pessoa que no dia anterior ao Dia da Independência
é cidadão do Reino Unido e das Colónias, e
não tem outra nacionalidade,
providenciou que-
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nem ele, nem seu pai nem o pai de seu pai nasceram no Reino Unido ou foram registrados ou naturalizados no Reino Unido como cidadãos do Reino Unido e colônias ou súditos britânicos;
qualquer referência ao pai de uma pessoa deve, em relação a uma pessoa nascida fora do casamento, ser interpretada como uma referência à mãe dessa pessoa;
uma pessoa nascida a bordo de um navio ou aeronave registrada, ou a bordo de um navio ou aeronave não registrada do Governo de qualquer país, será considerada nascida no local em que o navio ou aeronave foi registrado ou, conforme o caso, naquele país.
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Para os propósitos da definição de uma pessoa elegível na subseção (1) (b) desta seção, quando uma pessoa tiver uma nacionalidade diferente da cidadania do Reino Unido e das Colônias, será considerada como tendo perdido essa outra nacionalidade se
a lei do país dessa outra nacionalidade não prevê ou não lhe permite renunciar a essa nacionalidade; e
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antes do Dia da Independência assinou e entregou ao Governo das Ilhas Gilbert uma declaração de que não se considera mais como tendo essa outra nacionalidade e não reivindicará os benefícios dessa nacionalidade e deseja se tornar um cidadão de Kiribati.
CAPÍTULO IV. O EXECUTIVO
Parte I. Os Beretitenti
30. O escritório de Beretitenti
Haverá um presidente de Kiribati, que será conhecido como Beretitenti.
Os Beretitenti serão o Chefe de Estado e o Chefe de Governo.
31. Primeiro Beretitenti
O primeiro Beretitenti será a pessoa que, imediatamente antes do Dia da Independência, ocupa o cargo de Ministro-Chefe nos termos da Constituição.
Considerar-se-á que o primeiro Beretitenti assumiu o cargo com a entrada em vigor desta Constituição.
32. Eleição de Beretitenti
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A nomeação e eleição para o cargo de Beretitenti será realizada da maneira prescrita por esta seção e, sujeita a ela, por ou nos termos da lei
assim que possível após a primeira sessão do Maneaba ni Maungatabu após uma eleição geral e antes de prosseguir com qualquer projeto de lei;
nas circunstâncias especificadas na seção 35(4) desta Constituição.
O Maneaba deverá, após a eleição do Presidente, nomear, dentre os membros do Maneaba, não menos de três nem mais de quatro candidatos para eleição como Beretitenti, e nenhuma outra pessoa poderá ser candidata.
Toda pessoa com direito a voto em uma eleição geral terá o direito de votar em uma eleição de Beretitenti.
Uma pessoa eleita para o cargo de Beretitenti sob esta seção assumirá esse cargo no dia em que for declarada eleita.
Uma pessoa pode assumir o cargo de Beretitenti após a eleição em não mais de três ocasiões:
Desde que uma pessoa que assuma o cargo de Beretitenti nos termos da seção 35(2) desta Constituição possa assumir o cargo de Beretitenti em não mais de duas ocasiões subsequentes.
33. Posse do cargo de Beretitenti
O Beretitenti, a menos que deixe de ser Beretitenti em virtude desta seção ou da próxima seção seguinte, continuará no cargo até que a pessoa eleita na próxima eleição de Beretitenti após uma eleição geral assuma o cargo.
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Os Beretitenti deixarão de ser Beretitenti
se ele renunciar ao seu cargo, por notificação por escrito dirigida ao Presidente;
se uma moção de censura aos Beretitenti ou ao Governo for apoiada no Maneaba ni Maungatabu pelos votos da maioria de todos os membros do Maneaba;
se, em relação a qualquer assunto perante o Maneaba, o Beretitenti notificar o Presidente que uma votação sobre esse assunto levanta uma questão de confiança, e em uma votação subsequente sobre esse assunto for rejeitada pela maioria de todos os membros do Maneaba;
se ele deixar de ser um membro do Maneaba por outro motivo que não seja a dissolução do Maneaba; ou
nas circunstâncias especificadas na próxima seção a seguir.
34. Remoção de Beretitenti por incapacidade
Se o Maneaba ni Maungatabu resolver, mediante moção apoiada pelos votos da maioria de todos os seus membros (exceto os Beretitenti), que a questão da capacidade mental ou física do Beretitenti para desempenhar as funções de seu cargo deve investigado, o Presidente notificará o Juiz Presidente, que nomeará um Conselho Médico composto por pelo menos três pessoas qualificadas como médicos de acordo com a lei de Kiribati ou de qualquer outro país da Commonwealth, e o Conselho deverá averiguar o assunto e informará ao Maneaba, expressando a opinião do Conselho, se o Beretitenti é ou não, por motivo de qualquer enfermidade do corpo ou da mente, incapaz de exercer as funções de seu cargo.
Se o Maneaba, tendo recebido o relatório da Junta Médica, resolver por maioria de todos os membros do Maneaba (exceto os Beretitenti) que o Beretitenti é, por motivo de enfermidade do corpo ou da mente, incapaz de exercer as funções de seu cargo, os Beretitenti deixarão de exercer o cargo imediatamente.
35. Vaga no escritório de Beretitenti
Se o cargo de Beretitenti ficar vago em razão da cessação do cargo de Beretitenti em virtude do parágrafo (b) ou (c) da seção 33(2) desta Constituição, o Conselho de Estado desempenhará as funções de Beretitenti até que a pessoa eleito na próxima eleição de Beretitenti após uma eleição geral assume o cargo.
Se o cargo de Beretitenti ficar vago por qualquer outro motivo, o Kauoman-ni-Beretitenti assumirá o cargo de Beretitenti e, se o Maneaba ni Maungatabu por resolução confirmar sua assunção do cargo de Beretitenti, ele continuará a ocupar esse cargo até ele deixa de ser Beretitenti sob a seção 33 desta Constituição.
A pessoa que assumir o cargo de Beretitenti nos termos da subseção anterior deverá, na próxima reunião do Maneaba, propor uma moção de resolução confirmando sua posse do cargo de Beretitenti, e a moção será debatida e decidida nessa reunião.
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Se a assunção do cargo de Beretitenti pelo Kauoman-ni-Beretitenti não for confirmada pelo Maneaba, uma eleição para o cargo de Beretitenti será realizada antes de proceder em qualquer projeto de lei e assim que possível de acordo com a seção 32 desta Constituição , e a pessoa que assumiu o cargo de Beretitenti sob a subseção (2) desta seção deixará de ser Beretitenti (a menos que cesse antes sob a seção 33(2) desta Constituição) quando a pessoa eleita como Beretitenti nessa eleição assumir o cargo.
Se o cargo de Beretitenti ficar vago durante qualquer período em que o cargo de Kauoman-ni-Beretitenti também estiver vago, o Gabinete elegerá um dos Ministros para assumir o cargo de Beretitenti nos termos da subseção (2) desta seção, e as disposições do as subseções (2), (3) e (4) desta seção se aplicam a essa pessoa como se ela fosse Kauoman-ni-Beretitenti.
36. Quitação das funções de Beretitenti durante ausência, doença, etc.
Sempre que o Beretitenti estiver ausente ou considerar desejável fazê-lo por motivo de doença ou acidente, ele poderá, por instruções por escrito, autorizar o Kauoman-ni-Beretitenti a desempenhar as funções do cargo de Beretitenti que ele especificar e o Kauoman-ni-Beretitenti desempenhará essas funções até que sua autoridade seja revogada pelos Beretitenti.
Se o Beretitenti for incapaz por motivo de doença ou acidente de desempenhar as funções de seu cargo e a enfermidade for de tal natureza que o Beretitenti não possa autorizar outra pessoa sob esta seção a desempenhar essas funções, o Kauoman-ni-Beretitenti deverá desempenhar as funções do escritório de Beretitenti.
Qualquer pessoa que exerça as funções do cargo de Beretitenti em virtude da subseção anterior deixará de desempenhar essas funções se for notificado pelos Beretitenti de que o Beretitenti está prestes a reassumir essas funções.
Será uma condição precedente para o cumprimento pelo Kauoman-ni-Beretitenti das funções do escritório de Beretitenti em virtude da subseção (2) desta seção que o Secretário do Gabinete deve ter um certificado de um médico registrado sob a lei de Kiribati que o Beretitenti é incapaz por motivo de doença ou acidente de desempenhar as funções de seu cargo, e na primeira reunião do Gabinete convocada posteriormente, o certificado será apresentado ao Gabinete:
Desde que tal certificado deixe de ter efeito se a Beretitenti notificar qualquer pessoa nos termos da subseção anterior que ele está prestes a retomar as funções do escritório da Beretitenti.
37. Juramento de Beretitenti
Uma pessoa que assuma o cargo de Beretitenti deverá, antes de assumir as funções desse cargo, prestar e subscrever perante o Chefe de Justiça um juramento na forma estabelecida no Anexo 1 desta Constituição.
38. Condução das eleições de Beretitenti
O Presidente do Tribunal de Justiça terá a superintendência das eleições para o cargo de Beretitenti, cujas eleições serão conduzidas pela Comissão Eleitoral.
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Qualquer dúvida que possa surgir sobre se
qualquer disposição desta Constituição ou qualquer lei relativa à eleição de um Beretitenti nos termos da seção 32 desta Constituição foi cumprida; ou
qualquer pessoa foi validamente eleita sob essa seção,
será remetido e determinado pelo Presidente do Tribunal, cuja decisão não será questionada em nenhum tribunal.
Parte II. O Kauoman-ni-Beretitenti
39. Kauoman-ni-Beretitenti
Haverá um vice-presidente de Kiribati, que será conhecido como Kauoman-ni-Beretitenti.
O Beretitenti deverá, assim que possível após assumir esse cargo, nomear um Kauoman-ni-Beretitenti dentre os Ministros.
O Kauoman-ni-Beretitenti deixará de ser Kauoman-ni-Beretitenti