se renunciar ao cargo, mediante notificação por escrito dirigida aos Beretitenti;
se ele deixar de ser um membro do Maneaba ni Maungatabu por outro motivo que não seja a dissolução do Maneaba;
se for destituído do cargo pelos Beretitenti;
quando o Beretitenti que o nomeou como Kauoman-ni-Beretitenti deixar de exercer o cargo de Beretitenti após uma eleição de Beretitenti; ou
quando o Beretitenti deixar de exercer o cargo em virtude do parágrafo (b) ou (c) da seção 33(2) desta Constituição.
O Kauoman-ni-Beretitenti deverá, antes de assumir as funções de seu cargo, prestar e subscrever perante o Chefe de Justiça um juramento na forma estabelecida no Anexo 1 desta Constituição.
Se o Kauoman-ni-Beretitenti estiver ausente de Kiribati ou for incapaz por motivo de doença ou qualquer outra causa de exercer as funções de seu cargo, o Beretitenti nomeará um dos outros Ministros para desempenhar as funções do cargo de Kauoman-ni -Beretitenti e qualquer pessoa assim nomeada desempenharão essas funções em conformidade até
sua nomeação é revogada pelos Beretitenti;
deixa de ser Ministro; ou
qualquer pessoa assume o cargo de Beretitenti.
Quando o Kauoman-ni-Beretitenti estiver desempenhando as funções do cargo de Beretitenti de acordo com a seção 36 desta Constituição, ele poderá nomear um dos outros Ministros para desempenhar as funções do cargo de Kauoman-ni-Beretitenti e qualquer pessoa assim nomeada pode desempenhar essas funções em conformidade até que
sua nomeação é revogada pelo Kauoman-ni-Beretitenti;
deixa de ser Ministro; ou
o Kauoman-ni-Beretitenti deixa de exercer as funções do cargo de Beretitenti.
Durante qualquer período em que, enquanto as funções do escritório de Beretitenti são exigidas pela seção 36(2) desta Constituição para serem desempenhadas pelo Kauoman-ni-Beretitenti, não há Kauoman-ni-Beretitenti ou Kauoman-ni-Beretitenti estiver ausente de Kiribati ou for incapaz por motivo de doença ou acidente de desempenhar as funções de seu cargo e não houver nomeação subsistente nos termos da subseção anterior, as funções do cargo de Beretitenti serão desempenhadas pelo Ministro que o Gabinete eleger:
Desde que qualquer pessoa que exerça as funções do cargo de Beretitenti sob esta subseção não exerça o poder do Beretitenti para remover o Kauoman-ni-Beretitenti do cargo.
Será uma condição precedente para o desempenho das funções do cargo de Beretitenti pelo Ministro eleito nos termos da subseção anterior que o Secretário do Gabinete tenha um certificado de médico registrado sob a lei de Kiribati que o Kauoman-ni -Beretitenti é incapaz por motivo de doença ou acidente de exercer as funções de seu cargo, e na primeira reunião do Gabinete convocada posteriormente o certificado será apresentado ao Gabinete:
Desde que tal certificado deixe de ter efeito se o Beretitenti ou o Kauoman-ni-Beretitenti notificar o Ministro eleito nos termos da subseção anterior que ele está prestes a retomar as funções do cargo de Beretitenti.
Parte III. O gabinete
40. O Gabinete
Haverá um Gabinete que será composto pelos Beretitenti, os Kauoman-ni-Beretitenti e não mais de onze outros Ministros, e o Procurador-Geral.
41. Os Ministros
Os Beretitenti deverão, tão logo quanto possível após assumir esse cargo, nomear os Ministros dentre os membros do Maneaba ni Maungatabu.
Se surgir a ocasião de nomeação para o cargo de Ministro enquanto a Maneaba for dissolvida sob a seção 78(2) desta Constituição, os Beretitenti podem nomear como Ministro uma pessoa que era membro da Maneaba antes da dissolução.
-
Um Ministro deixará de ser um Ministro se:
renuncia ao cargo, mediante notificação escrita dirigida aos Beretitenti;
ele deixa de ser um membro do Maneaba a não ser em razão de uma dissolução do Maneaba;
ele é destituído do cargo pelos Beretitenti;
qualquer pessoa assume o cargo de Beretitenti; ou
o Beretitenti deixa de exercer o cargo em virtude do parágrafo (b) ou (c) da seção 33(2) desta Constituição.
42. Procurador-Geral
Haverá um Procurador-Geral para Kiribati que será o principal consultor jurídico do Governo.
O Procurador-Geral será nomeado, e poderá ser destituído, pelos Beretitenti.
Nenhuma pessoa será qualificada para exercer ou atuar no cargo de Procurador-Geral, a menos que esteja qualificada para exercer em Kiribati como advogado no Supremo Tribunal.
-
O Procurador-Geral terá poder em qualquer caso em que considere desejável fazê-lo -
instaurar e iniciar processos criminais contra qualquer pessoa perante qualquer tribunal estabelecido para Kiribati em relação a qualquer crime alegadamente cometido por essa pessoa;
intervir, assumir e continuar quaisquer processos criminais que tenham sido instituídos ou iniciados por qualquer outra pessoa ou autoridade; e
descontinuar em qualquer fase antes da sentença ser proferida qualquer processo penal instaurado ou iniciado por ele ou por qualquer outra pessoa ou autoridade.
O Procurador-Geral exercerá todas as funções que, de tempos em tempos, lhe forem conferidas por lei.
Os poderes do Procurador-Geral nos termos da subseção (4) ou (5) desta seção podem ser exercidos por ele pessoalmente ou por funcionários a ele subordinados, agindo de acordo com suas instruções gerais ou específicas.
Sujeito às disposições da subseção anterior, os poderes conferidos ao Procurador-Geral pela subseção (4) (b) e (c) desta seção serão conferidos a ele com exclusão de qualquer outra pessoa ou autoridade:
Desde que qualquer outra pessoa ou autoridade tenha instaurado um processo criminal, nada nesta subseção impedirá a retirada de tal processo por ou por instância dessa pessoa ou autoridade e com a autorização do tribunal.
No exercício das funções que lhe são conferidas pela subseção (4) desta seção, o Procurador-Geral não estará sujeito à direção ou controle de qualquer outra pessoa ou autoridade.
Para os fins desta seção, qualquer recurso de qualquer julgamento em qualquer processo criminal perante qualquer tribunal, ou qualquer caso declarado ou questão de direito reservado para os fins de tal processo, para qualquer outro tribunal será considerado parte desses processos. :
Desde que o poder conferido ao Procurador-Geral pela subseção (4)(c) desta seção não seja exercido em relação a qualquer recurso por uma pessoa condenada em qualquer processo criminal ou a qualquer caso declarado ou questão de direito reservado no instância de tal pessoa.
43. Juramento dos membros do Gabinete
Um membro do Gabinete deve, antes de assumir as funções de seu cargo, prestar e subscrever perante o Presidente do Tribunal de Justiça um juramento na forma estabelecida no Anexo 1 desta Constituição.
44. Secretário do Gabinete
Haverá um Secretário do Gabinete cujo cargo será um cargo público.
O Secretário do Gabinete será responsável, de acordo com as instruções que lhe forem dadas pelo Gabinete, por organizar os negócios e manter as atas do Gabinete e transmitir as decisões do Gabinete à pessoa apropriada ou autoridade, e terá outras funções que o Gabinete ou a Beretitenti possam dirigir.
Parte IV. Funções executivas
45. Autoridade executiva de Kiribati
A autoridade executiva de Kiribati será investida no Gabinete, que será coletivamente responsável perante o Maneaba ni Maungatabu pelas funções executivas do Governo.
46. Funções da Beretitenti
-
No exercício de qualquer função que lhe seja conferida por esta Constituição ou por qualquer outra lei, os Beretitenti deverão, salvo disposição em contrário, agir em seu próprio julgamento deliberado e não serão obrigados a seguir o conselho de qualquer outra pessoa ou autoridade.
Quando o Beretitenti for por esta Constituição ou por qualquer outra lei dirigido a exercer qualquer função de acordo com o conselho de qualquer pessoa ou autoridade, ele poderá, antes de agir de acordo com tal conselho, uma vez encaminhá-lo de volta para reconsideração pela pessoa ou autoridade em questão. .
47. Funções dos Ministros
O Kauoman-ni-Beretitenti e cada um dos outros Ministros serão responsáveis pelos negócios do Governo (incluindo a administração de qualquer departamento do governo) que os Beretitenti possam atribuir a ele.
Quando um Ministro for encarregado da administração de qualquer departamento do governo, ele exercerá direção e controle sobre esse departamento e, sujeito a tal direção e controle, o departamento estará sob a supervisão do Secretário do departamento, cuja escritório será um cargo público.
48. Processos no Gabinete
O Gabinete será convocado pelos Beretitenti.
Os Beretitenti deverão, na medida do possível, comparecer e presidir a todas as reuniões do Gabinete.
Nenhum negócio, exceto o de adiamento, será tratado no Gabinete se a objeção for feita por qualquer membro presente de que há menos de cinco membros presentes.
Sujeito ao disposto na subseção anterior, o Gabinete não será desqualificado para a operação de negócios em razão de qualquer vaga em seus membros, e quaisquer procedimentos do Gabinete serão válidos, não obstante que alguma pessoa que não tinha o direito de fazê-lo tenha tomado parte nesses processos.
Os Beretitenti decidirão quais negócios serão considerados em qualquer reunião do Gabinete.
A pessoa que preside ao Gabinete pode convocar qualquer pessoa para uma reunião do Gabinete, não obstante essa pessoa não ser membro do Gabinete, quando na opinião da pessoa que preside o negócio perante o Gabinete torna desejável a presença dessa pessoa.
49. Conselho de Estado
Haverá um Conselho de Estado, que será composto pelas pessoas que ocupam ou exercem as funções de Presidente da Comissão da Função Pública, que será Presidente, Presidente e Presidente.
No caso de os Beretitenti deixarem de exercer o cargo nas circunstâncias especificadas no parágrafo (b) ou (c) da seção 33(2) desta Constituição, o Conselho de Estado desempenhará as funções dos Beretitenti e as outras funções executivas de o Governo até que a pessoa eleita na próxima eleição de Beretitenti após uma eleição geral tome posse.
50. Prerrogativa de misericórdia
Os Beretitenti, agindo de acordo com o conselho do Gabinete, podem
conceder a qualquer pessoa interessada ou condenada por qualquer delito contra a lei em vigor em Kiribati um perdão, seja livre ou sujeito a condições legais;
conceder a qualquer pessoa uma trégua, indefinida ou por um período especificado, da execução de qualquer punição imposta a essa pessoa por qualquer delito;
substituir uma forma menos severa de punição por qualquer punição imposta a qualquer pessoa por qualquer ofensa; e
remeter a totalidade ou parte de qualquer punição imposta a qualquer pessoa por qualquer infração ou de qualquer penalidade ou confisco de outra forma devido ao Governo por conta de qualquer infração.
51. Constituição de cargos
Sujeito às disposições desta Constituição e de qualquer lei, os poderes de constituir e abolir cargos públicos para Kiribati serão conferidos aos Beretitenti, agindo de acordo com o conselho do Gabinete.
CAPÍTULO V. A LEGISLAÇÃO
Parte I. Composição
52. Estabelecimento de Maneaba ni Maungatabu
Haverá uma legislatura para Kiribati que será conhecida como Maneaba ni Maungatabu e consistirá de uma única câmara.
53. Composição de Maneaba
-
Sujeito às disposições desta seção, o Maneaba ni Maungatabu será composto por
trinta e cinco membros eleitos;
o membro previsto no artigo 117 desta Constituição; e
se não for membro eleito, o Procurador-Geral como membro ex officio.
A pessoa que assumir o cargo de Beretitenti de acordo com esta Constituição não deixará de ser membro do Maneaba, pelo fato de ocupar esse cargo.
Quando uma pessoa que assume o cargo de Beretitenti de acordo com esta Constituição é, no momento de assumir o cargo, o membro do Maneaba para uma circunscrição eleitoral com direito a ser representado por apenas um membro, uma eleição suplementar será realizada em aquela circunscrição eleitoral, no prazo de três meses após essa pessoa assumir o cargo de Beretitenti, para a eleição de mais um membro do Maneaba.
O número de membros eleitos do Maneaba pode ser alterado pelo Maneaba de acordo com a seção 63 desta Constituição.
54. Eleição dos membros eleitos
Sujeito às disposições desta Constituição, os membros eleitos do Maneaba ni Maungatabu serão eleitos da maneira que for prescrita.
Para fins de eleição dos membros eleitos do Maneaba, distritos eleitorais serão estabelecidos dentro de Kiribati com os limites e o número de representantes eleitos que possam ser prescritos.
Até que se disponha de outra forma nesta Constituição. Kiribati será dividido em vinte e três distritos eleitorais cujos respectivos limites e número de representantes eleitos serão os mesmos prescritos na Portaria Eleitoral de 1977 [FN: No. 12 de 1977.] para os vinte e três distritos eleitorais estabelecidos por aquela Portaria.
55. Qualificações para membros eleitos
Sujeito às disposições da próxima seção e da seção 118(1) desta Constituição, uma pessoa será qualificada para ser eleita como membro eleito do Maneaba ni Maungatabu se, e não será qualificada a menos que
é cidadão de Kiribati; e
ele atingiu a idade de vinte e um anos.
56. Desqualificações para membros eleitos
-
Nenhuma pessoa será qualificada para ser eleita como membro eleito do Maneaba ni Maungatabu que
está, em virtude de seu próprio ato, sob qualquer reconhecimento de lealdade, obediência ou adesão a uma potência ou estado estrangeiro;
está detido legalmente em razão de ter sido certificado como insano ou de outra forma considerado demente de acordo com qualquer lei em vigor em Kiribati;
está sob sentença de morte imposta a ele por um tribunal em qualquer parte da Commonwealth, ou está cumprindo uma sentença de prisão (seja qual for o nome) por um período igual ou superior a doze meses, imposta a ele por tal tribunal ou substituído por autoridade competente para alguma outra sentença imposta a ele por tal tribunal;
está desqualificado para ser membro do Maneaba de acordo com qualquer lei em vigor em Kiribati relacionada a delitos relacionados a eleições;
ocupa ou está exercendo qualquer cargo cujas funções envolvam qualquer responsabilidade por, ou em conexão com, a condução de qualquer eleição ou a compilação ou revisão de qualquer registro eleitoral; ou
sujeito às isenções que possam ser prescritas por qualquer lei em vigor em Kiribati, ocupe ou esteja exercendo qualquer cargo público.
-
Para os fins do parágrafo (c) da subseção anterior
duas ou mais penas de prisão que devam ser cumpridas consecutivamente serão consideradas como uma única pena de prisão para o período total dessas penas; e
não será tida em conta a pena de prisão aplicada em alternativa ou em revelia ao pagamento de coima.
Nenhuma pessoa será desqualificada para ser eleita membro eleito do Maneaba em virtude da subseção (1)(a) desta seção apenas pelo fato de possuir a nacionalidade de um estado diferente de Kiribati.
57. Duração do mandato dos membros eleitos
Sujeito às disposições da seção 118(2) desta Constituição, o assento de um membro eleito do Maneaba ni Maungatabu ficará vago
na dissolução do Maneaba;
se ele estiver ausente das sessões do Maneaba pelo período e nas circunstâncias que possam ser prescritas nas regras de procedimento do Maneaba;
-
se ele renunciar ao seu cargo, por notificação por escrito dirigida ao Presidente;
se ele deixar de ser cidadão de Kiribati;
se surgir qualquer circunstância que, se ele não fosse um membro do Maneaba, o faria ser desqualificado para a eleição em virtude do parágrafo (a), (b), (d), (e) ou
da subseção (1) da seção anterior;
nas circunstâncias especificadas na próxima seção; ou
nas circunstâncias especificadas na seção 59 desta Constituição.
58. Férias de assento na sentença
Sujeito às disposições desta seção, se um membro eleito do Maneaba ni Maungatabu for condenado por um tribunal em qualquer parte da Commonwealth à morte ou à prisão (por qualquer nome chamado), e cumprir qualquer parte de tal sentença de prisão , ele imediatamente deixará de exercer suas funções como membro do Maneaba, e seu assento no Maneaba ficará vago ao término de um período de trinta dias a partir de então:
Desde que o Presidente possa, a pedido do membro, de tempos em tempos prorrogar esse prazo de trinta dias para permitir que o membro interponha qualquer recurso em relação à sua condenação ou sentença, de modo que, no entanto, as extensões de tempo que excedam no total de cento e cinquenta dias não será concedido sem a aprovação da Maneaba significada por deliberação.
Se, a qualquer momento, antes que o membro desocupar seu assento, ele receba um indulto gratuito ou sua condenação seja anulada ou uma pena diferente da prisão seja substituída, seu assento no Maneaba não ficará vago nos termos da subseção anterior e ele poderá exercer novamente suas funções. como membro do Maneaba.
59. Férias de assento após petição e referendo
Sujeito às disposições das subseções (6) e (7) desta seção, se o Presidente receber uma petição pedindo a remoção de um membro eleito do Maneaba ni Maungatabu assinada pela maioria das pessoas que foram registradas como eleitores, em no momento da última eleição desse membro, na circunscrição eleitoral de que foi eleito pela última vez, deve enviar imediatamente a petição à Comissão Eleitoral.
A Comissão Eleitoral deverá, tão logo quanto possível após o recebimento da petição prevista no inciso anterior, realizar um referendo para determinar se o membro indicado na petição deve desocupar seu assento no Maneaba.
Ninguém terá direito a voto em referendo nos termos desta seção, a menos que esteja registrado como eleitor, no momento da última eleição do membro indicado na petição, no distrito eleitoral do qual aquele membro foi eleito pela última vez.
Se em um referendo sob esta seção a maioria daqueles com direito a voto nesse referendo votar pela remoção do membro mencionado na petição do Maneaba, esse membro deverá desocupar seu assento no Maneaba imediatamente.
Quando um membro desocupar seu assento no Maneaba de acordo com a subseção anterior, uma eleição suplementar será realizada dentro de três meses (a menos que o Maneaba seja dissolvido antes) para preencher esse assento no Maneaba.
-
Nenhuma ação será tomada em uma petição entregue ao Orador sob esta seção até o vencimento de seis meses após
a última ocasião em que o membro indicado na petição foi eleito para o Maneaba; ou
a data de qualquer referendo realizado sob esta seção que determinasse que o membro indicado na petição não era obrigado a desocupar seu assento no Maneaba sob a subseção (4) desta seção.
Esta seção não se aplica a um membro do Maneaba durante qualquer período em que estiver ocupando ou atuando no cargo de Beretitenti, Kauoman-ni-Beretitenti ou qualquer outro Ministro ou Procurador-Geral.
60. Determinação de questões quanto à adesão
-
O Tribunal Superior terá jurisdição para ouvir e determinar qualquer questão se:
qualquer pessoa foi validamente eleita como membro do Maneaba ni Maungatabu; ou
qualquer membro eleito do Maneaba deixou seu cargo vago ou é obrigado, em virtude do artigo 58 desta Constituição, a deixar de exercer suas funções como membro.
-
Requerimento ao Superior Tribunal de Justiça para a determinação de:
qualquer questão nos termos do parágrafo (a) da subseção anterior pode ser feita por qualquer pessoa com direito a voto no distrito eleitoral, e na eleição, a que o pedido se refere ou por qualquer pessoa que tenha sido candidato naquele distrito naquela eleição ou pelo Procurador-Geral;
qualquer questão de acordo com o parágrafo (b) da subseção anterior pode ser feita por qualquer pessoa com direito a voto em uma eleição no distrito eleitoral para o qual o membro em questão foi indicado ou por qualquer membro eleito do Maneaba ou pelo Procurador-Geral:
Desde que tal pedido seja feito por outra pessoa que não o Procurador-Geral, o Procurador-Geral pode intervir e pode então comparecer ou ser representado no processo.
-
O Maneaba pode fazer provisões com relação a
as circunstâncias e a maneira em que e a imposição de condições sob as quais qualquer pedido pode ser feito ao Tribunal Superior para a determinação de qualquer questão nos termos da subseção (1) desta seção; e
os poderes, a prática e o procedimento do Supremo Tribunal em relação a tal pedido.
Não caberá recurso de qualquer decisão do Tribunal Superior em procedimentos sob a subseção (1) desta seção.
61. Penalidade por sentar ou votar sem qualificação
Qualquer pessoa que se sentar ou votar no Maneaba ni Maungatabu sabendo ou tendo motivos razoáveis para saber que não tem o direito de fazê-lo estará sujeita a uma penalidade não superior a vinte dólares por cada dia em que se sentar ou votar.
Qualquer penalidade será recuperável por ação civil no Tribunal Superior na ação do Procurador-Geral.
62. Comissão Eleitoral
Haverá uma Comissão Eleitoral composta por um Comissário Eleitoral Chefe e não menos de dois nem mais de quatro Comissários.
Os membros da Comissão serão nomeados pelos Beretitenti, agindo de acordo com o conselho do Gabinete.
O nome de qualquer pessoa nomeada como membro da Comissão deverá ser apresentado ao Maneaba ni Maungatabu dentro de quarenta e oito horas do dia em que a próxima reunião do Maneaba começar, e cada nomeação será válida, a menos que o Maneaba por resolução a rejeite .
Uma pessoa não será qualificada para nomeação como membro da Comissão se for membro do Maneaba, e nenhuma pessoa será qualificada para nomeação como Comissário Eleitoral Chefe a menos que seja um juiz ou magistrado em Kiribati.
-
Um membro da Comissão deve desocupar seu cargo
ao término de cinco anos após a data de sua nomeação; ou
se surgir alguma circunstância que, se ele não fosse membro da Comissão, o impedisse de ser nomeado como tal.
63. Funções da Comissão Eleitoral
A Comissão Eleitoral terá a responsabilidade geral e supervisionará o registro de eleitores para a eleição dos membros do Maneaba ni Maungatabu e a condução das eleições de tais membros e dos referendos nos termos desta Constituição, e a Comissão terá outras funções relativos a tal registro, eleições e referendos que possam ser prescritos.
A Comissão será responsável pela condução das eleições para o cargo de Beretitenti sob a supervisão do Juiz Presidente.
-
A Comissão deverá, em intervalos não superiores a quatro anos, revisar o número de distritos eleitorais, os limites desses distritos e o número de membros do Maneaba a serem eleitos para representar cada distrito eleitoral, levando em consideração:
os dados mais recentes do censo para os cidadãos de Kiribati, sujeito às disposições da seção 118(4) desta Constituição; e
o movimento de pessoas dentro de Kiribati.
Tendo realizado uma revisão de acordo com a subseção anterior, a Comissão fará recomendações ao Maneaba.
-
O Maneaba pode aprovar ou rejeitar as recomendações da Comissão de acordo com a subseção anterior, mas não pode alterá-las; e, se assim aprovado, o Presidente da Comissão deverá, por despacho sob esta Constituição, providenciar as recomendações assim aprovadas, que entrarão em vigor a partir da data da próxima dissolução do Maneaba.
64. A franquia
-
Sujeito às disposições desta seção e da seção 118(3) desta Constituição, toda pessoa que
é cidadão de Kiribati;
atingiu a idade de dezoito anos; e
é uma pessoa residente em um distrito eleitoral estabelecido por ou nos termos desta Constituição,
terá o direito de ser registrado como eleitor no distrito eleitoral em que residir e, quando registrado, para votar na eleição de um membro do Maneaba ni Maungatabu para aquele distrito eleitoral.
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Não obstante a subseção anterior, nenhuma pessoa que
estiver cumprindo uma sentença de prisão (seja qual for o nome) por um período igual ou superior a doze meses imposta a ele por um tribunal em qualquer parte da Commonwealth ou substituída pela autoridade competente por alguma outra sentença imposta a ele por tal tribunal; ou
é certificado como insano ou de outra forma considerado insano sob qualquer lei em vigor em Kiribati; ou
está impedido de se registrar como eleitor ou votar por qualquer lei em vigor em Kiribati relacionada a crimes relacionados a eleições,
estará inscrito como eleitor para um distrito eleitoral ou, estando recenseado, terá direito a votar nas eleições.
O eleitor não terá direito a ter o seu nome inscrito no caderno eleitoral de qualquer distrito eleitoral se, por um período contínuo de doze meses, tiver deixado de residir no distrito eleitoral ou ficar impedido de votar nos termos do número anterior.
65. Salários dos membros
Haverá um Tribunal de Salários dos Membros de Maneaba independente permanente para revisar os salários e subsídios dos membros do Maneaba ni Maungatabu, incluindo os salários e subsídios dos Beretitenti, e do Kauoman-ni-Beretitenti e dos outros Ministros.
O Tribunal será composto por não menos de três nem mais de cinco pessoas devidamente qualificadas, que serão nomeadas e destituídas pelo Presidente da Comissão da Função Pública, após consulta ao Presidente.
Tendo conduzido uma revisão de acordo com esta seção, o Tribunal fará recomendações ao Maneaba.
Parte II. Legislação e Procedimento
66. Poder de fazer leis
Sujeito às disposições desta Constituição, o Maneaba ni Maungatabu terá o poder de fazer leis para a paz, ordem e bom governo de Kiribati.
O poder de legislar dos Maneaba será exercido por Projetos de Lei aprovados pelos Maneaba e aprovados pelos Beretitenti, e tais leis serão denominadas Atos.
O Beretitenti pode recusar seu parecer favorável a um projeto de lei somente se for da opinião de que o projeto de lei, se aprovado, seria inconsistente com esta Constituição.
Se o Beretitenti negar seu parecer favorável a um Projeto de Lei nos termos da subseção anterior, o Projeto de Lei será devolvido ao Maneaba para emenda.
Se um projeto de lei que foi devolvido ao Maneaba nos termos da subseção anterior for novamente apresentado aos Beretitenti, e os Beretitenti ainda forem da opinião de que o projeto, se aprovado, seria inconsistente com esta Constituição, os Beretitenti devem encaminhá-lo ao Supremo Tribunal para uma declaração sobre se o projeto de lei, se aprovado, seria ou não inconsistente com esta Constituição.
Se o Supremo Tribunal declarar que o Projeto de Lei, se aprovado, não seria inconsistente com esta Constituição, os Beretitenti devem concordar com o Projeto de Lei imediatamente; se o Supremo Tribunal declarar o contrário, o Bill será devolvido ao Maneaba.
Um Ato, salvo disposição em contrário, entrará em vigor na publicação do parecer favorável dos Beretitenti.
O parecer favorável dos Beretitenti a um projeto de lei será publicado, juntamente com a lei aprovada, por exposição no Maneaba ni Maungatabu.
67. Regras de procedimento
Sujeito às disposições desta Constituição, o Maneaba ni Maungatabu pode estabelecer regras de procedimento para a regulação e condução ordenada de seus procedimentos.
68. Introdução de contas, etc
Sujeito às disposições desta Constituição e das regras de procedimento do Maneaba ni Maungatabu, qualquer membro pode apresentar qualquer projeto de lei ou propor qualquer moção para debate, ou pode apresentar qualquer petição ao Maneaba, e o mesmo será debatido e eliminados de acordo com as regras de procedimento do Maneaba.
-
Exceto por recomendação do Gabinete indicada por um Ministro, o Maneaba não deve
proceder a qualquer projeto de lei (incluindo qualquer emenda a um projeto de lei) que, na opinião da pessoa que preside no Maneaba, preveja a imposição ou aumento de qualquer imposto, a imposição ou o aumento de qualquer encargo sobre o Fundo Consolidado ou outros fundos de Kiribati, ou para alterar qualquer encargo de outra forma que não por redução, ou para composição ou redução de qualquer dívida devida ao Governo; ou
prosseguir com qualquer moção (incluindo qualquer emenda a uma moção) cujo efeito, na opinião da pessoa que preside no Maneaba, seja que a provisão seja feita para qualquer um dos propósitos acima mencionados.
-
O Maneaba não procederá a um Projeto de Lei após sua primeira leitura no Maneaba até a próxima reunião do Maneaba a menos que
o projeto de lei foi certificado como urgente pela Beretitenti; ou
o Maneaba resolve expressamente, por maioria de todos os membros do Maneaba, prosseguir com a consideração do Projeto de Lei.
69. Alteração da Constituição
Sujeito às disposições desta Constituição, o Maneaba ni Maungatabu pode, por lei, alterar esta Constituição.
-
Sujeito às limitações adicionais especificadas na seção 124 desta Constituição, um Projeto de Lei para alterar qualquer uma das disposições desta Constituição não será aprovado pelo Maneaba, a menos que
a consideração do Projeto de Lei é adiada após sua primeira leitura no Maneaba até a próxima reunião do Maneaba; e
o projeto de lei é apoiado em segunda leitura no Maneaba pelos votos de pelo menos dois terços de todos os membros do Maneaba.
Na medida em que altere o Capítulo II desta Constituição, uma lei nos termos desta seção não entrará em vigor a menos que as disposições contidas na lei que efetue essa alteração tenham, de acordo com qualquer lei em seu nome, sido submetidas a um referendo no qual todas as pessoas que se inscreverem como eleitores para efeitos de eleições gerais terão direito a voto e a menos que essas disposições tenham sido apoiadas pelos votos de pelo menos dois terços de todas as pessoas com direito a voto no referendo.
-
Nesta secção-
as referências a esta Constituição incluem referências a qualquer outra lei na medida em que essa lei altere a Constituição;
-
referências para alterar esta Constituição incluem referências
revogá-lo, com ou sem sua reedição ou a constituição de disposição diferente em seu lugar;
modificá-lo, seja omitindo ou alterando qualquer de suas disposições ou inserindo disposições adicionais nele ou de outra forma;
suspender sua operação por qualquer período, ou encerrar tal suspensão; e
para fazer qualquer outra disposição que seja repugnante ou inconsistente com ela.
70. Juramento dos membros
Nenhum membro do Maneaba ni Maungatabu terá permissão para participar dos procedimentos do Maneaba (exceto os procedimentos necessários para os fins desta seção) até que tenha feito perante o Maneaba um juramento na forma estabelecida no Anexo 1 deste Constituição.
71. O Orador
Haverá um Orador do Maneaba ni Maungatabu.
O Orador será eleito pelos membros do Maneaba dentre pessoas que não são membros do Maneaba.
-
O Presidente do Tribunal presidirá qualquer sessão do Maneaba para fins de eleição de um Presidente e será responsável pela condução de tal eleição.
-
Uma pessoa deve desocupar o cargo de Presidente
quando o Maneaba se encontra pela primeira vez após a dissolução do Maneaba;
se ele anunciar a renúncia de seu cargo ao Maneaba ou se, por notificação por escrito endereçada ao Maneaba e recebida pelo Escrivão do Maneaba, ele renunciar ao cargo;
se o Maneaba assim resolver por deliberação apoiada pelos votos de pelo menos dois terços de todos os membros do Maneaba.
72. Presidindo em Maneaba
Sujeito ao disposto na subseção (3) da seção anterior, o Presidente ou, na sua ausência ou quando seu cargo estiver vago, um membro do Maneaba ni Maungatabu (não sendo Beretitenti, Ministro ou Procurador-Geral) eleito pelo Maneaba para aquela sessão, presidirá a cada sessão do Maneaba.
73. Votação
Sujeito às disposições desta Constituição, todas as questões propostas para decisão no Maneaba ni Maungatabu serão determinadas pela maioria dos votos dos membros presentes e votantes.
-
Se a pessoa que preside é
o Presidente, não terá voto original nem voto de qualidade;
um membro eleito de acordo com a seção anterior, ele não terá um voto original, mas terá e exercerá o voto de qualidade se em qualquer questão os votos estiverem divididos igualmente.
Sujeito à subseção (2)(b) desta seção, e salvo disposição em contrário nas regras de procedimento do Maneaba, se em qualquer questão os votos forem divididos igualmente, a moção será declarada perdida.
74. Quórum
Se a objeção for feita por qualquer membro do Maneaba ni Maungatabu presente que há no Maneaba (além do presidente) menos de um quórum de membros e, após o intervalo que possa ser prescrito nas regras de procedimento do Maneaba, o presidente verificar que o número de membros presentes ainda é inferior ao quórum de membros, ele adiará o Maneaba.
Nesta seção, quorum de membros significa o número de membros que é um a menos que a metade do número total de membros do Maneaba, ou, no caso de o número total ser um número ímpar, um a menos que o maior número menor que a metade.
75. Processos em Maneaba
O Maneaba ni Maungatabu não será desqualificado para a transação de negócios em razão de qualquer vacância de seus membros, e qualquer processo no Maneaba será válido, não obstante a participação de alguma pessoa que não tinha o direito de fazê-lo.
76. Privilégios de Maneaba
Sujeito às disposições desta seção, o Maneaba ni Maungatabu pode determinar os privilégios, imunidades e poderes do Maneaba e de seus membros.
[Revogado pela Lei da Constituição (Alteração) de 2013, nº 8 de 2013]
Nenhum processo expedido por qualquer tribunal no exercício de sua jurisdição civil será notificado ou executado dentro do recinto do Maneaba enquanto o Maneaba estiver sentado.
Parte III. Convocação, Dissolução e Eleições
77. Convocação de Maneaba
Sujeito às disposições desta Constituição e das regras de procedimento do Maneaba ni Maungatabu, cada reunião do Maneaba será realizada em tal local dentro de Kiribati e terá início no momento que o Presidente indicar.
Os Beretitenti ou um terço dos membros do Maneaba podem, observado o disposto nesta Constituição e nas regras de procedimento do Maneaba, aconselhar o Presidente a convocar o Maneaba a qualquer momento.
As assembleias do Maneaba serão realizadas no prazo de trinta dias após a segunda votação em uma eleição geral e serão realizadas de outra forma para que um período de doze meses não interfira entre o final de uma assembleia e a primeira sessão do Maneaba na próxima assembleia .
78. Dissolução da Maneaba
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O Maneaba ni Maungatabu permanecerá dissolvido
se uma moção de desconfiança aos Beretitenti ou ao Governo for apoiada no Maneaba pelos votos da maioria de todos os membros do Maneaba: ou
se, em relação a qualquer assunto perante o Maneaba, o Beretitenti notificar o Presidente que uma votação sobre esse assunto levanta uma questão de confiança, e em uma votação subsequente sobre esse assunto for rejeitada pela maioria de todos os membros do Maneaba.
O Maneaba, a menos que seja dissolvido nos termos da subseção anterior, continuará por quatro anos a partir da data da primeira sessão do Maneaba após qualquer eleição geral e então será dissolvido.
79. Eleições gerais e eleições suplementares
Haverá uma eleição geral dentro de três meses após cada dissolução do Maneaba ni Maungatabu.
Exceto quando o Maneaba for dissolvido antes, haverá uma eleição dentro de três meses após a vaga de um membro no Maneaba para preencher aquele assento.
CAPÍTULO VI. O JUDICIÁRIO
Parte I. O Supremo Tribunal
80. Estabelecimento do Tribunal Superior
Haverá um Tribunal Superior de Kiribati que será um tribunal superior de registro com a jurisdição e os poderes que possam ser prescritos por esta Constituição ou por qualquer lei em vigor em Kiribati.
Os juízes do Tribunal Superior serão o Chefe de Justiça e o número de outros juízes, se houver, conforme for prescrito.
81. Nomeação de juízes do Tribunal Superior
O Chefe de Justiça será nomeado pelos Beretitenti, agindo de acordo com o conselho do Gabinete licitado após consulta à Comissão de Serviço Público.
Os demais juízes do Tribunal Superior, se houver, serão nomeados pelos Beretitenti, agindo de acordo com o parecer do Presidente da Comissão de Serviço Público.
Uma pessoa não será qualificada para ser nomeada como Chief Justice ou outro juiz da High Court a menos que tenha exercido funções como juiz em qualquer país ou tenha sido qualificada por não menos de cinco anos para exercer a advocacia ou solicitor.
82. Juramento dos juízes
Todo juiz do Tribunal Superior deverá, antes de assumir as funções de seu cargo, prestar e subscrever perante os Beretitenti um juramento na forma estabelecida no Anexo 1 desta Constituição.
83. Posse do cargo de juízes do Tribunal Superior
Sujeito ao disposto nesta seção, o cargo de juiz do Tribunal Superior ficará vago após o término do período de sua nomeação para esse cargo.
Um juiz do Tribunal Superior só pode ser destituído do cargo por incapacidade de desempenhar as funções de seu cargo (seja decorrente de enfermidade do corpo ou da mente ou qualquer outra causa) ou por mau comportamento e não deve ser destituído, exceto de acordo com as disposições do art. a próxima subseção.
Um juiz do Tribunal Superior pode ser destituído do cargo pelos Beretitenti em cumprimento de uma resolução do Maneaba ni Maungatabu se a questão da destituição desse juiz tiver sido submetida a um Tribunal nomeado nos termos da subseção seguinte e o Tribunal tiver informado o Maneaba que ele deve ser removido do cargo por incapacidade como mencionado acima ou por mau comportamento.
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Se os Beretitenti considerarem, ou o Maneaba resolver, que a questão de destituir um juiz do Supremo Tribunal do cargo por incapacidade ou por mau comportamento deve ser investigada, então
os Beretitenti designarão um Tribunal composto por um Presidente e pelo menos dois outros membros, um dos quais exerce ou exerceu funções judiciais; e
o Tribunal investigará o assunto e relatará os fatos ao Maneaba e informará ao Maneaba se esse juiz deve ser removido de acordo com esta seção.
Se a questão da destituição de um juiz do Tribunal Superior do cargo tiver sido submetida a um Tribunal nos termos da subseção anterior, os Beretitenti podem suspender esse juiz das funções de seu cargo, e essa suspensão pode ser revogada a qualquer momento pelo Beretitenti e, em qualquer caso, deixará de ter efeito se o Tribunal informar ao Maneaba que esse juiz não deve ser destituído do cargo.
84. Comissários do Supremo Tribunal
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Sempre que estiver convencido de que não há ou insuficientes juízes do Tribunal Superior disponíveis para atender aos negócios do Tribunal Superior, o Beretitenti, agindo de acordo com o conselho do Presidente da Comissão de Serviço Público, pode nomear uma pessoa que está qualificado para exercer como advogado ou solicitador em Kiribati para desempenhar
todas ou algumas das funções de um juiz do Tribunal Superior, em geral ou em relação a qualquer caso particular ou classe de casos; ou
as funções de um juiz do Tribunal Superior, conforme parecerem à pessoa nomeada de acordo com esta seção, devem ser desempenhadas sem demora,
sujeito a tais limitações e condições, se houver, conforme especificado no instrumento de nomeação.
Uma pessoa nomeada sob esta seção será chamada de Comissário do Supremo Tribunal, e todas as coisas feitas por ele de acordo com os termos de sua nomeação terão a mesma validade e efeito como se tivessem sido feitas por um juiz do Supremo Tribunal. e quanto a isso terá os mesmos poderes e gozará das mesmas imunidades como se tivesse sido juiz do Tribunal Superior.
85. Juramento dos Comissários
Todo Comissário do Tribunal Superior deverá, antes de assumir as funções de seu cargo, prestar e subscrever perante os Beretitenti um juramento na forma estabelecida no Anexo 1 desta Constituição.
86. O juiz pode sentar-se após o término da nomeação
Um juiz do Tribunal Superior cuja nomeação tenha cessado por outro motivo que não seja por causa de sua destituição do cargo pode exercer o cargo de juiz desse Tribunal para julgar ou de outra forma em relação a qualquer processo iniciado antes dele enquanto sua nomeação estava subsistindo.
87. Selo do Tribunal Superior
O Supremo Tribunal terá, e usará conforme a ocasião exigir, um selo com as palavras O Supremo Tribunal de Kiribati e tal dispositivo que o Maneaba ni Maungatabu aprovar.
Até que o selo seja aprovado, o selo que o Presidente do Tribunal autorizar será usado no lugar do selo.
88. Jurisdição do Supremo Tribunal em questões constitucionais
Sujeito às disposições desta Constituição, se qualquer pessoa alegar que qualquer disposição desta Constituição (exceto o Capítulo II) foi violada e que seus interesses são ou podem ser afetados por tal violação, então, sem prejuízo de qualquer outra ação com relação ao mesmo assunto que esteja legalmente disponível, essa pessoa pode solicitar ao Tribunal Superior uma declaração e um alívio nos termos desta seção.
O Tribunal Superior terá jurisdição, em qualquer pedido feito por qualquer pessoa nos termos da subseção anterior ou em qualquer outro processo legalmente instaurado perante o Tribunal, para determinar se alguma disposição desta Constituição (exceto o Capítulo II) foi violada e tomar uma decisão declaração em conformidade:
Desde que o Tribunal Superior não faça uma declaração em conformidade com a competência conferida por esta subseção, a menos que esteja convencido de que os interesses da pessoa por quem o pedido de acordo com a subseção anterior é feito ou, no caso de outros processos perante o Tribunal , parte nesse processo, estão ou podem ser afetados.
Quando o Tribunal Superior declarar, nos termos da subseção anterior, que qualquer disposição desta Constituição foi violada e a pessoa por quem o pedido de acordo com a subseção (1) desta seção foi feito ou, no caso de outros processos perante o Tribunal, o parte naquele processo em relação ao qual a declaração é feita, solicita reparação, o Tribunal Superior pode conceder a essa pessoa tal recurso, sendo um recurso disponível contra qualquer pessoa em qualquer processo no Tribunal Superior sob qualquer lei em vigor em Kiribati, conforme o Tribunal julgar conveniente.
Nada nas disposições anteriores desta seção conferirá jurisdição ao Tribunal Superior para ouvir ou determinar qualquer questão referida na seção 60 ou 117 desta Constituição, exceto mediante um pedido feito de acordo com essa seção.
O Tribunal Superior terá jurisdição para fazer uma declaração sobre se qualquer projeto de lei referido pelos Beretitenti nos termos da seção 66(5) desta Constituição, se aprovado, seria inconsistente com esta Constituição.
Sujeito às disposições desta Constituição, o Tribunal Superior terá competência originária para conhecer e decidir qualquer questão quanto à interpretação desta Constituição:
Desde que as seguintes autoridades apenas tenham o direito de fazer uma solicitação ao Tribunal Superior sob esta subseção
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os Beretitenti, agindo de acordo com o conselho do Gabinete;
o Procurador-Geral; e
o Orador.
89. Tribunal Superior e tribunais subordinados
O Tribunal Superior terá competência para supervisionar quaisquer processos civis ou criminais perante qualquer tribunal subordinado e poderá expedir as ordens, emitir os mandados e dar as instruções que considerar apropriadas para garantir que a justiça seja devidamente administrada por esse tribunal.
Quando qualquer questão quanto à interpretação de qualquer disposição desta Constituição (além do Capítulo II) surgir em qualquer tribunal subordinado e o tribunal considerar que a questão envolve uma questão de direito substancial, o tribunal deve submeter a questão ao Supremo Tribunal.
Quando qualquer questão for submetida ao Supremo Tribunal nos termos da subsecção anterior, o Supremo Tribunal proferirá a sua decisão sobre a questão e o tribunal em que a questão surgiu decidirá o caso de acordo com essa decisão ou, se essa decisão for objeto de recurso para o Tribunal de Recurso ou para o Comité Judicial, de acordo com a decisão do Tribunal de Recurso ou do Comité Judicial.
Parte II. O Tribunal de Recurso
90. Estabelecimento do Tribunal de Apelação
Haverá um Tribunal de Apelação para Kiribati, que será um tribunal superior de registro e terá jurisdição e poderes para ouvir e decidir recursos que possam ser conferidos a ele por qualquer lei em vigor em Kiribati.
91. Juízes do Tribunal de Recurso
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Os juízes do Tribunal de Recurso serão:
o Chefe de Justiça e os demais juízes do Tribunal Superior; e
tais pessoas, que possuam as qualificações prescritas na seção 81(3) desta Constituição, que podem ser nomeadas de tempos em tempos pelos Beretitenti agindo de acordo com o conselho do Presidente da Comissão de Serviço Público.
Uma nomeação nos termos do parágrafo (b) da subseção anterior será por um período de tempo ou para julgamento ou audiência de causas ou assuntos particulares, conforme especificado no instrumento de nomeação.
O Presidente do Tribunal de Recurso será nomeado pelos Beretitenti, agindo de acordo com o parecer do Gabinete apresentado após consulta à Comissão da Função Pública.
Quaisquer três juízes do Tribunal de Recurso podem exercer todos os poderes do Tribunal:
Desde que o Tribunal possa ter a sua sentença proferida por qualquer um dos seus membros que seja também juiz do Tribunal Superior e, na falta de tal membro, através do Secretário-Geral.
Qualquer julgamento do Tribunal de Recurso será de acordo com a opinião da maioria dos juízes presentes.
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Um juiz do Tribunal de Apelação não poderá atuar como juiz do Tribunal na audiência de um recurso
de qualquer decisão proferida por ele mesmo ou por qualquer decisão proferida por qualquer tribunal do qual tenha participado como membro; ou
contra uma condenação ou sentença se ele foi o juiz de quem o recorrente foi condenado.
Nada nesta seção impedirá que os cargos de Presidente do Tribunal de Justiça e Presidente do Tribunal de Recurso sejam ocupados pela mesma pessoa.
92. Juramento de posse
Toda pessoa nomeada de acordo com a seção 91(1)(b) desta Constituição deverá, antes de assumir as funções de seu cargo, prestar e assinar perante os Beretitenti um juramento na forma estabelecida no Anexo 1 desta Constituição.
93. Posse do cargo de juízes do Tribunal de Recurso
Sujeito às disposições desta seção, o cargo de juiz do Tribunal de Apelação ficará vago após o término do período de sua nomeação para esse cargo.
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Um juiz do Tribunal de Recurso pode ser destituído do cargo apenas por incapacidade de desempenhar as funções de seu cargo (seja decorrente de enfermidade do corpo ou da mente ou qualquer outra causa) ou por mau comportamento e não deve ser destituído, exceto de acordo com as disposições da próxima subseção.
Um juiz do Tribunal de Recurso pode ser destituído do cargo pelos Beretitenti em cumprimento de uma resolução do Maneaba ni Maungatabu se a questão da destituição desse juiz do cargo tiver sido submetida a um Tribunal nomeado nos termos da subseção seguinte e o O Tribunal aconselhou o Maneaba que ele deveria ser destituído do cargo por incapacidade como mencionado acima ou por mau comportamento.
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Se o Beretitenti considerar, ou o Maneaba resolver, que a questão de destituir um juiz do Tribunal de Recurso do cargo por incapacidade ou por mau comportamento deve ser investigada, então
os Beretitenti designarão um Tribunal que será composto por um Presidente e pelo menos dois outros membros, um dos quais ocupa ou ocupou alto cargo judiciário; e
o Tribunal investigará o assunto e relatará os fatos ao Maneaba e informará ao Maneaba se esse juiz deve ser removido de acordo com esta seção.
Se a questão da destituição de um juiz do Tribunal de Recurso tiver sido submetida a um Tribunal nos termos da subseção anterior, os Beretitenti podem suspender esse juiz das funções de seu cargo, e essa suspensão pode ser revogada a qualquer momento por os Beretitenti e, em qualquer caso, deixará de ter efeito se o Tribunal informar ao Maneaba que esse juiz não deve ser destituído do cargo.
94. O juiz pode sentar-se após o término da nomeação
Um juiz do Tribunal de Recurso cuja nomeação tenha cessado por outro motivo que não seja a sua destituição do cargo pode exercer as funções de juiz desse Tribunal para efeitos de julgamento ou de outra forma em relação a quaisquer processos iniciados perante ele enquanto a sua nomeação subsistisse.
95. Selo do Tribunal de Apelação
O Tribunal de Apelação terá, e usará conforme a ocasião exigir, um selo com as palavras O Tribunal de Apelação de Kiribati e tal dispositivo que o Maneaba ni Maungatabu aprovar.
Até que o selo seja aprovado, o selo que o Presidente do Tribunal de Recurso autorizar será usado no lugar do selo.
Parte III. Em geral
96. Oficiais de justiça
Haverá os escrivães e outros oficiais do Tribunal Superior e do Tribunal de Apelação que o Chefe de Justiça, sujeito a qualquer lei em vigor em Kiribati, possa nomear, e cada escrivão ou outro oficial desempenhará os deveres que possam ser prescritos por lei ou por regras do tribunal ou como juiz do Tribunal Superior ou do Tribunal de Recurso pode ordenar:
Desde que um juiz possa, sujeito a quaisquer instruções dadas pelo Chefe de Justiça, nomear uma pessoa temporariamente para cumprir, em relação a qualquer caso ou assunto, os deveres de um secretário ou outro funcionário do Tribunal Superior ou do Tribunal de Recurso, e tal pessoa deve cumprir tais deveres em conformidade.
Qualquer nomeação feita ao abrigo desta secção pode, a qualquer momento, ser determinada pelo Presidente do Tribunal, deliberando após consulta à Comissão da Função Pública.
97. Regras do tribunal
Haverá um Comitê de Regras, composto pelo Presidente do Tribunal de Justiça, pelo Presidente do Tribunal de Apelação e pelo Procurador-Geral (que constituirá o quórum) e outras pessoas, não superiores a duas, que os Beretitenti possam nomear, que pode estabelecer regras de tribunal que regulem a prática e o procedimento do Tribunal Superior e do Tribunal de Recurso, a admissão de advogados para exercer em Kiribati, prescrevendo os honorários a serem pagos em relação a quaisquer processos e, em geral, para providenciar o devido e o exercício efectivo da jurisdição do Tribunal Superior e do Tribunal de Recurso, incluindo o procedimento para a interposição e audição de recursos para o Tribunal Superior de tribunais subordinados e para a apresentação e audição de recursos do Tribunal Superior para o Tribunal de Recurso :
Desde que as regras que prescrevem ou afetem o valor de quaisquer taxas ou a sua recuperação não entrarão em operação a menos que sejam aprovadas, antes ou depois de serem feitas, pelo Maneaba ni Maungatabu.
CAPÍTULO VII. O SERVIÇO PÚBLICO
98. Comissão de Serviço Público
Haverá uma Comissão de Serviço Público que será composta por um Presidente e outros quatro Comissários que serão nomeados, e poderão ser destituídos, pelos Beretitenti, agindo de acordo com o conselho do Presidente e do Presidente do Tribunal agindo conjuntamente.
Os Comissários serão nomeados por três anos ou por um período menor que possa ser especificado pelos Beretitenti em seus respectivos instrumentos de nomeação.
Uma pessoa será desqualificada para nomeação como Comissário se for membro do Maneaba ni Maungatabu ou funcionário público.
Uma pessoa não poderá, enquanto estiver exercendo ou atuando no cargo de Comissário ou dentro de um período de dezoito meses a partir da data em que ocupou ou atuou pela última vez nesse cargo, ser elegível para nomeação ou para atuar em qualquer cargo público escritório.
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O cargo de Comissário ficará vago
ao término do prazo de sua nomeação;
se ele se tornar um membro do Maneaba; ou
se ele for destituído do cargo de acordo com a subseção (1) desta seção.
99. Nomeações, etc., de funcionários públicos
Sujeito ao disposto nesta Constituição, o poder de nomear cargos públicos, e de destituir e exercer o controle disciplinar sobre as pessoas que ocupem ou exerçam tais cargos, é exercido pelos Beretitenti, agindo de acordo com o parecer da Comissão de Serviço Público.
Os Beretitenti podem delegar à Comissão de Serviço Público o seu poder de nomear certos cargos públicos ou certas classes de cargos públicos.
A Comissão de Serviço Público terá outras funções que possam ser prescritas.
100. Nomeação de certos funcionários públicos
O poder de nomear os cargos de Secretário do Gabinete e de Secretário de um departamento do governo, e o poder de transferir os titulares desses cargos para outros cargos de categoria equivalente, é exercido pelos Beretitenti, agindo após consulta à Comissão de Serviço Público .
O poder de nomear o cargo de Auditor Geral é exercido pelos Beretitenti, agindo de acordo com o parecer da Comissão de Serviço Público.
O poder de fazer nomeações para o cargo de Comissário de Polícia é exercido pelos Beretitenti, agindo de acordo com o conselho do Gabinete licitado após consulta à Comissão de Serviço Público.
101. Posse de alguns funcionários públicos
As disposições desta seção aplicam-se em relação às pessoas que ocupam os cargos de Auditor Geral e Comissário de Polícia.
Sujeito às disposições desta seção, uma pessoa a quem esta seção se aplica deve desocupar seu cargo quando atingir a idade de cinquenta e cinco anos:
Desde que os Beretitenti possam permitir que uma pessoa a quem esta seção se aplique e que atinja a idade de cinqüenta e cinco anos continue no cargo até que tenha atingido uma idade posterior que possa ter sido acordada entre os Beretitenti e essa pessoa.
Uma pessoa a quem esta seção se aplica pode ser destituída do cargo apenas por incapacidade de desempenhar as funções de seu cargo (seja decorrente de enfermidade do corpo ou da mente ou qualquer outra causa) ou por mau comportamento e não deve ser destituída, exceto de acordo com o disposições da próxima subseção.
Uma pessoa a quem esta seção se aplica será destituída do cargo pelos Beretitenti se a questão de sua destituição do cargo tiver sido submetida a um Tribunal nomeado de acordo com a próxima subseção seguinte e o Tribunal tiver recomendado aos Beretitenti que ele deve ser destituído cargo por incapacidade como mencionado acima ou por mau comportamento.
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Se os Beretitenti considerarem que a questão de remover uma pessoa a quem esta seção se aplica do cargo por incapacidade ou por mau comportamento deve ser investigada, então
os Beretitenti designarão um Tribunal, que será composto por um Presidente que seja pessoa que exerça ou tenha exercido funções judiciais e pelo menos dois outros membros; e
esse Tribunal investigará o assunto e relatará os fatos aos Beretitenti e recomendará aos Beretitenti se a pessoa deve ser destituída do cargo por incapacidade conforme mencionado acima ou por mau comportamento.
Se a questão da destituição do Comissário de Polícia tiver sido submetida a um Tribunal nos termos do número anterior, os Beretitenti, agindo de acordo com o conselho do Presidente da Comissão da Função Pública, podem suspender o Comissário do exercício das funções do seu cargo e quaisquer tal suspensão pode ser revogada a qualquer momento pelos Beretitenti, agindo como mencionado acima, e em qualquer caso deixará de ter efeito se o Tribunal recomendar aos Beretitenti que o Comissário não deve ser removido.
As disposições desta seção não se aplicarão em relação a uma pessoa nomeada para atuar em qualquer cargo referido na subseção (1) desta seção durante qualquer período em que esse cargo esteja vago ou o seu titular esteja impossibilitado de desempenhar as funções de seu cargo. ; e a nomeação de tal pessoa pode ser revogada pela Comissão de Serviço Público a qualquer momento antes do término desse período.
102. Nomeação, etc. de oficiais de polícia juniores
O poder de fazer nomeações para qualquer cargo na Polícia de Kiribati abaixo do posto de Superintendente Adjunto, e de remover e exercer controle disciplinar sobre as pessoas que ocupam ou atuam em tais cargos, é exercido pelo Comissário de Polícia.
Cabe recurso para a Comissão da Função Pública de qualquer decisão do Comissário de Polícia no exercício do seu poder de destituição ou controlo disciplinar nos termos do número anterior.
O Comissário de Polícia pode, sujeito às condições que julgar adequadas, delegar quaisquer de seus poderes sob a subseção (1) desta seção, por instruções por escrito, a qualquer outro oficial da Polícia de Kiribati.
103. Aplicabilidade da lei previdenciária
Sujeito ao disposto na seção 105 desta Constituição, a lei aplicável à concessão e pagamento a qualquer pessoa, ou a sua viúva, filhos, dependentes ou representantes pessoais, de qualquer pensão, gratificação ou outro subsídio similar (nesta seção e seções 104 e 105 desta Constituição referido como prêmio) em relação ao serviço daquela pessoa em um cargo público é o que estiver em vigor no dia relevante ou qualquer lei posterior não menos favorável ao interessado.
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Para os fins desta seção, o dia relevante é:
em relação a um prêmio concedido antes do Dia da Independência, o dia em que o prêmio foi concedido;
em relação a um prêmio concedido ou a ser concedido no ou após o Dia da Independência a ou em relação a uma pessoa que era funcionário público antes desse dia, o dia imediatamente anterior a esse dia;
em relação a um prêmio concedido ou a ser concedido a ou em relação a uma pessoa que se torna funcionário público pela primeira vez no Dia da Independência ou após o Dia da Independência, o dia em que se torna funcionário público.
Para os efeitos desta seção, na medida em que a lei aplicável a uma sentença depender da opção da pessoa a quem ela é concedida ou a ser outorgada, a lei pela qual ele opta será considerada mais favorável a ele do que qualquer outra lei pela qual ele pudesse ter optado.
104. Pensões, etc. cobradas no Fundo Consolidado
Os prêmios concedidos de acordo com qualquer lei em vigor em Kiribati são (exceto na medida em que sejam uma cobrança sobre algum outro fundo e sejam devidamente pagos desse fundo à pessoa a quem o pagamento é devido) cobrados e serão pagos do Fundo Consolidado.
105. Concessão e retenção de pensões, etc
O poder de conceder qualquer prêmio de acordo com qualquer lei de pensões em vigor em Kiribati (exceto um prêmio ao qual, de acordo com essa lei, a pessoa a quem é devido tem direito por direito) e, de acordo com quaisquer disposições em nome desse qualquer lei, para reter, reduzir o valor ou suspender qualquer prêmio pagável de acordo com tal lei, deve ser atribuído aos Beretitenti, agindo de acordo com o conselho da Comissão de Serviço Público.
Nesta seção, lei de pensões significa qualquer lei relativa à concessão a qualquer pessoa, ou à viúva, filhos, dependentes ou representantes pessoais dessa pessoa, de uma concessão referente aos serviços dessa pessoa em um cargo público.
CAPÍTULO VIII. FINANÇA
106. Tributação
Nenhuma tributação deve ser imposta ou alterada, exceto por ou sob a lei.
107. Fundo Consolidado e Fundos Especiais
Haverá em e para Kiribati um Fundo Consolidado ao qual, sujeito às disposições de qualquer lei em vigor em Kiribati, serão pagas todas as receitas do Governo.
O Maneaba ni Maungatabu poderá prever a constituição de Fundos Especiais, os quais não farão parte do Fundo Consolidado.
Os recebimentos, rendimentos e acréscimos dos Fundos Especiais estabelecidos nesta seção e o saldo desses fundos no encerramento de cada exercício financeiro não serão pagos ao Fundo Consolidado, mas serão retidos para os fins desses fundos.
108. Retirada de dinheiro do Fundo Consolidado
Nenhum dinheiro será emitido do Fundo Consolidado, exceto sob a autoridade de um mandado sob a mão do Ministro das Finanças.
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Nenhum mandado será emitido pelo Ministro das Finanças com o objetivo de atender a qualquer despesa, a menos que:
a despesa foi autorizada para o exercício financeiro durante o qual a emissão deve ocorrer por uma Lei de Dotação; ou
a despesa foi autorizada de acordo com as disposições da seção 109(4), 110 ou 111 desta Constituição; ou
é despesa legal.
109. Autorização de despesas
O Ministro das Finanças fará com que sejam preparadas e apresentadas ao Maneaba ni Maungatabu antes ou o mais tardar sessenta dias após o início de cada exercício financeiro as estimativas das receitas e despesas do Governo para esse ano.
As despesas contidas nas estimativas (exceto as despesas estatutárias) serão incluídas em um Projeto de Lei a ser conhecido como Projeto de Apropriação que será introduzido no Maneaba para prever a emissão do Fundo Consolidado das quantias necessárias para suprir essas despesas. cabeças e a apropriação dessas quantias para os fins aí especificados.
Se, em relação a qualquer exercício, se verificar que o montante destinado pela Lei de Apropriação para qualquer fim é insuficiente ou que houve necessidade de despesas para um fim para o qual nenhuma quantia foi destinada por aquela lei, uma estimativa complementar mostrando o os montantes exigidos devem ser incluídos em um Projeto de Dotação Complementar para apropriação.
Sempre que, em relação a qualquer exercício financeiro, o Ministro das Finanças considerar que surgiu uma necessidade urgente e imprevista de autorizar, para qualquer efeito, adiantamentos do Fundo Consolidado para despesas superiores ao montante apropriado para esse fim por uma Lei de Dotação, ou para um finalidade para a qual nenhuma quantia tenha sido destinada, ele poderá, observadas as disposições de qualquer lei em vigor a respeito, autorizar tais adiantamentos por meio de mandado e deverá incluir tal valor em um Projeto de Apropriação Complementar para apropriação na reunião do Maneaba próxima após a data de emissão do mandado.
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Se, no encerramento da conta de qualquer exercício financeiro, for constatado que algum dinheiro foi gasto em qualquer cabeça em excesso da quantia apropriada para aquela cabeça por uma Lei de Apropriação ou para um propósito para o qual nenhum dinheiro foi apropriado, o excesso ou o valor gasto, mas não apropriado, conforme o caso, será incluído em uma declaração de chefes em excesso que, juntamente com o relatório do Comitê de Contas Públicas, será apresentado ao Maneaba.
As despesas estatutárias não serão votadas pelo Maneaba, mas, sem autorização adicional do Maneaba, serão pagas do Fundo Consolidado por mandado sob a mão do Ministro da Fazenda.
110. Autorização de despesas antes da apropriação
Se a Lei de Apropriação relativa a qualquer exercício financeiro não entrar em vigor até o início desse exercício financeiro, o Maneaba ni Maungatabu por resolução pode autorizar o Ministro das Finanças a autorizar a emissão de dinheiro do Fundo Consolidado para fins de atender despesas necessárias à execução dos serviços públicos a um nível que não exceda o nível desses serviços no exercício anterior, até ao termo de quatro meses a contar do início desse exercício ou da entrada em vigor da Lei de Dotação, consoante o que for mais cedo.
111. Atraso na Lei de Apropriação devido à dissolução
Quando, a qualquer momento, o Maneaba ni Maungatabu for dissolvido antes que qualquer provisão ou provisão suficiente seja feita sob este Capítulo para o exercício do governo de Kiribati, o Ministro das Finanças pode emitir um mandado para o pagamento do Fundo Consolidado de as quantias que ele considerar necessárias para a continuidade dos serviços públicos em um nível que não exceda o nível desses serviços no exercício anterior, até o vencimento de três meses a partir da data em que o Maneaba se reunir pela primeira vez após essa dissolução, mas uma declaração das quantias assim autorizadas será, assim que possível, apresentada ao Maneaba e as quantias totais serão incluídas, sob os títulos apropriados, no próximo Projeto de Dotação.
112. Dívida Pública
São imputados ao Fundo Consolidado todos os encargos da dívida de responsabilidade do Governo.
Para efeitos desta secção, os encargos da dívida incluem os juros, os encargos do fundo de amortização, o reembolso ou amortização da dívida e todas as despesas relacionadas com a obtenção de empréstimos com garantia das receitas do Estado ou do Fundo Consolidado e com o serviço e resgate da dívida assim criada.
113. Remuneração de certas pessoas
Serão pagos aos titulares dos cargos aos quais esta seção se aplica o salário ou outra remuneração e os subsídios que possam ser prescritos.
As remunerações e subsídios devidos aos titulares desses cargos são imputados e pagos a partir do Fundo Consolidado.
A remuneração prescrita nesta seção em relação ao titular de qualquer cargo e seus outros termos de serviço (exceto subsídios que não são levados em consideração no cálculo, sob qualquer lei em nome, de qualquer pensão pagável em relação ao seu serviço em aquele cargo) não deve ser alterado em sua desvantagem após sua nomeação, exceto como parte de qualquer alteração geralmente aplicável a funcionários públicos.
Quando a remuneração de uma pessoa ou outras condições de serviço dependerem de sua opção, a remuneração ou as condições pelas quais ele optar serão, para os fins da subseção anterior, consideradas mais vantajosas para ele do que quaisquer outras pelas quais ele tenha optado.
Esta seção se aplica aos cargos de Presidente da Câmara, Chefe de Justiça e outros juízes do Tribunal Superior, Presidente e outros juízes do Tribunal de Recurso, Procurador-Geral (se ele não for um membro eleito do Maneaba), Auditor Geral, Comissário de Polícia, Comissário-Chefe Eleitoral e outros membros da Comissão Eleitoral, e Presidente e outros membros da Comissão da Função Pública.
114. O Diretor de Auditoria
Haverá um Auditor Geral cujo cargo será um cargo público.
As contas públicas de Kiribati e de todos os departamentos, escritórios, tribunais e autoridades do Governo devem ser auditadas e relatadas anualmente pelo Auditor Geral, e para esse fim o Auditor Geral ou qualquer pessoa por ele autorizada em seu nome deve sempre ter direito de acesso a todos os livros, registros, declarações e outros documentos relativos a tais contas.
O Auditor Geral apresentará seus relatórios feitos de acordo com a subseção anterior ao Presidente, que fará com que sejam apresentados ao Maneaba ni Maungatabu; e deverá também enviar uma cópia de cada relatório aos Beretitenti e ao Ministro das Finanças.
No exercício de suas funções sob esta seção, o Auditor Geral não estará sujeito à direção ou controle de qualquer outra pessoa ou autoridade.
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Nada nesta seção deve impedir o desempenho do Auditor Geral de
outras funções relacionadas às contas do Governo e às contas de outras autoridades públicas e órgãos estatutários ou outros que administram fundos públicos em Kiribati, conforme prescrito; ou
outras funções em relação à supervisão e controle de despesas de fundos públicos em Kiribati que possam ser prescritas.
115. Comitê de Contas Públicas
Haverá um Comitê de Contas Públicas do Maneaba ni Maungatabu que será composto por três membros do Maneaba eleitos pelo Maneaba.
Nenhuma pessoa será qualificada para eleição como membro do Comitê se ocupar ou estiver atuando no cargo de Beretitenti, Kauoman-ni-Beretitenti ou outro Ministro ou Procurador-Geral.
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A vaga de membro do Comitê ficará vago
se ele deixar de ser membro do Maneaba;
se ele assumir o cargo de Beretitenti ou estiver agindo como tal;
se for nomeado para o cargo de Kauoman-ni-Beretitenti ou outro Ministro, ou Procurador-Geral, ou para atuar como tal; ou
se ele for removido pelo Maneaba por resolução.
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As funções do Comitê serão:
apreciar as contas do Governo em conjunto com o relatório do Auditor Geral;
comunicar ao Maneaba, no caso de qualquer excesso ou gasto não autorizado de recursos, os motivos de tal gasto;
propor as medidas que considere necessárias para assegurar que os fundos do Governo sejam gastos de forma adequada e económica; e
onde um relatório sobre o exame e auditoria das contas de qualquer corporação, conselho estatutário, órgão ou comissão é exigido por lei a ser apresentado ao Maneaba, para considerar, relatar e fazer recomendações ao Maneaba em relação a tais contas.
116. Interpretação
Neste capítulo-
exercício financeiro significa os doze meses que terminam em 31 de dezembro de qualquer ano ou em qualquer outra data que possa ser prescrita de tempos em tempos;
despesas estatutárias significa as despesas cobradas do Fundo Consolidado em virtude de qualquer uma das disposições desta Constituição ou em virtude de qualquer disposição de qualquer outra lei em vigor em Kiribati.
CAPÍTULO IX. BANABA E OS BANABANS
117. Membro nomeado do Maneaba ni Maungatabu
No Maneaba ni Maungatabu um assento deve ser reservado para um representante indicado da comunidade Banaban (neste seção referido como o membro indicado).
A Comissão Eleitoral declarará que o membro indicado é a pessoa qualificada de acordo com a subseção seguinte, conforme indicado pelo Conselho Rabi para ocupar o lugar previsto nesta seção.
-
Nenhuma pessoa será qualificada para ser um membro indicado a menos que
ele é um Banaban; e
ele está qualificado para ser eleito como membro eleito do Maneaba de acordo com as seções 55(b) e 56 desta Constituição.
-
O assento do membro indicado ficará vago
se ele deixar de ser um Banaban; ou
em qualquer das circunstâncias especificadas nos parágrafos (a), (b), (c), (e) e (f) da seção 57 e seção 58 desta Constituição.
O Supremo Tribunal terá jurisdição para ouvir e determinar qualquer questão se qualquer pessoa foi validamente declarada como membro nomeado ou se o membro nomeado deixou seu assento no Maneaba ou é exigido em virtude da subseção anterior e da seção 58 desta Constituição deixar de exercer as suas funções como membro.
-
Um requerimento ao Tribunal Superior para a determinação de qualquer questão nos termos da subseção anterior pode ser feito pelo membro nomeado, pelo Conselho Rabi, pela Comissão Eleitoral ou pelo Procurador-Geral:
Desde que tal pedido seja feito por outra pessoa que não o Procurador-Geral, o Procurador-Geral pode intervir e pode então comparecer ou ser representado no processo.
118. Representação eleita em Maneaba
Não obstante as disposições da seção 55 desta Constituição, uma pessoa que tenha atingido a idade de vinte e um anos será qualificada para ser eleita como membro eleito do Maneaba ni Maungatabu para um distrito eleitoral compreendendo ou incluindo Banaba se for cidadão de Kiribati ou um Banaban.
A Seção 57 desta Constituição terá efeito em relação a um membro eleito do Maneaba para um distrito eleitoral que inclua ou inclua o Banaba, sujeito à qualificação de que o assento de tal membro ficará vago se esse membro deixar de ser cidadão de Kiribati ou um Banaba.
Uma pessoa terá o direito de se registrar como eleitor em Banaba se for um Banaban ou um cidadão de Kiribati e tiver o direito de acordo com a seção 64 desta Constituição a ser registrado como eleitor naquele local.
Ao revisar o número de distritos eleitorais, os limites dos distritos eleitorais e o número de representantes eleitos relacionados a Banaba, a Comissão Eleitoral levará em consideração os dados mais recentes do censo para cidadãos de Kiribati e para Banabans em Banaba, independentemente de estarem ou não são cidadãos de Kiribati.
119. Desembarque e acesso a Banaba
Quando qualquer Banaban possuir qualquer direito ou interesse em qualquer terra em Banaba, tal direito ou interesse não será afetado de forma alguma pelo fato de residir na Ilha Rabi em Fiji.
-
Onde a República adquiriu qualquer direito ou interesse em terras em Banaba
de qualquer Banaban para fins de extração de fosfato; ou
por força da lei, onde a Coroa o adquiriu antes do Dia da Independência de qualquer Banaban para esse fim,
a República transferirá esse direito ou interesse para o Banaban de quem foi adquirido (seja pela República ou pela Coroa) ou para seus herdeiros e sucessores após a conclusão da extração de fosfato daquela terra.
-
Quando qualquer Banaba possuir qualquer direito ou interesse na terra em Banaba, nenhum direito ou interesse deve ser adquirido compulsoriamente além de um direito de arrendamento e de acordo com a seção 8(1) desta Constituição, e somente quando as seguintes condições forem satisfeitas , ou seja
o Conselho da Ilha de Banaba foi consultado; e
todo esforço razoável foi feito para adquirir o interesse por acordo com a pessoa que possui o direito ou interesse na terra.
Cada Banaba terá o direito inalienável de entrar e residir no Banaba e, portanto, a seção 14 desta Constituição se aplicará aos Banabans em relação ao Banaba como se o parágrafo (c) da subseção (3) dessa seção fosse excluído.
120. Movimento de pessoas para Banaba
Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado incompatível com ou em violação da seção 14 desta Constituição na medida em que a lei em questão prevê a imposição de restrições à circulação de pessoas que não sejam Banabans em Banaba.
121. Conselho da Ilha Banaba
Haverá um Conselho da Ilha Banaba.
Os poderes e deveres do Conselho da Ilha de Banaba serão prescritos por lei.
122. Comissão Independente de Inquérito
-
No termo de um período de três anos após o Dia da Independência, o Governo nomeará uma Comissão de Inquérito independente, que analisará o funcionamento das disposições de
este capítulo; e
Capítulo III, na medida em que as disposições desse Capítulo conferem direitos aos Banabans.
Tendo realizado uma revisão sob esta seção, a Comissão fará as recomendações que julgar adequadas, que serão apresentadas ao Maneaba ni Maungatabu.
No exercício de suas funções sob esta seção, a Comissão não estará sujeita à direção ou controle de qualquer outra pessoa ou autoridade.
123. Apelações ao Comitê Judicial
Caberá recurso de pleno direito para o Comitê Judicial de qualquer decisão do Tribunal Superior que envolva a interpretação desta Constituição em qualquer processo em que tenha sido feito pedido ao Tribunal Superior alegando que qualquer disposição desta Constituição foi violada e os direitos ou interesses de qualquer Banaban ou do Conselho Rabi sob este Capítulo ou Capítulo III estão sendo ou podem ser afetados por tal contravenção.
Qualquer decisão do Comitê Judicial em qualquer recurso sob esta seção será executada da mesma maneira como se fosse uma decisão do Tribunal Superior.
O Comitê Judicial terá, em relação a qualquer recurso a ele sob esta seção em qualquer caso, toda a jurisdição e poderes possuídos em relação a esse caso pelo Tribunal Superior.
124. Entrincheiramento
-
Um projeto de lei para alterar qualquer uma das disposições de
este capítulo; e
Capítulo III, na medida em que as disposições desse Capítulo conferem direitos aos Banabans,
não deve ser passado pelo Maneaba em Maungatabu exceto de acordo com esta seção.
A consideração de qualquer projeto de lei será adiada após sua primeira leitura no Maneaba até a próxima reunião do Maneaba.
-
Em sua segunda leitura no Maneaba, o projeto de lei não será aprovado se
não é apoiada pelos votos de pelo menos dois terços de todos os membros do Maneaba; ou
ou o membro indicado ou um membro eleito do Banaba vota contra o projeto de lei.
Se o membro indicado não estiver presente no Maneaba no momento da votação da segunda leitura do Projeto de Lei (esteja ou não algum membro eleito do Banaba presente naquele momento), a consideração do Projeto de Lei será adiada até a próxima reunião de o Maneaba, e o Conselho Rabi e o Conselho da Ilha Banaba serão informados por escrito.
-
Na próxima reunião seguinte do Maneaba uma nova votação sobre o Projeto de Lei pode ser realizada, e
se o Projeto de Lei for apoiado pelos votos de pelo menos dois terços de todos os membros do Maneaba e o membro indicado não votar contra, o Projeto de Lei será aprovado;
se o projeto de lei não for apoiado pelos votos de pelo menos dois terços de todos os membros do Maneaba, ou se o membro indicado votar contra, o projeto de lei não será aprovado.
-
Nesta secção-
membro indicado significa o membro do Maneaba previsto no artigo 117 desta Constituição;
Membro eleito do Banaba significa um membro eleito do Maneaba para um distrito eleitoral compreendendo ou incluindo o Banaba;
as referências a disposições desta Constituição incluem referências a qualquer outra lei na medida em que essa lei altere essas disposições;
-
referências a alterações de disposições desta Constituição incluem referências
revogá-los, com ou sem sua reedição ou a constituição de disposição diversa em seu lugar;
modificá-los, seja omitindo ou alterando quaisquer dessas disposições ou inserindo disposições adicionais na Constituição ou de outra forma;
suspender sua operação por qualquer período, ou encerrar tal suspensão; e
para fazer qualquer outra disposição que seja repugnante para eles ou de outra forma inconsistente com eles.
125. Interpretação
Neste capítulo-
Banaban e Banabans significam os antigos habitantes indígenas de Banaba e outras pessoas cujos ancestrais tenham nascido em Kiribati antes de 1900 e que possam agora ou no futuro ser aceitos como membros da comunidade Banaba de acordo com o costume;
Conselho Rabi significa o Conselho de Líderes estabelecido pela Portaria do Assentamento Banaban de 1970 de Fiji, e inclui o órgão sucessor que representa a comunidade Banaba em Banaba e Ilha Rabi em Fiji.
CAPÍTULO X. DIVERSOS
126. Forças disciplinadas
Nenhuma força disciplinada deve ser estabelecida além da Polícia de Kiribati, do Serviço Prisional, do Serviço de Proteção Marinha e da Escola de Treinamento Marítimo.
127. Texto da Constituição de Kiribati
As disposições desta Constituição serão publicadas em um texto no idioma Kiribati, bem como este texto em inglês, mas no caso de qualquer inconsistência entre os dois textos, este texto em inglês prevalecerá.
128. Selo Nacional
Haverá um selo nacional da República com o símbolo que o Maneaba em Maungatabu aprovar por lei.
129. Juramentos
Antes de assumir as funções de seu cargo, uma pessoa a quem esta seção se aplica deverá prestar e assinar os juramentos que possam ser prescritos.
-
Esta seção se aplica a qualquer pessoa designada para deter ou atuar em
o cargo de magistrado; e
outros cargos que possam ser prescritos.
130. Renúncias
Salvo disposição em contrário nesta Constituição, qualquer pessoa que seja nomeada ou para atuar em qualquer cargo estabelecido por esta Constituição pode renunciar a esse cargo mediante notificação por escrito dirigida à pessoa por quem foi nomeado; e a renúncia de qualquer pessoa de qualquer cargo por meio de notificação por escrito endereçada de acordo com esta Constituição a qualquer outra pessoa entrará em vigor, e o cargo ficará vago -
no momento ou na data (se houver) conforme especificado no aviso; ou
quando o aviso for recebido por essa outra pessoa,
o que for mais tarde:
Desde que a renúncia possa ser revogada antes de produzir efeitos, se a pessoa a quem a renúncia é dirigida consentir com a sua revogação.
131. Desempenho das funções de Comissões e Tribunais
Qualquer Comissão estabelecida por esta Constituição pode, por regulamentos, prever a regulamentação e facilitar o desempenho pela Comissão de suas funções sob esta Constituição.
Qualquer decisão de tal Comissão exigirá a concordância da maioria de todos os membros da mesma e, sem prejuízo do acima mencionado, a Comissão poderá agir apesar da ausência de qualquer membro:
Contanto que, se em qualquer caso particular for tomado um voto de todos os membros para decidir a questão e os votos emitidos forem divididos igualmente, o presidente terá e exercerá o voto de qualidade.
Sujeito às disposições desta seção, qualquer Comissão pode regular seu próprio procedimento.
No exercício de suas funções sob esta Constituição, nenhuma Comissão estará sujeita à direção ou controle de qualquer outra pessoa ou autoridade, salvo disposição em contrário nesta Constituição.
Além das funções que lhe são conferidas por ou sob esta Constituição, qualquer Comissão terá outras funções (se houver) que possam ser prescritas.
A validade da transação de negócios de tal Comissão não será afetada pelo fato de que alguma pessoa que não tinha o direito de fazê-lo tenha participado do processo.
As disposições das subseções (1), (2), (3) e (4) desta seção serão aplicadas em relação a um Tribunal estabelecido para os fins das seções 14(4), 16(6), 83(4), 93(4) ou 101(5) desta Constituição, conforme se apliquem em relação a uma Comissão estabelecida por esta Constituição, e tal Tribunal terá os mesmos poderes que o Tribunal Superior em relação ao comparecimento e inquirição de testemunhas (incluindo o administração de juramentos e inquirição de testemunhas no estrangeiro) e quanto à apresentação de documentos.
As disposições das subseções (1), (2), (3) e (4) desta seção se aplicarão em relação ao Tribunal de Salários dos Membros de Maneaba estabelecido pela seção 65 desta Constituição conforme se apliquem em relação a uma Comissão estabelecida por esta Constituição.
132. Interpretação
-
Nesta Constituição, a menos que o contexto exija de outra forma
Comunidade significa Kiribati e qualquer país ao qual a seção 27 desta Constituição se aplique no momento, e inclui as dependências de qualquer país;
Tribunal de Apelação significa o Tribunal de Apelação de Kiribati estabelecido por esta Constituição;
funções inclui direitos, deveres e poderes;
eleição geral significa uma eleição geral de membros eleitos do Maneaba ni Maungatabu;
o Governo significa o Governo de Kiribati;
Tribunal Superior significa o Supremo Tribunal de Kiribati estabelecido por esta Constituição;
alto cargo judicial significa o cargo de juiz de um tribunal com jurisdição ilimitada em questões civis e criminais ou um tribunal com jurisdição em recursos de qualquer tribunal;
Dia da Independência significa 12 de julho de 1979;
o Comitê Judicial significa o Comitê Judicial do Conselho Privado estabelecido pela Lei do Comitê Judicial de 1833 [FN: 1833 c. 41.];
Kiribati significa os territórios que imediatamente antes do Dia da Independência compreendiam a colônia das Ilhas Gilbert, e que são mais especificamente especificados no Anexo 2 desta Constituição;
reunião significa, em relação ao Maneaba ni Maungatabu, as sessões do Maneaba começando quando o Maneaba se reúne pela primeira vez após ser convocado a qualquer momento e terminando quando o Maneaba é adiado sine die ou é dissolvido;
juramento inclui afirmação;
prescrito significa prescrito por lei;
funcionário público significa uma pessoa que exerça ou exerça qualquer cargo público;
cargo público significa um cargo de emolumento no serviço público;
serviço público significa o serviço do Governo a título civil;
a República significa a República de Kiribati;
sessão significa, em relação ao Maneaba ni Maungatabu, um período durante o qual o Maneaba está sentado continuamente sem adiamento e inclui qualquer período durante o qual o Maneaba está no comitê;
o Orador significa o Orador do Maneaba ni Maungatabu;
tribunal subordinado significa qualquer tribunal estabelecido para Kiribati que não seja o Supremo Tribunal, o Tribunal de Apelação ou o Comitê Judicial.
Salvo disposição em contrário nesta Constituição, a Lei de Interpretação de 1978 [FN: 1978 c. 30.] aplicar-se-á, com as necessárias adaptações, para efeitos de interpretação desta Constituição, e de outra forma em relação a ela, tal como se aplica para fins de interpretação e em relação aos Actos do Parlamento do Reino Unido.
133. Referências a cargos públicos, etc.
-
Nesta Constituição, a expressão cargo público não deve ser interpretada como incluindo:
o escritório de Beretitenti, ou Kauoman-ni-Beretitenti ou outro Ministro;
o cargo de Presidente, membro eleito do Maneaba ni Maungatabu, ou o membro do Maneaba previsto no artigo 117 desta Constituição;
o cargo de Comissário Eleitoral Chefe ou outro membro da Comissão Eleitoral, ou Presidente ou outro membro da Comissão de Serviço Público;
exceto nas seções 103 e 105 desta Constituição, o cargo de Chief Justice ou outro juiz do Supremo Tribunal, ou Presidente ou outro juiz do Tribunal de Recurso.
-
Para os fins desta Constituição, uma pessoa não será tratada como ocupando ou exercendo um cargo público apenas pelo fato de que:
estiver afastado do cargo por motivo de renúncia a cargo público ou afastado sem remuneração de cargo público;
está a receber uma pensão ou outro subsídio semelhante do Governo;
é um membro aposentado ou reserva de qualquer força disciplinar ou um policial especial;
é membro, oficial ou servidor de qualquer conselho do governo local, ou de qualquer tribunal de magistrados e é pago apenas como honorários de um magistrado; ou
seja titular de cargo ao serviço ou nomeação do Governo ou exerça funções por conta do Governo, se as únicas prestações que recebe por esse cargo ou essas funções forem a título de ajudas de custo de viagem ou de estadia ou reembolso de despesas extras.
134. Poderes de nomeação e nomeações de atuação
-
Qualquer referência nesta Constituição ao poder de nomear qualquer cargo deve ser interpretada como incluindo uma referência ao poder de fazer nomeações em promoção e transferência para esse cargo e ao poder de nomear uma pessoa para atuar nesse cargo durante qualquer período durante o qual estiver vago ou o seu titular estiver impossibilitado de exercer as funções desse cargo.
Nesta Constituição, a menos que o contexto exija de outra forma, uma referência ao titular de um cargo pelo termo que designa seu cargo deve ser interpretada como incluindo uma referência a qualquer pessoa que esteja, no momento, atuando legalmente ou desempenhando as funções desse cargo. .
Quando por esta Constituição qualquer pessoa for instruída, ou o poder for conferido a qualquer pessoa ou autoridade para nomear uma pessoa, para atuar em ou de outra forma desempenhar as funções de um cargo se o seu titular estiver impossibilitado de desempenhar as funções desse cargo, o A validade de qualquer exercício dessas funções pela pessoa assim dirigida ou de qualquer nomeação feita no exercício desse poder não será posta em causa em nenhum tribunal pelo facto de o titular do cargo não estar impossibilitado de desempenhar as funções do cargo .
135. Renomeações e nomeações simultâneas
Quando qualquer pessoa tiver desocupado qualquer cargo estabelecido por esta Constituição, ela poderá, se qualificada, ser novamente nomeada ou eleita para ocupar esse cargo de acordo com as disposições desta Constituição.
-
Sempre que o titular de qualquer cargo constituído por ou nos termos desta Constituição, ou qualquer cargo público de outra forma constituído, estiver de licença até a renúncia de seu cargo
outra pessoa pode ser nomeada para esse cargo; e
essa pessoa será, para efeitos de qualquer função desse cargo, considerada o único titular desse cargo.
136. Remoção do cargo
As referências nesta Constituição ao poder de remover um funcionário público de seu cargo devem ser interpretadas como incluindo referências a qualquer poder conferido por qualquer lei para exigir ou permitir que esse funcionário se aposente do serviço público e a qualquer poder ou direito de rescindir um contrato em que uma pessoa é empregada como funcionário público e determinar se tal contrato deve ou não ser renovado:
Desde que nada nesta subseção seja interpretado como conferindo a qualquer pessoa ou autoridade poder para exigir que o Presidente ou qualquer outro juiz do Tribunal Superior, o Presidente ou qualquer outro juiz do Tribunal de Recurso, o Comissário de Polícia ou o Auditor Geral para se aposentar do serviço público.
Qualquer disposição desta Constituição que confira a qualquer pessoa ou autoridade poder para remover qualquer funcionário público de seu cargo não prejudicará o poder de qualquer pessoa ou autoridade para abolir qualquer cargo ou qualquer lei que preveja a aposentadoria compulsória de funcionários públicos em geral. ou qualquer classe de funcionário público ao atingir a idade nele especificada.
137. Economizando para jurisdição dos tribunais
Nenhuma disposição desta Constituição de que qualquer pessoa ou autoridade não esteja sujeita à direção ou controle de qualquer outra pessoa ou autoridade no exercício de quaisquer funções sob esta Constituição deve ser interpretada como impedindo um tribunal de exercer jurisdição em relação a qualquer questionar se essa pessoa ou autoridade desempenhou essas funções de acordo com esta Constituição ou qualquer outra lei ou não deve desempenhar essas funções.
138. Poder para alterar e revogar instrumentos, etc.
Quando qualquer poder é conferido por esta Constituição para fazer qualquer proclamação, regulamento, ordem ou regra, ou para dar qualquer direção ou instruções, o poder deve ser interpretado como incluindo o poder, exercível da mesma maneira, de alterar ou revogar tal proclamação, regulamento, ordem, regra, direção ou instruções.
139. Consulta
Quando qualquer pessoa ou autoridade for instruída por esta Constituição a exercer qualquer função após consulta a qualquer outra pessoa ou autoridade, essa pessoa ou autoridade não será obrigada a exercer essa função de acordo com o conselho dessa outra pessoa ou autoridade.
ANEXO 1. JURAMENTOS E AFIRMAÇÕES [SEÇÕES 37, 39(4), 43, 70, 82, 85 E 92]
1. Juramento de Beretitenti
Eu, , juro por Deus Todo-Poderoso [ou afirmo solenemente] que defenderei a dignidade do cargo de Beretitenti e cumprirei com justiça e fidelidade meus deveres na administração da República Independente e Soberana de Kiribati de acordo com a Constituição e a lei.
2. Juramento de Kauoman-ni-Beretitenti e outros Ministros e Procurador-Geral
Eu, , juro por Deus Todo-Poderoso [ou afirmo solenemente] que servirei bem e verdadeiramente à República Independente e Soberana de Kiribati de acordo com a Constituição e a lei, e juro [ou afirmo solenemente] que não vou diretamente ou indiretamente revelar os assuntos que serão debatidos no Gabinete e comprometidos com meu segredo, mas que em todas as coisas serei um [Kauoman-ni-Beretitenti] [Ministro] [Procurador-Geral] verdadeiro e fiel.
3. Juramento do Membro do Maneaba ni Maungatabu
Eu, , juro por Deus Todo-Poderoso [ou afirmo solenemente] que serei fiel e prestarei verdadeira lealdade à República Independente e Soberana de Kiribati, e que cumprirei com justiça e fidelidade meus deveres como Membro do Maneaba ni Maungatabu de Kiribati.
4. Juramento a ser prestado pelos Juízes e Comissários do Tribunal Superior e Juízes do Tribunal de Recurso
Eu, , juro por Deus Todo-Poderoso [ou afirmo solenemente] que servirei bem e verdadeiramente à República Independente e Soberana de Kiribati como funcionário judicial, e em todas as coisas defenderei a Constituição e a lei, e farei o direito de todos os tipos de pessoas segundo as leis e costumes de Kiribati, sem medo ou favor, afeição ou má vontade.
ANEXO 2. TERRITÓRIO DE KIRIBATI [SEÇÃO 132]
O território terrestre de Kiribati compreende as seguintes ilhas, juntamente com todas as pequenas ilhas, ilhotas, rochas e recifes dependendo delas
Abaiang
Abemama
Aranuka
Arorae
Banaba
Beru
Birnie
Butaritari
Carolina
Enderbury
pedra
Kanton (também conhecido como Abariringa ou Canton)
Kiritimati (também conhecido como Natal)
Kuria
Maiana
Makin
Malden
Manra (também conhecido como Sydney)
Marakei
McKean
Nikumaroro (também conhecido como Gardner)
Nikunau
Nonouti
Onotoa
Orona (também conhecido como Hull)
Rawaki (também conhecido como Phoenix)
Starbuck
Tabiteuea
Tabuaeran (também conhecido como Fanning)
Tamana
Tarawa
Teraina (também conhecido como Washington)
Vostok