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Constituição do México de 1917 (revisada em 2015)

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Agenda 21/05/2022 às 19:50

Constituição do México de 1917 (revisada em 2015)

TÍTULO UM

CAPÍTULO I. Direitos Humanos e Garantias

Artigo 1

Nos Estados Unidos Mexicanos, todas as pessoas têm direito aos direitos humanos garantidos por esta Constituição e pelos tratados internacionais assinados pelo Estado Mexicano, bem como às garantias de proteção desses direitos. Tais direitos humanos não poderão ser restringidos ou suspensos, salvo nos casos e nas condições estabelecidas pela própria Constituição.

As disposições relativas aos direitos humanos devem ser interpretadas de acordo com esta Constituição e os tratados internacionais sobre o assunto, trabalhando em prol da proteção mais ampla das pessoas em todos os momentos.

Todas as autoridades, nas suas áreas de competência, são obrigadas a promover, respeitar, proteger e garantir os Direitos Humanos, de acordo com os princípios da universalidade, interdependência, indivisibilidade e progressividade. Como consequência, o Estado deve prevenir, investigar, penalizar e retificar as violações aos Direitos Humanos, de acordo com a lei.

A escravidão será proibida no México. Todo indivíduo considerado escravo em um país estrangeiro será libertado e protegido pela lei ao entrar no país.

Qualquer forma de discriminação, baseada na origem étnica ou nacional, sexo, idade, deficiência, condição social, condições médicas, religião, opinião, orientação sexual, estado civil ou qualquer outra forma, que viole a dignidade humana ou procure anular ou diminuir os direitos e liberdades do povo, é proibida.

Artigo 2

A Nação Mexicana é única e indivisível.

A nação é multicultural, baseada originalmente em seus povos indígenas, descritos como descendentes daqueles que habitavam o país antes da colonização e que preservam suas próprias instituições sociais, econômicas, culturais e políticas, ou algumas delas.

A consciência da identidade indígena será o critério fundamental para determinar a quem se aplicam as disposições sobre povos indígenas.

Uma comunidade indígena é definida como a comunidade que constitui uma unidade cultural, econômica e social estabelecida em um território e que reconhece suas próprias autoridades, de acordo com seus costumes.

O direito dos povos indígenas à autodeterminação estará sujeito à Constituição para garantir a unidade nacional. As constituições e leis dos Estados e do Distrito Federal devem reconhecer os povos e comunidades indígenas, levando em conta os princípios gerais estabelecidos nos parágrafos anteriores, bem como os critérios étnico-linguísticos e fundiários.

  1. Esta Constituição reconhece e protege o direito dos povos indígenas à autodeterminação e, consequentemente, o direito à autonomia, para que possam:

    • Decidir suas formas internas de convivência, bem como sua organização social, econômica, política e cultural.

    • Aplicar seus próprios sistemas jurídicos para regular e solucionar seus conflitos internos, sujeitos aos princípios gerais desta Constituição, respeitando os direitos fundamentais, os direitos humanos e, sobretudo, a dignidade e segurança da mulher. A lei estabelecerá a forma como os juízes e tribunais validarão os regulamentos acima mencionados.

    • Eleger, de acordo com suas regras, procedimentos e costumes tradicionais, suas autoridades ou representantes para exercer sua própria forma de governo interno, garantindo o direito de voto e sendo votado de mulheres e homens indígenas em condições de igualdade; bem como garantir o acesso a cargos públicos ou cargos eletivos aos cidadãos que tenham sido eleitos ou designados dentro de um quadro que respeite o pacto federativo e a soberania dos estados. Em nenhum caso as práticas comunitárias limitarão os direitos eleitorais ou políticos dos cidadãos na eleição de suas autoridades municipais.

    • Preservar e enriquecer as suas línguas, saberes e todos os elementos que constituem a sua cultura e identidade.

    • Manter e melhorar seu meio ambiente e terras, de acordo com esta Constituição.

    • Atingir com uso preferencial os recursos naturais dos sítios habitados por suas comunidades indígenas, ressalvados os recursos estratégicos definidos por esta Constituição. Os direitos anteriores serão exercidos respeitando as formas de propriedade e posse da terra estabelecidas nesta Constituição e nas leis sobre a matéria, bem como respeitando os direitos de terceiros. Para atingir esses objetivos, as comunidades indígenas podem formar parcerias nos termos estabelecidos pela Lei.

    • Eleger representantes indígenas para as câmaras municipais dos municípios com população indígena.

As constituições e leis dos Estados reconhecerão e regulamentarão esses direitos nos municípios, com o objetivo de fortalecer a participação e a representação política dos povos indígenas, de acordo com suas tradições e regulamentos.

As constituições e leis dos Estados e do Distrito Federal estabelecerão os elementos de autodeterminação e autonomia que melhor expressem as condições e aspirações dos povos indígenas em cada Estado, bem como as regras pelas quais serão definidas as comunidades indígenas. como entidades de interesse público.

  1. Para promover a igualdade de oportunidades para os indígenas e eliminar práticas discriminatórias, a Federação, o Distrito Federal, os Estados e os conselhos locais estabelecerão as instituições e políticas necessárias para garantir os direitos dos povos indígenas e o desenvolvimento integral das comunidades indígenas. Tais instituições e políticas devem ser concebidas e operadas em conjunto com elas.

Para eliminar a escassez e o atraso que afetam as cidades e comunidades indígenas, as autoridades são obrigadas a:

Para fazer cumprir as obrigações aqui previstas, a Câmara dos Deputados, os órgãos legislativos do Distrito Federal e dos Estados, bem como os Conselhos Municipais, no âmbito de suas competências, estabelecerão orçamentos específicos para o cumprimento dessas obrigações, bem como os procedimentos que permitem às comunidades participar no seu exercício e supervisão.

Qualquer comunidade comparável aos povos indígenas terá os mesmos direitos que os indígenas, nos termos da lei, sem prejuízo dos direitos dos indígenas, suas comunidades e povos estabelecidos nesta Constituição.

Artigo 3

Todas as pessoas têm direito à educação. O Estado Federação, Estados, Distrito Federal e Municípios oferecerá educação infantil, fundamental, médio e superior. Educação pré-escolar, fundamental e médio são considerados como educação básica; estes e o ensino médio serão obrigatórios.

A educação do Estado desenvolverá harmoniosamente todas as capacidades humanas e estimulará nos alunos o amor à pátria, o respeito pelos direitos humanos e os princípios de solidariedade internacional, independência e justiça.

O Estado garantirá a qualidade do ensino obrigatório, de modo que os materiais e métodos pedagógicos, a organização escolar, a infraestrutura educacional e a adequação dos professores e diretores assegurem o melhor aproveitamento dos alunos.

  1. De acordo com o artigo 24 sobre a liberdade de religião, a educação fornecida pelo Estado deve ser laica, portanto, a educação estatal deve ser mantida totalmente à parte de qualquer doutrina religiosa.

  2. Os princípios norteadores da educação estatal devem basear-se no progresso científico e combater a ignorância e seus efeitos, a servidão, o fanatismo e os preconceitos.

Além disso, a educação estatal deve:

  1. Para o cumprimento integral do disposto no parágrafo segundo e no inciso II, o Executivo Federal estabelecerá o currículo da educação infantil, fundamental e média, bem como das escolas de formação de professores, a ser aplicado em todo o território nacional. Para tanto, o Executivo Federal levará em consideração a opinião dos governos dos Estados e do Distrito Federal, bem como a opinião de grupos da sociedade civil envolvidos com a educação, professores e pais, na forma da lei. Além disso, o ingresso nos cargos de docente e as promoções para cargos de direção e supervisão na educação básica e média do Estado serão concedidos por meio de concurso que garantirá a adequação dos conhecimentos e habilidades ao cargo. A lei de implementação estabelecerá os critérios, prazos e condições da avaliação obrigatória para admissão, promoção, reconhecimento e permanência no serviço profissional com pleno respeito aos direitos constitucionais dos trabalhadores da educação. Todas as admissões e promoções não concedidas de acordo com a lei serão consideradas nulas e sem efeito. O disposto neste parágrafo não se aplica às instituições referidas no inciso VII deste artigo;

  2. Toda a educação fornecida pelo Estado será gratuita;

  3. Para além da oferta do ensino pré-escolar, básico, médio e superior referidos nos números anteriores, o Estado promoverá e utilizará todos os tipos e modalidades de ensino, desde o ensino inicial ao ensino superior, necessários ao desenvolvimento da nação, apoiará o apoio científico e pesquisa tecnológica e promoverá o fortalecimento e difusão de nossa cultura;

  4. As entidades privadas podem fornecer todos os tipos de educação. Nos termos da lei, o Estado tem poderes para conceder e cancelar a acreditação oficial de estudos realizados em instituições privadas. No caso do ensino pré-escolar, fundamental e médio, bem como do curso de formação de professores, as escolas particulares devem:

    • Ministrar educação de acordo com os mesmos fins e critérios estabelecidos no parágrafo segundo e no inciso II, bem como cumprir o programa mencionado no inciso III; e

    • Obter autorização prévia e expressa das autoridades, nos termos previstos na Lei.

  5. As universidades e outras instituições de ensino superior, às quais a lei confere autonomia, têm tanto o poder como o dever de autogovernar-se. Devem submeter-se aos princípios estabelecidos neste artigo para educar, pesquisar e promover a cultura, respeitando a liberdade acadêmica, a liberdade de pesquisar, a liberdade de aplicar exames e discutir ideias. Essas instituições devem desenvolver seus planos acadêmicos; estabelecerão as condições de admissão, promoção e permanência de seu pessoal acadêmico; e eles administrarão seus bens. As relações trabalhistas entre instituição e pessoal acadêmico e administrativo serão regidas pelo inciso A do artigo 123 desta Constituição, nos termos da Lei Nacional de Relações do Trabalho para um trabalho especialmente regulamentado, sem interferir na autonomia, liberdade acadêmica, liberdade de e os objetivos das instituições aqui referidas,

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  6. A fim de unificar e coordenar a educação em todo o país, o Congresso da União editará as leis necessárias para distribuir o dever social da educação entre a Federação, os Estados e os Municípios, e estabelecerá o orçamento pertinente e as penalidades aplicáveis àqueles. funcionários públicos que não cumpram ou façam cumprir estas disposições, e a qualquer outro infrator, e

  7. Para garantir a prestação de serviços educacionais de qualidade, foi criado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação. O Instituto Nacional de Avaliação da Educação coordenará este sistema. O Instituto Nacional de Avaliação da Educação será um organismo público autónomo, com personalidade jurídica e orçamento próprio. O Instituto avaliará a qualidade, o desempenho e os resultados do sistema educacional nacional na educação infantil, fundamental, fundamental e médio. Para tanto, deverá:

    • Projetar e realizar as medições de avaliação correspondentes aos componentes, processos ou resultados deste sistema;

    • Emitir as diretrizes a que estarão sujeitas as autoridades educacionais federais e locais, para desempenhar as funções de avaliação correspondentes, e

    • Gerar e divulgar informações, a partir das quais emitirá as diretrizes relevantes para contribuir nas decisões sobre a melhoria da qualidade da educação e sua equidade como fator essencial na busca da igualdade social.

O Conselho Diretivo será o órgão gestor do Instituto e será formado por cinco membros. O Executivo Federal apresentará uma lista de três candidatos à apreciação da Câmara dos Senadores, que, com o prévio comparecimento dos propostos, indicará a pessoa para o preenchimento do cargo. A nomeação será decidida pelo voto de dois terços dos atuais membros do Senado ou, em seu recesso, de dois terços dos votos da Comissão Permanente, no prazo de trinta dias não prorrogável. Caso o Senado não decida sobre a nomeação dentro desse prazo, o cargo será preenchido por um dos três candidatos a serem escolhidos pelo Executivo Federal.

Caso o Senado rejeite integralmente a proposta de três, o Executivo Federal apresentará uma nova, de acordo com as regras estabelecidas no parágrafo anterior. Se a segunda lista for rejeitada, a vaga será preenchida por um dos candidatos da lista a ser selecionada pelo Executivo Federal.

Os membros do Conselho Diretivo devem ser pessoas capazes e experientes na área sob a alçada do Instituto, e devem cumprir os requisitos estabelecidos por lei. Permanecerão no cargo por sete anos em mandatos escalonados, sujeito a apenas uma reeleição. Os membros do Conselho de Direcção não podem permanecer no cargo por mais de catorze anos. Em caso de vacância, o substituto será indicado para completar o respectivo mandato. Só poderão ser destituídos por justa causa nos termos do Título IV desta Constituição, não podendo exercer qualquer outro cargo, cargo ou comissão, salvo aqueles em que atuem em representação do Instituto e os cargos não remunerados. em atividades de ensino, científicas, culturais ou beneficentes.

O Conselho Diretivo, de forma colegiada, indicará, por maioria de 3 votos, o membro que presidirá por um período determinado em lei.

A lei estabelecerá as regras de organização e funcionamento do Instituto, que regerão suas atividades segundo os princípios de independência, transparência, objetividade, pertinência, diversidade e inclusão.

A lei estabelecerá os mecanismos e ações necessários para permitir uma cooperação e coordenação eficazes entre o Instituto e as autoridades educacionais federais e locais para o melhor desempenho de suas respectivas atribuições.

Artigo 4

Homem e mulher são iguais perante a lei. A lei protegerá a organização e o desenvolvimento da família.

Toda pessoa tem o direito de decidir, de forma livre, responsável e informada, sobre o número de filhos desejados e o momento entre cada um deles.

Todos os indivíduos têm direito a uma alimentação nutritiva, suficiente e de qualidade. O Estado deve garantir isso.

Toda pessoa tem direito à proteção da saúde. A lei determinará as bases e prazos de acesso aos serviços de saúde e estabelecerá a competência da Federação e dos Governos Locais em matéria de saneamento, conforme inciso XVI do artigo 73 desta Constituição.

Qualquer pessoa tem direito a um ambiente saudável para o seu próprio desenvolvimento e bem-estar. O Estado garantirá o respeito a tal direito. Os danos e a deterioração do ambiente gerarão uma responsabilidade para quem os provocar nos termos do disposto na lei.

Qualquer pessoa tem o direito de acesso, abastecimento e drenagem de água para consumo pessoal e doméstico de forma suficiente, saudável, aceitável e acessível. O Estado garantirá tal direito e a lei definirá as bases, subsídios e modalidade para o acesso e uso equitativo e sustentável dos recursos hídricos, estabelecendo a participação da Federação, governos locais e municípios, bem como a participação dos cidadãos para a consecução de tais fins.

Qualquer família tem o direito de desfrutar de uma casa decente e respeitável. A lei estabelecerá os instrumentos e suportes necessários para atingir tal objetivo.

Qualquer pessoa tem direito à identidade e a ser registada imediatamente após o seu nascimento. O Estado garantirá o cumprimento desses direitos. A autoridade competente emite, sem qualquer custo, a primeira cópia autenticada da certidão de nascimento ou do registo.

O Estado, em todas as decisões que tomar e em todas as ações que realizar, resguardará e cumprirá o princípio de fazer o melhor interesse das crianças, garantindo assim integralmente seus direitos. Meninos e meninas têm o direito de ter suas necessidades nutricionais, de saúde, educacionais e recreativas satisfeitas para seu bom desenvolvimento. Esse princípio deve nortear o desenho, a aplicação, o acompanhamento e a avaliação das políticas públicas voltadas para a infância.

Os ascendentes e tutores têm a obrigação de manter e exigir o cumprimento desses direitos e princípios.

O Estado concederá ajuda a indivíduos para ajudar no cumprimento dos direitos das crianças.

Toda pessoa tem direitos culturais, tem direito de acesso à cultura e direito de usufruir dos serviços culturais do Estado. O Estado proporcionará os meios para difundir e desenvolver a cultura, levando em consideração a diversidade cultural de nosso país e respeitando a liberdade criativa. A lei fornecerá instrumentos que garantam o acesso e a participação de qualquer expressão cultural.

Todos os indivíduos têm direito à cultura física e à prática de esportes. O Estado promoverá e estimulará este direito através da edição de leis sobre a matéria.

Artigo 5

Ninguém pode ser impedido de exercer a profissão, indústria, negócio ou trabalho de sua escolha, desde que seja lícito. Esse direito só pode ser vedado por resolução judicial, quando houver violação de direitos de terceiros, ou por ordem governamental, expedida na forma da lei, quando forem violados direitos da sociedade. Ninguém pode ser privado do salário legal, salvo por decisão judicial.

Em cada estado, a lei determinará quais profissões exigem o exercício de um diploma, os requisitos para tal diploma e as autoridades competentes para emiti-lo.

Ninguém pode ser obrigado a trabalhar ou a prestar serviços pessoais sem obter justa indemnização e sem o seu pleno consentimento, salvo se o trabalho tiver sido imposto como sanção por autoridade judiciária, a qual se sujeitará ao disposto no artigo 123.º, incisos I e II.

Só podem ser obrigatórios os seguintes serviços públicos, e sempre de acordo com a respetiva lei: serviço militar, serviço de júri, serviço de vereador e cargos atribuídos por voto direto ou indireto. As funções eleitorais e censitárias serão obrigatórias e gratuitas; no entanto, os serviços prestados profissionalmente serão pagos na forma desta Constituição e de quaisquer leis aplicáveis. Os serviços profissionais sociais são obrigatórios e remunerados nos termos da lei e com as excepções nela previstas.

É proibido qualquer contrato, pacto ou acordo que tenha por objeto o demérito, perda ou sacrifício irrevogável da liberdade de uma pessoa.

Também não será autorizado qualquer contrato pelo qual uma pessoa concorde com sua própria proscrição ou exílio, ou pelo qual renuncie temporária ou permanentemente ao seu direito de exercer determinada profissão, indústria ou negócio.

O contrato de trabalho obrigará a pessoa apenas a prestar o serviço mencionado nesse contrato durante o prazo estabelecido por lei, que não pode exceder um ano em detrimento do trabalhador. O contrato de trabalho não pode incluir a renúncia, perda ou dano de qualquer direito político ou civil.

Em caso de incumprimento do referido contrato, o trabalhador só poderá ser responsabilizado civilmente, mas nunca poderá ser exercida sobre ele qualquer coação.

Artigo 6

A manifestação de ideias não será sujeita a inquérito judicial ou administrativo, salvo nos casos em que tal manifestação de ideias atente contra a moral, a privacidade ou os direitos de terceiros, cause a prática de crime doloso ou perturbe a ordem pública. O direito de resposta será exercido de acordo com a lei. O Estado garantirá o direito à informação.

Toda pessoa terá direito ao livre acesso a informações plurais e oportunas, bem como a buscar, receber e difundir informações e ideias de qualquer natureza, por qualquer meio de expressão.

O Estado garantirá o acesso às tecnologias de informação e comunicação, acesso aos serviços de radiodifusão, telecomunicações e Internet de banda larga. Para tanto, o Estado estabelecerá condições efetivas de concorrência para a prestação de tais serviços.

Para cumprir o disposto neste artigo, devem ser observados os seguintes pontos:

  1. Para exercer o direito de acesso à informação, a Federação, os Estados e o Distrito Federal, de acordo com suas respectivas atribuições, deverão atuar de acordo com os seguintes fundamentos e princípios:

    • Todas as informações sob custódia de qualquer autoridade, entidade ou órgão dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, organismos autônomos, partidos políticos, fundos públicos ou qualquer pessoa ou grupo, tais como sindicatos, titulares de fundos públicos ou que possam exercer autoridade na esfera federal , estadual ou municipal é público. Esta informação só poderá ser reservada temporariamente por interesse público ou segurança nacional, seguindo as disposições legais para o efeito. O princípio da máxima divulgação prevalecerá na interpretação deste direito. Os sujeitos obrigados (obrigados) devem registrar toda atividade que decorre de sua autoridade, competência ou função, a lei estabelecerá especificamente os pressupostos sob a declaração de inexistência de informação deve proceder.

    • As informações relativas à vida privada e aos dados pessoais serão protegidas de acordo com a lei e com as exceções nela estabelecidas.

    • Toda pessoa terá livre acesso à informação pública, seus dados pessoais e no caso à retificação de seus dados pessoais, sem necessidade de argumentação de interesse ou justificativa.

    • Os mecanismos de acesso à informação e procedimentos de revisão expeditos devem ser estabelecidos. Esses procedimentos devem ser formalizados perante os órgãos autônomos especializados e imparciais estabelecidos por esta Constituição.

    • Os órgãos governamentais (devedores) devem registrar e manter seus documentos em arquivos administrativos atualizados, e divulgar, por meio eletrônico, as informações completas e atualizadas sobre a utilização dos recursos públicos e seus índices de gestão, de modo que as informações permitam procedimentos de prestação de contas em relação ao cumprimento de seus objetivos e os resultados de sua atuação.

    • A lei estabelecerá procedimentos para que órgãos governamentais (obrigados) divulguem informações sobre a utilização de recursos públicos pagos a pessoas físicas ou jurídicas.

    • O descumprimento dessas disposições em relação ao acesso à informação pública será punido na forma da lei.

    • A Federação estabelecerá uma agência autônoma, especializada, imparcial e colegiada. Deve ter personalidade jurídica; bens próprios; pleno poder técnico, gerencial e decisório sobre seu orçamento e organização interna; e será responsável por garantir o cumprimento do direito de acesso à informação pública e a proteção de dados pessoais detidos por órgãos públicos (sujeitos obrigados), nos termos estabelecidos em lei.

O órgão autônomo de transparência estabelecido nesta fração reger-se-á pela lei de transparência e acesso à informação pública, bem como pela lei de proteção de dados pessoais de titularidade de sujeitos obrigados, nos termos estabelecidos pela lei geral editada pelo Congresso para estabelecer os princípios básicos, fundamentos e procedimentos para o exercício dos direitos de informação.

Esta agência será regida pelos princípios de segurança, legalidade, independência, imparcialidade, eficiência, objetividade, profissionalismo, transparência e máxima publicidade.

O órgão autônomo de transparência tem competência para receber consultas relacionadas ao direito de acesso à informação pública e à proteção de dados pessoais de qualquer autoridade, entidade, organismo ou agência pertencente a qualquer dos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, bem como de qualquer autarquia, partidos políticos fiduciários e fundos públicos, ou qualquer outra pessoa, grupo, sindicato ou organização que receba ou utilize recursos públicos ou que exerça autoridade no domínio federal, ressalvadas as questões que correspondam à competência do Supremo Tribunal Federal , caso em que um comitê de três juízes da Suprema Corte decidiria a questão. O órgão autônomo de transparência tem, também, competência para receber as consultas de pessoas físicas a respeito das resoluções emanadas dos órgãos autônomos especializados de transparência locais e do órgão de transparência do Distrito Federal que determinaram a inexistência, reserva e sigilo de informações ou que se recusam a divulgar informações de acordo com os termos estabelecidos por lei.

A Agência Nacional de Transparência [organismo garante], de ofício ou por petição fundamentada da agência local dos Estados ou do Distrito Federal, poderá receber ou analisar as consultas que, por sua importância ou transcendência, sejam de interesse da Agência Nacional de Transparência.

A lei determinará as informações que serão consideradas reservadas ou confidenciais.

As resoluções da Agência Nacional de Transparência são obrigatórias, definitivas e indiscutíveis para os sujeitos obrigados (obrigados). Somente nos casos em que as resoluções possam ser consideradas como colocando em risco a segurança pública de acordo com a lei em questão, o Conselheiro Jurídico da União poderá apresentar um inquérito de revisão ao Supremo Tribunal Federal.

A Agência Nacional de Transparência [organismo garante] será constituída por sete comissários. Para nomeá-los, o Senado, prévia ampla consulta aos atores sociais e por proposta dos diferentes grupos parlamentares, nomeará o comissário com o voto de dois terços dos Senadores presentes na sessão de acordo com a vaga que deve ser preenchida e seguindo o procedimento estabelecido por lei. O Presidente pode opor-se à nomeação no prazo de dez dias úteis. Se o Presidente não se opuser à nomeação dentro dos dias indicados, a pessoa indicada pelo Senado assumirá o cargo de comissário.

Caso o Presidente se oponha à nomeação, o Senado apresentará nova proposta para ocupar a vaga de acordo com o parágrafo anterior. No entanto, para aprovar a proposta é necessário o voto de três quintos dos senadores presentes. Se esta segunda nomeação fosse contestada, o Senado, segundo os procedimentos do parágrafo anterior, com a aprovação de três quintos dos Senadores presentes, indicaria definitivamente o comissário que ocuparia a vaga.

O cargo de Conselheiro será exercido por sete anos, devendo os Conselheiros preencher os requisitos previstos nos incisos I, II, IV, V e VI do artigo 95 desta Constituição. Os comissários não devem ocupar outro cargo, ter um emprego adicional ou outra comissão, com exceção das cadeiras ou escritórios sem fins lucrativos relacionados a instituições de caridade e instituições acadêmicas ou científicas. Os comissários só podem ser destituídos nos termos do Título Quarto desta Constituição e serão sujeitos a julgamento político.

A conformação da Agência Nacional de Transparência deve promover a igualdade de gênero.

O Comissário Presidente será escolhido por processo de pares, através do voto secreto dos comissários. O Comissário Presidente permanecerá no cargo por três anos, com possibilidade de ser reeleito por mais três anos. O presidente do comissário deve entregar um relatório anual ao Senado na data e nos termos descritos em lei.

A Agência Nacional de Transparência terá um Conselho Consultivo, formado por dez conselheiros que serão eleitos pelo voto de dois terços dos presentes Senadores. A lei estabelecerá os procedimentos para apresentação das propostas ao Senado. A cada ano, serão substituídos os dois conselheiros com maior mandato, a menos que tenham sido propostos e ratificados para um segundo mandato.

A lei estabelecerá as medidas e procedimentos emergenciais que a Agência poderá implementar para garantir o cumprimento de suas decisões.

Toda autoridade e servidor público é obrigado a auxiliar a Agência Nacional de Transparência e seus Comissários para o adequado desempenho da Agência.

A Agência Nacional de Transparência coordenará suas ações com a Controladoria Superior Federal [Entidad de Fiscalizacion Superior de la Federacion], entidade especializada em arquivos e arquivos, órgão responsável pela coleta e tratamento de dados estatísticos e geográficos, bem como, com as agências locais nos Estados e no Distrito Federal para fortalecer a prestação de contas no Estado mexicano.

  1. Em matéria de radiodifusão e telecomunicações:

    • O Estado deve garantir a integração à sociedade da informação e do conhecimento de sua população por meio de uma política de inclusão digital universal elaborada com metas anuais e semestrais.

    • As telecomunicações são consideradas serviços públicos de interesse geral e, portanto, o Estado deve garantir que sejam oferecidos em condições competitivas, com qualidade, pluralidade, cobertura universal, interligação, convergência, continuidade, acesso livre e livre de interferências arbitrárias.

    • A radiodifusão é considerada um serviço público de interesse geral e, por isso, o Estado deve garantir que seja oferecido com qualidade e em condições competitivas, para levar os benefícios da cultura à população, preservando a pluralidade e a veracidade das informações veiculadas, bem como como a promoção dos valores da identidade nacional, contribuindo para os objetivos estabelecidos no artigo 3º desta Constituição.

    • Fica vedada a veiculação de publicidade ou propaganda apresentada como informação proveniente de notícias ou reportagens; serão estabelecidas as condições a serem cumpridas pelo conteúdo e a contratação do serviço para sua transmissão ao público, inclusive as relativas à responsabilidade das concessionárias pela informação veiculada para terceiros, sem prejuízo da liberdade de expressão e transmissão.

    • Um estatuto estabelecerá um órgão descentralizado, com autonomia técnica, operativa, decisória e de gestão, que proporcionará a radiodifusão sem fins lucrativos para garantir o acesso da população em geral, em cada uma das jurisdições da Federação, a conteúdos midiáticos que promovam: Integração nacional; formação educacional, cultural e cívica; igualdade de gênero; fornecimento de informações imparciais, oportunas e verdadeiras sobre notícias nacionais e internacionais, permitindo a veiculação de produções independentes, bem como a expressão de opiniões diversas e pluralistas que fortalecem a vida societária democrática.

A agência terá um conselho de cidadãos para garantir a independência e uma política editorial imparcial e objetiva. O conselho terá nove membros a serem eleitos, após ampla consulta pública, com dois terços dos votos do Senado ou, em recesso, da Comissão Permanente. Os membros do Conselho servirão em mandatos escalonados. A cada ano, os dois membros mais antigos serão substituídos, a menos que seja ratificado para um segundo mandato pelo Senado.

O Senado ou, no recesso, a Comissão Permanente, designará o Presidente do órgão, mediante proposta do Executivo Federal, com dois terços dos votos. O Presidente permanecerá no cargo por cinco anos, podendo ser reconduzido apenas por mais um mandato. O presidente só pode ser destituído com dois terços dos votos do Senado.

O Presidente do órgão apresentará relatório anual de atividades aos Poderes Executivo e Legislativo, e comparecerá perante ambas as Câmaras do Congresso na forma da lei.

Artigo 7

A liberdade de expressão, opinião, ideias e informação por qualquer meio não deve ser restringida. O referido direito não poderá ser reduzido por quaisquer meios indiretos, como abuso de controle oficial ou privado sobre papel, radiofrequências ou quaisquer outros materiais ou dispositivos utilizados para fornecer informações, ou por quaisquer outros meios ou tecnologias de informação e comunicação destinados a impedir a transmissão ou circulação de ideias e opiniões.

Nenhuma lei ou autoridade estabelecerá restrições prévias, nem restringirá a liberdade de expressão, que não estará sujeita a outras limitações além das previstas no parágrafo primeiro do artigo 6º desta Constituição. Em nenhum caso os bens utilizados para a transmissão de informações, opiniões e ideias poderão ser objeto de apreensão com fundamento na prática de crime doloso.

Artigo 8

Os funcionários e funcionários públicos respeitarão o exercício do direito de petição desde que a petição seja feita por escrito e de forma pacífica e respeitosa. No que diz respeito às petições políticas, apenas os cidadãos têm esse direito.

Toda petição deve ser decidida por escrito pela autoridade a quem foi endereçada, que tem o dever de responder ao peticionário dentro de um curto prazo.

Artigo 9

O direito de associação ou reunião pacificamente para qualquer fim lícito não pode ser restringido. Só os cidadãos da República podem participar nos assuntos políticos do país. Nenhuma reunião armada tem o direito de deliberar.

As reuniões organizadas para fazer uma petição ou apresentar um protesto a qualquer autoridade não podem ser consideradas ilegais, nem ser infringidas, desde que não sejam proferidas injúrias contra a autoridade e não se use violência ou ameaça para intimidar ou forçar a decisão dessa autoridade.

Artigo 10

Os habitantes dos Estados Unidos Mexicanos têm o direito de manter as armas em casa, para sua proteção e legítima defesa, com exceção daquelas proibidas pela Lei Federal e aquelas reservadas ao uso exclusivo do Exército, Marinha, Aeronáutica e Guarda. A Lei Federal estabelecerá os casos, condições, requisitos e locais onde os habitantes podem ser autorizados a portar armas.

Artigo 11

Toda pessoa tem o direito de entrar e sair do país, viajar pelo seu território e mudar de residência sem a necessidade de carta de passagem segura, passaporte, salvo-conduto ou qualquer outro requisito similar. Em caso de responsabilidade criminal ou civil, o exercício deste direito estará sujeito à autoridade judiciária. Em relação às limitações impostas pelas leis de imigração e saúde pública, ou em relação a estrangeiros indesejáveis residentes no país, o exercício deste direito estará sujeito à autoridade administrativa.

Em caso de perseguição política, qualquer pessoa tem o direito de solicitar asilo político, que será concedido por razões humanitárias. A lei regulará os casos em que deve ser concedido o asilo político, bem como as excepções.

Artigo 12

Nenhum título de nobreza, nem prerrogativas e honras hereditárias serão concedidos nos Estados Unidos Mexicanos. Além disso, aqueles concedidos por qualquer outro país não terão efeito.

Artigo 13

Ninguém pode ser julgado sob leis especiais ou tribunais especiais. Nenhuma pessoa ou sociedade pode ter quaisquer privilégios, nem usufruir de emolumentos, a não ser os concedidos em compensação por serviços públicos e que devem ser estabelecidos por lei. A jurisdição militar prevalece para crimes e faltas contra a disciplina militar; mas, em nenhum caso e em hipótese alguma, os tribunais militares podem estender sua jurisdição a pessoas que não sejam membros das Forças Armadas. Os civis envolvidos em crimes ou faltas militares serão julgados perante a autoridade civil competente.

Artigo 14

Nenhuma lei terá efeito retroativo em detrimento de qualquer pessoa.

Ninguém pode ser privado da sua liberdade, bens ou direitos sem julgamento em tribunais previamente estabelecidos, com observância das formalidades essenciais do processo e de acordo com as leis previamente emitidas.

No que respeita aos processos penais, é vedada a aplicação de qualquer pena que não tenha sido expressamente decretada por lei aplicável ao crime em causa, alegando mera analogia ou maioria de razões.

Nos julgamentos civis, a sentença final deve estar de acordo com a redação da lei ou com a interpretação legal da mesma. No caso de falta de lei apropriada, a sentença deve ser baseada nos princípios gerais do direito.

Artigo 15

Os Estados Unidos Mexicanos desautorizam os tratados internacionais de extradição quando a pessoa a ser extraditada for perseguida politicamente, ou acusada de crime comum enquanto estiver na condição de escravo no país onde cometeu o crime, bem como os acordos ou tratados que alterar os direitos humanos estabelecidos por esta Constituição e os tratados internacionais assinados pelo Estado mexicano.

Artigo 16

Ninguém poderá ser perturbado em seus assuntos particulares, sua família, papéis, propriedades ou ser invadido em casa sem ordem escrita de autoridade competente, explicando devidamente a causa legal do processo.

Todas as pessoas têm o direito de usufruir da proteção dos seus dados pessoais e de aceder, corrigir e cancelar esses dados. Todas as pessoas têm o direito de se opor à divulgação de seus dados, de acordo com a lei. A lei estabelecerá exceções aos critérios que regem o tratamento de dados, por motivos de segurança nacional, lei e ordem, segurança pública, saúde pública ou proteção de direitos de terceiros.

Somente a autoridade judiciária pode emitir um mandado de prisão. O mandado de detenção deve ser sempre precedido de acusação formal ou de acusação de má conduta considerada infracção penal, punível com pena de prisão, desde que existam provas da prática do crime e da responsabilidade criminal do arguido.

A autoridade executora do mandado de detenção leva o acusado à presença do juiz sem demora e sob sua exclusiva responsabilidade. O não cumprimento desta disposição será punido nos termos da lei penal.

Nos casos de flagante delicto, qualquer pessoa pode prender o infrator, entregando-o sem demora às autoridades mais próximas, que por sua vez o levarão à presença do Ministério Público. Um registro de tal prisão deve ser feito imediatamente.

O Ministério Público pode ordenar a prisão do arguido, explicando as causas dessa decisão, apenas nos seguintes casos: a) em caso de urgência, b) tratando-se de infracção grave, c) sob risco razoável de evasão do arguido da justiça e, d) em razão do tempo, lugar ou circunstância, o acusado não pode ser levado perante a autoridade judiciária.

Nos casos de urgência ou flagrante, o juiz perante o qual o preso for apresentado confirmará imediatamente a prisão ou ordenará sua soltura, nas condições estabelecidas na lei.

No caso de crime organizado, e a pedido do Ministério Público, a autoridade judiciária pode ordenar a prisão preventiva de uma pessoa, observados os prazos e locais fixados na lei e sem exceder quarenta dias, sempre que necessário para a sucesso da investigação, a proteção de pessoas ou bens jurídicos, ou quando houver motivos para acreditar que o acusado poderia evitar a ação da justiça. O prazo de quarenta dias pode ser prorrogado, desde que o Ministério Público comprove que subsistem as causas que lhe deram origem. Em qualquer caso, a retenção de porão não deve durar mais de oitenta dias.

O termo crime organizado é definido como a organização de três ou mais pessoas reunidas para cometer crimes de forma permanente ou frequente, nos termos previstos na lei correspondente.

Nenhum arguido pode ser detido pelo Ministério Público por mais de quarenta e oito horas. Findo este prazo, ordenar-se-á a sua libertação ou será apresentado perante uma autoridade judiciária. Tal termo pode ser duplicado em caso de crime organizado. Qualquer abuso será punido pela lei penal.

Somente uma autoridade judiciária pode expedir um mandado de busca e apreensão a pedido do Ministério Público. O mandado de busca deve descrever o local a ser buscado, a pessoa ou pessoas a serem apreendidas e os objetos a serem apreendidos. Concluída a busca, deverá ser lavrado relatório no local e perante duas testemunhas propostas pelo ocupante do local buscado ou, na sua falta ou recusa, pela autoridade competente.

As comunicações privadas não devem ser violadas. A lei punirá qualquer ação contra a liberdade e a privacidade de tais comunicações, exceto quando forem dadas voluntariamente por um dos indivíduos nelas envolvidos. O juiz avaliará as implicações de tais comunicações, desde que contenham informações relativas à prática de um crime. Comunicações que violem a confidencialidade estabelecida por lei não serão admitidas em nenhum caso.

Somente a autoridade judiciária federal pode autorizar a escuta telefônica e a interceptação de comunicações privadas, a pedido da autoridade federal competente ou do Ministério Público Estadual. A autoridade que fizer o pedido deverá apresentar por escrito as causas legais do pedido, descrevendo nela o tipo de interceptação requerida, as pessoas submetidas à interceptação e o prazo da mesma. A autoridade judiciária federal não pode autorizar escutas telefônicas nem interceptações de comunicações nos seguintes casos: a) quando se tratar de matéria eleitoral, fiscal, comercial, civil, trabalhista ou administrativa, b) comunicações entre o réu e seu advogado.

Os judiciários terão juízes de controle que resolverão imediatamente e por qualquer meio os pedidos de medidas cautelares e técnicas de investigação, assegurando o cumprimento dos direitos dos acusados e das vítimas. Deve ser mantido um registo autêntico de todas as comunicações entre os juízes e o Ministério Público e outras autoridades competentes.

A escuta telefônica autorizada e a interceptação de comunicações estarão sujeitas aos requisitos e limitações previstos em lei. Não serão admitidos como meios de prova os resultados de escutas telefónicas e interceções de comunicações que não cumpram os requisitos acima referidos.

As autoridades administrativas terão poderes para revistar residências particulares apenas para fazer cumprir os regulamentos sanitários e policiais. As autoridades administrativas podem exigir dos livros e documentos contábeis que comprovem o cumprimento das disposições fiscais, observados os procedimentos e formalidades estabelecidos para os mandados de busca e apreensão.

A correspondência selada que circule pelo correio fica dispensada de qualquer revista e a sua violação é punível pela lei.

Em tempo de paz, nenhum membro do Exército pode ser alojado numa casa particular contra a vontade do proprietário nem impor quaisquer exigências. Durante uma guerra, os soldados podem exigir alojamento, bagagem, alimentação e outros requisitos nos termos estabelecidos pela lei marcial aplicável.

Artigo 17

Ninguém pode fazer justiça com as próprias mãos, nem recorrer à violência para fazer valer seus direitos.

Todas as pessoas têm o direito de desfrutar de justiça perante os tribunais e nos termos e condições estabelecidos pelas leis. Os tribunais proferirão as suas decisões de forma rápida, completa e imparcial. Os serviços do Tribunal serão gratuitos, sendo proibidas as custas judiciais.

O Congresso Mexicano promulgará leis para regular as ações coletivas. Tais leis estabelecerão os casos em que cada lei se aplica, bem como os procedimentos judiciais e as vias de recurso. Apenas os juízes federais têm jurisdição sobre esses processos.

As leis devem fornecer mecanismos alternativos para resolver controvérsias. Em matéria penal, a lei regulará a aplicação de tais mecanismos, assegurará a reparação e estabelecerá os casos em que é necessária a supervisão judicial.

As sentenças pelas quais termina o processo oral serão explicadas em audiência pública perante as partes.

As leis federais e locais fornecerão os meios necessários para garantir a independência dos tribunais e a plena execução de suas decisões.

A Federação, os Estados e o Distrito Federal devem garantir a existência de uma Defensoria Pública de qualidade e proporcionar aos defensores condições de carreira profissional. Os honorários dos defensores não serão inferiores aos honorários do Ministério Público.

A prisão será proibida como forma de punir exclusivamente dívidas civis.

Artigo 18

A prisão preventiva será reservada para os crimes puníveis com prisão. As prisões preventivas devem ser completamente separadas das prisões destinadas aos condenados.

O sistema prisional deve ser organizado com base no respeito aos direitos humanos, bem como no trabalho, na formação, na educação, na saúde e no desporto, como forma de conseguir a reinserção social do recluso, procurando que não volte a cometer crime e seguindo a benefícios que a lei lhe estabelece. Mulheres e homens devem ser presos em lugares separados.

A Federação, os Estados e o Distrito Federal podem pactuar e firmar acordos para enviar os presos condenados por crimes de sua jurisdição para cumprir pena em outros presídios de jurisdição diferente.

A Federação, os Estados e o Distrito Federal estabelecerão, no âmbito de suas respectivas atribuições, um sistema de justiça integral para menores infratores, que será utilizado para aqueles que tenham sido condenados por cometer ou participar de crime previsto no art. lei e que sua idade varia de doze anos a menos de dezoito anos. O sistema garantirá a todas as pessoas os direitos humanos reconhecidos por esta Constituição, bem como os direitos específicos que, por sua condição de pessoa em desenvolvimento, tenham sido concedidos às crianças. Os menores de 12 anos que tenham sido condenados por terem cometido ou participado de um crime previsto na lei só estão sujeitos à assistência social.

A gestão deste sistema será organizada por instituições, tribunais e autoridades especializadas em administração de justiça e processos judiciais relativos a adolescentes. O sistema utilizará métodos de aconselhamento, proteção e tratamento que se apliquem a cada caso particular, seguindo os princípios da proteção integral e do interesse superior do adolescente.

Se apropriado, formas alternativas de justiça devem ser usadas neste sistema. O processo judicial para a justiça do adolescente se dará por meio de contraditório oral, no qual será observado o devido processo legal, bem como o princípio da independência entre as autoridades responsáveis pelo processo ou pela condenação. As medidas impostas aos adolescentes serão proporcionais à conduta do adolescente e buscarão a reinserção social e familiar do adolescente, bem como o pleno desenvolvimento de sua pessoa e de suas capacidades. O confinamento só deve ser usado como medida extrema e pelo menor período de tempo que se aplique ao caso. A reclusão só pode ser aplicada a adolescentes maiores de quatorze anos que tenham cometido ou participado de um ato que a lei qualifique como crime.

Os mexicanos que estão cumprindo penas de prisão em países estrangeiros podem ser levados aos Estados Unidos Mexicanos para cumprir suas penas de acordo com os sistemas de reabilitação previstos neste artigo. Estrangeiros que estejam cumprindo pena de prisão podem ser transferidos para seus países, de acordo com os tratados internacionais. O recluso deve dar o seu consentimento para a transferência.

Os condenados podem cumprir a pena nas penitenciárias mais próximas de sua residência, a fim de favorecer sua reintegração à comunidade. Esta disposição não se aplica ao crime organizado e aos reclusos que necessitem de medidas especiais de segurança.

Serão criados centros especiais de prisão preventiva e de penas relativas ao crime organizado. A autoridade competente pode restringir a comunicação entre o acusado ou preso e terceiros em caso de crime organizado, exceto defensor. A autoridade também pode impor medidas de vigilância especial a esses internos. Esta disposição pode ser aplicada a outros reclusos que necessitem de medidas de segurança especiais.

Artigo 19

São proibidas as detenções em autoridade judiciária superiores a 72 horas, contadas a partir da apresentação do arguido à autoridade, sem apresentação de acusação formal que indique o crime, o local, a hora e as circunstâncias do crime; bem como as provas do crime e da provável responsabilidade do arguido.

O Ministério Público só pode requerer ao juiz a prisão preventiva quando outras medidas cautelares não forem suficientes para assegurar a presença do arguido no seu julgamento, o desenvolvimento do inquérito, a protecção da vítima, testemunhas ou comunidade, bem como quando o arguido está a ser julgado ou foi anteriormente condenado por ter cometido um crime doloso. Além disso, o juiz decretará prisão preventiva, de ofício, nos seguintes casos: crime organizado; homicídio doloso; estupro; sequestrar; tráfico de pessoas; crimes cometidos com uso de armas de fogo, explosivos ou outros instrumentos violentos; e crimes graves contra a segurança nacional, o direito ao livre desenvolvimento da personalidade e a saúde pública.

A lei estabelecerá os casos em que o juiz poderá revogar a liberdade concedida às pessoas submetidas a julgamento.

O prazo para expedir o despacho de associação só pode ser prorrogado a pedido do arguido, de acordo com o procedimento previsto na lei. A prorrogação da detenção será sancionada pela lei penal. A autoridade responsável pelo estabelecimento onde se encontra o arguido chamará a atenção do juiz se não receber cópia da ordem de prisão ou do pedido de prorrogação no prazo acima indicado, logo que termine o prazo. Se a autoridade não receber a ordem de detenção nas próximas três horas, o arguido será posto em liberdade.

Todo processo tratará apenas do crime ou crimes mencionados na ordem de detenção. Se no curso do processo surgir outro crime, será apurado em inquérito separado. A acumulação de encargos pode ser ordenada, se for o caso.

No caso de, depois de expedida a ordem de prisão por crime organizado, o arguido evadir-se da justiça ou ser transferido para juiz estrangeiro, o julgamento e o prazo da acção penal serão suspensos.

O tratamento durante a prisão ou prisão, qualquer aborrecimento sem justificativa legal, qualquer imposto ou contribuição nas prisões, constituem um abuso que a lei corrigirá e as autoridades reprimirão.

Artigo 20

O processo penal será oral e contraditório. Será regido pelos princípios do julgamento aberto, da contradição, da concentração, da continuidade e da contiguidade.

  1. Princípios gerais:

    • O processo penal visará à elucidação dos fatos, à proteção do inocente, à prevenção da impunidade e à reparação dos danos que os crimes tenham motivado.

    • Em todas as audiências, um juiz deve estar presente. O juiz não pode delegar a outrem a apresentação e avaliação da prova, que se fará de forma livre e lógica.

    • Apenas as provas apresentadas na audiência serão utilizadas para a sentença. A lei estabelecerá as exceções para o acima e os requisitos pertinentes caso a natureza da prova exija avaliação prévia.

    • O julgamento será realizado perante um juiz que não tenha previamente tratado do caso. Todos os argumentos e provas serão apresentados de forma pública, contraditória e oral.

    • O acusador deve fornecer as provas necessárias para demonstrar a culpa do réu de acordo com os tipos criminais. Ambas as partes são iguais durante o processo.

    • Nenhum juiz pode falar sobre o julgamento com uma das partes sem a presença da outra, levando sempre em conta o princípio da contradição, salvo nos casos previstos nesta Constituição.

    • O processo criminal pode ser encerrado antecipadamente, desde que o réu concorde e de acordo com a lei. Se o réu, voluntariamente e ciente das consequências, reconhecer sua culpa e houver provas suficientes para corroborar as acusações, o juiz deverá convocar uma audiência de sentença. A lei estabelecerá os benefícios concedidos ao réu caso ele aceite sua culpa.

    • O juiz só condenará quando a culpa do acusado for certa.

    • Qualquer prova obtida com a violação dos direitos fundamentais do réu será nula e sem efeito.

    • Esses princípios serão observados também nas audiências preliminares.

  2. Direitos do réu

    • O réu é inocente até que se prove sua culpa através de uma sentença proferida por um juiz.

    • O acusado tem o direito de permanecer calado. A partir do momento da sua detenção, o arguido será informado das acusações que lhe são imputadas e do seu direito ao silêncio, que não pode ser utilizado contra ele. Todas as formas de intimidação, tortura e falta de comunicação são proibidas e serão punidas pela lei. Qualquer confissão feita sem a assistência de um defensor não terá peso de prova.

    • Toda pessoa detida tem o direito de ser informada dos motivos da detenção e dos seus direitos no momento da sua detenção e durante a sua apresentação perante o Ministério Público ou um juiz. No caso de crimes organizados, a autoridade judiciária pode autorizar o sigilo do nome do acusador.

A lei estabelecerá benefícios para o acusado ou condenado que prestar assistência efetiva na investigação de crimes relacionados ao crime organizado.

No caso de crime organizado, todos os atos praticados durante a investigação servirão de prova quando não puderem ser reproduzidos durante o julgamento ou houver risco para testemunhas ou vítimas. O acusado tem o direito de se opor ou contestar tais provas.

Sobre o autor
Icaro Aron Paulino Soares de Oliveira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Acadêmico de Administração na Universidade Federal do Ceará - UFC. Pix: icaroaronpaulinosoaresdireito@gmail.com WhatsApp: (85) 99266-1355. Instagram: @icaroaronsoares

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