Quanto à sua promulgação, publicação, execução e efeitos, os decretos legislativos estão sujeitos às mesmas regras que regem a lei.
O Presidente da República presta contas ao Congresso ou à Assembleia Permanente sobre cada decreto legislativo.
Artigo 105
Nenhum projeto de lei poderá ser aprovado sem prévia aprovação da comissão deliberativa competente, exceto conforme previsto no Regimento Permanente do Congresso. Os projetos de lei enviados pelo Poder Executivo em caráter de urgência terão prioridade no Congresso.
Artigo 106
Os atos orgânicos regem a estrutura e o funcionamento dos órgãos do Estado definidos na Constituição, bem como outras matérias cuja regulamentação por tais atos esteja estabelecida na Constituição.
Os projetos de lei de atos orgânicos são processados como qualquer outra lei. Para aprová-los ou modificá-los, é necessário o voto de mais da metade do número legal de membros do Congresso.
CAPÍTULO III. LEGISLAÇÃO E LEGISLAÇÃO
Artigo 107
Tanto o Presidente da República quanto os deputados têm o direito de iniciativa legislativa.
O mesmo direito, nas matérias da sua competência, é também usufruído pelos restantes poderes do Estado, entidades públicas autónomas, governos regionais e locais e associações profissionais. Da mesma forma, os cidadãos possuem o direito de iniciativa de acordo com a lei.
Artigo 108
Conforme previsto na Constituição, a lei aprovada é remetida ao Presidente da República para promulgação no prazo de quinze dias. Se o Presidente da República não promulgar a lei, o Presidente do Congresso ou o Presidente da Assembleia Permanente é responsável pela sua promulgação, conforme o caso.
Se o Presidente da República tiver observações a compartilhar sobre a totalidade ou parte da lei aprovada pelo Congresso, deverá submetê-las à Assembléia Legislativa no prazo de quinze dias.
Uma vez que a lei foi reconsiderada pelo Congresso, seu Presidente a promulga com o voto de mais da metade do número legal de congressistas.
Artigo 109
A lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação no Diário da República, salvo disposição da mesma lei que atrase total ou parcialmente a sua eficácia.
CAPÍTULO IV. O FILIAL EXECUTIVO
Artigo 110
O Presidente da República é o Chefe do Estado e personifica a Nação.
Para ser eleito Presidente da República, é necessário ser peruano de nascimento, ter completado trinta e cinco anos de idade no momento da candidatura e gozar do direito de voto.
Artigo 111
O Presidente da República é eleito por sufrágio directo. O candidato que obtiver mais da metade dos votos é eleito. Votos inválidos ou em branco não são computados.
Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta, um segundo turno é realizado dentro de trinta dias após a proclamação dos resultados oficiais entre os dois candidatos com as maiorias relativas mais altas.
Dois Vice-Presidentes são eleitos juntamente com o Presidente, da mesma forma e sob os mesmos requisitos e prazos.
Artigo 112
O mandato presidencial dura cinco anos. Não há reeleição imediata. Um ex-presidente pode concorrer novamente após pelo menos um mandato constitucional, sujeito às mesmas condições.
Artigo 113
O Presidente da República pode desocupar o seu cargo pelos seguintes motivos:
Morte do Presidente da República.
Sua incapacidade física ou moral permanente declarada pelo Congresso.
Aceitação de sua renúncia pelo Congresso.
Sua saída do território nacional sem autorização do Congresso ou sua não devolução no prazo acordado.
A sua destituição do cargo depois de ter sido penalizado por qualquer das infracções referidas no artigo 117.º da Constituição.
Artigo 114
O cargo de Presidente da República fica suspenso nos casos de:
Incapacidade temporária do Presidente declarada pelo Congresso.
A sua sujeição a processos judiciais nos termos do artigo 117.º da Constituição.
Artigo 115
Em caso de incapacidade temporária ou permanente do Presidente da República, assumirá as suas funções o primeiro Vice-Presidente, ou, na sua ausência, o segundo Vice-Presidente, ou, em caso de impedimento de ambos, o Presidente do Congresso. . Sempre que a incapacidade for permanente, o Presidente do Congresso poderá convocar imediatamente uma eleição.
Quando o Presidente deixa o território nacional, o primeiro Vice-Presidente é encarregado de seu cargo, ou, na sua ausência, o segundo Vice-Presidente.
Artigo 116
O Presidente da República presta juramento previsto em lei e toma posse perante o Congresso no dia 28 de julho do ano em que se realizar a eleição.
Artigo 117
Durante o seu mandato, o Presidente da República só pode ser acusado de: prática de alta traição; impedir eleições presidenciais, parlamentares, regionais ou municipais; dissolver o Congresso, salvo nos casos previstos no artigo 134 da Constituição; e impedir a reunião ou funcionamento do Congresso, da Junta Nacional de Eleições ou de outros órgãos do sistema eleitoral.
Artigo 118
Compete ao Presidente da República:
Observar e fazer cumprir a Constituição e os tratados, leis e outras disposições legais.
Representar o Estado dentro e fora da República.
Gerir a política geral do governo.
Assegurar a ordem interna e a segurança externa da Nação.
-
Convocar eleições para presidente da República e deputados, bem como para prefeitos, vereadores e demais funcionários, na forma da lei.
Convocar o Congresso em sessão especial; e, nesse caso, assinar o decreto da convenção.
Entregar mensagens ao Congresso a qualquer tempo e compulsoriamente, pessoalmente ou por escrito, no início da primeira sessão ordinária. As mensagens anuais incluirão relatórios detalhados sobre o estado da Nação e melhorias e reformas que o Presidente julgar necessárias e relevantes para consideração do Congresso. Exceto em primeira instância, as mensagens do Presidente são aprovadas pelo Gabinete.
Exercer o poder de regular as leis sem violá-las ou desvirtuá-las e, dentro desses limites, expedir decretos e resoluções.
Observar e fazer cumprir as sentenças e ordens dos órgãos jurisdicionais.
Observar e fazer cumprir as resoluções da Junta Nacional de Eleições.
Gerir a política externa e os assuntos internacionais e formalizar e ratificar tratados.
Nomear embaixadores e plenipotenciários, mediante aprovação do Gabinete e com o dever de informar o Congresso.
Acolher os agentes diplomáticos estrangeiros e autorizar os cônsules a exercerem suas funções.
Presidir o Sistema de Defesa Nacional e organizar, distribuir e ordenar a mobilização das Forças Armadas e da Polícia Nacional.
Tomar as medidas necessárias para assegurar a defesa da República, a integridade do território e a soberania do Estado.
Declarar guerra e assinar tratados de paz com autorização do Congresso.
Administrar o erário público.
Para negociar empréstimos.
Promulgar medidas especiais na esfera econômica e financeira, por meio de decretos de emergência com força de lei, conforme o interesse nacional e com dever de prestar contas ao Congresso. Tais decretos de emergência podem ser modificados ou revogados pelo Congresso.
Regular as tarifas alfandegárias.
Conceder indultos e comutar penas e exercer a clemência executiva ao arguido, nos casos em que a fase do processo penal tenha ultrapassado o dobro do prazo mais prorrogação.
Conceder condecorações em nome da Nação com o acordo do Gabinete.
Autorizar os peruanos a servir em um exército estrangeiro.
Exercer as demais funções de governo e administração que lhe sejam cometidas pela Constituição e pela lei.
CAPÍTULO V. O GABINETE
Artigo 119
A administração e gestão dos serviços públicos são confiadas ao Conselho de Ministros e a cada ministro nas matérias da sua pasta.
Artigo 120
São nulos os atos do Presidente da República sem referendo ministerial.
Artigo 121
Os ministros reunidos formam o Gabinete. A sua organização e atribuições são estipuladas por lei.
O Gabinete tem seu próprio presidente. O Presidente da República preside ao Gabinete quando o convoca ou quando assiste às suas reuniões.
Artigo 122
O Presidente da República nomeia e destitui o Presidente do Gabinete. Ele nomeia e destitui outros ministros com a recomendação e consentimento, respectivamente, do Presidente do Gabinete.
Artigo 123
Compete ao Presidente do Gabinete, que pode ser ministro sem pasta:
Ser, depois do Presidente da República, o porta-voz autorizado do governo.
Coordenar as atribuições dos demais ministros.
Referenciar os decretos legislativos e de emergência, e quaisquer outros decretos ou resoluções previstos na Constituição e na lei.
Artigo 124
Para ser ministro, é preciso ser peruano de nascimento, exercer seus direitos de cidadania e ter completado vinte e cinco anos de idade. Membros das Forças Armadas e da Polícia Nacional podem ser ministros.
Artigo 125
É dever do Gabinete:
Aprovar os projetos de lei apresentados ao Congresso pelo Presidente da República.
Aprovar os decretos legislativos e de urgência do Presidente da República, bem como os projetos de lei, decretos e resoluções na forma da lei.
Deliberar sobre assuntos de interesse público.
Exercer outras atribuições previstas na Constituição e na lei.
Artigo 126
Qualquer acordo do Gabinete requer o voto afirmativo da maioria de seus membros e é declarado em ata.
Os ministros não podem exercer qualquer outro cargo público, exceto funções legislativas.
Os ministros não poderão ser administradores de interesses próprios ou de terceiros, exercer atividades lucrativas, nem participar da administração ou gestão de empresas ou associações privadas.
Artigo 127
Não há ministros interinos. O Presidente da República pode confiar a um ministro as funções de outro por incapacidade, mantendo-se a sua pasta, mas essa responsabilidade não pode exceder trinta dias nem ser transferível para outros ministros.
Artigo 128
Os ministros são individualmente responsáveis pelos seus próprios actos e pelos actos presidenciais que assinam.
Todos os ministros respondem solidariamente pelos atos criminosos e infratores da Constituição e pelas leis criadas pelo Presidente da República ou aprovadas pelo Conselho de Ministros, mesmo que discordem da opinião majoritária, salvo se renunciarem imediatamente.
Artigo 129
O Gabinete como um todo ou os ministros separadamente podem assistir às sessões do Congresso e participar de seus debates com as mesmas prerrogativas dos membros do Congresso, exceto a de votar se não forem parlamentares.
Eles também comparecem quando são convidados para reportar. O Presidente do Gabinete ou pelo menos um dos ministros comparecerá periodicamente às sessões plenárias do Congresso para responder a perguntas.
CAPÍTULO VI. RELAÇÕES COM O PODER LEGISLATIVO
Artigo 130
No prazo de trinta dias após a posse, o Presidente do Gabinete e os demais ministros comparecerão ao Congresso para apresentar e discutir a política geral do governo e as principais medidas necessárias à sua implementação, solicitando um voto de confiança.
Se o Congresso não for convocado, o Presidente da República convoca uma sessão extraordinária.
Artigo 131
A presença é obrigatória para o Gabinete ou qualquer um dos ministros sempre que o Congresso os convocar para interpelação.
A interpelação é feita por escrito, e deve ser apresentada por pelo menos quinze por cento do número legal de congressistas. Para sua introdução, é necessário pelo menos um terço do número de congressistas qualificados. A votação deve ser feita na sessão seguinte.
O Congresso determina a data e hora para os ministros responderem à interpelação. Isso não pode ocorrer ou ser votado antes do terceiro ou após o décimo dia após sua apresentação.
Artigo 132
O Congresso torna efetiva a responsabilidade política do Gabinete ou de cada ministro individualmente, por meio de um voto de desconfiança ou derrotando um voto de confiança. Este último só pode ser proposto por iniciativa ministerial.
Qualquer moção de censura contra o Gabinete ou qualquer ministro deverá ser apresentada por pelo menos vinte e cinco por cento do número legal de congressistas. Está sujeito a debate e votação entre o quarto e o décimo dia de calendário após a sua introdução. Sua aprovação exige o voto de mais da metade do número legal de parlamentares.
Um Gabinete ou ministro censurado deve renunciar.
O Presidente da República aceitará a demissão nas setenta e duas horas subsequentes.
A derrota de uma iniciativa ministerial não obriga o ministro a renunciar, a menos que sua aprovação tenha sido feita com voto de confiança.
Artigo 133
O Presidente do Gabinete pode apresentar perante o Congresso um voto de confiança em nome do Gabinete. Uma crise total de gabinete ocorre se a confiança for rejeitada ou o Presidente do Gabinete for censurado, ou se ele renunciar ou for destituído pelo Presidente da República.
Artigo 134
O Presidente da República tem o poder de dissolver o Congresso se tiver censurado ou negado sua confiança a dois gabinetes.
O decreto de dissolução conterá uma convocação para a eleição de um novo Congresso. Tais eleições serão realizadas dentro de quatro meses da dissolução do Congresso, sem qualquer alteração do sistema eleitoral existente.
O Congresso não pode ser dissolvido durante o último ano de seu mandato. Uma vez dissolvido o Congresso, a Assembleia Permanente, que não pode ser dissolvida, continua a exercer as suas funções.
Não há outra forma de revogação do mandato parlamentar.
Em estado de sítio, o Congresso não pode ser dissolvido.
Artigo 135
Quando o novo Congresso se reúne, pode censurar o Gabinete, ou negar-lhe um voto de confiança, uma vez que o Presidente do Gabinete tenha explicado os atos do Poder Executivo perante o Congresso durante o interregno parlamentar.
Durante o interregno, o Poder Executivo legisla por meio de decretos de emergência, que submete à apreciação da Assembleia Permanente e eventual submissão ao Congresso quando esta se reúne novamente.
Artigo 136
Se as eleições não forem realizadas dentro do prazo estabelecido, o Congresso dissolvido convoca-se por lei, recupera seus poderes e remove o Gabinete do cargo. Nenhum de seus membros pode ser reconduzido ao cargo de ministro pelo restante do mandato presidencial.
Um Congresso assim eleito substitui o anterior, incluindo a Assembleia Permanente, e encerra o mandato constitucional do Congresso dissolvido.
CAPÍTULO VII. ESTADO DE EXCEÇÃO
Artigo 137
O Presidente da República, com a anuência do Gabinete, pode decretar por tempo determinado em todo ou parte do território nacional, e com dever de comunicar ao Congresso ou à Assembleia Permanente, o estado de exceção previsto nesta artigo:
Estado de emergência, em caso de perturbação da paz ou da ordem interna, calamidades ou circunstâncias graves que afetem a vida da Nação. Neste caso, o exercício do direito constitucional relativo à liberdade e segurança pessoal, à inviolabilidade do domicílio e à liberdade de reunião e circulação no território previstos nos n.ºs 9, 11 e 12 do artigo 2.º e no n.º 24, alínea f do mesmo artigo, podem ser restringidos ou suspensos. Sob nenhuma circunstância alguém será exilado.
O período do estado de emergência não pode exceder sessenta dias. A sua prorrogação requer um novo decreto. Em estado de emergência, as Forças Armadas podem assumir o controle da ordem interna se o Presidente da República assim o decidir.
Estado de sítio, em caso de invasão, guerra civil ou estrangeira, ou perigo iminente de que tais eventos venham a ocorrer, com menção aos direitos fundamentais cujo exercício não seja restringido ou suspenso. O período aplicável não deve exceder quarenta e cinco dias. Quando o estado de sítio é declarado, o Congresso se reúne por lei. Sua extensão requer aprovação do Congresso.
CAPÍTULO VIII. O PODER JUDICIÁRIO
Artigo 138
O poder de administrar a justiça emana do povo. O Poder Judiciário o exerce por meio de seus órgãos hierárquicos de acordo com a Constituição e as leis.
Em todos os processos, quando houver incompatibilidade entre uma norma constitucional e uma norma jurídica, os juízes decidirão com base na primeira. Da mesma forma, eles devem escolher uma regra legal sobre qualquer outra regra de nível inferior.
Artigo 139
Os princípios e direitos da função jurisdicional são os seguintes:
A unidade e exclusividade da função jurisdicional.
Não existe jurisdição independente, nem será estabelecida, exceto no que diz respeito ao militar e à arbitragem.
Não há processos judiciais por compromisso ou delegação.
A independência no exercício da função jurisdicional.
Nenhuma autoridade poderá retirar processos pendentes perante um órgão jurisdicional ou interferir no exercício de suas funções. Tampouco podem invalidar ordens em trânsito em julgado, suspender processos em andamento, modificar sentenças ou retardar sua execução. Essas disposições não afetam a concessão de clemência executiva ou a autoridade de investigações do Congresso, cujo exercício, no entanto, não pode interferir no processo jurisdicional ou ter qualquer efeito jurisdicional.
A observância do devido processo legal e a proteção jurisdicional.
Ninguém pode ser desviado da jurisdição predeterminada pela lei, nem ser submetido a processos diferentes dos previamente estabelecidos, nem ser julgado por órgãos jurisdicionais excepcionais ou comissões especiais criadas para o efeito, qualquer que seja o título oficial.
A publicidade do processo, salvo disposição legal em contrário.
São sempre públicos os processos judiciais envolvendo responsabilidades de funcionários públicos, crimes cometidos por meio da imprensa e relativos a direitos fundamentais garantidos pela Constituição.
A explicação escrita de ordens judiciais em todos os níveis, exceto decretos meramente processuais, com menção expressa da lei aplicável e dos fundamentos fáticos em que se baseiam.
A pluralidade do nível jurisdicional.
Indenização, na forma da lei, por erros judiciários em processos criminais e prisões arbitrárias, com prejuízo de qualquer responsabilidade que venha a ser apurada.
O princípio de nunca deixar de administrar a justiça, apesar das brechas ou deficiências da lei.
Nesses casos, os princípios gerais do direito e do direito consuetudinário devem ser aplicados.
O princípio da inaplicabilidade por analogia do direito penal e das leis restritivas de direitos.
O princípio de que ninguém será punido sem processo judicial.
A aplicação mais favorável da lei ao réu em casos de dúvida ou conflito entre leis penais.
O princípio de que ninguém será condenado à revelia.
A proibição de reabertura de casos encerrados com uma ordem final de condenação. Anistia, indulto, suspensão da execução e prescrição produzem os efeitos da coisa julgada.
O princípio de que nenhuma pessoa pode ser privada do direito de defesa em qualquer fase do processo.
Toda pessoa será notificada imediatamente e por escrito das causas ou razões de sua detenção. Além disso, ele tem o direito de se comunicar pessoalmente e ser avisado pelo advogado de sua escolha ao ser intimado ou preso por qualquer autoridade.
O princípio de que toda pessoa deve ser informada imediatamente e por escrito das causas ou razões de sua prisão.
O princípio da livre administração da justiça e da livre defesa das pessoas de poucos recursos, bem como de todos nos casos previstos na lei.
A participação do povo na nomeação e destituição de juízes, de acordo com a lei.
A obrigação do Poder Executivo de colaborar nos julgamentos, quando necessário.
A proibição do exercício da função judiciária por quem não tenha sido nomeado na forma prescrita pela Constituição ou pela lei.
Os órgãos jurisdicionais não podem conferir tal cargo, sob pena de responsabilidade.
O princípio de que toda pessoa tem o direito de fazer análises e críticas de ordens e sentenças judiciais, dentro dos limites da lei.
O direito dos reclusos e condenados a receberem instalações adequadas.
O princípio de que o objetivo do sistema de justiça criminal é a reeducação, reabilitação e reintegração do culpado na sociedade.
Artigo 140
A pena de morte só será aplicada aos crimes de traição em tempo de guerra e terrorismo, de acordo com as leis e os tratados aos quais o Peru está vinculado.
Artigo 141
O Supremo Tribunal Federal pode decidir sobre as decisões judiciais como tribunal de última instância, quando a ação for proposta perante um Tribunal Superior ou perante o próprio Supremo Tribunal, nos termos da lei. Também conhece recursos de anulação de decisões do Tribunal Militar, dentro dos limites previstos no artigo 173.º.
Artigo 142
As decisões da Junta Nacional Eleitoral em matéria eleitoral não estão sujeitas a revisão, nem as da Junta Nacional de Justiça em matéria de avaliação e homologação de juízes.
Artigo 143
O Poder Judiciário é composto por órgãos jurisdicionais, que administram a justiça em nome da Nação, e órgãos que exercem seu governo e administração.
Os órgãos jurisdicionais são os seguintes: o Supremo Tribunal de Justiça e os demais tribunais e tribunais determinados pelos seus atos orgânicos.
Artigo 144
O Chefe de Justiça do Supremo Tribunal é também o chefe do Poder Judiciário. O plenário do STF é o órgão máximo de deliberação do Poder Judiciário.
Artigo 145
O Poder Judiciário submete sua proposta orçamentária ao Poder Executivo e a sustenta perante o Congresso.
Artigo 146
A função judiciária é incompatível com qualquer outra atividade pública ou privada, exceto a docência universitária fora do horário de trabalho.
Os juízes recebem apenas as remunerações previstas no Orçamento e as receitas auferidas com a docência ou outras funções expressamente previstas na lei.
O Estado garante aos juízes:
A independência deles. Eles estão sujeitos apenas à Constituição e à lei.
A inamovibilidade de seu escritório. Não serão transferidos sem o seu consentimento.
A permanência no cargo, desde que demonstrem conduta adequada e qualificação para a função.
Uma compensação que lhes garanta um padrão de vida condizente com seu cargo e posição.
Artigo 147
Para ser Juiz do Supremo Tribunal é necessário:
Ser peruano de nascimento.
Exercer sua cidadania.
Ter pelo menos quarenta e cinco anos de idade.
Ter exercido por dez anos o cargo de Juiz do Tribunal Superior ou Procuradoria Superior, ou ter exercido a advocacia ou lecionado disciplina jurídica em nível universitário por quinze anos.
Artigo 148
As resoluções administrativas que transitam em julgado são passíveis de impugnação por meio de ação administrativa.
Artigo 149
As autoridades das comunidades rurais e nativas, em conjunto com as patrulhas camponesas, podem exercer funções jurisdicionais no nível territorial de acordo com a lei comum, desde que não violem os direitos fundamentais do indivíduo. A lei prevê formas de articulação dessa jurisdição com os Juízes de Paz e demais órgãos do Poder Judiciário.
CAPÍTULO IX. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
Artigo 150
O Conselho Nacional de Justiça é responsável pela seleção e nomeação de juízes e procuradores, exceto aqueles escolhidos por eleição popular.
O Conselho Nacional de Justiça é independente e rege-se pelo seu acto orgânico.
Artigo 151
A Academia da Magistratura, que integra o Poder Judiciário, é responsável pela formação e formação de juízes e procuradores de todos os níveis para efeitos de qualificação.
A conclusão dos estudos especiais exigidos pela Academia é necessária para a promoção.
Artigo 152
Os Juízes de Paz são escolhidos por eleição popular.
A eleição, seus requisitos, implementação jurisdicional, treinamento e duração do mandato são regidos por lei.
A lei pode estabelecer a eleição de juízes de primeira instância e determinar os mecanismos pertinentes.
Artigo 153
Juízes e promotores estão proibidos de participar da política, sindicalizar-se ou declarar-se em greve.
Artigo 154
As funções do Conselho Nacional de Justiça são:
Nomear, após recrutamento baseado no mérito e avaliação pessoal, juízes e promotores em todos os níveis. Tais nomeações requerem o voto público e motivado de dois terços do número legal dos seus membros.
Ratificar, com voto público e motivado, os juízes e promotores de todos os níveis a cada sete anos; e executar em conjunto com a Academia da Magistratura a avaliação parcial do desempenho dos juízes e procuradores em todos os níveis a cada três anos e seis meses. Os não homologados ou destituídos não podem reingressar no Poder Judiciário ou na Procuradoria-Geral da República.
Aplicar a pena de afastamento aos juízes do Supremo Tribunal e Procuradores Supremos; e, de ofício ou a pedido do Supremo Tribunal ou do Conselho Superior do Ministério Público, respectivamente, aos juízes e procuradores de todas as instâncias. No caso de juízes supremos e procuradores supremos, também será possível aplicar advertência ou suspensão de até 120 (cento e vinte) dias corridos, aplicando-se critérios de razoabilidade e proporcionalidade. A resolução final deve ser motivada e com prévia audiência do interessado. Tem uma natureza inquestionável.
Registrar, guardar, manter atualizado e publicar o Registro de Sanções Disciplinares de Juízes e Procuradores.
Estender aos juízes e procuradores o título oficial que os credencia.
Apresentar um relatório anual ao Plenário do Congresso.
Artigo 155
O Conselho Nacional de Justiça é composto por sete membros titulares selecionados por meio de concurso público de mérito, por um período de cinco anos. A reeleição é proibida. Os suplentes são convocados por estrita ordem de mérito obtido no concurso.
O concurso público de mérito é da responsabilidade de uma Comissão Especial, composta por:
O Provedor de Justiça, que o preside;
O Presidente do Poder Judiciário;
O Procurador-Geral da Nação;
O Presidente do Tribunal Constitucional;
A Controladoria Geral da República;
Um reitor eleito por votação pelos reitores das universidades públicas licenciadas com mais de cinquenta anos de antiguidade; e,
Um reitor eleito em votação pelos reitores das universidades privadas licenciadas com mais de cinquenta anos de antiguidade.
A Comissão Especial deve ser instalada, por convocação do Ouvidor, seis meses antes do término do mandato dos membros do Conselho Nacional de Justiça e cessa com a posse dos eleitos.
A seleção dos membros é feita através de procedimento de acordo com a lei, para o qual a Comissão Especial conta com o apoio de uma Secretaria Técnica Especializada. O procedimento oferece as garantias de probidade, imparcialidade, publicidade e transparência.
Artigo 156
Para ser membro do Conselho Nacional de Justiça é necessário:
Ser peruano de nascimento.
Ser cidadão em exercício.
Ter mais de quarenta e cinco (45) anos e menos de setenta e cinco (75) anos.
-
Para ser advogado:
Com experiência profissional não inferior a vinte e cinco (25) anos; ou,
Ter exercido a cátedra universitária por não menos de vinte e cinco (25) anos; ou,
Ter atuado como pesquisador na área jurídica há pelo menos 15 (quinze) anos.
Não ter uma condenação definitiva por um crime fraudulento.
Ter uma trajetória profissional reconhecida e solvência e idoneidade moral.
Os membros do Conselho Nacional de Justiça gozam dos mesmos benefícios e direitos e estão sujeitos às mesmas obrigações e incompatibilidades que os juízes supremos. A sua função não deve incorrer em conflito de interesses e é incompatível com qualquer outra atividade pública ou privada fora do horário de trabalho. Exceto para o ensino universitário.
Artigo 157
Os membros do Conselho Nacional de Justiça podem ser destituídos por decisão do Congresso por falta grave, com o voto afirmativo de dois terços do número legal de parlamentares.
CAPÍTULO X. O ESCRITÓRIO DO PROCURADOR-GERAL
Artigo 158
O Gabinete do Procurador-Geral é autónomo. É dirigido pelo Procurador-Geral da Nação, eleito pelo Conselho de Procuradores Supremos. O mandato do Procurador-Geral da Nação é de três anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos se reeleito. Os membros da Procuradoria-Geral da República gozam dos mesmos direitos e prerrogativas, estando sujeitos aos mesmos deveres e incompatibilidades legais, que seus congêneres do Poder Judiciário. Da mesma forma, suas nomeações estão sujeitas aos mesmos requisitos e procedimentos dos membros do Poder Judiciário dentro de suas respectivas categorias.
Artigo 159
Compete à Procuradoria-Geral da República:
Propor ação judicial, de ofício ou por reclamação particular, em defesa da ordem jurídica ou do interesse público protegido por lei.
Zelar pela independência dos órgãos jurisdicionais e pela justa administração da justiça.
Representar a sociedade em processos judiciais.
Para conduzir investigações criminais desde a sua iniciação. Para o efeito, a Polícia Nacional é obrigada a fazer cumprir as ordens da Procuradoria-Geral da República no âmbito da sua competência.
Para instaurar processo criminal de ofício ou por ação privada.
Dar parecer prévio às ordens judiciais nos casos previstos na lei.
Exercer a iniciativa legislativa na elaboração de leis e informar o Congresso ou o Presidente da República sobre brechas e erros legais.
Artigo 160
O projeto de Orçamento do Gabinete do Procurador-Geral é aprovado pelo Conselho de Procuradores Supremos e submetido ao Poder Executivo. É sustentado perante o Poder Executivo e perante o Congresso.
CAPÍTULO XI. O ESCRITÓRIO DO OMBUDSMAN
Artigo 161
A Ouvidoria é autônoma. Os órgãos do Estado são obrigados a cooperar com a Ouvidoria sempre que esta solicitar seu auxílio.
A estrutura da Ouvidoria em nível nacional é estabelecida por lei.
O Ouvidor é eleito e destituído pelo Congresso com os votos de dois terços do número legal de membros, e goza das mesmas imunidades e prerrogativas dos parlamentares.
Para ser eleito Ouvidor, o candidato deve ter no mínimo trinta e cinco anos de idade e ser advogado. O mandato tem a duração de cinco anos e não tem mandato vinculativo. Ele possui as mesmas incompatibilidades que os Ministros da Suprema Corte.
Artigo 162
É dever da Ouvidoria defender os direitos constitucionais e fundamentais da pessoa e da coletividade e zelar pelo cumprimento dos deveres da administração do Estado, bem como da prestação de serviços públicos aos cidadãos. O Ombudsman apresenta um relatório ao Congresso uma vez por ano e sempre que este o solicitar. Ele pode propor legislação e recomendar medidas para facilitar o melhor desempenho de suas funções.
A Ouvidoria submete sua proposta orçamentária ao Poder Executivo, que deve ser sustentada perante o Poder Executivo e perante o Congresso.
CAPÍTULO XII. SEGURANÇA E DEFESA NACIONAL
Artigo 163
O Estado garante a segurança da Nação por meio do Sistema de Defesa Nacional.
A defesa nacional é abrangente e permanente. É desenvolvido interna e externamente. Todas as pessoas físicas e jurídicas são obrigadas a participar da defesa nacional, nos termos da lei.
Artigo 164
A direção, preparação e exercício da defesa nacional são realizados por meio de um sistema, cuja organização e funções são determinadas por lei. O Presidente da República é o chefe do Sistema de Defesa Nacional.
Para fins de defesa nacional, a lei determina a extensão e os procedimentos de mobilização.
Artigo 165
As Forças Armadas são compostas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. Seu objetivo fundamental é garantir a independência, a soberania e a integridade territorial da República. Assumem o controle da ordem interna no caso previsto no artigo 137 da Constituição.
Artigo 166
É dever primordial da Polícia Nacional garantir, manter e restabelecer a ordem interna. Eles protegem e ajudam os indivíduos e a comunidade. Eles garantem a aplicação das leis e a segurança da propriedade pública e privada. Eles previnem, investigam e combatem o crime. Eles guardam e controlam as fronteiras nacionais.
Artigo 167
O Presidente da República é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas e da Polícia Nacional.
Artigo 168
Atos e regulamentos pertinentes estabelecem a organização, funções, especialização, formação e utilização das Forças Armadas e da Polícia Nacional, bem como os seus regimes disciplinares internos.
As Forças Armadas organizam suas reservas e as desdobram de acordo com as necessidades da defesa nacional, conforme a lei.
Artigo 169
As Forças Armadas e a Polícia Nacional não são órgãos deliberativos. Eles estão subordinados ao poder constitucional.
Artigo 170
A lei destina fundos para as necessidades logísticas das Forças Armadas e da Polícia Nacional. Tais recursos devem ser destinados a fins institucionais, sob o controle da autoridade prevista em lei.
Artigo 171
As Forças Armadas e a Polícia Nacional participam no desenvolvimento económico e social do país e na sua defesa civil, nos termos da lei.
Artigo 172
O Poder Executivo fixa anualmente o número de membros das Forças Armadas e da Polícia Nacional. Seus recursos são alocados na Lei Orçamentária.
As promoções são concedidas de acordo com a lei. O Presidente da República concede as promoções de generais e almirantes das Forças Armadas, bem como de generais da Polícia Nacional por recomendação da instituição competente.
Artigo 173
No caso de crimes de serviço, os membros das Forças Armadas e da Polícia Nacional estão sujeitos às respectivas jurisdições e ao Código de Justiça Militar. As disposições do Código não se aplicam a civis, exceto em casos de traição e terrorismo conforme determinado por lei. O recurso de cassação referido no artigo 141.º só se aplica quando a pena de morte é imposta.
Quem descumprir as regras do Serviço Militar Obrigatório também estará sujeito ao Código de Justiça Militar.
Artigo 174
As patentes e honras, os vencimentos e as pensões de reforma dos oficiais das Forças Armadas e da Polícia Nacional são equivalentes. A lei determina as respectivas equivalências para os militares ou policiais de carreira que não tenham a patente ou o cargo de oficial. Nesses casos, os direitos citados não podem ser perdidos, exceto por decisão judicial.
Artigo 175
Apenas as Forças Armadas e a Polícia Nacional podem possuir e utilizar armas de guerra.
As armas existentes no país, bem como as fabricadas ou introduzidas no país, tornam-se propriedade do Estado sem qualquer processo legal ou indemnização.
A fabricação de armas de guerra pela indústria privada nos casos previstos na lei está isenta desta proibição.
A lei regula a fabricação, o comércio, a posse e o uso por particulares de armas que não as usadas para a guerra.
CAPÍTULO XIII. O SISTEMA ELEITORAL
Artigo 176
O sistema eleitoral tem por finalidade garantir que as eleições expressem a vontade livre, autêntica e espontânea dos cidadãos, e que a contagem dos votos reflita o reflexo preciso e oportuno da vontade dos eleitores expressa nas urnas por sufrágio direto.
As funções básicas do sistema são: planejar, organizar e realizar eleições, referendos ou outras votações populares, manter e guardar o cadastro consolidado para identificação dos eleitores e registrar as modificações do estado civil.
Artigo 177
O sistema eleitoral é composto pela Junta Nacional de Eleições, o Escritório Nacional de Eleições e o Registro Nacional de Identificação e Estado Civil. Eles são autônomos e coordenam seu trabalho entre si, de acordo com suas autoridades.
Artigo 178
Compete à Junta Nacional de Eleições:
Fiscalizar a legalidade do sufrágio e a realização de eleições, referendos e outros votos populares, bem como preparar os cadernos eleitorais.
Manter e fiscalizar o registro das organizações políticas.
Assegurar o cumprimento das regras sobre as organizações políticas e outras disposições relativas a questões eleitorais.
Administrar a justiça em questões eleitorais.
Declarar os vencedores nas eleições e emitir suas credenciais, bem como anunciar os resultados de referendo ou outro voto popular.
Desempenhar outras funções previstas na lei.
Em matéria eleitoral, a Junta Nacional Eleitoral tem competência para propor legislação e submeter ao Poder Executivo a proposta de Orçamento do sistema eleitoral com entradas separadas para cada órgão do sistema. Sustenta o projeto perante o Executivo e depois perante o Congresso.
Artigo 179
A mais alta autoridade da Junta Nacional de Eleições é investida em sua Assembleia Plenária, composta por cinco membros:
Um eleito por voto secreto pela Suprema Corte entre seus juízes aposentados ou ativos. Neste último caso, é concedida licença ao membro eleito. O representante do Supremo Tribunal preside a Junta Nacional de Eleições.
Um eleito por voto secreto pelo Conselho de Procuradores Supremos entre seus membros aposentados ou ativos. Neste último caso, é concedida licença ao membro eleito.
Um eleito por voto secreto pela Ordem dos Advogados de Lima entre seus membros.
Um eleito por voto secreto pelos reitores das faculdades de direito das universidades públicas entre seus ex-reitores.
Um eleito por voto secreto pelos reitores das faculdades de direito das universidades privadas entre seus ex-reitores.
Artigo 180
Os membros da Assembleia Plenária da Junta Nacional de Eleições não podem ter menos de quarenta e cinco anos nem mais de setenta. São eleitos para mandatos de quatro anos, podendo ser reeleitos. A lei regulamenta a renovação da filiação em eleições alternadas a cada dois anos.
O cargo é um cargo remunerado em tempo integral. É incompatível com qualquer outro cargo público, exceto para ensino em tempo parcial.
Os candidatos a cargos eletivos não podem ser membros da Assembleia Plenária da Mesa Eleitoral, cidadãos titulares de cargos de liderança nacional em organizações políticas, nem aqueles que tenham exercido esses cargos nos quatro anos anteriores à sua candidatura.
Artigo 181
A Assembleia Plenária da Junta Nacional de Eleições examina os factos com julgamento discricionário e resolve os litígios com base na lei e nos princípios gerais do direito. Em questões relativas a eleições, referendos ou outro voto popular, suas decisões são finais, definitivas e irreversíveis. Não cabe recurso contra eles.
Artigo 182
O Chefe do Gabinete Nacional de Eleições é nomeado pelo Conselho Nacional de Justiça para um mandato renovável de quatro anos, podendo ser destituído pelo mesmo Conselho por falta grave. Está sujeito às mesmas incompatibilidades que os membros da Assembleia Plenária da Mesa Nacional Eleitoral.
Suas principais funções são organizar eleições, referendos e outras votações populares, incluindo a preparação do orçamento de seu cargo e o desenho da cédula eleitoral. Também é seu dever distribuir formulários eleitorais e outros materiais necessários para as eleições e anunciar os resultados. Ele fornece informações contínuas sobre a contagem de votos a partir do momento em que a contagem começa nas assembleias de voto. Desempenha outras funções, conforme estabelecido por lei.
Artigo 183
O Chefe do Registo Nacional de Identificação e Estado Civil é nomeado pelo Conselho Nacional de Justiça para um mandato renovável de quatro anos, podendo ser destituído pelo Conselho por falta grave. Está sujeito às mesmas incompatibilidades que os membros da Assembleia Plenária da Mesa Nacional Eleitoral.
O Registro Nacional de Identificação e Estado Civil é responsável pelo registro de nascimentos, casamentos, divórcios, óbitos e outros atos de modificação do estado civil. Emite as respectivas certidões e prepara e actualiza os cadernos eleitorais. Da mesma forma, fornece à Junta Nacional de Eleições e ao Escritório Nacional de Eleições as informações necessárias ao desempenho de suas funções. Mantém registos de identificação dos cidadãos e emite documentos de identificação.
Desempenha outras funções, conforme estabelecido por lei.
Artigo 184
A Junta Nacional de Eleições declara a nulidade do processo eleitoral, do referendo ou de qualquer outro voto popular quando o número de votos nulos ou em branco, em conjunto ou separadamente, ultrapasse dois terços do número de votos expressos. A lei pode fixar diferentes rácios para as eleições autárquicas.
Artigo 185
Em qualquer tipo de eleição, referendo ou outro tipo de voto popular, o apuramento deve ser feito de forma pública e ininterrupta nas assembleias de voto. Os resultados só podem ser revistos em caso de erro material ou contestação, todos os quais são resolvidos de acordo com a lei.
Artigo 186
O Escritório Nacional de Eleições emite as instruções e disposições necessárias para manter a ordem e salvaguardar a liberdade pessoal durante as eleições. As Forças Armadas e a Polícia Nacional devem fazer cumprir estas disposições.
Artigo 187
No caso de eleições multipartidárias há representação proporcional, de acordo com o sistema previsto na lei.
A lei conterá disposições especiais para facilitar a votação dos peruanos residentes no exterior.
CAPÍTULO XIV. DESCENTRALIZAÇÃO
Artigo 188
A descentralização é uma forma de organização democrática e uma política obrigatória e continuada do Estado, cuja finalidade essencial é o desenvolvimento integral do país. O processo de descentralização é realizado em etapas, de forma progressiva e ordenada, seguindo critérios que permitem a distribuição adequada das jurisdições e a transferência de recursos do governo nacional para os governos locais e regionais.
Os poderes do governo e os órgãos autónomos do Estado, bem como o Orçamento da República, são descentralizados nos termos da lei.
Artigo 189
O território da República é dividido em regiões, departamentos, províncias e distritos, em cujos limites se exerce um governo e se organiza a nível nacional, regional e local nos termos definidos pela Constituição e pela lei, preservando a integridade e a unidade do Estado e da Nação.
O nível regional de governo consiste em regiões e departamentos. O nível local de governo consiste em províncias, distritos e aldeias.
Artigo 190
As regiões são criadas a partir de áreas contíguas com relações históricas, culturais, administrativas e econômicas, formando assim unidades geoeconômicas sustentáveis.
O processo de regionalização começará com a eleição de governos nos atuais departamentos e na Província Constitucional de Callao. São governos regionais.
Dois ou mais departamentos contíguos podem se tornar uma região mediante a realização de um referendo, de acordo com a lei. Da mesma forma, duas ou mais províncias e distritos contíguos podem alterar a sua circunscrição regional seguindo o mesmo procedimento.
Autoridades e faculdades adicionais, bem como incentivos especiais, concedidos a essas regiões recém-formadas serão determinados por lei.
Enquanto o processo de integração está em andamento, dois ou mais governos regionais podem criar mecanismos de coordenação entre si. A lei pertinente regulará esses mecanismos.
Artigo 191
Os governos regionais gozam de autonomia política, econômica e administrativa em assuntos pertinentes à sua jurisdição. Eles coordenam com os municípios sem interferir em suas funções e autoridades.
A estrutura orgânica básica desses governos é composta pelo Conselho Regional como órgão regulador e fiscalizador, o Governador Regional como órgão executivo, e o Conselho de Coordenação Regional formado por prefeitos provinciais e representantes da sociedade civil como órgão consultivo para coordenar com os municípios, com suas funções e autoridades estabelecidas na lei.
O Conselho Regional terá no mínimo 7 (sete) membros e no máximo 25 (vinte e cinco), sendo pelo menos 1 (um) para cada província, e os demais, de acordo com a lei, determinado por critério de população eleitoral.
O Governador Regional é eleito em conjunto com um Vice-Governador Regional, por sufrágio direto, por um período de 4 (quatro) anos. O mandato dessas autoridades é revogável, de acordo com a lei. Não há reeleição imediata. Após mais um período, no mínimo, ex-Governadores Regionais ou Vice-Governadores Regionais podem se candidatar novamente, nas mesmas condições. Os membros dos Conselhos Regionais são eleitos da mesma forma e pelo mesmo período de tempo. O mandato dessas autoridades é inalienável, salvo nos casos previstos na Constituição.
Para concorrer ao cargo de Presidente da República, Vice-Presidente, Deputado ou Prefeito; os Governadores e Vice-Governadores Regionais devem renunciar ao cargo seis (6) meses antes da respectiva eleição.
A lei determina os percentuais mínimos para facilitar a representação de mulheres, comunidades rurais e indígenas e povos indígenas nos conselhos regionais. O mesmo se aplica às Câmaras Municipais.
Os Governadores Regionais são obrigados a comparecer ao Congresso da República quando assim o exigirem nos termos da lei e do Regulamento do Congresso da República, e sob responsabilidade.
Artigo 192
Os governos regionais promovem o desenvolvimento e a economia regionais; estimular investimentos, atividades e serviços públicos de sua jurisdição, em harmonia com os planos e políticas de desenvolvimento nacionais e locais.
É seu dever:
Aprovar a sua organização interna e orçamento.
Formular e adotar um plano de desenvolvimento regional, acordado pelos municípios relevantes e pela sociedade civil.
Para administrar seus bens e receitas.
Regular e emitir alvarás, licenças e autorizações sobre os serviços sob sua responsabilidade.
Promover o desenvolvimento socioeconômico regional e executar os planos e programas correspondentes.
Emitir as normas relativas à gestão regional.
Promover e regular as atividades e/ou serviços relativos à agricultura, pesca, indústria, agroindústria, comércio, turismo, energia, mineração, estradas, comunicações, educação, saúde e meio ambiente, nos termos da lei.
Incentivar a competitividade, os investimentos e o financiamento para o desenvolvimento de projetos e obras de infraestrutura em nível regional.
Apresentar legislação sobre assuntos pertinentes e questões de sua jurisdição.
Exercer outras funções inerentes à sua autoridade, nos termos da lei.
Artigo 193
Os bens e receitas dos governos regionais são os seguintes:
Seus próprios bens móveis e imóveis.
Transferências específicas de fundos previstas na Lei Orçamentária anual.
Impostos criados por lei em seu favor.
Benefícios econômicos originados em privatizações, concessões e serviços que oferecem, conforme a lei.
Recursos afectos ao Fundo de Compensação Regional com carácter redistributivo, nos termos da lei.
Recursos resultantes de royalties de recursos naturais (cânone).
Recursos resultantes das suas operações financeiras, incluindo as realizadas com garantia do Estado, nos termos da lei.
Outros recursos previstos em lei.
Artigo 194
Os municípios provinciais e distritais são órgãos do governo local. Eles gozam de autonomia política, econômica e administrativa nos assuntos de sua jurisdição. Municípios de aldeias são criados de acordo com a lei.
A estrutura orgânica das autarquias locais é constituída pela Câmara Municipal como órgão regulador e fiscalizador e pelo Gabinete do Presidente da Câmara como órgão executivo, com as suas funções e competências previstas na lei.
Os prefeitos e vereadores são eleitos por sufrágio direto por um período de quatro (4) anos. Não há reeleição imediata para prefeitos. Após mais um período, no mínimo, podem concorrer novamente, nas mesmas condições. Seu mandato é revogável, de acordo com a lei. O mandato dos prefeitos e vereadores é inalienável, ressalvados os casos previstos na Constituição.
Para concorrer ao cargo de Presidente da República, Vice-Presidente, Deputado, Governador ou Vice-Governador do Governo Regional; os prefeitos devem renunciar ao cargo seis (6) meses antes da respectiva eleição.
Artigo 195
Os governos locais estimulam o desenvolvimento, a economia local e a prestação de serviços públicos sob sua responsabilidade, em harmonia com os planos e políticas de desenvolvimento nacionais e regionais.
É seu dever:
Aprovar a sua organização interna e orçamento.
Adotar um plano de desenvolvimento local, acordado pela sociedade civil.
Administrar seus próprios bens e receitas.
Criar, alterar e abolir impostos municipais, taxas, direitos, licenças e taxas, de acordo com a lei.
Organizar, regular e administrar os serviços públicos locais sob sua responsabilidade.
Planejar o desenvolvimento rural e urbano de suas circunscrições, incluindo o zoneamento, bem como o planejamento da cidade e do local.
Incentivar a competitividade, investimentos e financiamentos para o desenvolvimento de projetos e obras de infraestrutura local.
Desenvolver e regular as atividades e/ou serviços de educação, saúde, habitação, saneamento, meio ambiente, sustentabilidade dos recursos naturais, transporte público, circulação e trânsito, turismo, preservação de monumentos arqueológicos e históricos, cultura, lazer e esportes, de acordo com lei.
Apresentar legislação sobre assuntos pertinentes e questões de sua jurisdição.
Exercer outras funções inerentes à sua autoridade, nos termos da lei.
Artigo 196
Os bens e receitas dos municípios são os seguintes:
Seus próprios bens móveis e imóveis.
Impostos criados por lei em seu favor.
Impostos, taxas, taxas, licenças e taxas municipais criadas por decretos municipais, de acordo com a lei.
Benefícios econômicos originados em privatizações, concessões e serviços que oferecem, conforme a lei.
Recursos alocados do Fundo de Compensação Municipal com natureza redistributiva, nos termos da lei.
Transferências específicas de fundos previstas na Lei Orçamentária anual.
Recursos resultantes de royalties de recursos naturais (cânone).
Recursos resultantes das suas operações financeiras, incluindo as realizadas com garantia do Estado, nos termos da lei.
Outros recursos determinados por lei.
Artigo 197
Os municípios promovem, apoiam e regulam a participação cidadã no desenvolvimento local. Além disso, eles oferecem serviços de segurança cidadã em cooperação com a Polícia Nacional do Peru, de acordo com a lei.
Artigo 198
A Capital da República não pertence a nenhuma região. Goza de tratamento especial nas leis de descentralização e na Lei dos Municípios. O Município Metropolitano de Lima exerce jurisdição no território da província de Lima.
Da mesma forma, os municípios localizados em zonas fronteiriças recebem tratamento especial na Lei dos Municípios.
Artigo 199
Os governos locais e regionais são controlados por seus próprios órgãos de supervisão e por outros órgãos estabelecidos na Constituição ou em qualquer outro estatuto. Estão sujeitos ao controle e fiscalização da Controladoria-Geral da República, que executa um sistema de fiscalização descentralizado e continuado. Tais governos formulam seus orçamentos com participação cidadã e são responsáveis por sua execução anual, de acordo com a lei.
TÍTULO V. PROTEÇÕES CONSTITUCIONAIS
Artigo 200
Seguem as garantias constitucionais:
O recurso de habeas corpus, que opera em caso de ação ou omissão de qualquer autoridade, funcionário ou pessoa que viole ou ameace a liberdade individual ou direitos constitucionais conexos.
O mandado de amparo, que opera em caso de ação ou omissão de qualquer autoridade, funcionário ou pessoa que viole ou ameace os demais direitos reconhecidos pela Constituição, com exceção dos mencionados no parágrafo seguinte. Não tem efeito contra normas legais ou ordens judiciais de processos judiciais regulares.
O mandado de habeas data, que opera em caso de ação ou omissão de qualquer autoridade, funcionário ou pessoa que viole ou ameace os direitos a que se referem os incisos 5 e 6 do artigo 2º desta Constituição.
O mandado de inconstitucionalidade, que opera contra normas com status de lei: leis, decretos legislativos, decretos de emergência, tratados, normas permanentes do Congresso, regulamentos gerais regionais e portarias municipais que infrinjam a Constituição na forma ou na substância.
Ação popular, acción popular, que atua em caso de violação da Constituição e da lei, contra regulamentos, normas administrativas e resoluções e decretos gerais, independentemente da autoridade que emite essas normas.
O mandado de segurança, que opera contra qualquer autoridade ou funcionário que se recuse a cumprir norma legal ou ato administrativo, sem prejuízo de quaisquer responsabilidades legais.
Os atos orgânicos regulam o exercício dessas proteções e o efeito da declaração de inconstitucionalidade ou ilegalidade de norma ou diploma.
O exercício dos mandados de habeas corpus e amparo não se suspende durante a vigência dos estados de exceção a que se refere o artigo 137 da Constituição.
Quando forem apresentadas petições relativas a esses direitos constitucionais em relação a direitos restritos ou suspensos, o órgão jurisdicional correspondente examina a razoabilidade e a proporcionalidade do ato restritivo. O juiz não pode impugnar a declaração do estado de emergência ou de sítio.
Artigo 201
O Tribunal Constitucional é o órgão de controle da Constituição. É autônomo e independente. É composto por sete membros eleitos para mandatos de cinco anos.
Para se tornar membro do Tribunal Constitucional, é necessário preencher os mesmos requisitos que os Ministros do Supremo Tribunal. Os membros do Tribunal Constitucional gozam da mesma imunidade e prerrogativas que os deputados. A eles se aplicam as mesmas incompatibilidades, não podendo ser reeleitos imediatamente.
Os membros do Tribunal Constitucional são eleitos pelo Congresso com o voto positivo de dois terços do número legal de seus membros. Juízes e procuradores que não renunciaram aos seus cargos com um ano de antecedência não são elegíveis para serem magistrados do Tribunal Constitucional.
Artigo 202
É dever do Tribunal Constitucional:
Para conhecer, na jurisdição originária, o mandado de inconstitucionalidade.
Ouvir, em última instância, ordens de indeferimento de pedidos de habeas corpus, amparo, habeas data e mandamus.
Para conhecer de litígios sobre jurisdição ou sobre poderes atribuídos pela Constituição, nos termos da lei.
Artigo 203
Têm o direito de impetrar um mandado de inconstitucionalidade:
O Presidente da República.
O Procurador-Geral.
O titular do Poder Judiciário, com o acordo do plenário do Supremo Tribunal de Justiça.
O Ouvidor.
Vinte e cinco por cento do número legal de congressistas.
Cinco mil cidadãos, cujas assinaturas serão verificadas pela Junta Nacional de Eleições. Se o estatuto em causa for um decreto municipal, pode ser impugnado por um por cento dos cidadãos da respectiva divisão territorial, desde que essa percentagem não exceda o número de assinaturas acima referido.
Governadores Regionais, com o acordo do Conselho Regional, ou prefeitos provinciais com o acordo de seus conselhos, em assuntos de sua jurisdição.
Associações profissionais em assuntos dentro de suas áreas.
Artigo 204
O acórdão do Tribunal Constitucional que declara a inconstitucionalidade de um diploma é publicado no Diário Oficial. A lei torna-se ineficaz no dia seguinte à sua publicação.
A decisão do Tribunal que declara a inconstitucionalidade total ou parcial de uma lei não tem efeitos retroativos.
Artigo 205
Uma vez que todos os recursos legais previstos na legislação nacional tenham sido utilizados e negados, a parte que se considerar lesada em termos dos direitos conferidos pela Constituição poderá recorrer aos tribunais ou órgãos internacionais estabelecidos por tratados ou acordos aos quais o Peru esteja vinculado.
TÍTULO VI. REFORMA CONSTITUCIONAL
Artigo 206
Qualquer iniciativa de reforma constitucional deve ser adotada pelo Congresso por maioria absoluta do número legal de seus membros, e deve ser ratificada por referendo. O referendo poderá ser dispensado quando o consentimento do Congresso for obtido em duas sessões ordinárias sucessivas, com voto favorável superior a dois terços do número legal de congressistas em cada caso.
A lei relativa a uma reforma constitucional não pode ser contestada pelo Presidente da República.
O direito de iniciar uma reforma constitucional corresponde ao Presidente com a aprovação do Gabinete, aos deputados e a um número de cidadãos equivalente a três décimos por cento (0,3%) da população votante, sendo suas assinaturas verificadas por autoridade eleitoral correspondente.
DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS
PRIMEIRO
O regime de pensões estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 20530 é oficialmente declarado encerrado. Portanto, tão logo esta reforma constitucional entre em vigor:
São proibidas novas admissões ou readmissões ao regime de pensões do Decreto-Lei n.º 20530.
Os trabalhadores que, embora elegíveis para aderir a esse regime de pensões, não estejam habilitados a receber a respectiva pensão, terão de optar entre o Sistema Nacional de Pensões e o Sistema Privado de Sociedades Gestoras de Fundos de Pensões.
Por razões de interesse social, as novas regras previdenciárias estabelecidas na lei aplicável serão imediatamente aplicáveis aos trabalhadores e pensionistas de regimes de pensões geridos pelo Estado, conforme o caso. É vedado o reajuste entre os níveis previdenciário e salarial, bem como a redução do valor das pensões inferiores a uma unidade de tributação.
A lei pertinente prevê a aplicação progressiva de limites às pensões superiores a uma unidade de tributação.
As poupanças orçamentais decorrentes da aplicação das novas regras de pensões serão utilizadas para aumentar as pensões mais baixas, de acordo com a lei.
As alterações introduzidas nos actuais regimes de pensões, bem como os novos regimes de pensões a estabelecer no futuro, deverão respeitar os critérios de sustentabilidade financeira e de não ajustamento.
O governo nacional, por meio de seu órgão competente, deverá instaurar ações judiciais destinadas a obter a declaração judicial de nulidade das pensões obtidas ilegalmente, exceto aquelas protegidas por sentenças transitadas em julgado que tenham expressamente determinado o mérito de um caso ou aquelas cujas ações tenham caducado.
SEGUNDO
O Estado garante o pagamento atempado e a regularização periódica das pensões sob a sua administração, de acordo com as provisões orçamentais para o efeito e as possibilidades da economia nacional.
TERCEIRO
Enquanto continuarem a existir sistemas de trabalho diferenciados entre os setores privado e público, em nenhum caso e sem motivo os benefícios adquiridos sob os dois sistemas serão cumulativos. Quaisquer ações ou ordens que contrariem esta disposição são nulas e sem efeito.
QUARTO
As normas relativas aos direitos e liberdades reconhecidos por esta Constituição são interpretadas de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os tratados e acordos internacionais relativos a esses direitos que foram ratificados pelo Peru.
QUINTO
As eleições autárquicas são alternadas com as eleições gerais, de modo a que as primeiras se realizem a meio do mandato presidencial, nos termos da lei. Para isso, os mandatos dos prefeitos e vereadores eleitos nas próximas duas eleições municipais terão a duração de três e quatro anos, respectivamente.
SEXTO
O mandato dos prefeitos e vereadores eleitos na eleição de 1993 e suas eleições suplementares termina em 31 de dezembro de 1995.
SÉTIMO
O primeiro processo eleitoral geral após a entrada em vigor da Constituição será realizado usando o sistema de círculo eleitoral único enquanto o processo de descentralização continuar.
OITAVO
As disposições desta Constituição que assim o exigem são objecto das leis constitucionais de desenvolvimento.
As seguintes disposições têm prioridade:
Regras de descentralização e, entre elas, as que facilitam a eleição de novas autoridades o mais tardar em 1995.
Essas regras dizem respeito aos mecanismos e ao processo de eliminação gradual dos monopólios legais concedidos em concessões e licenças de serviços públicos.
NONO
A renovação dos membros da Junta Nacional Eleitoral, estabelecida de acordo com esta Constituição, começa com os eleitos pela Ordem dos Advogados de Lima e faculdades de direito das universidades públicas.
DÉCIMO
A lei prevê a forma como os escritórios, funcionários e funcionários do Registo Civil das autarquias locais e do Registo Eleitoral se fundirão no Registo Nacional de Identificação e Estado Civil.
DÉCIMA PRIMEIRA
As disposições desta Constituição que exigem novas despesas públicas ou aumentos são aplicadas gradualmente.
DÉCIMO SEGUNDO
A organização política departamental da República inclui os seguintes departamentos: Amazonas, Ancash, Apurímac, Arequipa, Ayacucho, Cajamarca, Cusco, Huancavelica, Huánuco, Ica, Junín, La Libertad, Lambayeque, Lima, Loreto, Madre de Dios, Moquegua, Pasco , Piura, Puno, San Martín, Tacna, Tumbes, Ucayali e a Província Constitucional de Callao.
DÉCIMO TERCEIRO
Enquanto as regiões não estiverem formadas e até que seus presidentes sejam eleitos conforme esta Constituição, o Poder Executivo determina a competência dos Conselhos Transitórios de Administração Regional, já em funcionamento, conforme a área de cada um dos departamentos estabelecidos no país.
DÉCIMO QUARTO
Esta Constituição, uma vez aprovada pelo Congresso Constitucional Democrático, entra em vigor de acordo com o resultado do referendo regulado pela lei constitucional.
DÉCIMO QUINTO
As disposições desta Constituição relativas ao número de deputados, mandatos legislativos e à Assembleia Permanente não se aplicam ao Congresso Constitucional Democrático.
DÉCIMA SEXTA
Uma vez promulgada, esta Constituição substitui a Constituição de 1979.
DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS ESPECIAIS
PRIMEIRO
O Presidente e os Vice-Presidentes da República eleitos nas eleições gerais de 2000 encerrarão seus mandatos em 28 de julho de 2001. Os deputados eleitos no mesmo processo eleitoral encerrarão sua representação em 26 de julho de 2001. Excepcionalmente, os mandatos previstos nos artigos 90 e 112 desta Constituição não lhes são aplicáveis.
SEGUNDO
Com relação ao processo eleitoral a ser realizado em 2001, o prazo previsto no parágrafo primeiro do artigo 91 desta Constituição será de quatro meses.
TERCEIRO
A Junta Nacional Eleitoral atribui quatro cadeiras para as províncias de Lima, sem afetar a repartição nacional existente e as outras seis de acordo com a lei.
DECLARAÇÃO: O CONGRESSO CONSTITUCIONAL DEMOCRÁTICO
DECLARA que o Peru, país localizado no Hemisfério Sul, ligado à Antártida por suas costas salientes, bem como por fatores ecológicos e antecedentes históricos; e de acordo com os direitos e obrigações de que goza como parte consultiva do Tratado da Antártida, incentiva a preservação da Antártida como zona de paz dedicada à pesquisa científica e a aplicação de um regime internacional que, sem prejudicar os direitos legítimos de nossa Nação , promove, em benefício de toda a humanidade, o desenvolvimento racional e equitativo dos recursos da Antártida e garante a proteção e preservação do ecossistema desse continente.