Constituição do Sudão de 2019
PREÂMBULO
Inspirando-se nas lutas do povo sudanês ao longo da história e durante os anos do antigo regime ditatorial a partir do momento em que minou o regime constitucional em 30 de junho de 1989; acreditando nos princípios da gloriosa Revolução de setembro de 2018; honrar a vida dos mártires e afirmar os direitos das vítimas das políticas do antigo regime; afirmar o papel das mulheres e sua participação ativa na realização da revolução; reconhecendo o papel dos jovens na liderança do movimento revolucionário; responder às aspirações do povo sudanês de construir um Estado-nação moderno e democrático de acordo com um projeto de reforma integrada; consagrar o princípio do pluralismo político e o estabelecimento de um estado de direito que reconheça a diversidade, que tenha a cidadania como base de direitos e deveres e que eleve os valores de justiça, igualdade e direitos humanos;
Acreditando na unidade do território sudanês e na soberania nacional; comprometidos com os objetivos da Declaração de Liberdade e Mudança acordada entre o Conselho Militar e as Forças de Liberdade e Mudança; esforçando-se para implementar medidas para alcançar a justiça de transição, combater a corrupção, recuperar fundos roubados, reformar a economia nacional, alcançar um estado de prosperidade, bem-estar e justiça social, reformar as instituições do Estado e do serviço público, fortalecer os pilares da paz social, aprofundar a valores de tolerância e reconciliação entre os componentes do povo sudanês e restabelecer a confiança entre todo o povo sudanês;
Confirmando nossa determinação de lançar as bases para um regime civil saudável para governar o Sudão no futuro; e baseado na legitimidade da revolução; nós, o Conselho Militar de Transição e as Forças de Liberdade e Mudança, concordamos em emitir a seguinte Carta Constitucional:
CAPÍTULO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1. Nome e Entrada em Vigor
Este documento intitula-se Carta Constitucional para o Período de Transição de 2019. Entra em vigor a partir da data da sua assinatura.
2. Revogação e isenção
A Constituição Transitória do Sudão de 2005 e as constituições estaduais são revogadas, enquanto as leis emitidas sob elas permanecem em vigor, a menos que sejam revogadas ou alteradas.
Os decretos emitidos a partir de 11 de abril de 2019 até à data de assinatura da presente Carta Constitucional mantêm-se em vigor, salvo se forem revogados ou alterados pelo Conselho Legislativo de Transição. Se alguma delas contradizer quaisquer disposições desta Carta Constitucional, prevalecem as disposições da presente Carta.
3. Supremacia das Disposições da Carta
A Carta Constitucional é a lei suprema da República do Sudão. Suas disposições prevalecem sobre todas as leis. As disposições de qualquer lei que sejam inconsistentes com as disposições desta Carta Constitucional serão revogadas ou alteradas na medida necessária para remover tal inconsistência.
4. Natureza do Estado
A República do Sudão é um Estado independente, soberano, democrático, parlamentar, pluralista, descentralizado, onde os direitos e deveres se baseiam na cidadania sem discriminação de raça, religião, cultura, sexo, cor, gênero, condição social ou econômica, opinião política , deficiência, afiliação regional ou qualquer outra causa.
O Estado está comprometido com o respeito à dignidade humana e à diversidade; e se fundamenta na justiça, na igualdade e na garantia dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.
5. Soberania
A soberania pertence ao povo e é exercida pelo Estado de acordo com as disposições desta Carta Constitucional.
6. Estado de Direito
Todas as pessoas, órgãos e associações, oficiais ou não, estão sujeitos ao Estado de Direito.
A autoridade de transição está empenhada em defender o estado de direito e aplicar o princípio de responsabilização e restituição de queixas e direitos que foram negados.
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Não obstante qualquer texto previsto em qualquer lei, crimes de guerra, crimes contra a humanidade, crimes de execuções extrajudiciais, violações dos direitos humanos e do direito internacional humanitário, crimes de corrupção financeira e todos os crimes que envolvam abuso de autoridade cometidos desde 30 de Junho de 1989 não se extingue por prescrição.
CAPÍTULO 2. PERÍODO DE TRANSIÇÃO
7. Duração do Período de Transição
A duração do período transitório será de trinta e nove meses gregorianos, contados a partir da data de assinatura desta Carta Constitucional.
Durante os primeiros seis meses do período de transição, será dada prioridade ao trabalho sério para estabelecer a paz, em conformidade com as disposições do programa do período de transição a este respeito.
8. Mandato do Período de Transição
Durante o período de transição, as agências estatais devem se comprometer a desempenhar as seguintes funções:
Trabalhar para alcançar uma paz justa e abrangente, acabando com a guerra abordando as raízes do problema sudanês, tratando seus efeitos e considerando as medidas preferenciais provisórias para as regiões afetadas pela guerra, regiões subdesenvolvidas e os grupos mais afetados.
Revogar leis e disposições que restrinjam liberdades ou que discriminem entre os cidadãos com base no gênero.
Responsabilizar os membros do antigo regime, de acordo com a lei, por todos os crimes cometidos contra o povo sudanês desde 30 de junho de 1989.
Resolva a crise econômica interrompendo a deterioração econômica e trabalhe para estabelecer as bases para o desenvolvimento sustentável, implementando um programa econômico, social, financeiro e humanitário urgente para enfrentar os desafios atuais.
Realizar a reforma legal, reconstruir e desenvolver o sistema de direitos e justiça e garantir a independência do judiciário e do Estado de direito.
Trabalhar para regularizar a situação daqueles que foram arbitrariamente demitidos do serviço civil e militar e se esforçar para remediar os danos sofridos de acordo com a lei.
Garantir e promover os direitos das mulheres no Sudão em todos os campos sociais, políticos e econômicos e combater todas as formas de discriminação contra as mulheres, levando em consideração as medidas preferenciais provisórias em circunstâncias de guerra e paz.
Fortalecer o protagonismo dos jovens de ambos os sexos e ampliar suas oportunidades em todos os campos sociais, políticos e econômicos.
Estabelecer mecanismos para preparar o estabelecimento de uma constituição permanente para a República do Sudão.
Realizar a conferência constitucional nacional antes do final do período de transição.
Promulgar legislação relacionada com as tarefas do período transitório.
Estabelecer programas para reformar as agências estatais durante o período de transição de forma que reflita sua independência, natureza nacional e a distribuição justa de oportunidades nelas, sem alterar as condições de aptidão e competência. A tarefa de reformar os órgãos militares será confiada às instituições militares de acordo com a lei.
Estabelecer uma política externa equilibrada que atinja os interesses nacionais supremos do estado e que trabalhe para melhorar e construir as relações externas do Sudão, com base na independência e interesses compartilhados de forma a preservar a soberania, a segurança e as fronteiras do Sudão.
Desempenhar um papel ativo no bem-estar social e alcançar o desenvolvimento social, esforçando-se para fornecer saúde, educação, habitação e seguridade social, e trabalhar para manter um ambiente natural limpo e a biodiversidade no país e protegê-lo e desenvolvê-lo de forma a garantir o futuro da gerações.
Desmantelar a estrutura do regime de 30 de junho de 1989 para consolidação do poder (tamkeen) e construir um estado de leis e instituições.
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Formar um comitê nacional de investigação independente, com apoio africano, se necessário, conforme avaliado pelo comitê nacional, para conduzir uma investigação transparente e detalhada das violações cometidas em 3 de junho de 2019 e eventos e incidentes em que violações dos direitos e dignidade de cidadãos civis e militares foram cometidos. O comité será constituído no prazo de um mês a contar da data de aprovação da nomeação do Primeiro-Ministro. O despacho que constitui o comité deverá conter garantias de que este será independente e de plenos poderes de investigação e determinará o prazo dos seus trabalhos.
CAPÍTULO 3. ÓRGÃOS DE PERÍODO DE TRANSIÇÃO
9. Níveis de Governo
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A República do Sudão é um estado descentralizado, cujos níveis de governo são os seguintes:
O nível federal, que exerce seus poderes para proteger a soberania do Sudão e a segurança de seu território e promover o bem-estar de seu povo exercendo poderes em nível nacional;
O nível regional ou estadual, que exerce suas competências em nível de regiões ou estados de acordo com medidas que serão decididas posteriormente;
O nível local, que promove ampla participação popular e expressa as necessidades básicas dos cidadãos. A lei determina suas estruturas e poderes.
Os diferentes níveis de governo têm competências e poderes e recursos exclusivos e compartilhados para cada nível, conforme determinado pela lei.
Enquanto não for reexaminada a delimitação geográfica e a distribuição de poderes e competências entre os níveis de governo, o sistema existente permanecerá em vigor e serão formados governos executivos nos estados, conforme determinação de medidas posteriores.
10. Órgãos Governamentais de Transição
Os órgãos governamentais de transição são formados da seguinte forma:
O Conselho de Soberania, que é o chefe de Estado e o símbolo de sua soberania e unidade;
O Gabinete, que é a autoridade executiva suprema do Estado;
O Conselho Legislativo de Transição, que é a autoridade responsável pela legislação e supervisão sobre o desempenho do poder executivo.
CAPÍTULO 4. CONSELHO DE SOBERANIA
11. Composição do Conselho de Soberania
O Conselho de Soberania é o chefe de Estado, símbolo de sua soberania e unidade, e o Comandante Supremo das Forças Armadas, das Forças de Apoio Rápido e de outras forças uniformizadas. É formado por acordo entre o Conselho Militar de Transição e as Forças de Liberdade e Mudança.
O Conselho de Soberania é composto por 11 membros, dos quais cinco são civis selecionados pelas Forças de Liberdade e Mudança e cinco são selecionados pelo Conselho Militar de Transição. O décimo primeiro membro é um civil, selecionado por acordo entre o Conselho Militar de Transição e as Forças de Liberdade e Mudança.
Ao longo dos primeiros vinte e um meses do período transitório, o Conselho de Soberania é presidido por um membro escolhido pelos militares, e nos restantes 18 meses do período transitório, a partir de 17 de maio de 2021, é presidido por um membro civil selecionado pelo os cinco membros civis que foram selecionados pelas Forças de Liberdade e Mudança.
12. Competências e Poderes do Conselho de Soberania
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O Conselho de Soberania exerce as seguintes competências e poderes:
Nomear o primeiro-ministro selecionado pelas Forças de Liberdade e Mudança;
Confirmar os membros do Gabinete nomeados pelo Primeiro-Ministro, a partir de uma lista de candidatos fornecida pelas Forças da Liberdade e da Mudança;
Confirmar governadores de estados ou províncias, conforme o caso, depois de nomeados pelo Primeiro-Ministro;
Confirmar a nomeação dos membros do Conselho Legislativo Transitório após a sua seleção de acordo com o disposto no artigo 24.º, n.º 3, desta Carta;
Confirmar a formação do Conselho Superior da Magistratura depois de formado nos termos da lei;
Confirmar a nomeação do presidente do Supremo Tribunal, dos juízes do Supremo Tribunal, do presidente e dos membros do tribunal constitucional, depois de nomeados pelo Conselho Superior da Magistratura. Até a formação do Conselho Superior da Magistratura, o Presidente do Tribunal será nomeado pelo Conselho de Soberania;
Confirmar a nomeação do Procurador-Geral depois de nomeado pelo Conselho Superior do Ministério Público. Até a reconstituição do Conselho Superior da Procuradoria, o Procurador-Geral será nomeado pelo Conselho de Soberania;
Confirmar a nomeação do Auditor-Geral após a sua escolha pelo Conselho de Ministros;
Confirmar os embaixadores do Sudão no exterior mediante nomeação do Gabinete e aceitar o credenciamento de embaixadores estrangeiros no Sudão;
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Declare guerra com base em recomendação do Conselho de Segurança e Defesa, composto pelo Conselho de Soberania, o Primeiro Ministro, o Ministro da Defesa, o Ministro do Interior, o Ministro das Relações Exteriores, o Ministro da Justiça, o Ministro das Finanças, o Comandante-Geral das Forças Armadas, o Procurador-Geral e o Director-Geral do Serviço Geral de Informações, desde que [a declaração de guerra] seja ratificada pelo Conselho Legislativo de Transição no prazo de quinze dias a contar da data da declaração. Se o Conselho Legislativo de Transição não estiver em sessão, será convocada uma sessão de emergência;
Declarar o estado de emergência a pedido do Conselho de Ministros, que é ratificado pela Assembleia Legislativa de Transição no prazo de quinze dias a contar da data da declaração;
Assine as leis aprovadas pelo Conselho Legislativo de Transição. Caso o Conselho de Soberania deixe de assinar uma lei por quinze dias sem fornecer motivos, a lei será considerada em vigor. Se, no mesmo prazo de quinze dias, o Conselho de Soberania apresentar os motivos da sua recusa em assinar, a lei é devolvida ao Conselho Legislativo de Transição que deliberará sobre as observações do Conselho de Soberania. O projeto de lei é adotado se o Conselho Legislativo Transitório o aprovar novamente; neste caso, não é necessária a aprovação do Conselho de Soberania para que a lei entre em vigor.
Ratificar as decisões finais que exigem a imposição da pena de morte emitidas pelas autoridades judiciais de acordo com a lei;
Perdoar e anular a pena ou condenação nos termos da lei;
Assinar acordos internacionais e regionais após ratificação pelo Conselho Legislativo de Transição;
Supervisionar o processo de paz com movimentos armados;
Emitir regulamentos organizando suas atividades.
Para os fins deste artigo, confirmar refere-se às assinaturas formalmente necessárias para a efetivação da decisão proferida. A decisão entrará em vigor no prazo de quinze dias a partir da data em que for submetida ao Conselho de Soberania. Se o Conselho de Soberania fundamentar sua recusa em confirmar ou ratificar no prazo de quinze dias a contar da data em que receber a decisão, a decisão será devolvida ao órgão que a emitiu para deliberar sobre as observações do Conselho de Soberania. Se o órgão competente emitir novamente a decisão, a decisão ou ratificação será considerada juridicamente efetiva.
O Conselho de Soberania emite decisões por consenso ou, na falta de consenso, por maioria de dois terços de seus membros.
13. Condições para ser membro do Conselho de Soberania
O presidente e os membros do Conselho de Soberania devem atender às seguintes condições:
Ele é de nacionalidade sudanesa de nascimento e não possui a nacionalidade de nenhum outro país;
Ele não tem menos de trinta e cinco anos de idade;
Possui integridade e competência;
Não foi condenado por decisão final de tribunal competente por crime relacionado à honra, confiabilidade ou responsabilidade financeira.
14. Perda de Membro do Conselho de Soberania
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Os membros do Conselho de Soberania perdem sua filiação por qualquer um dos seguintes motivos:
Renúncia;
Doença que o impeça de exercer as suas funções, conforme laudo médico emitido por entidade legalmente credenciada;
Condenação por sentença transitada em julgado de tribunal competente por crime relacionado com a honra, fidedignidade ou responsabilidade financeira;
Perda de uma das condições de adesão;
Morte;
Em caso de vacância de assento no Conselho de Soberania, a Assembleia Legislativa de Transição nomeará substituto se o membro vago for civil, e o Comandante-Geral das Forças Armadas nomeará o substituto se o membro for militar, e o Conselho de Soberania confirmará a nomeação.
CAPÍTULO 5. GABINETE DE TRANSIÇÃO
15. Composição do Gabinete de Transição
O Gabinete é composto, mediante consultas, por um Primeiro-Ministro e por um número de ministros não superior a vinte de profissionais nacionais e independentes, nomeados pelo Primeiro-Ministro a partir de uma lista de candidatos fornecida pelas Forças da Liberdade e da Mudança, e confirmada pela Soberania Conselho, com exceção dos Ministros da Defesa e do Interior, que são nomeados pelos militares do Conselho de Soberania.
As Forças de Liberdade e Mudança selecionam o primeiro-ministro e o Conselho de Soberania o nomeia.
Os ministros têm responsabilidade coletiva e individual perante o Conselho Legislativo de Transição pelo desempenho do Gabinete e dos ministérios.
16. Competências e Poderes do Gabinete
O Gabinete tem as seguintes competências e poderes:
Implementar as tarefas do período de transição de acordo com o programa da Declaração de Liberdade e Mudança contida nesta Carta;
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Trabalhar para parar as guerras e conflitos e construir a paz;
Iniciar projetos de lei, projeto de orçamento geral do Estado, tratados internacionais e acordos bilaterais e multilaterais;
Elaborar planos, programas e políticas relativas à função pública, a quem compete administrar o aparelho do Estado e aplicar e implementar tais planos e programas;
Formar comissões nacionais independentes de acordo com as disposições do Capítulo 12;
Nomear e destituir os titulares da função pública, supervisionar e orientar o trabalho dos órgãos do Estado, incluindo as atividades dos ministérios, instituições públicas, órgãos, autoridades e empresas a eles subordinadas ou vinculadas, e coordenar entre eles na forma da lei;
Fiscalizar a aplicação da lei de acordo com as diversas competências e tomar todas as providências e procedimentos para o cumprimento das suas funções transitórias;
Emitir regulamentos organizando suas atividades.
17. Condições para Participação no Gabinete
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O Primeiro-Ministro e os membros do Gabinete devem preencher as seguintes condições:
Ele é sudanês de nascimento;
Ele não tem menos de vinte e cinco anos de idade;
Ele tem integridade, competência, qualificações de experiência prática e possui as capacidades administrativas apropriadas para o cargo;
Não tiver sido condenado por sentença transitada em julgado de tribunal competente por crime de honra, confiabilidade ou responsabilidade financeira;
Além da condição estabelecida no Parágrafo (1)(a) deste artigo, o Primeiro-Ministro e os Ministros da Defesa, Interior, Relações Exteriores e Justiça não poderão ter nacionalidade de outro país. Exceções a esta condição podem ser concedidas por acordo entre o Conselho de Soberania e as Forças de Liberdade e Mudança para o Primeiro-Ministro, e por acordo entre o Conselho de Soberania e o Primeiro-Ministro em relação aos ministros mencionados neste parágrafo.
18. Perda de Membro do Gabinete
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O Primeiro-Ministro ou os membros do Gabinete perdem o seu cargo por qualquer uma das seguintes razões:
Renúncia do Primeiro-Ministro e sua aceitação pelo Conselho de Soberania;
Renúncia do ministro e sua aceitação pelo Primeiro-Ministro e confirmação pelo Conselho de Soberania;
Destituição de um ministro pelo Primeiro-Ministro e confirmação pelo Conselho de Soberania;
Retirada de confiança do Conselho Legislativo de Transição com maioria de dois terços;
Condenação por sentença transitada em julgado de tribunal competente por crime relacionado com a honra, fidedignidade ou responsabilidade financeira;
Doença que o impeça de exercer suas funções de acordo com laudo médico emitido por órgão legalmente credenciado;
Morte;
Perda de uma das condições de adesão;
Em caso de vacância do cargo de Primeiro-Ministro, o Conselho Legislativo de Transição nomeia um Primeiro-Ministro e o Conselho de Soberania confirma a sua nomeação.
Caso o cargo de Primeiro-Ministro fique vago antes da formação do Conselho Legislativo de Transição, o Primeiro-Ministro é nomeado de acordo com o procedimento de nomeação inicial.
CAPÍTULO 6. DISPOSIÇÕES COMUNS PARA CARGOS CONSTITUCIONAIS
19. Declaração de Bens e Proibição de Atividades Comerciais
Ao assumirem seus cargos, o presidente e os membros do Conselho de Soberania e do Gabinete, governadores ou ministros de províncias ou estados e membros do Conselho Legislativo de Transição apresentam declaração de bens, incluindo seus bens e obrigações, bem como os de seus cônjuges e filhos, de acordo com a lei.
O presidente e os membros do Conselho de Soberania e do Gabinete, governadores ou ministros de províncias ou estados obrigam-se a abster-se de exercer qualquer profissão privada ou atividade comercial ou financeira enquanto ocupam seus cargos. Eles não receberão nenhuma compensação financeira, presentes ou trabalho de qualquer tipo de qualquer entidade não governamental, seja qual for o caso.
20. Proibição de Candidatura nas Eleições
O presidente e os membros do Conselho de Soberania e do Gabinete, governadores ou ministros de províncias ou estados, não podem concorrer nas eleições gerais que se seguem ao período de transição.
21. Ações desafiadoras do Conselho de Soberania e Gabinete
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Qualquer pessoa prejudicada pelas ações do Conselho de Soberania ou do Gabinete pode contestar o mesmo perante:
O Tribunal Constitucional, se a impugnação estiver relacionada com qualquer violação da ordem constitucional ou das liberdades, proteções ou direitos constitucionais.
Um tribunal, se a contestação estiver relacionada a qualquer violação da lei.
A lei estabelece as matérias soberanas que não são passíveis de recurso.
22. Imunidade Processual
Processos criminais não podem ser realizados contra qualquer membro do Conselho de Soberania, Gabinete, Conselho Legislativo de Transição ou governadores de províncias/estados sem receber a permissão necessária para levantar a imunidade do Conselho Legislativo.
A decisão de levantar esta imunidade processual é tomada por maioria simples dos membros do Conselho Legislativo.
Até à constituição do Conselho Legislativo de Transição, o levantamento da imunidade é da competência do Tribunal Constitucional. Se a Assembleia Legislativa não estiver em sessão, é realizada uma sessão de emergência.
23. Juramento do Presidente e Membros do Conselho de Soberania e Gabinete
O presidente e os membros do Conselho de Soberania e os ministros fazem o seguinte juramento perante o Chefe de Justiça:
Eu juro por Deus Todo-Poderoso, como presidente/membro do Conselho/Gabinete de Soberania Transitória, que serei sincero e fiel em minha lealdade à República do Sudão e que cumprirei meus deveres e responsabilidades com seriedade, confiabilidade e transparência para o avanço, prosperidade e progresso do povo sudanês. Juro que estou comprometido e protegerei e preservarei a Carta Constitucional de Transição, que observarei as leis da República do Sudão e que defenderei a soberania do país. Juro que trabalharei por sua unidade, fortalecerei os pilares da governança democrática e protegerei a dignidade e a honra do povo do Sudão. Com Deus como minha testemunha.
CAPÍTULO 7. CONSELHO LEGISLATIVO DE TRANSIÇÃO
24. Composição do Conselho Legislativo de Transição
O Conselho Legislativo de Transição é uma autoridade legislativa independente. Não pode ser dissolvido. O seu número de membros não poderá exceder trezentos membros, desde que se considere a representação de todas as forças participantes da mudança, exceto os membros do Congresso Nacional e as forças políticas que participaram do antigo regime até sua queda.
A participação das mulheres não deve ser inferior a 40% dos membros do Conselho Legislativo de Transição.
67% dos membros do Conselho Legislativo de Transição são selecionados pelas Forças de Liberdade e Mudança e 33% são selecionados pelas outras forças que não assinaram a Declaração de Liberdade e Mudança. Este último será especificado e a proporção de cada força no Conselho determinada em consulta entre as Forças da Liberdade e Mudança e os membros militares do Conselho de Soberania.
O Conselho Legislativo de Transição é constituído e começa a exercer as suas funções num prazo não superior a 90 dias a contar da data de assinatura da presente Carta.
Na formação do Conselho Legislativo de Transição, serão considerados os componentes da sociedade sudanesa, incluindo forças políticas, civis e profissionais, ordens sufis, administrações nativas e movimentos armados que assinaram e aqueles que não assinaram a Declaração de Liberdade e Mudança, como bem como outros componentes da sociedade sudanesa.
de Transição
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O Conselho Legislativo de Transição tem as seguintes competências e poderes:
Promulgar leis e legislação;
Supervisionar o desempenho do Gabinete, responsabilizá-lo e retirar a confiança dele ou de qualquer de seus membros, se necessário;
Aprovar o orçamento geral do Estado;
Ratificar acordos e tratados bilaterais, regionais e internacionais;
Promulgar legislação e regulamentos organizando suas atividades e selecionando o Presidente do Conselho, o Vice-Presidente e suas comissões especializadas;
No caso de ser retirada a confiança do Primeiro-Ministro, o Conselho Legislativo de Transição nomeia o Primeiro-Ministro, que é confirmado pelo Conselho de Soberania;
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Até à constituição do Conselho Legislativo de Transição, os poderes do Conselho são investidos nos membros do Conselho de Soberania e do Gabinete, que os exercem em reunião conjunta, e que deliberam por consenso ou por maioria de dois terços dos membros.
As decisões do Conselho Legislativo de Transição são emitidas por maioria simples;
O mandato do Conselho Legislativo de Transição termina no final do período de transição.
26. Condições de adesão ao Conselho Legislativo de Transição
Os membros do Conselho Legislativo de Transição devem cumprir as seguintes condições:
Ele é um cidadão sudanês de nascimento;
Ele não tem menos de vinte e um anos de idade;
Possui integridade e competência;
Não tiver sido condenado por decisão final de tribunal competente por crime relacionado à honra, confiabilidade ou responsabilidade financeira;
Ele deve saber ler e escrever.
27. Perda de Membro do Conselho Legislativo de Transição
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Um membro do Conselho Legislativo perde o seu cargo por qualquer um dos seguintes motivos:
Renúncia e sua aceitação pelo Conselho Legislativo de Transição;
Destituição pela Assembleia Legislativa de Transição, nos termos do regulamento que organiza os seus trabalhos;
Condenação por sentença transitada em julgado de tribunal competente por crime relacionado com a honra, fidedignidade ou responsabilidade financeira;
Doença que o impeça de exercer as suas funções, conforme laudo médico emitido por entidade legalmente credenciada;
Morte;
Perda de uma das condições de adesão estabelecidas no Artigo 26.
Em caso de vacância do cargo de membro do Conselho Legislativo de Transição, a entidade que originalmente o indicou elege um membro substituto, que é aprovado pelo Conselho de Soberania. Se isso for impossível, o Conselho Legislativo de Transição seleciona um membro substituto.
28. Juramento do Presidente e Membros do Conselho Legislativo de Transição
O Presidente e os Membros do Conselho Legislativo de Transição prestam o seguinte juramento:
Eu .. juro por Deus Todo-Poderoso, como Presidente / membro do Conselho Legislativo de Transição que serei sincero e fiel em minha lealdade à República do Sudão e que cumprirei meus deveres e responsabilidades com seriedade, confiabilidade e transparência para o avanço, prosperidade e progresso do povo sudanês. Juro que me comprometo e que protegerei e preservarei a Carta Constitucional de Transição, que observarei as leis da República do Sudão e que defenderei a soberania do país. Juro que trabalharei por sua unidade, fortalecerei os pilares da governança democrática e protegerei a dignidade e a honra do povo do Sudão. Com Deus como minha testemunha.
CAPÍTULO 8. ÓRGÃOS JUDICIAIS NACIONAIS
29. Supremo Conselho Judicial
Será criado um Conselho Superior da Magistratura para substituir e assumir as funções da Comissão Nacional do Serviço Judicial. A lei define sua composição, competências e poderes.
O Conselho Superior da Magistratura seleciona o presidente e os membros do Tribunal Constitucional e o Presidente do Tribunal e seus suplentes.
30. A Autoridade Judiciária
Na República do Sudão, a jurisdição sobre o judiciário é confiada à autoridade judiciária.
A autoridade judiciária é independente do Conselho de Soberania e do Conselho Legislativo de Transição e do Poder Executivo, e tem a necessária independência financeira e administrativa.
A autoridade judiciária tem competência para julgar os litígios e proferir decisões de acordo com a lei.
O Chefe de Justiça da República do Sudão é o chefe da autoridade judicial e presidente do Supremo Tribunal Nacional, e será responsável pela administração da autoridade judicial perante o Conselho Supremo da Magistratura.
As agências e instituições do estado implementam as decisões e ordens dos tribunais.
31. O Tribunal Constitucional
O Tribunal Constitucional é um tribunal independente e separado da autoridade judicial. É competente para fiscalizar a constitucionalidade de leis e medidas, proteger direitos e liberdades e julgar disputas constitucionais.
O Tribunal Constitucional é constituído e as suas competências e competências são definidas nos termos da lei.
CAPÍTULO 9. PROCESSO PÚBLICO
O Ministério Público é uma agência independente que funciona de acordo com as leis organizadoras.
O Conselho Superior do Ministério Público nomeia o Procurador-Geral e os seus adjuntos, que são nomeados pelo Conselho de Soberania.
CAPÍTULO 10. AUDITOR-GERAL
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A Agência de Auditoria Pública é uma agência independente que trabalha de acordo com as leis organizadoras.
CAPÍTULO 11. AGÊNCIAS UNIFORMADAS
35. Forças Armadas
As Forças Armadas e as Forças de Apoio Rápido são uma instituição militar nacional que protege a unidade e a soberania da nação. Estão subordinados ao Comandante Geral das Forças Armadas e sujeitos à autoridade soberana.
A Lei das Forças Armadas e a Lei das Forças de Apoio Rápido organizam a relação da instituição militar com o poder executivo.
36. Forças Policiais
As forças policiais são forças policiais nacionais uniformizadas e competentes para preservar a segurança e a proteção da sociedade. Estão sujeitos às políticas e decisões do poder executivo de acordo com a lei.
A Lei da Polícia e a Lei das Forças Armadas organizam a sua relação com a autoridade soberana.
37. Serviço Geral de Inteligência
O Serviço Geral de Inteligência é uma agência uniformizada que é competente em segurança nacional. Suas atribuições limitar-se-ão a coletar e analisar informações e fornecê -las aos órgãos competentes. A lei define suas obrigações e deveres. Está sujeito às autoridades soberanas e executivas nos termos da lei .
38. Tribunais Militares
Não obstante a jurisdição geral do judiciário, são estabelecidos tribunais militares para as Forças Armadas, Forças de Apoio Rápido, forças policiais e Serviço Geral de Inteligência para julgar seus membros em relação a violações de leis militares. Isso não se aplica a crimes contra civis ou relativos aos direitos de civis sobre os quais os tribunais regulares do judiciário são competentes.
CAPÍTULO 12. COMISSÕES INDEPENDENTES
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Comissões independentes devem ser estabelecidas. Peritos com competência e integridade atestadas serão nomeados para o mesmo. A formação dessas comissões e suas competências são definidas pelas leis que as estabelecem.
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Os candidatos a membros das comissões devem atender aos seguintes requisitos:
Qualificações acadêmicas e experiência prática na área relevante;
Não ter exercido cargos soberanos ou constitucionais no período de governo a partir de 30 de junho de 1989;
Neutralidade, integridade, competência e independência profissional.
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O Conselho de Soberania nomeia o presidente e os membros das seguintes comissões, em consulta com o Gabinete:
A Comissão de Paz;
A Comissão de Fronteiras;
A Comissão de Redação Constitucional e Conferência Constitucional;
A Comissão Eleitoral.
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O Primeiro-Ministro nomeia o chefe e os membros das seguintes comissões:
A Comissão de Reforma Jurídica;
Comissão de Combate à Corrupção e Recuperação de Fundos Públicos;
A Comissão de Direitos Humanos;
A Comissão de Reforma da Função Pública;
A Comissão de Terras;
A Comissão de Justiça de Transição;
A Comissão de Mulheres e Igualdade de Gênero;
Quaisquer outras comissões que o Gabinete julgue necessário estabelecer.
CAPÍTULO 13. ESTADO DE EMERGÊNCIA
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Na ocorrência de qualquer perigo urgente ou desastre natural ou ambiental que ameace a unidade do país, ou qualquer parte dele, ou sua segurança ou economia, o Conselho de Soberania poderá, a pedido do Gabinete, declarar o estado de emergência em o país ou qualquer parte dele, de acordo com esta Carta Constitucional e a lei.
A declaração do estado de emergência deve ser apresentada à Assembleia Legislativa de Transição no prazo de quinze dias a contar da data da sua emissão. Se o Conselho Legislativo de Transição não estiver em sessão, será convocada uma sessão de emergência.
Após a ratificação pela Assembleia Legislativa da declaração do estado de emergência, mantêm-se em vigor todas as leis, despachos e medidas excecionais emitidos ao abrigo da mesma.
A declaração do estado de emergência extingue-se se a Assembleia Legislativa não a ratificar, extinguindo-se todas as medidas nela tomadas, sem efeitos retroactivos.
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Os poderes do Gabinete em estado de emergência: Enquanto o estado de emergência estiver em vigor, o Gabinete pode tomar quaisquer medidas que não restrinjam, revoguem parcialmente ou limitem os efeitos das disposições desta Carta. No entanto, se a situação excepcional chegar ao ponto de ameaçar a segurança da nação, o Gabinete pode, em consulta com o Conselho de Soberania, suspender parte da Declaração de Direitos contida nesta Carta. No entanto, não pode reduzir o direito à vida, a proteção contra a escravidão ou tortura, ou o princípio da não discriminação com base na raça, sexo, convicção religiosa, deficiência ou o direito de litigar ou o direito a um julgamento justo.
CAPÍTULO 14. A DECLARAÇÃO DE DIREITOS E LIBERDADES
42. A essência da Declaração de Direitos
A Declaração de Direitos é um pacto entre todo o povo do Sudão e entre eles e seus governos em todos os níveis. Eles têm a obrigação de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais incluídos nesta Carta e trabalhar para promovê-los. A Declaração de Direitos é considerada a pedra angular da justiça social, igualdade e democracia no Sudão.
Todos os direitos e liberdades contidos em acordos, pactos e cartas internacionais e regionais de direitos humanos ratificados pela República do Sudão serão considerados parte integrante desta Carta.
A legislação deve organizar os direitos e liberdades contidos nesta Carta, mas não deve confiscá-los ou reduzi-los. A legislação só deve restringir essas liberdades conforme necessário em uma sociedade democrática.
43. Obrigações do Estado
O Estado compromete-se a proteger e fortalecer os direitos contidos nesta Carta e a garanti-los para todos, sem discriminação de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política, condição social ou outra razão.
44. Vida e Dignidade Humana
Toda pessoa tem direito fundamental à vida, à dignidade e à segurança pessoal, que deve ser protegido por lei . Nenhuma pessoa pode ser privada da vida arbitrariamente.
45. Cidadania e Nacionalidade
A cidadania é a base da igualdade de direitos e obrigações para todos os sudaneses.
Qualquer pessoa nascida de mãe ou pai sudanês tem o direito inalienável de possuir nacionalidade e cidadania sudanesa.
A lei organizará a cidadania e a naturalização, e ninguém que a tenha adquirido por naturalização será privado da nacionalidade senão por lei.
Qualquer sudanês pode adquirir a nacionalidade de outro país, conforme regulamentado por lei.
46. Liberdade Pessoal
Toda pessoa tem direito à liberdade e à segurança. Ninguém pode ser preso ou detido, privado ou restringido da liberdade, salvo por justa causa, de acordo com os procedimentos definidos em lei.
Toda pessoa privada de liberdade tem direito a um tratamento humano e ao respeito de sua dignidade humana.
47. Proibição de Escravidão e Trabalho Forçado
A escravidão e o tráfico de seres humanos devem ser proibidos em todas as formas. Nenhuma pessoa será escravizada ou submetida a trabalho forçado.
Nenhuma pessoa será obrigada a realizar um trabalho à força, exceto como punição após condenação por um tribunal competente.
48. Igualdade perante a Lei
As pessoas são iguais perante a lei , e têm direito à proteção da lei, sem discriminação entre elas com base na etnia, cor, sexo, idioma, fé religiosa, opinião política, origem racial ou étnica, ou qualquer outra razão.
49. Direitos das Mulheres
O Estado protege os direitos das mulheres conforme previsto nos acordos internacionais e regionais ratificados pelo Sudão.
O Estado garante a homens e mulheres o direito igual de gozar de todos os direitos civis, políticos, sociais, culturais e econômicos, incluindo o direito a remuneração igual por trabalho igual e outros benefícios profissionais.
O Estado garante os direitos das mulheres em todos os campos e os desenvolve através da discriminação positiva.
O Estado trabalha para combater costumes e tradições prejudiciais que reduzem a dignidade e o status das mulheres.
O estado oferece assistência médica gratuita para maternidade, infância e gestantes.
50. Direitos das Crianças
O Estado protege os direitos da criança conforme previsto nos acordos internacionais e regionais ratificados pelo Sudão.
51. Proteção contra Tortura
Ninguém pode ser submetido a tortura ou tratamento ou castigo severo, desumano ou degradante, ou aviltamento da dignidade humana.
52. Julgamento Justo
As pessoas acusadas são inocentes até que se prove sua culpa de acordo com a lei.
A pessoa é informada das razões da prisão no momento da prisão e deve ser informada da acusação contra ela sem demora.
Qualquer pessoa que tenha contra si processo civil ou criminal tem direito a um julgamento justo e aberto perante um tribunal ordinário competente, de acordo com os procedimentos definidos na lei.
Não podem ser feitas acusações contra qualquer pessoa por causa de um ato ou omissão se tal ato ou omissão não constituísse um crime no momento de sua ocorrência.
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Toda pessoa tem o direito de ser julgada em sua presença, sem demora injustificada em qualquer acusação criminal. A lei regulará os julgamentos à revelia.
O acusado tem o direito de se defender pessoalmente ou por meio de um advogado de sua escolha. Ele tem o direito de receber assistência jurídica do Estado quando não puder se defender em crimes de extrema gravidade.
53. Direito de Litígio
O direito de litigar é garantido a todos. Ninguém será privado do direito de recorrer ao sistema de justiça.
54. Restrição à Pena de Morte
A pena de morte só pode ser aplicada como retribuição (qasas), punição hudud, ou como pena para crimes de extrema gravidade, de acordo com a lei.
A pena de morte não pode ser aplicada a quem não tenha completado dezoito anos de idade no momento em que o crime foi cometido.
A pena de morte não pode ser infligida a ninguém que tenha atingido setenta anos de idade, exceto no caso de crimes de qasas e hudud.
A pena de morte só pode ser aplicada a mulheres grávidas e lactantes dois anos depois de terem terminado de amamentar.
55. Direito à Privacidade
A privacidade de ninguém pode ser violada. Não é permitido interferir na vida privada ou familiar de qualquer pessoa em sua casa ou correspondência, exceto de acordo com a lei .
56. Liberdade de Crença e Adoração
Toda pessoa tem direito à liberdade de crença e culto religioso. Eles terão o direito de professar ou expressar sua religião ou crença por meio do culto, educação, prática, realização de rituais ou celebrações, de acordo com os requisitos da lei e da ordem pública. Ninguém será obrigado a converter-se a uma religião em que não acredita ou a praticar ritos ou rituais que não aceite voluntariamente.
57. Liberdade de Expressão e Imprensa
Todo cidadão tem o direito irrestrito à liberdade de expressão, de receber e publicar informações e publicações e de acessar a imprensa, sem prejuízo da ordem, segurança e moral públicas de acordo com o que for determinado em lei.
Todo cidadão tem direito de acesso à internet, sem prejuízo da ordem, segurança e moral públicas, de acordo com o que for determinado em lei.
O Estado garante a liberdade de imprensa e outros meios de comunicação, de acordo com o que é determinado por lei em uma sociedade democrática e pluralista.
Todos os meios de comunicação aderem à ética da profissão e não devem incitar o ódio religioso, étnico, racial ou cultural, nem apelar à violência ou à guerra.
58. Liberdade de Reunião e Organização
O direito à reunião pacífica é garantido. Todo indivíduo tem direito à livre organização com outros, inclusive o direito de formar partidos políticos, associações, organizações, sindicatos e sindicatos profissionais, ou de filiar-se aos mesmos para proteger seus interesses.
A lei regulamenta a formação e registro de partidos políticos, associações, organizações, sindicatos e sindicatos profissionais, de acordo com o exigido por uma sociedade democrática.
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Nenhuma organização tem o direito de trabalhar como partido político, a menos que tenha:
Associação aberta para todos os sudaneses, independentemente de religião, origem étnica ou local de nascimento;
Liderança e instituições democraticamente eleitas;
Fontes de financiamento transparentes e declaradas.
59. O direito à participação política
Todo cidadão tem direito à participação política nos assuntos públicos, de acordo com o que for regulamentado por lei .
60. Liberdade de Viagem e Residência
Todo o cidadão tem direito à liberdade de locomoção e à liberdade de escolher o seu local de residência, salvo por razões exigidas pela saúde ou segurança pública, nos termos da lei.
Todo cidadão tem o direito de sair do país, de acordo com o que está regulamentado por lei, e tem o direito de retornar.
61. Direito de Propriedade
Todo cidadão tem o direito de adquirir e possuir bens de acordo com a lei.
A propriedade privada não será apropriada senão por força de lei e por interesse público, e em troca de justa e imediata compensação. Os fundos privados só podem ser confiscados em virtude de uma decisão judicial.
62. Direito à Educação
A educação é um direito de todo cidadão. O Estado garante o acesso a elas sem discriminação de religião, raça, etnia, gênero ou deficiência.
A educação no nível geral é obrigatória, e o Estado deve fornecê-la gratuitamente.
63. Independência das Universidades e Institutos de Ensino Superior
O Estado garante a independência das universidades e centros de pesquisa acadêmica e a liberdade de pensamento e pesquisa acadêmica.
64. Direitos das Pessoas Deficientes e dos Idosos
O Estado garante às pessoas com deficiência todos os direitos e liberdades estabelecidos nesta Carta, em particular o respeito pela sua dignidade humana. Disponibiliza educação e trabalho adequados para eles e garante sua plena participação na sociedade.
O Estado garante aos idosos o direito ao respeito pela sua dignidade, prestando-lhes os cuidados e serviços médicos necessários, nos termos da lei.
65. Direito à saúde
O Estado compromete-se a fornecer cuidados de saúde primários e serviços de emergência gratuitos para todos os cidadãos, desenvolver a saúde pública e estabelecer, desenvolver e reabilitar instituições de saúde e diagnóstico básico.
66. Grupos étnicos e culturais
Todos os grupos étnicos e culturais têm o direito de desfrutar de sua própria cultura privada e desenvolvê-la livremente. Os membros de tais grupos têm o direito de exercer suas crenças, usar suas línguas, observar suas religiões ou costumes e criar seus filhos no âmbito de tais culturas e costumes.
67. Proteção de direitos e liberdades
Sujeito ao Artigo 41 desta Carta, os direitos e liberdades estabelecidos nesta Carta não podem ser reduzidos. O Tribunal Constitucional e outros tribunais competentes preservam, protegem e aplicam esta Carta, e a Comissão de Direitos Humanos supervisiona sua aplicação no estado.
CAPÍTULO 15. QUESTÕES ABRANGENTES DE PAZ
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Durante o período de transição, as agências estatais devem trabalhar na implementação dos seguintes deveres:
Alcançar uma paz justa e abrangente, acabar com a guerra abordando as raízes do problema sudanês e lidando com seus efeitos, levando em consideração as medidas preferenciais provisórias para regiões afetadas pela guerra e regiões subdesenvolvidas, e remediando questões de marginalização, bem como as mais vulneráveis e mais grupos prejudicados;
Priorizando trabalhar para concluir o acordo de paz abrangente mencionado no parágrafo acima em um prazo não superior a seis meses a partir da data da assinatura deste acordo, começando dentro de um mês a partir da data de formação da Comissão de Paz;
Aplicar a Resolução 1325 do Conselho de Segurança da ONU e as resoluções relevantes da União Africana sobre a participação das mulheres em todos os níveis no processo de paz, e aplicar cartas regionais e internacionais sobre os direitos das mulheres;
Realizar reformas legais que garantam os direitos das mulheres, revogando todas as leis que discriminam as mulheres e protegendo os direitos que lhes são conferidos por esta Carta Constitucional;
Trabalhar para interromper as hostilidades em áreas de conflito e construir um processo de paz abrangente e justo, abrindo corredores para entrega de assistência humanitária e libertando prisioneiros e pessoas condenadas por causa da guerra e trocando prisioneiros;
Emitir uma anistia geral para decisões emitidas contra líderes políticos e membros de movimentos armados por causa de sua participação neles;
Iniciar a implementação de medidas de justiça de transição e responsabilização por crimes contra a humanidade e crimes de guerra e apresentar os acusados a tribunais nacionais e internacionais, em aplicação do princípio de que não há impunidade;
Facilitar a missão da delegação da ONU do Alto Comissariado de Direitos Humanos para trabalhar no Sudão;
Devolução de bens pertencentes a organizações e indivíduos que foram confiscados devido à guerra de acordo com a lei;
Aderir aos padrões internacionais relevantes para compensação e devolução de propriedades para pessoas deslocadas e refugiados, e garantir e garantir os direitos humanos de pessoas deslocadas e refugiados estabelecidos em acordos internacionais e leis nacionais dentro do processo de retorno voluntário e depois;
Garantir o direito dos deslocados e refugiados de participar nas eleições gerais e na Conferência Constitucional.
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As questões essenciais para as negociações de paz incluem o seguinte:
Particularidade das regiões afetadas pela guerra;
Disposições de segurança;
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Retorno voluntário e soluções sustentáveis para as questões das pessoas deslocadas [e] refugiados;
Questões de marginalização e grupos vulneráveis;
Cidadania igual;
O sistema de governação e a relação entre o centro, províncias/regiões;
Questões de terras e terras tribais (hawakir);
Distribuição justa de poder e riqueza;
Desenvolvimento justo e sustentável;
Reconstrução de regiões afetadas pela guerra;
Compensação e restauração de bens;
Justiça de transição, reconciliação e restituição das vítimas;
A situação administrativa das províncias/estados afetados pela guerra;
Quaisquer outras questões para alcançar um processo de paz abrangente e justo.
Os acordos de paz abrangentes assinados entre a autoridade de transição e os movimentos armados serão incluídos nesta Carta Constitucional de acordo com suas disposições.
CAPÍTULO 16. DISPOSIÇÕES DIVERSAS
As disposições desta Carta Constitucional foram derivadas do Acordo Político das estruturas governamentais no período de transição assinado entre o Conselho Militar de Transição e as Forças de Liberdade e Mudança. Se quaisquer disposições destes dois documentos estiverem em conflito, as disposições desta Carta prevalecerão.
O Conselho Militar de Transição é dissolvido uma vez que o juramento constitucional é prestado pelos membros do Conselho de Soberania.
Exceto quando uma disposição relevante estiver incluída nesta Carta Constitucional, o trabalho das agências e instituições estatais existentes continuará, a menos que sejam dissolvidas, abolidas ou reconstituídas por qualquer medida posterior.
Com exceção das autoridades e poderes conferidos ao Conselho de Soberania por força desta Carta Constitucional, todas as autoridades e poderes do Presidente da República de caráter executivo e estabelecidos em qualquer lei válida serão investidos no Primeiro-Ministro.
Se surgir um litígio entre uma autoridade de caráter soberano e uma autoridade de caráter executivo, o Tribunal Constitucional é competente para decidir sobre esse litígio.
O Conselho de Soberania e o Gabinete representarão o Estado no exterior de acordo com as atribuições de cada órgão.
Os acordos de paz celebrados entre o governo do Sudão e os movimentos armados devem ser revistos para resolver os desequilíbrios e garantir uma paz abrangente e justa.
Esta Carta só pode ser alterada ou revogada por maioria de dois terços dos membros do Conselho Legislativo de Transição.