Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

O RPPS E O MÍNIMO DIVISOR

Agenda 30/05/2022 às 09:40

Até que venha lei e discipline de outra forma, o caput do art. 26 da EC 103/19, estabelece que o cálculo dos benefícios do RPPS da União e do RGPS, se dará pela média aritmética simples dos salários de contribuição, atualizados monetariamente, correspondentes a 100% do período contributivo desde a competência julho de 1994 ou desde o início da contribuição, se posterior àquela competência.

Portanto, conforme estabelece o art. 26 da EC 103/19, o cálculo da média leva em conta um divisor correspondente ao número total de meses contribuídos a partir de julho de 1994 (PBC). Assim, a título de exemplo, entre julho de 1994 e abril de 2022, temos exatos 334 meses, que se constituem no número utilizado como divisor até a presente data. Desta forma, se o segurado contribuiu por 334 meses, terá como divisor exatamente os 334 meses de contribuição. Se o segurado possui 200 meses de contribuição dentro do PBC, o divisor será o número 200. Se possui 85 meses de contribuição dentro do PBC, o divisor será o número 85.

Pois bem, como já mencionado acima, o art. 26 da EC 103/19, é norma de natureza transitória, uma vez que o critério de cálculo ali previsto se mantem em vigor até que outra lei apareça e discipline o cálculo de forma diversa. E foi exatamente isso o que fez o art. 135-A da Lei 8.213/91, com redação dada pela Lei 14.331/22. O novo dispositivo trouxe nova disciplina normativa para o cálculo da média, ao estabelecer o mínimo divisor de 108 meses. Destarte, a partir de agora, por mais raro que possa ser, qualquer período contributivo considerado dentro do período básico de cálculo (PBC), que seja inferior a 108 meses, resultará em prejuízo ao segurado, pois qualquer numerador inferior ao denominador/divisor 108, resultará em uma fração, resultará em um número inferior a um inteiro. Assim, a partir de agora, se o segurado possuir 85 meses de contribuição dentro do PBC, o divisor será o número 108, o que acarretará aviltamento de seu cálculo: 85/108.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Ressalta-se, entretanto, que o novo art. 135-A, é dirigido exclusivamente para o RGPS, uma vez que, além de se encontrar topograficamente inserido no Plano de Benefícios do RGPS, Lei 8.213/91, o dispositivo ainda faz inequívoca e exclusiva menção ao segurado filiado à Previdência Social, expressão historicamente utilizada para se referir ao RGPS.

Portanto, o RPPS está fora do âmbito de aplicação do novo mínimo divisor de 108 meses. Significa dizer que o art. 26 da EC 103/19, deve agora ser interpretado de duas formas: a) para o cálculo da média no âmbito do RPPS da União, continua como era antes, sem qualquer alteração no seu texto original, considerando como divisor o número de meses de contribuição vertidos dentro do PBC; b) para o cálculo da média no âmbito do RGPS, deve-se observar o mínimo divisor de 108 meses, previsto no art. 135-A da Lei 8.213/91.

A possibilidade de descarte de contribuições menores, prevista no §6º do art. 26 da EC 103/19, continua valendo. No RGPS, o descarte deve respeitar a manutenção do número mínimo de 108 meses de contribuições e, no RPPS, deve manter o tempo mínimo de contribuição exigido na regra de aposentadoria voluntaria do servidor, no caso, 25 anos.

Sobre o autor
Alex Sertão

Professor de RPPS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!