Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Não caia em golpes virtuais! Veja x dicas para se proteger

Agenda 15/06/2022 às 10:50

Golpes virtuais são um problema crescente. Nos últimos anos, o número de pessoas que sofreram com esse crime aumentou exponencialmente. As razões para isso são, muitas vezes, a falta de conhecimento e o aumento de práticas como as compras online. 

No entanto, existem maneiras de se proteger. Basta sair de sua caixa de papelão e olhar o mundo ao redor e como as pessoas estão se comportando. Para entender melhor sobre o tema, continue com a gente!

Leia sobre técnicas mais comuns de fraude

Para se proteger de um roubo de identidade, por exemplo, você precisa se manter atualizado sobre os golpes online mais recentes que os cibercriminosos estão usando. 

Compartilharemos com você algumas dicas comuns. Mas saiba que essas pessoas estão em constante evolução e alterando seus métodos para acompanhar as práticas de segurança. Assim, você também deve estar atento e se inscrever em newsletters do setor.

Protegendo seus dispositivos

A primeira e mais importante coisa que você pode fazer para evitar os golpes é bloquear seus dispositivos. Verifique se configurou todos eles com senha. Faça isso abrindo o menu Configurações > Segurança e privacidade e escolha Ativar o modo de bloqueio por senha.

Isso exigirá um PIN para desbloquear seu telefone, tablet ou laptop. A chateação de digitar o número valerá, pois hoje em dia, nenhuma cautela é demais. Assim como um toldo articulado o protege da chuva, este pequeno detalhe fará com que os dados se mantenham com o devido cidadão e não com terceiros.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Evitando golpes de phishing

Com tantas pessoas conectadas, é difícil evitar um golpe de phishing. Os hackers procuram pessoas na internet e enviam e-mails fraudulentos se passando por empresas ou membros da família de nome conhecido e boa reputação.

De acordo com algumas fontes, em média, são necessárias mais de 150 horas de trabalho para uma empresa se recuperar de uma violação de dados e restaurar todos os que foram roubados. É por isso que é importante ser cauteloso com seus dados online.

Certifique-se de verificar cada e-mail que abre ou página que navega. Não clique em links ou anexos, especialmente se eles não parecem confiáveis. Também é uma boa ideia redefinir suas senhas em todas as contas de tempos em tempos.

Usando uma plataforma que protege seu crédito

De acordo com empresas do setor, a média daquelas que detém informações sobre contas de cartão de crédito e débito do consumidor, representa uma dívida de cartão de crédito combinada de US$ 1 trilhão.

Se um cartão de crédito ou agência não proteger suas informações ou as de terceiros, isso poderá afetá-lo negativamente a curto, médio e longo prazo, bem como sua capacidade de fazer empréstimos ou abrir novas linhas de crédito. 

Você deve revisar e entender as políticas de segurança dessas empresas e se certificar de que suas informações não estão em risco. Comparativamente, é como se uma marca de batedeira industrial tivesse os documentos de um novo produto vazado para a concorrência.

Mas usando todas essas dicas, ficará mais fácil se proteger desses golpes! Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!