Toda empresa que preza por seus funcionários sabe que além de exigir que eles entreguem suas atividades dentro do esperado, é preciso preocupar-se com o seu bem-estar e acompanhar como ele está dando apoio e suporte sempre que necessário.
Os exames ocupacionais são extremamente importantes para todas as empresas, como as que vendem produtos como exaustor centrífugo, principalmente as que contratam sob o regime CLT, mais conhecida como carteira registrada. Mas por que eles são tão importantes? Vamos te explicar melhor.
Exames ocupacionais: o que são e sua obrigatoriedade
Toda empresa que contrata funcionários pelo regime CLT, precisa ter um controle e fazer o acompanhamento da saúde de seus colaboradores. Alguns desses exames ocupacionais são obrigatórios por lei e devem ser realizados.
Por exemplo, uma empresa que fabrica rótulos adesivos, contrata uma pessoa para trabalhar em sua linha de produção, antes desse trabalhador começar a executar suas atividades, precisa passar por um médico que analisa e realiza alguns exames para identificar se ele possui alguma doença que precise de tratamento ou um cuidado maior.
Sendo assim, os exames ocupacionais nada mais são do que consultas com médicos que avaliam a saúde de uma pessoa antes, durante ou no fim do vínculo que ela possui com a empresa.
Citamos como eles são feitos no início, assim que uma pessoa é contratada, mas eles precisam ser feitos com certas periodicidades também. Há empresas que fazem este tipo de exame e consulta uma vez ao ano em todos os seus colaboradores e também quando a pessoa é desligada, precisa passar novamente com o médico para encerramento do seu vínculo empregatício.
Exames periódicos: entenda quais são os tipos de exames existentes
Acima citamos a importância da realização dos exames periódicos pelas empresas. Para manter o bem-estar de seus funcionários e do ambiente de trabalho, é preciso manter o acompanhamento de como está a saúde física e mental de seus colaboradores. Uma marca de sucesso sabe que para atingir resultados bons, precisa de pessoas aptas a realizar suas atividades como a venda de oxigênio medicinal, por exemplo.
Entre os tipos de exames periódicos, temos:
- Exame admissional e demissional: como citamos acima, são os exames realizados assim que uma pessoa é contratada por uma empresa ou quando é desligada e seu vínculo encerrado.
- Exames periódicos: são aqueles realizados durante o vínculo entre o empregado e empregador, ou seja, enquanto trabalha para aquela empresa.
- Exame de retorno: esses são exames que precisam ser feitos quando um funcionário é afastado de suas atividades por um período e para voltar ao ambiente de trabalho precisa passar por um médico que o libere. Geralmente isso ocorre quando a pessoa fica mais de 30 dias afastada.
- Exames para mudança de função: esses exames ocorrem quando um funcionário muda de função dentro de uma empresa e precisa ser atestado se está ou não apto para executar determinadas funções, desde que apresentem riscos maiores desde a função anterior.
É preciso estar dentro da lei e saber a importância dos exames ocupacionais para manter o bem-estar de seus funcionários.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.